• Nenhum resultado encontrado

4. Organização e gestão do ensino e aprendizagem

4.1. Conceção

4.3.1. Gestão, organização e controlo da aula

O contexto de aula é de extrema importância no processo de ensino- aprendizagem. Aqui, existem inúmeras situações que podem ocorrer e que necessitam ser bem geridas, por forma a garantir que o clima de aula seja o mais adequado à aquisição de novos conhecimentos e melhoria do desempenho dos alunos e do professor.

61 | P á g i n a

Na reunião de atribuição da turma residente, foi-me atribuída uma turma do 11º ano. Na altura, os feedbacks que recebi foram que esta era empenhada e bem-comportada e que seria a primeira vez que teria um Professor Estagiário. Cabia-me a mim manter a turma no mesmo patamar em termos de comportamento, e também manter o nível de ensino a que estes estavam habituados.

Para que a turma pudesse atingir um patamar de excelência educativa, achei importante estabelecer um conjunto de regras e rotinas a implementar durante a aula. Ambas contribuíram para os alunos perceberem como iria conduzir as aulas, não havendo espaço a comportamentos contrários.

“Aproveitei esta primeira aula para explicar aos alunos a importância de estabelecer regras para todas as aulas ao longo do ano letivo. É de facto importante perder algum tempo no início do ano letivo clarificando todos os aspetos importantes para uma boa condução de aula. Não dizendo corremos o risco de andar o ano todo a chamar a atenção para determinados aspetos.”

Futsal. Reflexão. 19 de setembro de 2018

Siedentop (1983, p. 67) refere que “a common assertion in the educational

literature is that discipline is inherent in good teaching; that is, if you teach well you will have no discipline problems. The implication is that the right choice of activity combined with the right teaching method will automatically produce learners who behave well and try hard. (…). But this does not ensure that all students will suddenly turn into eager learners. (…). Classroom management skills are essential to good teaching.” Felizmente não existiram ao longo do ano

letivo problemas disciplinares. A turma teve um comportamento exemplar aula após aula, levando a um bom ambiente e propicio à aprendizagem. Sabemos que, “além de gestor da aula, o professor tem que ser um gestor de relações

pessoais e de conflitos, um gestor administrativo, um gestor de tarefas de interação entre os vários elementos da comunidade escolar, e ainda gestor de interação com a comunidade. O professor vê-se, assim, envolto numa multiplicidade de tarefas às quais tem que ser capaz de dar resposta” (Silva,

62 | P á g i n a

2009, p. 9). Sem dúvida que os professores podem retirar grandes vantagens se tiverem uma boa relação com os seus alunos e se conseguirem gerir da melhor forma todas as aulas.

“O ambiente desta aula atingiu um nível de excelência. O nível de empenho dos alunos foi contagiante, o que levou esta aula a um outro nível. O ambiente da aula é muito importante para conseguirmos fazer com que os nossos alunos estejam motivados para aprender e se esforçar ao máximo.”

Ginástica acrobática. Reflexão. 05 de dezembro de 2018

Considerando que, “a gestão de erros exige, em primeiro lugar, uma

conceção correta do erro, na qual o erro é entendido como uma oportunidade, como um desafio e não como uma ameaça” (Rosado & Mesquita, 2011, p. 114),

optei, assim, pela utilização de estratégias facilitadoras ao ajustamento do comportamento ao invés de posturas ou atitudes que pudessem ser alvo de confronto.

Tentei, desde cedo, dar autonomia e responsabilidade aos alunos. Para mim, isso é um dos aspetos que faz com que os alunos estejam motivados durante as aulas. É importante que estes percebam que são parte integrante da aula e não meros espectadores. Essa autonomia não surgiu na primeira aula, pois é necessário haver um período de adaptação, quer dos alunos ao professor, quer do professor aos alunos. É importante que eles saibam que o professor é o responsável pela condução da aula e conquistem essa autonomia sendo responsáveis, empenhados e educados. O professor tem de ter sempre em atenção que os alunos aprendem uma habilidade com maior facilidade quando compreendem o comportamento a ter. Assim, segundo Rink (2014), se os alunos compreenderem a necessidade de terem um comportamento adequado à tarefa, isso leva a que estes aprendam com maior facilidade. Tentei ao longo do ano letivo que os alunos soubessem sempre a razão daquilo que lhes era pedido, pois sabia que conseguiria retirar mais dos alunos se estes tivessem a perceção que fazendo daquela maneira iriam ter mais sucesso.

63 | P á g i n a

“Mais uma vez a turma esteve muito empenhada durante toda a aula. Foi positivo ver que os alunos têm avançado muito nas diferentes coreografias. Noto muito empenho de todos não só em fazer bem como em fazer melhor. Foi importante estes perceberem ao longo das aulas a forma correta de fazer as figuras, o que garantiu encadeamentos lógicos e figuras tecnicamente muito bem feitas.”

Ginástica acrobática. Reflexão. 16 de dezembro de 2018

Controlar bem a turma é um fator preponderante para uma aprendizagem de sucesso. Havendo um bom controlo da turma, as regras e as rotinas são mais facilmente cumpridas, havendo assim menos tempo desperdiçado em tarefas de gestão e, consequentemente, mais tempo de atividade durante a parte fundamental da aula. Este foi sem dúvida um ponto chave no sucesso das aulas e um princípio que usei desde o primeiro dia.

“Tem sido importante ao longo das unidades didáticas, atribuir tarefas e níveis de responsabilidade aos alunos. Em Voleibol não tem sido diferente, tenho aproveitado as alunas que praticam a modalidade, verifico que estas se sentem muito valorizadas por estarem a ajudar os seus colegas a evoluir. Nesta aula vi o prazer destas ao darem bons feedbacks aos seus colegas e também nas suas reações de alegria sempre que estes conseguiam fazer bem. A relação de entreajuda que tenho visto ao longo do ano, ganha assim uma importância fulcral, ultrapassando o significado daquilo que é uma simples aula de uma aula onde se incorporam os valores principais do desporto, como a cooperação e o espírito de equipa.”

Voleibol. Reflexão. 03 de maio de 2019

Com a ajuda dos meus colegas de NE e com a ajuda do PC, consegui aperfeiçoar a minha forma de gerir e controlar a turma, fazendo com que atualmente me sinta preparado para lecionar em qualquer contexto educativo. Um aspeto fundamental que o PC nos transmitiu desde o primeiro dia foi a

64 | P á g i n a

importância de saber encontrar respostas e não as receber sem qualquer esforço.

Documentos relacionados