• Nenhum resultado encontrado

Alterações Climáticas – conjunto de alterações no clima provocadas por emissões de gases

de efeito de estufa (GEE).

Carbon Disclosure Project – organização sem fins lucrativos que detém o maior banco de

dados de informações corporativas sobre as alterações climáticas no mundo. Gere activos num total de 57 biliões de dólares.

Carbon Disclosure Leadership Index 2008 – inclui as companhias com maior pontuação

nas duas categorias dos sectores de emissões intensivas e não intensivas de carbono.

Carbon Neutral – entidade que remove a mesma quantidade de CO2 da atmosfera que a emitida de modo às actividades da organização não contribuírem ao aquecimento global.

Compensação de Carbono – forma de compensar as emissões de gases com efeito de estufa

produzidos por uma organização/actividade através de outras actividades que permitam compensar essas emissões (e.g. investimento em áreas florestais).

Compliance– concordância com qualquer tipo de regulação ou códigos voluntários por parte do proponente.

Core business – parte central de um negócio ou de uma área de negócios que é geralmente definido em função da estratégia da empresa para o mercado. O termo é utilizado habitualmente para definir qual o ponto forte e estratégico de actuação da empresa.

Directiva de Mercados e Instrumentos Financeiros – nova regulação dos mercados

financeiros que entrou em vigor em Setembro de 2007.Visa uma maior harmonização da legislação europeia e tem como objectivo principal a criação de um mercado único europeu de serviços financeiros, baseado numa maior transparência na negociação de um vasto leque de instrumentos financeiros e no aumento da protecção dada ao investidor, ajustando-a às suas características, experiência e conhecimentos financeiros.

Directiva de Responsabilidade Ambiental – Directiva que regula danos ambientais.

Dow Jones Sustainability Index (DJSI) – índice Bolsista composto apenas por empresas

com elevada performance em sustentabilidade.

Due diligence – termo usado para uma série de conceitos que envolvem a investigação do desempenho de uma empresa. Pode ser obrigado pela legislação mas usualmente é aplicado para investigações de carácter voluntário. Ocorre geralmente quando uma empresa compradora avalia a empresa vendedora ou os activos que deseja adquirir.

Ecoeficiência – numa dada actividade, trata-se da obtenção de uma melhor produção e

resultados, com o consumo de menos recursos e resíduos, de forma a reduzir o impacto ambiental dessa actividade, assim como o consumo de recursos naturais.

Energias Renováveis – energia obtida de origens consideradas essencialmente inesgotáveis,

contrariamente aos combustíveis fósseis. Inclui a hidroeléctrica convencional, biocombustíveis, biogás, biomassa, geotérmica, eólica, fotovoltaica e térmica solar.

Euronatura (Centro para o Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentado) –

organização sem fins lucrativos equiparada a organização não-governamental de ambiente, especializada em investigação em ciência, política e direito de ambiente, particularmente no respeitante a matérias de cariz internacional.

FTSE4GOOD – índice bolsista composto apenas por empresas com elevada performance em

sustentabilidade.

Full-time equivalent – método de medição do grau de envolvimento de um colaborador nas actividades de uma organização ou unicamente em um determinado projecto. Equivalente a tempo completo, isto é colaborador a tempo inteiro durante um ano.

Fundos de investimento socialmente responsáveis – investem em projectos que apoiam a

comunidade e o ambiente.

Gases de efeito de estufa – gases que criam uma camada na atmosfera que permite a entrada

de radiação solar mas absorve parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela superfície terrestre, impedindo-a de sair. Os GEE mais importantes são o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), N2O (óxido nitroso), hidrofluorcarbonetos (HFCs), perfluorcarbonetos (PFCs), hexafluoreto de enxofre (SF6) e ozono troposférico. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo (responsáveis por cerca de 75% das emissões de CO2para a atmosfera), fogos florestais, alterações no uso do solo, pecuária e deposição de lixos em aterro são algumas das fontes antropogénicas de GEE.

Global Compact – o Pacto Global das Nações Unidas que resulta de uma iniciativa de

cidadania empresarial lançada pelo Secretário-Geral Kofi Annan, anunciado a 31 de Janeiro de 1999, no Fórum Económico Mundial.

GRI - Global Reporting Initiative – organismo independente que tem desenvolvido e

disseminado as directrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.

Household– termo que refere a família como a unidade básica residencial em que a produção económica e o consumo têm lugar.

Microcrédito – linha de crédito que abrange serviços e soluções financeiras desenvolvidos

para segmentos com necessidades específicas e com acesso dificultado ao crédito bancário tradicional.

Princípios do Equador – conjunto de procedimentos voluntários utilizados espontaneamente

por instituições financeiras na gestão de questões socioambientais associadas a operações de

Project Financecom valores superiores a EUA$ 10 milhões.

Princípios para o investimento responsável – uma iniciativa das Nações Unidas que

estabelece princípios para o investimento responsável de todas os investidores no Mercado. Os assinantes destes princípios comprometem-se a investir apenas em empresas que respeitam princípios como os direitos humanos e trabalho condigno.

Project Finance– mecanismo de financiamento de inversões que tem por base a amortização do empréstimo através da geração de fluxos de caixa e contratos entre os diversos parceiros para garantir a rentabilidade do projecto.

Protocolo de Quioto – tratado internacional com compromissos para a redução da emissão

dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.

Stakeholder– parte interessada ou interveniente. Termo usado em administração que refere- se a qualquer pessoa ou entidade que afecta ou é afectada pelas actividades de uma empresa (accionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governos, agências estatais, organizações não governamentais e sociedade civil).

Stockholder/Shareholder – indivíduo o empresa que legalmente detém uma ou mais acções de uma companhia.

UNEP FI – iniciativa multistakeholder promovida pelas Nações Unidas, em que diversas

No documento SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO SECTOR BANCÁRIO (páginas 119-125)

Documentos relacionados