• Nenhum resultado encontrado

Informação Prova de Equivalência à Frequência Inglês Continuação – 12º ano Formação Específica

GRAMATICAIS Verb tenses

- If-clauses - Passive Voice/impersonal passive voice - Relative Clauses - Reported Speech - Connectors

- Inversion of the subject -Gerund -Prepositional verbs -Double possessive -The subjunctive COMPREENSÃO ESCRITA Reconhecimento de vocabulário da área sociocultural; Identificação das ideias contidas no texto; Seleção de informação geral e específica. ITENS DE SELEÇÃO  escolha múltipla  associação/ correspondência  ordenação ITENS DE CONSTRUÇÃO  resposta curta  resposta restrita 3 a 6 100 II LÍNGUA INGLESA Aplicação de conhecimentos lexicais, gramaticais, semânticos e ortográficos ITENS DE SELEÇÃO  escolha múltipla  associação/ correspondência ITENS DE CONSTRUÇÃO  resposta curta  resposta restrita 3 a 6 50 III PRODUÇÃO ESCRITA Produção de texto escrito, em resposta a necessidades específicas de comunicação ITENS DE CONSTRUÇÃO  um de resposta extensa 1 50

Nota: Alguns dos itens de escolha múltipla, de associação/correspondência e de resposta curta podem apresentar-se sob a forma de tarefas de completamento.

4

4. Critérios de classificação

Os critérios de classificação têm por base os descritores do Quadro Europeu Comum de Referência

para as Línguas relativos às diferentes competências de uso da língua e à competência sociocultural.

A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro, previsto na grelha de classificação.

As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos. No entanto, em caso de omissão ou de engano na identificação de uma resposta, esta pode ser classificada se for possível identificar inequivocamente o item a que diz respeito.

Se o examinando responder a um mesmo item mais do que uma vez, não eliminando inequivocamente a (s) resposta (s) que não deseja que seja (m) classificada (s), deve ser considerada apenas a resposta que surgir em primeiro lugar.

Todos os itens apresentam critérios específicos de classificação organizados por níveis de desempenho. A cada um desses níveis é atribuída uma dada pontuação. Para a generalidade dos itens, são considerados de um a cinco níveis (N5, N4, N3, N2 e N1); para a tarefa final são considerados sempre cinco níveis (N5, N4, N3, N2 e N1) em cada parâmetro – competência pragmática e competência linguística. Qualquer resposta que não corresponda ao nível mais alto descrito é integrada num dos outros níveis apresentados, de acordo com o desempenho observado.

Estão previstos níveis de desempenho intercalares não descritos. Nestes casos, sempre que uma resposta revele um desempenho que não se integre em nenhum de dois níveis consecutivos descritos, deve ser-lhe atribuída a pontuação correspondente ao nível intercalar que os separa.

É classificada com zero pontos qualquer resposta que não atinja o nível 1 de desempenho.

Nos itens de seleção, qualquer resposta indicada de forma equívoca, por exemplo, fornecendo mais elementos do que o (s) pedido (s), é classificada com zero pontos. No caso dos itens constituídos por várias alíneas, a classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho observado na sua totalidade.

Nos itens de construção, é atribuída a classificação de zero pontos a respostas que não correspondam ao solicitado, independentemente da qualidade do texto produzido, nomeadamente no grupo III, onde a competência linguística só é avaliada se o examinando tiver tratado o tema proposto e se tiver obtido, pelo menos, a classificação mínima na competência pragmática.

5.Material

O examinando apenas pode usar na prova, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

As respostas são registadas em folha própria, fornecida pelo estabelecimento de ensino (modelo oficial).

É permitida a consulta de dicionários unilingues ou bilingues, sem restrições nem especificações.

Não é permitido o uso de corretor.

6.Duração:

A prova tem a duração de 90 minutos, sem tolerância.

5

DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Direção de Serviços da Região do Algarve

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO (SEDE)

EB 2, 3 Infante D. Fernando – EB1/JI Manuel Cabanas

Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Inglês Continuação – 12º ano - Formação Específica

Código 358

1ª. / 2ª. Fases

Modalidade: Prova Oral

2014/2015

1.Introdução

O presente documento visa divulgar as características da Prova Oral da Prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Inglês (12º ano), nível secundário, a realizar em 2015.

As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação em vigor e do Programa da disciplina.

Este documento dá a conhecer os seguintes aspetos relativos à prova oral do exame de equivalência à frequência:

 Objeto de avaliação

 Características e estrutura

 Critérios gerais de classificação

 Material

 Duração

2.

Objeto de avaliação

A prova oral da prova de Equivalência à Frequência da disciplina de Inglês a que esta informação se refere, tem por referência o Programa da disciplina e o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – QECR – (2001).

Considera-se, pois, condição para o entendimento desta informação a leitura quer do Programa, quer do QECR. Enquadrado pelas orientações presentes no QECR, o Programa preconiza uma convergência de metodologias ativas assentes em atividades linguísticas, estratégias e tarefas reportadas a usos comunicativos da língua.

É objeto de avaliação a competência comunicativa nas vertentes da produção/interação orais. A demonstração desta competência envolve a mobilização dos conteúdos programáticos, nomeadamente

6 nas áreas do conteúdo sociocultural e da Língua Inglesa, e os respetivos processos de operacionalização prescritos pelo Programa.

3.

Características e estrutura

A prova oral consiste na realização de três atividades de interação oral, com três momentos distintos: 1.º momento - Interação Examinador e Examinando; 2.º momento - Produção Individual do Examinando; 3.º momento - Interação em Pares (Examinando e Examinando) e/ou (Examinador e Examinando), cujos temas se inserem nas áreas do conteúdo sociocultural enunciados no Programa. Só será efetuada a interação em pares (examinando-examinando) se houver 2 alunos ou mais alunos a realizar a prova oral.

A estrutura da prova sintetiza-se no quadro seguinte:

Momentos Tipo de Atividade Conteúdos

1º momento

Interação Professor e

Aluno

O professor entrevista o aluno e/ou

alternadamente / simultaneamente os alunos em tempos aproximadamente iguais.

Os alunos deverão proporcionar a informação solicitada e participar na entrevista de forma eficaz e espontânea.

Todos os contemplados no programa com especial incidência nos conteúdos da prova escrita e/ou um tema de interesse pessoal ou geral da atualidade 2º momento Produção Individual do Aluno

O professor entrega uma tarefa a um aluno de cada vez. Cada aluno dispõe de 2 minutos para se preparar e de

aproximadamente 3 minutos para se exprimir, sem ser interrompido. • O professor entregará papel e caneta para os alunos tomarem notas, caso o desejem, mas os alunos não poderão escrever um texto. • Será explicado a cada aluno, em sequência, qual será a sua tarefa e ser-lhe-á indicado o tempo de que dispõe:

- Primeiro aluno:

Terá que falar durante três minutos, aproximadamente, tendo

previamente usado dois minutos para preparar a concretização da sua tarefa. O outro aluno aguarda a sua vez em silêncio, sendo-lhe vedada a visualização do material que terá de usar na sua tarefa.

- Segundo aluno:

Terá que falar durante três minutos, aproximadamente, tendo previamente usado também dois minutos para preparar a concretização da sua tarefa. O outro aluno aguarda em silêncio.

3º momento Interação em Pares (Aluno e Aluno) e/ou (Professor e Aluno)

O professor entrega ao aluno ou aos dois alunos uma tarefa que exige (no caso de dois alunos) a cooperação entre ambos e não intervém durante esta fase, que durará aproximadamente 6 minutos da tarefa. Nos últimos 2 minutos, interpelará os dois alunos.

O professor explicará brevemente aos dois alunos qual será a sua

tarefa em comum.

Durante este tempo, o professor apenas observará o seu diálogo, intervindo apenas para resolver algum desequilíbrio.

No caso de um único aluno, este deverá responder às interpelações do professor. Esta atividade terá a duração aproximada de seis minutos.

7

4.

Critérios gerais de classificação

Os critérios de classificação têm por base os descritores enunciados no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – QECR – (2001).

São consideradas cinco categorias para a classificação do desempenho do aluno: âmbito; correção; fluência; desenvolvimento temático e coerência e interação.

Para cada categoria a ser observada, consideram-se cinco níveis (N5, N4, N3, N2 e N1). Qualquer desempenho que não corresponda ao nível mais elevado descrito é integrado num dos outros níveis, de acordo com o desempenho observado. Estão previstos níveis de desempenho intercalares não descritos, de modo a que sejam contempladas variações no desempenho dos alunos. Sempre que um desempenho não se integre em nenhum de dois níveis descritos consecutivos, é-lhe atribuída a pontuação correspondente ao nível intercalar que os separa. É classificado com zero pontos qualquer desempenho que não atinja o nível 1.

5.

Material

Os materiais de suporte às diferentes atividades da prova serão fornecidos pelo professor.

6.

Duração

A prova oral tem a duração de 25 minutos por cada par de alunos.

DIRECÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO ALGARVE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO ESCOLASECUNDÁRIAC/3º CICLODEVILAREALDESANTOANTÓNIO(SEDE )

EB 2, 3 Infante D. Fernando – EB1/JI Manuel Cabanas

Informação-Prova Escrita de Equivalência à Frequência de Espanhol (iniciação) Formação Geral

Documentos relacionados