• Nenhum resultado encontrado

Se o diagnostico da gravidez é de primeira necessi- dade para o parteiro, também o diagnostico differencial entre a gravidez simples e a gravidez dupla deve mere- cer-lhe particular attenção.

Ha certos accidentes inhérentes á gravidez dupla, que ao parteiro muito convém ter sempre em considera- ção; porque, estando prevenido, poderá evital-os, ou, pelo menos, premunir-se contra elles e indical-os pre-

viamente ás pessoas, que cuidarem da parturiente. Es- tes accidentes são muito numerosos, e apenas citaremos os mais frequentes, que são: a morte d'algum dos fetos, o abortamento, o parto prematuro, a hemorrhagia, a

eclampsia, procidencia dos membros e do cordão, pertur- bações funccionaes. etc. etc.

Occupar-nos-hemos somente dos caracteres diffe- renciaes entre a gravidez simples e a gravidez dupla, por isso que os casos de gravidez tripla, quadrupla, etc., são muito raros, e mesmo o seu diagnostico deriva tam- bém de symptomas e signaes, que são communs a todas as gravidezes múltiplas.

Como já dissemos em outro Jogar, nenhum signal certo de gravidez se manifesta antes do quinto mez; e é por isso mesmo,que vamos apontar os symptomas,que,

— 34 —

a partir d'esta epocha, indicam,ou fazem presumir a exis- tência da gravidez dupla. Nem todos, como veremos, teem o mesmo valor; apenas a auscultação do ventre la mulher gravida pode apontar-se como meio infallivel le reconhecer uma gravidez dupla.

A simples inspecção do ventre fornece-nos signaes le muito pouco valor para o diagnostico da gra- videz dupla; a forma diferente do ventre, seu volume, sua amplificação transversal, a linha de depressão longitudinal na parte anterior (que nem sempre existe), todos estes signaes são, como dissemos, muito falliveis e incertos.

A tadeação esú nomasmo caso; apenas o embalan- ço dos dois fitos, quando é possivel reconhecer-se, dá grande luz ao diagnostico.

Da palpação podemos algumas vezes deduzir um si- gnal, se não certo, pelo menos provável, da existência d'uma prenhez dupla; por aquelle meio d'exame não é raro distinguirem-se os dois fetos pelas suas cabeças, das quaes uma apparece superiormente, outra inferior- mente do lado opposto.

Os movimentos activos do feto também não são nem mais enérgicos, nem mais frequentes na gravidez dupla; terão algum valor, percebidos pelo parteiro, como dons movimentos eguaes nos dois lados do ventre da mãe.

Os signaes fornecidos pela auscultação do ventre da mulher gravida são os únicos infalliveis,e que não podem deixar duvida da existência d'uma gravidez dupla. Esta poderá ser asseverada nas seguintes condições: ouvin- do-se n'um ponto do baixo-ventre as pulsações do cora-

— 35 —

ção fetal clara e dislinctamente; se estas pulsações dimi- nuírem de intensidade e desapparecerem á medida que nos affastar-mos d'aquelle ponto, ouvindo-se lambem n'um ponto diametralmente opposto ao primeiro obser-

vado outras pulsações bem distinctas, mas de modo que haja entre os dois pontos, correspondentes á maior inten- sidade d'essas pulsações, um intervallo de bastantes cen- tímetros, no qual não se ouça som algum, que possa re- ferir-se ao coração fetal.

Poder-se-ha com maior confiança diagnosticar uma gravidez dupla, quando as duas pulsações, nos différentes pontos, não forem isochronas entre si.

Nenhuma duvida deverá haver sobre a existência d'uma gravidez dupla, quando depois da expulsão d'uma creança, o parteiro continuar a ouvir as pulsações do co- ração fetal, e distinguir uma segunda bolsa amnio- tica.

Résta-nos finalmente examinar, sé a auscultação po- derá fornecer elementos, para o diagnostico das différen- tes apresentações na gravidez dupla. A posição ordinária dos doisfétoséa vertical, e as apresentações mais frequen-

tes são as de cabeça, para ambos elles; apoz estas, vêem as apresentações pélvica para o primeiro, e de cabeça para o segundo; são raras as apresentações pélvicas para ambos os fét os, raríssimas as de tronco para um e de ca- beça ou pélvica para o outro.

Se os dois fetos não estiverem muito entrelaçados e se não fôr muito pequeno o intervallo que separa os pon- tos correspondentes ao máximo de intensidade das pul- sações do coração fetal, a auscultação poderá esclarece-

— 36 —

muito o diagnostico das apresentações n'uma gravidez dupla.

Como já se disse em outro logar, á gravidez dupla andam ligados maior numero d'accidentés para a mãe e para o filho do que á gravidez simples.

E realmente, as estatiticas demonstram que a mor- talidade das mulheres nas gravidezes múltiplas está na razão de 1:44,e nas gravidezes simples na razão de 1:70: nas gravidezes duplas, a mortalidade nas creanças está na razão de 1:13, nas gravidezes simples esta razão é de 1:20.

&>&®?<iS8ç<iifi8

Anatomia—As regiões do corpo humano apre-

sentam variantes, segundo as edades, o sexo, e outras circumstancias imprevistas.

Physiologia—A digestão não éo simples resul-

tado d'acçôes physico-chymicas.

Materia Medica—Para a applicação dos me-

dicamentos, o methodo da ingestão leva vantagem aos outros.

P a t h o l o g i a Geral—São inadmissíveis as pre-

disposições moraes hereditárias.

Operações—Em geral, as operações de com-

placência não devem praticar-se.

Partos—Ha um só mecanismo do parto, qual-

quer que seja a apresentação, e posição.

P a t h o l o g i a I n t e r n a — Athermometria éde

grande proveito para o prognostico das moléstias agudas.

A n a t o m i a Pathologica—Doenças ha, que

se não traduzem por lesões materiaes.

H y g i e n e Publica etc.—Deve ser abolido o

decreto de 22 de Junho de 1870, que auctorisa a crea- ção dos cirurgiões ministrantes.

Approvada. Pôde imprimir-se E. P. Pimenta. Porto, 3 de julho de 1871.

O Conselheiro Director

ERRATAS

« f u M i W1 "

AG. LINHAS ERROS EMENDAS

17 18 4 19 definição e ao contrario, definição ao contrario, 20 21 22 22 28 26 27 29 nm antiflexão . recorrerá tacleação esta deixe um anteflexão recorre átacteação esta, deixe 23 14 apreciar- apreciar-se 35 35 18 25 sé fé tos se fetos

Documentos relacionados