• Nenhum resultado encontrado

3. OS ALUNOS E A PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA ECA

3.1. Imagem, Informação e Conhecimento

3.1.2. A “griffe” USP por trás da decisão

Diante de um cenário de desconhecimento, onde as referências sobre a carreira, o curso e a escola são fragmentadas e pouco objetivas, seria de se esperar que a procura pela habilitação em Publicidade e Propaganda da ECA não fosse tão grande. É claro que, como já visto, a imagem da carreira é sedutora e ela mostra seu poder de atração, não só pela relação candidatos x vaga em nossa escola, mas pela grande demanda existente em muitos outros cursos do país. O fato de haver

é como uma Marca, que confere credibilidade e sugere uma garantia de qualidade de ensino.

No caso da ECA, hoje uma escola já bastante conhecida, com 40 anos de funcionamento, isso acontece em forma de duplo aval: tanto a unidade (ECA) como a instituição (USP) são avalistas do curso de Comunicação Social e de sua

habilitação em Publicidade e Propaganda. E com isso fecha-se um círculo da satisfação e das ótimas expectativas: o aluno ingressa orgulhoso de seu feito, considera que entrar na ECA/USP era fundamental (ou ao menos importante) para ele e imagina que seu curso vai ser excelente.

Tabela 9 – Importância de entrar na ECA/USP

Calouros – Para você, entrar na ECA ao invés de em outra faculdade... base 159 – R.U. - Resposta Única

%

Era fundamental 57

Era importante 43

Tinha pouca importância 1

Tinha nenhuma importância 0

Estes dados mostram não só a importância, mas também o orgulho pessoal de ter vencido a batalha do vestibular mais concorrido. Acrescente-se a isso, o fato da USP ser pública e gratuita, o que desonera as famílias e permite um período de estudos mais tranqüilo quando, como declarado na pesquisa do NAEG, se pretende trabalhar, sem assumir o auto-sustento. Assim, quando perguntados porque

julgavam fundamental entrar na ECA, a grande maioria apontou a qualidade do ensino, o fato de ser, ou a melhor escola, ou de estar entre as melhores. O fato de pertencer à USP já garante isso para alguns e, somando-se à gratuidade, tem-se a combinação fundamental. Alguns, também focaram o futuro mercado de trabalho, ressaltando que o curso deverá facilitar uma futura colocação profissional, já que a ECA tem nome e tradição.

Tabela 10 – Razões da ECA ser fundamental

Calouros – Por que era fundamental entrar na ECA? Base – 90 – R.M. (Respostas Múltiplas)

% Melhor escola/ mais conceituada/ otima escola 37

Gratuita 30

Tradição / nome no mercado de trabalho 18

Usp (sem maiores explicações) 14

Usp é melhor 11

Outras 11

Usp é pública 10

USP/ formação mais ampla/ambiente universitário 2

Sucesso dos ex-alunos 1

n.r. (não respondeu) 1

Entre os que consideraram importante, mas não fundamental, também se repetiram os motivos já comentados, ou seja a qualidade do ensino da ECA e a gratuidade. Com as ressalvas que “ se não passasse na ECA faria, ou outra

faculdade” (9%), ou especificamente a ESPM (4%), ou ainda, que “existem outros bons cursos” (4%).

Interessante é comparar as respostas dos calouros com as obtidas junto aos veteranos, dos 4os semestres. As razões apontadas para a ECA ser fundamental ou importante são as mesmas, mas se nota que a característica da USP ser gratuita aparece com maior freqüência (50)%, pouco menos que o dobro da ocorrência entre os calouros; outra diferença sensível é que entre os veteranos se destaca mais a USP individualmente que a ECA “ser a melhor escola” ou uma “otima escola”. É possível interpretar essa diferença como uma racionalização, uma tentativa de justificar racionalmente uma escolha que não mostrou em total conformidade com as expectativas: a gratuidade é um aspecto inquestionável, bem como o nome USP está acima de qualquer suspeita. A corroborar essa interpretação, tanto entre

calouros como entre veteranos, concorda-se na mesma proporção que tem tradição e nome no mercado de trabalho (18% entre os calouros e 20% entre os veteranos): essa impressão, que é derivada de uma avaliação de mercado, não foi erodida durante o curso e continua como uma verdade a ser aproveitada na hora de conquistar um emprego.

Tabela 11 – Razões da ECA ser fundamental

Veteranos – Por que era fundamental entrar na ECA? Base – 128 – R.M. (Respostas Múltiplas)

%

Gratuita 50

Melhor escola/ mais conceituada/ otima escola 30

Usp é melhor 29

Tradição / nome no mercado de trabalho 16

Usp/ formação mais ampla/ambiente univ. 16

Usp publica 16

Usp 13

Curso noturno 3

Outras 3

Eca/Espm são muito boas 3

Vencer a concorrência 2

ECA tem os melhores alunos 2

Qualidade do ensino 2

Alguns textuais das respostas agrupadas na tabela, ajudam a compreender mais das razões apontadas pelos alunos:

“Meu objetivo era estudar na USP” (4o semestre, 2004, Noturno)

“Primeiro, porque era a universidade em que eu sempre quis estudar. Segundo, porque não dava para custear uma boa faculdade paga” (4o semestre 2005, Matutino)

“Existem outras escolas de publicidade que são excelentes, talvez até para outras áreas, até melhor; mas o nome USP que a ECA carrega, conta muito na formação”. (4o semestre 2001, Noturno)

“Sempre sonhei em, um dia, fazer parte da ECA/ USP” (4o semestre, 2004, Matutino) “Meu sonho era a USP” (4o semestre, 1999, Noturno)

“Não tinha dinheiro para pagar as outras” (4o semestre, 2000, Matutino)

“Sabia do alto custo de outros cursos de publicidade em faculdades particulares, além de desejar estudar na melhor faculdade do país”. (4o semestre, 2003, Matutino) “Além de ser pública, é o melhor curso de publicidade” (Calouro, 2003, Noturno) “Porque era o curso de publicidade no país inteiro mais bem posicionado em termos de graduação” (Calouro, 1999, Noturno)

“A faculdade é renomada, deixando a desejar apenas em alguns recursos” (Calouro, 2000, Matutino)

“Custos menores, melhor ensino” (Calouro, 2001, Noturno)

“É uma ótima faculdade e isso pesa na hora de arrumar um emprego melhor” (Calouro, 2001, Noturno)

Fica evidente que para os alunos superar a barreira da Fuvest representou um fato de grande importância. Por tudo o que já foi visto, pode-se concluir que eles imaginam ser este o primeiro e grande passo para uma carreira dinâmica, criativa e promissora, o ingresso em um curso conceituado como o melhor, ou dentre os melhores do Brasil, em uma Universidade do maior gabarito e, ainda por cima, não paga. Neste momento, no início do curso, as expectativas dos ingressantes têm tudo para serem as mais positivas.