• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I ASTA

2.6. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.6.3. GUIÃO “AUTO DOS PASTORES”

Foi pedido por parte da Instituição, a criação de um guião com base na peça de teatro “Auto dos Pastores”, ensaiada anualmente na Associação Sócio Terapêutica de Almeida.

O trabalho final consistiu num caderno no formato A5 (148mm x 210mm) e contou com três estilos de parágrafo:

• Texto; • Títulos; • Números.

Após ter sido facultado o texto, a estagiária criou nas páginas mestres o cabeçalho nos cantos superiores, onde constava o logo da Instituição, o nome do guião e o ano da peça. No fundo da página consta o número das respetivas páginas.

A capa conta com a marca da ASTA, o título e a imagem da peça. Na contracapa, apenas surge a marca da associação canto inferior

Figura 14 - Capa e contracapa do guião Fonte: Elaborado pela estagiária

Em todos os elementos textuais foi utilizada a tipografia Times New Roman, apenas diferenciando os tamanhos e o posicionamento. O texto e os números estão centrados, à exceção dos títulos que se encontram alinhados à esquerda (Anexo VI).

A impressão do guião procedeu-se da mesma forma que o jornal, ou seja, na própria Associação e recorrendo aos materiais disponíveis de modo a que o custo não fosse acentuado. Voltou a ser utilizada a ferramenta de Print Booklet para criar o caderno e, neste caso, o programa adicionou duas folhas brancas para acertar as páginas do caderno. A impressão foi realizada num tamanho A4 no papel couché fosco de 90 gramas.

Figura 15 - Ensaio com o Guião "Auto dos Pastores" Fonte: Imagem fornecida pela Instituição

2.6.4. MAQUETE DO LIVRO “UMA PAISAGEM À ESPERA DO NOSSO OLHAR”

O livro “Uma Paisagem à espera do nosso olhar” foi o grande elemento que ditou a entrada da estagiária para a Instituição. O projeto consistia em elaborar uma maquete mais aproximada possível do que poderia ser o produto final do livro. A editora âncora encontra- se por detrás do projeto mas deixaram o planeamento do material para a ASTA, participando apenas nos ajustes finais, impressão e distribuição do livro.

O tema do livro era uma semana que tinha sido realizada em abril de 2014 – Semana Europeia da Paisagem. Esta semana teve uma preparação de dois anos em colaboração com a Academia PETRARCA e consistiu na observação da paisagem circundante da ASTA e da Aldeia da Cabreira, com um conjunto de ateliers associados.

A Academia Petrarca (figura 16) tem mais de 20 anos de existência e é constituída por pessoas de diversas nacionalidades relacionadas com variadas áreas. Possui a sua sede na Holanda em articulação com Alemanha-Universidade de Kassel.

A cada dois anos, sendo que um é de preparação e no ano seguinte realiza-se a dita semana, esta academia realiza uma semana dedicada à paisagem. Vários foram os países observados ao longo dos anos e, no ano de

Figura 16 - Marca da Academia PETRARCA

Fonte:http://semanapetrarcaasta.wix.com/se

manaeuropeiadapaisagem#!about-us/cjg9 e acedido em 11/12/2014

2014, a ASTA foi selecionada para repartir com vários historiadores e público fascinado por paisagem, as suas terras ricas em barrocos ancestrais e particularidades interessantes.

A preparação adveio desde o ano de 2013, com diversas visitas de membros da Academia Petrarca à instituição e de membros da Instituição à sede na Holanda para negociações. Assim sendo, a Semana Europeia da Paisagem realizou-se na ASTA entre os dias 21 a 27 de abril de 2014, e como fruto palpável deste evento, ficou registado que iria ser lançado um livro com as reflexões dessa semana.

Figura 17 - Cartaz da Semana Europeia da Paisagem na ASTA

Fonte: http://semanapetrarcaasta.wix.com/semanaeuropeiadapaisagem#!about-us/cjg9 e acedido em 11/12/2014

2.6.4.1. PREPARAÇÃO DA MAQUETE

Depois de várias conversas com a supervisora e presidente da Instituição, ficou definido que seria um livro com cerca de 75% do espaço dedicado a fotografias e com 25% de conteúdo textual. Foi mostrado à estagiária um livro semelhante ao pretendido pela Instituição, tanto em medidas como no conteúdo. Assim sendo, e depois de várias propostas de tamanho foi colocado como base da maquete, 170 mm x 225 mm tornando-se um pouco maior que o formato A5.

As fotografias utilizadas, seriam disponibilizadas por uma fotógrafa que participou na semana e os conteúdos textuais deveriam ser fornecidos por cada um dos sete ateliers.

Na realidade, poucos conteúdos estavam na posse da Associação, tendo sido a maior parte do trabalho realizado com texto Lorem Ipsum, um modelo utilizado na indústria

tipográfica e de impressão. Outro entrave no conteúdo textual era, ter obrigatoriamente duas versões linguísticas no mesmo espaço, sendo constituído pela língua portuguesa e respetivamente com a tradução em inglês, sendo que não tinha sido contactado nenhum tradutor durante os três meses de preparação do livro, obrigando a traduções laterais para poder trabalhar na maquete.

As fotografias eram poucas para o que era pretendido e possuíam a marca de água. Foi pedido para que a Associação entrasse em contacto com a profissional de modo a enviar os originais, o que até ao fim do estágio não se concretizou.

O livro seria composto por sete capítulos: • Diálogo com a Paisagem;

• A Particularidade desta Paisagem da Beira Interior – ontem, hoje e amanhã; • Paisagem e Educação;

• Paisagem e Saúde;

• A Agricultura na Paisagem;

• Estratégias de desenvolvimento local;

• A influência da ASTA na Paisagem Local e Regional (numa perspetiva social, ambiental e humana).

Foi pedido à estagiária que, para cada um dos capítulos, fosse gerado simulações com cerca de oito a dez páginas respetivamente, com o material que estava disponível. Também ficou encarregada de proceder a simulações da capa e contracapa para numa fase posterior, entrar em contacto com a editora e receber algum feedback do trabalho.

Foram criados dois documentos: um para a capa e outro para o miolo do livro. No documento em que está inserido a capa, existiu apenas um estilo de parágrafo para um possível texto a constar na contracapa. Foi também adicionado dez milímetros no comprimento de modo, a adicionar a lombada. Por não existir uma ideia por parte da instituição, se faria sentido o uso de orelhas no livro, o espaço para estas não foi acrescentado.

De seguida são apresentadas as propostas realizadas e as da editora após envio para receber uma opinião. (Ver anexo VII)

Figura 18 - Várias propostas de capas do livro realizadas pela estagiária Fonte: Elaborado pela estagiária

Figura 19 - Algumas proposta recebidas pela editora Fonte: Elaborado pela editora Âncora

No que respeita ao miolo do livro foram utilizados sete estilos de parágrafos, sendo que o que difere os estilos que caracterizam a tradução dos textos em inglês é a cor escolhida, o cinzento. • Texto; • Texto em inglês; • Títulos; • Títulos em inglês; • Subtítulos; • Subtítulos em inglês; • Índice. 41

Nos textos foi utilizado a Times New Roman e nos títulos a Britannic Bold. No primeiro caso, o Times New Roman sendo uma tipografia com serifas, permite a simplificação da leitura de textos mais longos. Por sua vez, a Britannic Bold por não possuir serifas, é ideal para títulos. Esta conjugação torna o conteúdo global mais apelativo para o leitor.

É importante frisar que o livro não ficou perto de estar concluído, pois os conteúdos fotográficos e textuais não chegaram até à estagiária.

De seguida é apresentada uma das primeiras simulações realizadas e a respetiva correção da responsável pelos conteúdos editoriais da editora âncora. A maquete completa e alterada poderá ser vista no anexo VIII.

Figura 20 - Primeiras simulações do livro Fonte: Elaborado pela estagiária

Figura 21 - Primeiras simulações do livro enviadas pela editora Fonte: Elaborado pela editora Âncora

2.6.5. CARTAZ DE ATIVIDADES 2014

Foi modificado pela estagiária o cartaz de atividades da Associação para ser inserido no jornal “Eu Amai Atí”, pelo facto de este apresentar uma estética confusa e pouco atraente.

O anterior cartaz, representado na figura 22, possuía os diversos meses do ano num texto corrido e sem grande diferenciação. A supervisora mostrou logo na primeira entrevista o desejo de manter a imagem de fundo (ligada à antroposofia) e poder mudar a disposição dos conteúdos textuais em algo mais simples de interpretar por parte dos leitores e, com uma estética mais agradável.

Assim, e recorrendo ao software Corel Draw, foi iniciado o processo de melhoramento deste elemento a constar no jornal. Ao pesquisar um pouco sobre a antroposofia e após algumas conversas com outros colaboradores, a conclusão foi que para dividir os meses do ano, o ideal seria caixas retangulares com cantos arredondados.

As caixas para cada mês permitiriam uma melhor organização e uma leitura da mais fácil da imagem. Os cantos arredondados dariam enfase às linhas curvas da antroposofia, combinando com a filosofia interna da ASTA.

O resultado final está representado na figura 23 e poderão ser visualizados em tamanho real no anexo IX.

Figura 22 - Cartaz de Atividades 2014 – antigo

Fonte: Fornecido pela instituição

Figura 23 - Cartaz de Atividades 2014 reformulado

Fonte: Elaborado pela estagiária

2.6.6. VÍDEOS

Durante o estágio foram elaborados dois vídeos recorrendo a fotografias disponibilizadas pela Instituição.

O primeiro teve como tema as férias de um grupo de companheiros, em Buarcos. O objetivo era compilar as fotografias tiradas durante o período de férias e enviar junto com um relatório de contas para o Instituto Nacional de Reabilitação, I.P.

Figura 24 - Frames do vídeo "Férias em Buarcos" Fonte: Elaborado pela estagiária

O segundo vídeo elaborado em contexto de estágio foi para a comemoração do 14.º aniversário da ASTA. Exibido durante a sessão de abertura do dia de aniversário, foi criado para pano de fundo do discurso da presidente da associação, daí ter sido pedido que se encontrasse sem som.

Durante os cerca de cinco minutos é exemplificado os feitos da Instituição durante o último ano, tendo sido preciso proceder a uma recolha de imagens que mostrassem concordância com os temas propostos.

Os dois vídeos realizados no estágio estarão presentes no CD final.

Figura 25 - Frame do vídeo "Comemoração do 14º aniversário da ASTA" Fonte: Elaborado pela estagiária

REFLEXÃO FINAL

No decorrer dos três anos de licenciatura é natural nos interrogarmos acerca do nosso futuro e se um curso superior nos trará boas perspetivas de carreira. Para além disso, acho que regra geral, duvidamos sempre se somos capazes de lidar com a pressão do mundo do trabalho, principalmente para um profissional da área da comunicação multimédia que tem que estar sempre em constante aprendizagem.

Para mim, a entrada no ensino superior, foi uma vitória pessoal, tornando-me na primeira pessoa da minha família, possibilitando que mais pessoas o façam no futuro. Apesar de a entrada ter sido muito ambicionada, o objetivo era chegar rapidamente ao final para poder ter a primeira experiência no mercado de trabalho.

O estágio com duração de três meses é a primeira prova que nos possibilita fazer uma autoavaliação, e por outro lado, sermos avaliados por indivíduos que não conhecem o nosso percurso académico. A ASTA surgiu através do contacto do Prof. Doutor Carlos Brigas e como na altura não possuía estágio, aceitei ir à entrevista e acabei por ser selecionada. O desafio presente para além do trabalho era a distância de casa e o poder contactar de perto com pessoas com deficiência intelectual.

A adaptação foi um pouco difícil ao início porque me encontrava numa aldeia sem nada em redor e para uma pessoa da cidade, foi complicado de gerir. O trabalho durante o período em que lá estagiei foi sempre muito inconstante. Não conseguia em diversas alturas ter acesso aos conteúdos necessários para trabalhar, e isso refletiu-se na maquete no livro “Uma Paisagem à espera do nosso olhar” que infelizmente, não ficou perto de estar concluída. Questionei no primeiro mês se o meu trabalho seria insuficiente, mas rapidamente a conclusão foi que sem material estava um pouco de “pés atados”.

Obviamente que existiu mais esforço da minha parte para vencer as adversidades e o facto positivo foi que sinto que realizei o que me foi proposto com o maior resultado possível e que dignifiquei a Instituição. O que mais gostei sem dúvida foi o lado humano daqueles jovens, tendo sido um grande apoio durante três meses.

O curso de Comunicação Multimédia do Instituto Politécnico da Guarda apresenta um conjunto de valências que permitem aos seus formandos entrar com sucesso no mercado de

trabalho. Todas as ferramentas que me foram dadas durantes os três anos de licenciatura, e principalmente as relacionadas com o tema do meu estágio, foram aplicadas com sucesso sempre que a sua utilização foi requerida.

Espero uma longa vida para esta licenciatura que me permitiu crescer enquanto estudante, pessoa e futura profissional.

BIBLIOGRAFIA

Chiavenato, I. (2001). Teoria Geral da Administração (6. Ed). Rio de Janeiro: Campus.

Chiavenato, I. (2005). Gestão de pessoas (2. Ed). Totalmente revista e atualizada (9. Ed). Rio de Janeiro: Elsevier.

Collins, J. & Porras, J. (1996). Building Your Company's Vision. Vol. 74, Iss. 5: Harvard Business Review.

Frost, C. (2003). Designing for newspapers and magazines. New York: Routledge.

Fuentes, R. (2006). A prática do design gráfico. Uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari.

Galbraith, J. (1977). Organizational Design. Reading, MA: Addinson Wesley.

Kunsch, M. M. K. (1997). Relações Públicas e Modernidade. São Paulo: Summus Editorial.

Larequi, J. C. (1994). El diseño periodístico en prensa diária. Barcelona: Bosch.

Leslie, J. (2003). Novo design de revistas. Barcelona: Gustavo Gili.

Lupton. E & Phllips, J. (2008). Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify.

Palacios, M. (2002). Jornalismo on-line, informação e memória: apontamentos para o

debate. In: Jornadas de jornalismo on-line. Covilhã: Universidade da Beira Interior.

Rabaça, C. A. & Barbosa, G. (1978). Dicionário de Comunicação. Rio de Janeiro.

Silveira, H. (2001). SWOT. IN: Inteligência Organizacional e Competitiva. Org. Kira Tarapanoff. Brasília. Ed. UNB.

Zappaterra, Y. (2007). Art direction + editorial design. USA: Abrahams Studio

LISTA DE ANEXOS

Anexo I Plano de Estágio

Anexo II Organograma

Anexo III Marca do Jornal “Eu Amai Atí”

Anexo IV Maquete disponibilizada pela ASTA do Jornal “Eu Amai Atí”

Anexo V Jornal “Eu Amai Atí”

Anexo VI Guião “Auto dos Pastores”

Anexo VII Capas provisórias realizadas pela estagiária e pela editora

Anexo VIII Maquete do livro “Uma Paisagem à espera do nosso olhar”

Anexo IX Cartaz de Atividades 2014

Anexo X Material de Apoio para a Feira da Solidariedade

Anexo XI Vídeo de Férias em Buarcos e Vídeo de Apresentação do 14º. Aniversário da ASTA

Anexo IV – Maquete disponibilizada pela ASTA

Anexo VII – Capas provisórias realizadas pela

Anexo VIII – Maquete do livro “Uma Paisagem à

Anexo X – Material de apoio para a Feira da

Anexo XI – Vídeo de Férias em Buarcos e Vídeo

de Apresentação do 14º. Aniversário da ASTA

Documentos relacionados