• Nenhum resultado encontrado

4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS DADOS

4.1 APRESENTAÇÃO DAS EMPRESAS

4.1.3 Hering

A Hering foi fundada em 1880, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, pelos irmãos Bruno e Hermann Hering. Os irmãos, filhos de uma tradicional família de tecelões da Alemanha, deixaram seu país de origem em busca de melhores condições, e criaram a Tricotwaren Fabrik Gerbruder Hering no Brasil.

Logo, Hermann trouxe sua família também, onde sua esposa e suas filhas passaram a costurar e com isso, em 1880, a Hering recebeu medalha de prata em exposição industrial no Rio Grande do Sul. Já em 1914, a empresa parou de importar os fios e passou a produzi-los no

Brasil. Os irmãos naturalizam-se brasileiros, e em 1914, falece Hermann Hering e três anos depois, Bruno Hering. A família passa a assumir o comando da empresa, a qual passa a ser chamada Hering & Cia.

No decorrer dos anos, a empresa se destacava pelos benefícios e cuidados que mantinha com seus funcionários, oferecendo refeitório, seguro de vida coletivo, creche, ambulatório médico e a criação de cooperativas de consumo e mais tarde, de crédito. Em 1964, iniciam-se as exportações e a empresa abre seu capital.

Três anos depois a empresa passa por uma fase de grande reestruturação e torna-se numa das maiores malharias da América Latina. A partir de então, inicia-se a fase de modernização: em 1969 participa da criação do Centro Eletrônico da Indústria Têxtil, e em 1972 cria o Centro de Processamento de Dados, adquirindo seu primeiro computador.

Nos próximos anos, inaugura fábricas em Itoró e Rodeio, ambas em Santa Catarina, incorpora-se à Mafisa, inicia a abertura de lojas em shoppings e altera seu nome para Cia Hering. Já em 1994, abre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC e em 1997 atinge a marca histórica de 15 bilhões de camisetas vendidas. Mas o crescimento não para por aí, no mesmo ano abre uma fábrica em Anápolis, Goiás, e passa a comercializar a marca Dzarm. Ao completar 120 anos, passa a operar também no Rio Grande do Norte. Ainda em 2004, lança o cartão Hering Store e começa a abertura de lojas, chegando a de número 200, quatro anos depois. A Cia Hering passa a negociar suas ações na Bovespa, e em 2012, inaugura sua franquia de número 500.

A Cia Hering prima por valores como respeito aos clientes, sustentabilidade, integridade e ética, inovação e abertura a mudanças e comprometimento. Tem como missão a oferta de produtos e serviços de vestuário com alto valor percebido, focando no cliente. Além disso, busca por inovação, competitividade e sustentabilidade. Hoje, a Hering possui as linhas Hering, Hering Kids, Dzarm e Puc.

4.1.4 Beira Rio

A Beira Rio foi fundada em 1975, na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul. Iniciou suas atividades prestando serviços para outras indústrias calçadistas e sua sede encontrava-se

na beira de um rio, de onde originou sua razão social. Um ano depois, passou a produzir cerca de 150 calçados por dia e contava com 18 funcionários.

Já na década de 80, iniciou a produção sapatilhas, tamancos, sandálias e sapatos clássicos e causais. No ano seguinte, buscou parcerias com lojistas a fim de introduzir seus produtos no mercado de forma mais abrangente. Além disso, passou a pesquisar sobre as áreas de moda, em formas de aprimorar os processos técnicos e como aumentar a gama de produtos.

Desde sua fundação, a empresa prega valores como a satisfação dos clientes, a formação de seus colaboradores, segurança aos fornecedores, fortalecimento da comunidade local e parceria com fornecedores. Com isso, visa o fortalecimento da marca no mercado mundial, através da oferta de produtos de qualidade.

A empresa Beira Rio já recebeu prêmios importantes, dentre os mais importantes, o Prêmio Excelência Empresarial, em 2000, pela Fundação Getúlio Vargas e o Prêmio Top de Marketing, em 2001, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

Hoje, a organização Beira Rio, de propriedade privada, conta com marcas como Beira Rio, Vizzano, Moleca, Molequinha e Modare. Além disso, possui mais de oito mil colaboradores e unidades industriais em Igrejinha, Osório, Mato Leitão, Teutônia, Taquara, Roca Sales, Novo Hamburgo, Santa Clara e Sapiranga, todas no Rio Grande do Sul.

4.1.5 Vicunha

A Vicunha Têxtil S.A já possui mais de 45 anos de mercado e é uma das maiores indústrias têxteis do mundo. Seus principais produtos são o índigo e brim, sendo que é responsável por 40% da produção brasileira de índigo.

Hoje a Vicunha, empresa de propriedade privada, possui cerca de 8 mil profissionais e unidades produtivas no Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Equador e Argentina, bem como, filiais de vendas na Argentina e Suíça.

Seus processos são certificados pelas NBR’s ISSO 9001 e 14001, o que garante a qualidade de seus produtos e a preocupação ambiental e com a responsabilidade social.

Possui como objetivos primordiais o foco no cliente, a busca constante por excelência e qualidade nos seus produtos e serviços, bem como o respeito e comprometimento com seus colaboradores e pela saúde do meio ambiente. Buscam desenvolvimento através da melhoria tecnológica e pela capacitação e valorização de seus colaboradores.

4.1.6 Coteminas

A empresa Coteminas, Companhia Têxtil do Norte e Minas, é uma das maiores empresas têxteis do mundo, atuando fortemente na produção de fios, brins e jeans, tecidos e produtos têxteis de cama, mesa e banho.

Iniciou suas atividades em 1959, com o nome União dos Cometas, de Geraldo Gomes & Cia, tendo como fundadores Geraldo Gomes da Silva, Heitor Serrano Peres, Manuel Nascimento Moura, Manuel Vieira e João Batista Magro. No mesmo ano, morre Geraldo Gomes da Silva e assume em seu lugar, José Alencar. A empresa passou por diversas trocas de razões sociais, iniciando com Geraldo Gomes da Silva Tecidos S.A, passou para Cia Industrial de Roupas União dos Cometas, depois para Wembley Roupas S.A.

Em 1967, José Alencar busca recursos junto a Sudene e ao Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e funda em Montes Claros, a Companhia de Tecidos do Norte de Minas, atual Coteminas. Oito anos depois, é inaugurada uma fábrica moderna de fiação e tecidos, alavancando os negócios da empresa.

Hoje, a Coteminas conta com cerca de 20 mil colaboradores, 15 fábricas no Brasil, 5 unidades nos Estados Unidos, uma na Argentina e uma no México. Além disso, possui escritórios em Xangai, na China, os quais são também fontes de fornecimento de produtos.

As 22 unidades da empresa consomem cerca de 20% do algodão nacional. Seus processos envolvem desde a fiação, tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia e acabamento e os principais produtos comercializados são fios, tecidos, produtos têxteis de cama, mesa e banho, uniformes profissionais, brins e jeans. A empresa prima por qualidade dos produtos e busca satisfazer os públicos mais exigentes.

4.1.7 Guararapes

Em 1947, os irmãos Nevaldo e Newton Rocha abriram uma pequena loja de roupas em Natal (RN), e quatro anos depois, abriram outra pequena confecção em Recife (PE), sendo que em 1956 foi criada a Guararapes. Dois anos depois, transferiram a matriz e inauguraram a primeira fábrica em Natal (RN), a qual contou com uma estrutura de 2.700m² de espaço físico.

Em 1970, a empresa abriu seu capital e seis anos depois foram inauguradas fábricas de Fortaleza (CE) e Mossoró (RN), bem como a criação da cadeia de lojas Super G. Já em 1979, foi inaugurada a Guararapes Têxtil em Natal (RN) e adquiridas as lojas Riachuelo e Wolens. A marca Pool, criada e idealizada por Flávio Rocha, foi lançada em 1982 com o objetivo de atingir o público jovem e tornou-se uma forte grife nos anos 80.

O Grupo Guararapes tem sua estrutura integrada e para tanto investe em tecnologia, desenvolvimento, pesquisa e distribuição. A integração da empresa envolve desde produção, distribuição, varejo e área financeira. Assim, conta com três centros de distribuição, os quais estão localizados em Extremox (RN), Guarulhos (SP) e em Manaus e é proprietária da Midway Financeira, do Shopping Midway Mall e da Transportadora Casa Verde.

Atualmente a Guararapes é uma das maiores empresas de moda do Brasil, contando com cerca de 35.000 colaboradores, 213 lojas comerciais em todo o país e dois parques industriais. Praticamente de 100% da produção do Grupo Guararapes é destinada à rede de lojas Riachuelo.

O Grupo Guararapes, juntamente com sua rede de lojas Riachuelo adota o conceito “fastfashion”, com o objetivo de comunicar rapidez na divulgação de novas tendências e na oferta de produtos de moda, os quais agregam valor a cada coleção.

4.1.8 Arezzo

Em meio à influência que a cultura europeia exercia no setor de moda nos anos 70, surgiu a Arezzo. Em 1972, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, a família Birman ansiava uma produção de calçados à moda italiana.

Em 1979, felizmente lançou no mercado uma sandália anabela revestida de juta, o que levaria à consolidação da marca Arezzo. Na década seguinte, a empresa adotou uma estratégia de verticalização de suas atividades, devido à falta de suprimentos e suporte do setor. Assim, passou a produzir desde o couro e sola até o produto final.

Em 1990, inaugurou sua primeira loja em uma importante área comercial de grifes nacionais e internacionais da cidade de São Paulo, na Rua Oscar Freire. Nos anos seguintes, passou a investir na instalação de franquias, o que possibilitou em uma expansão em todo o território nacional.

Ainda na década de 90, a unidade fabril de Minas Gerais foi fechada e transferida para o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. A empresa passou a investir em pesquisa, tecnologia, desenvolvimento de novos produtos e em vendas no varejo. Adotou o conceito de fastfashion, de forma a entregar tendências e produtos de moda com rapidez a seu mercado. Mais tarde, em 2007, a marca Schutz foi incorporada ao grupo.

Já em 2011, passou a negociar suas ações na BM&F Bovespa. Hoje conta com marcas reconhecidas como Arezzo, Schutz, Anacapri e Alexandre Birman, comercializando cerca de nove milhões de pares de calçados por ano, além de bolsas e acessórios.

A Arezzo possui foco no cliente, sempre buscando antecipar o desejo de consumo da mulher brasileira. Além disso, ostenta pilares como habilidade de inovar, sólido programa de comunicação e marketing, processo de logística hábil e eficiente, estratégia de distribuição nacional e administração voltada para resultados.

4.1.9 Tavex

A Tavex S.A surge a partir da fusão da empresa brasileira Santista Têxtil e da espanhola Tavex Algodonera, em 2006.

A Tavex iniciou suas atividades na Espanha, em 1846 com a produção de fios, tecidos e estampados de bergara, e em 1970, adquire a primeira máquina de tintura do país. Em 1989, abre seu capital, e um ano depois, já era a maior produtora de denim da Europa. Nos próximos anos, abre unidades fabris em Marrocos e no México.

A Santista têxtil surgiu em 1929, como uma pequena fábrica de tecidos em São Paulo. Nos anos seguintes, abriu mais duas fábricas e passou a fabricar tecidos para uniformes de

trabalho. Em 1975, torna o denim como o principal produto da empresa, por questões estratégicas. Em 1994, ocorre a fusão entre a Alpargatas e a Santista têxtil e a abertura de capital. Depois disso, compra a Grafa e a Machasa, tornando-se o maior parque têxtil da América do Sul.

Depois disso, em 2006, ocorre a fusão entre a Santista Têxtil e a Tavex Algodonera. No ano seguinte são compradas duas plantas industriais no México, e a plataforma nos Estados Unidos, o maior consumidor mundial de denim.

Hoje a Tavex é uma corporação que conta com 12 unidades industriais localizadas no Brasil, Espanha, México, Marrocos, Argentina e Chile e um Service Center nos Estados Unidos. Além disso, possui cerca de 5.000 colaboradores e presença comercial em mais de 50 países. Tornou-se a maior produtora mundial de denim, tecido utilizado na fabricação do jeans e possui clientes altamente posicionados no mercado como Diesel, Zara e Levi’s.

4.1.10 Vulcabras/Azaleia CE

A empresa Vulcabras/Azaleia foi constituída em 1952 na cidade de São Paulo e atendia pela razão social de Companhia Industrial Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A. Seu principal produto era calçado de couro com sola de borracha vulcanizada.

Em 1974, a empresa passou a produzir e comercializar calçados, principalmente tênis, de marcas esportivas reconhecidas internacionalmente através da obtenção de licenciamento. Em 1992, passou a ter a denominação de Vulcabras S.A, e em 2010, passou para Vulcabras/Azaleia S.A.

A empresa conta com vinte e cinco unidades industriais localizadas nos estados do Ceará, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul e uma fábrica na Argentina. As mesmas são complexos industriais que envolvem matrizarias, unidades de produção de componentes e de produtos finais.

Atualmente, detém marcas como Azaleia, Dijean, Opanka, Olympikus, Reebok e as botas Vulcabras. Investe em pesquisa, desenvolvimento de novos produtos, tecnologia e treinamento dos profissionais envolvidos.

Documentos relacionados