• Nenhum resultado encontrado

Hipótese

No documento Download/Open (páginas 35-41)

Keywords: ITR (Rural Territorial Taxation); Index for Collection of ITR; Tax Equity; Agrarian Reformation.

1.3 Hipótese

O processo de pesquisa está voltado para a procura de evidências que comprovem, sustentem ou refutem a assertiva representada na hipótese. A hipótese define onde se quer chegar e, por isso, será a diretriz de todo o processo de investigação. A hipótese é normalmente uma afirmação, uma resposta possível ao problema proposto. A seguir, apresenta-se a hipótese da pesquisa.

Hipótese: A implantação do Programa do Leite da Paraíba e do Pacto Novo Cariri gerou aumento da produção de leite de cabra no município de Cabaceiras e ocupação e renda para os produtores.

1.4 Objetivos

1.4.1 Geral

Analisar os impactos do Programa do Leite da Paraíba e do Pacto Novo Cariri sobre a caprinocultura leiteira do município de Cabaceiras/PB.

1.4.2 Específicos

Identificar e analisar as ações desenvolvidas pelo Projeto Novo Cariri e Programa do Leite da Paraíba no município de Cabaceiras e o seu impacto sobre a caprinocultura local.

Identificar e analisar o arranjo produtivo da caprinocultura de Cabaceiras.

Identificar o perfil dos produtores de leite de cabra de Cabaceiras.

Verificar e analisar a produção, beneficiamento e distribuição do leite de cabra de Cabaceiras e a renda dela decorrente.

21

1.5 Metodologia

1.5.1 Aspectos metodológicos

A escolha da abordagem metodológica mais adequada ao problema de pesquisa exige que sejam observadas, de início, as diferentes alternativas de metodologia. As metodologias podem ser classificadas quanto à natureza do problema, aos objetivos da pesquisa e aos métodos de procedimento de pesquisa.

Quanto à natureza do problema, Bryman (1989) e Godoy (1995) classificam em pesquisa quantitativa4 e qualitativa5. Quanto aos objetivos gerais da pesquisa, Salomon (1996) propõem três tipos pesquisa: descritiva6, exploratória7 e explicativa8. Segundo Bryman (1989), as principais classificações de métodos de procedimento para pesquisas organizacionais são: pesquisa experimental9; pesquisa de avaliação10 ou levantamento (survey); e estudo de caso11.

4

Pesquisa quantitativa: esta abordagem gera hipóteses sobre as teorias utilizadas que, em seguida, devem ser convertidas em variáveis possíveis de serem mensuradas. Os dados obtidos devem ser coletados, medidos de forma que as hipóteses originais possam ser testadas por inferência estatística.

5

Pesquisa qualitativa: este tipo de pesquisa não apresenta aversão à quantificação de variáveis, mas enfatiza a captação das perspectivas e interpretações dos indivíduos que estão sendo estudados, situando-se aí sua diferença em relação a pesquisa quantitativa.

6

Pesquisa descritiva: cujo objetivo é definir melhor o problema, proporcionar “insight” sobre o assunto, descrever comportamentos ou definir e classificar fatos e variáveis, transformar hipóteses em variáveis de estudo, e estabelecer as relações existentes entre estas variáveis.

7

Pesquisa exploratória: visa comprovar a existência de um determinado fenômeno e torna-lo mais explícito para elaborar hipóteses.

8

Pesquisa explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de um determinado fenômeno, buscando explicar a razão dos fatos e envolve a análise das relações de causa e efeito entre as variáveis.

9

Pesquisa experimental: está normalmente associada ao estabelecimento de relações de causa e efeito.

10

A “pesquisa de avaliação” ou survey está associada a uma coleta de dados quantificáveis via questionário e entrevistas estruturadas e semi-estruturadas sobre um determinando conjunto de variáveis, restrita a um único instante de tempo.

11

O “estudo de caso” consiste realizar um ou mais estudos dentro de uma organização ou tipo de organização, procurando extrair resultados que confirmem resultados de pesquisas anteriores ou criem perspectivas para novas pesquisas.

22

1.5.2 Tipo de pesquisa

A associação entre a escolha de um método de procedimento de pesquisa e a escolha feita dentre os tipos das classificações metodológicas e de pesquisa e os instrumentos de pesquisa anteriormente expostos, não é rígida.

Tomando em conta a natureza e os objetivos do problema de pesquisa, o presente trabalho adota as modalidades qualitativa, quantitativa e exploratória. E para o método de procedimento para pesquisa utiliza o estudo de caso. Esta abordagem, devido a sua flexibilidade e versatilidade, é a mais adequada aos objetivos que esta pesquisa se propõe.

Segundo Richardson (1999), uma pesquisa qualitativa busca o entendimento dos significados e características situacionais apresentados pelos entrevistados, e a pesquisa quantitativa busca a produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos.

Devido a essa particularidade, o tipo desta pesquisa é qualitativo e quantitativo. Especificamente, o plano de pesquisa conduziu a um estudo exploratório, tendo em vista que não se tinha informação detalhada e precisa sobre a produção de leite de cabra no município de Cabaceiras, nem mesmo sobre os produtores, o rebanho caprino, a associação de criadores, a usina de beneficiamento de leite de cabra e do APL da caprinocultura leiteira de Cabaceiras.

A escolha do estudo de caso, como método de procedimento para pesquisas organizacionais, na presente investigação, foi em razão de que a ASCOMCAB é a única associação dos produtores de leite que beneficia o leite de cabra produzido em Cabaceiras e região para o Programa do Leite da Paraíba, estando a mesma inserida no Arranjo Produtivo Local da caprinocultura.

A pesquisa exploratória proporciona ao pesquisador uma maior familiaridade com o problema em estudo, torna um problema complexo mais explícito ou mesmo constrói hipóteses mais adequadas. A pesquisa exploratória utiliza métodos de procedimentos bastante amplos e versáteis. Os métodos empregados compreendem: levantamentos em fontes secundárias (bibliográficas, documentais, banco de dados estatísticos e outros), levantamentos de experiência, estudos de casos selecionados e observação informal.

23

Uma estrutura metodológica que suporte a execução da pesquisa foi utilizada, garantindo o rigor da práxis científica, tais como: Delineamento da Pesquisa, Universos e Planos Amostral, Coleta e Análise dos Dados, Definições de Termos e Conceitos, e Cronograma.

1.5.3 Procedimento metodológico

O procedimento metodológico foi planejado em função do objetivo geral e específico da pesquisa, de modo que a coleta de dados realizou-se com base em fontes secundárias e primárias.

Para a coleta de dados das fontes secundárias foram realizadas pesquisas em documentos, legislação, atas, livros, artigos e, principalmente, em banco de dados de institutos de pesquisas econômicas. Para a coleta de dados das fontes primárias foram realizadas entrevistas com produtores, técnicos e com o dirigente da associação pesquisada, através de aplicação de questionários, por meio de um sistema eletrônico de gravação de áudio (MP4) e de uma máquina fotográfica digital, cuja primeira indicação foi a observação do campo e dos atores em ação.

Assim, para atingir os objetivos da pesquisa foram adotados os seguintes procedimentos metodológicos: a) levantamento bibliográfico e revisão dos estudos que abordam o tema; b) visitas a região do Cariri paraibano para observação visual e anotações importantes, em particular no município de Cabaceiras/PB; c) entrevistas junto aos responsáveis pelo Projeto Novo Cariri e Programa do Leite da Paraíba; e d) aplicação de questionários junto aos produtores e à usina de beneficiamento de leite do município de Cabaceiras/PB.

Após a coleta, os dados foram tratados e relacionados com os elementos da hipótese estruturada, aproximando-se da forma sugerida por Umberto Eco: 1. posição do problema; 2. os estudos procedentes; 3. a hipótese; 4. dados que estiverem em condição de apresentar; 5. análise dos dados; 6. demonstração da hipótese e 7. conclusão (ECO, 2007).

24

1.5.4 Procedimentos de coleta, tabulação e análise de dados primários da pesquisa.

A parte empírica foi desenvolvida a partir de dados coletados e obtidos através de dois questionários, sendo um aplicado à dirigentes da usina de beneficiamento de leite de Cabaceiras, pertencente a ASCOMCAB, e o outro, aplicado aos produtores de leite de cabra (associados e fornecedores de leite da ASCOMCAB). O primeiro questionário foi estruturado com 21 questões de respostas abertas e focado aos objetivos da pesquisa. O segundo questionário foi estruturado com 23 questões, sendo que 5 questões de respostas abertas e 18 questões de múltipla escolha, para qualificar o perfil dos entrevistados, das características do rebanho caprino, da propriedade rural e da produção de leite de cabra.

A estratégia utilizada para a construção, pré-teste e validação do questionário foi fundamentada na literatura sobre métodos de pesquisa e estatística aplicada, bem como em uma visita prévia ao local da pesquisa, que ocorreu nos dias 22 e 23 de janeiro de 2010, com o propósito de conhecer melhor as peculiaridades da atividade pesquisada.

Os questionários foram aplicados junto ao gestor da usina de beneficiamento de leite de cabra de Cabaceiras, pertencente a ASCOMCAB, e aos produtores de leite de cabra, no período de 19 a 21 de julho de 2010. A entrevista com o gestor foi realizada na sede da ASCOMCAB e nas dependências da usina de beneficiamento de leite, e a entrevista com os produtores de leite de cabra foi realizada nas imediações da plataforma de recepção de leite da usina, quando do término da entrega do leite in natura.

No decorrer do trabalho empírica, as instalações da usina e algumas criações do município de Cabaceiras foram visitadas diversas vezes, bem como o curtume e as fábricas de artefatos de couro do distrito da Ribeira, a fim de obter mais informações a respeito de toda cadeia produtiva da caprinocultura local.

Posteriormente, os dados foram tratados, tabulados, analisados e interpretados com o auxílio da planilha eletrônica EXCEL, que gerou tabelas com os obtidos dos questionários, conforme se observa no item 5.

25

1.5.5 População e amostra

A população estudada foi delimitada como a dos criadores de cabra leiteira do município de Cabaceiras vinculados ao Programa do Leite da Paraíba, através do fornecimento de leite de cabra para Associação de Criadores de Cabras e Ovinos de Cabaceiras – ASCOMCAB.

O levantamento do cadastro de produtores junto à ASCOMCAB conduziu a uma população de 57 produtores de leite de cabra associados.

Da população de 57 produtores de caprinos leiteiros cadastrados da ASCOMCAB, 41 responderam ao questionário de pesquisa. Os demais produtores não foram pesquisados, tendo em vista que no período da pesquisa os mesmos não forneceram leite a usina, impossibilitando a entrevista na sede da usina de beneficiamento de leite da associação, bem como em razão do difícil acesso as suas propriedades rurais.

26

No documento Download/Open (páginas 35-41)

Documentos relacionados