• Nenhum resultado encontrado

4 A DESCRIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO INTERNA DE VERBOS

4.2 HIPÓTESES DA PESQUISA E CONSTITUIÇÃO DO CORPUS

Julgo relevante iniciar este item com a apresentação das hipóteses que serviram de resposta provisória ao problema de pesquisa Como a descrição semântico-argumentativa, mais especificamente a descrição da argumentação interna dos verbos que encabeçam os enunciados de atividades didáticas, pode contribuir para a compreensão leitora de alunos de 5ª série/6º ano do Ensino Fundamental? As hipóteses formuladas para responder a esse problema foram:

H1: A Teoria de Argumentação na Língua – em sua versão mais recente, a Teoria dos Blocos Semânticos – fornece os elementos necessários para a descrição semântico- argumentativa dos verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas; e

H2: A maior parte das respostas dos alunos não corresponde – em termos de sentido atribuído aos verbos – à argumentação interna (AI) desses mesmos verbos, o que pode evidenciar a não compreensão do enunciado do exercício.

Ao longo deste capítulo, serão analisadas essas hipóteses, sendo, então, comprovadas ou refutadas. Para tanto, o corpus de análise constituiu-se de cinco enunciados de atividades didáticas, as quais trabalham com questões específicas relativas às cinco disciplinas que adotam o livro didático nas escolas da rede pública estadual de Caxias do Sul-RS: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Destaca-se o fato de não terem sido selecionados enunciados de Língua Inglesa – que também possui livro didático adotado pelas escolas – já que o foco deste trabalho é a compreensão leitora de textos escritos em língua materna.

Para desenvolver os objetivos a que se propõe este trabalho, vali-me das descrições semântico-argumentativas que compõem os encadeamentos argumentativos, os quais constituem a significação dos verbos que encabeçam os enunciados de atividades didáticas, bem como o bloco semântico que expressa a argumentação interna e o sentido dos verbos selecionados.

Em relação à seleção dos enunciados, foram escolhidos aqueles que possuíam verbos passíveis de comprometer a compreensão do aluno e, consequentemente, a resolução da atividade. Dados os limites da pesquisa, foram trabalhados cinco enunciados, sendo um de Língua Portuguesa, um de Matemática, um de Ciências, um de Geografia e um de História. Esses enunciados pertencem a livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), adotados pela escola em que os dados foram construídos.

Depois de selecionados os enunciados, segue a descrição semântico-argumentativa dos verbos que os encabeçam, tendo em vista o sentido que cada um deles assume no enunciado em que está inserido. A descrição da argumentação interna dessa entidade linguística foi feita com base na Teoria dos Blocos Semânticos e será apresentada no próximo tópico deste capítulo.

As atividades selecionadas constituíram o instrumento de construção de dados (ANEXO A) aplicado a alunos de uma turma de 5ª série/6º ano de uma escola estadual de Caxias do Sul. A escola, onde realizei o estudo, foi eleita por ter se disposto a participar da pesquisa e, também, devido a eu estar atuando como docente durante a elaboração do projeto de pesquisa, o que facilitou o contato com a direção e a colaboração da escola.

A escolha do 6º ano do Ensino Fundamental deveu-se a diferentes motivos, dentre eles, por:

 ser um período de transição para o aluno, em que há o aumento no número de professores, cada um com sua própria forma de trabalho;

 ser uma fase inicial, ao se tratar do segundo segmento do Ensino Fundamental, em que o aluno ainda está começando um processo de aprendizagem no qual os componentes curriculares são tratados em seus aspectos mais específicos e profundos;

 a complexidade dos textos e enunciados de atividades didáticas tenderem a aumentar nesse nível de escolaridade, em função de os conteúdos previstos também tornarem-se mais complexos.

Antes de passar à descrição dos verbos e à análise das respostas dadas pelos alunos, farei um breve relato de como ocorreu a aplicação do instrumento de coleta de dados.

O instrumento foi composto por cinco atividades, uma de cada componente curricular que possui livro didático em língua materna (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História).

No dia da aplicação, cada aluno recebeu as cinco atividades escolhidas. A orientação dada a eles foi a de responderem à questão que se encontrava abaixo de cada atividade. Todas as questões tinham o mesmo objetivo: levar o aluno a dizer qual sentido determinado verbo tinha na ordem do exercício.

Todas as atividades e as respostas sugeridas pelo livro didático foram escaneadas. A opção por colocar as respostas juntamente com a atividade, residiu no fato de não serem objeto de estudo da pesquisa.

Durante a realização da atividade – escrever o sentido de determinados verbos nos enunciados selecionados –, ocorreram algumas intervenções. Primeiro, porque os alunos tinham o ímpeto de resolver a atividade mesmo depois de avisados de que as respostas estavam no material entregue a eles e, ainda, de que isso estava explícito na atividade. Segundo, porque afirmavam ser muito difícil escrever, ou não conhecer a palavra, ou, ainda, não entender o que ela “queria dizer”.

As intervenções feitas foram algo como:

1) Se vocês perguntarem: Profe, o que é “estime”? E a profe responder que “estime” é estimar, ela terá respondido a pergunta para vocês.

Ou ainda:

2) Eu estou perguntando a vocês o que é “estime”, “represente”, “organize”, “associe”, “compare”. Vocês precisam responder à minha pergunta, e eu preciso conseguir entender, pela resposta de vocês, o que cada um desses verbos significa.

A análise de algumas das respostas será realizada na sequência deste capítulo. Serão também apresentadas as atividades e as respostas dadas. Antes de passar adiante, quero salientar que as respostas dadas pelos alunos devem evidenciar a compreensão que eles tiveram do sentido dos verbos nos enunciados das atividades apresentadas.

4.3 DESCRIÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO INTERNA DOS VERBOS SELECIONADOS E

Documentos relacionados