• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA

Revolução Industrial – Texto para todas as atividades

A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo causando grandes transformações. A Revolução Industrial garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.

O nascimento da indústria causou grandes transformações na economia mundial, assim como no estilo de vida da humanidade, uma vez que acelerou a produção de mercadorias e a

exploração dos recursos da natureza. Além disso, a Revolução Industrial foi responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho.

A Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo à Inglaterra pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765. O historiador Eric Hobsbawm, inclusive, acredita que a Revolução Industrial só foi iniciada de fato na década de 1780.

O avanço tecnológico característico da Revolução Industrial permitiu um grande desenvolvimento de maquinário voltado para a produção têxtil, isto é, de roupas. Com isso, uma série de máquinas, como a “spinning Jenny”, “spinning frame”, “water frame” e a “spinning mule”, foram criadas para tecer fios. Com essas máquinas, era possível tecer uma quantidade de fios que manualmente seria necessária a utilização de várias pessoas.

Posteriormente, no começo do século XIX, o desenvolvimento tecnológico foi utilizado na criação da locomotiva e das estradas de ferro que, a partir da década de 1830, foram construídas por toda a Inglaterra. A construção das estradas de ferro contribuiu para ampliar o crescimento industrial, uma vez que diminuiu as distâncias ao tornar as viagens mais curtas e ampliou a capacidade de locomoção de mercadorias.

O desenvolvimento das estradas de ferro foi algo que aproveitou da prosperidade da indústria inglesa, uma vez que os financiadores de sua construção foram exatamente os capitalistas que prosperaram na Revolução Industrial. Isso porque a indústria inglesa não conseguia absorver todo o excedente de capital, fazendo com que os investimentos nas estradas de ferro acontecessem.

O trabalhador na Revolução Industrial

A Revolução Industrial também gerou grandes transformações no modo de produção de mercadorias. Antes do surgimento da indústria, a produção acontecia pelo modo de produção manufatureiro, isto é, um modo de produção manual que utilizava a capacidade artesanal daquele que produzia. Assim, a manufatura foi substituída pela maquinofatura.

Com a maquinofatura não era mais necessária a utilização de vários trabalhadores especializados para produzir uma mercadoria, pois uma pessoa manuseando as máquinas conseguiria fazer todo o processo sozinha. Com isso, o salário do trabalhador despencou, uma vez que não eram mais necessários funcionários com habilidades manuais.

Isso é evidenciado pela estatística trazida por Eric Hobsbawm que mostra como o salário do trabalhador inglês caiu com o surgimento da indústria. O exemplo levantado foi Bolton, cidade no oeste da Inglaterra. Lá, em 1795, um artesão ganhava 33 shillings, mas em 1815, o valor pago havia caído para 14 shillings e, entre 1829 e 1834, esse salário havia despencado para quase 6 shillings. Percebemos aqui uma queda brusca no salário e esse processo deu-se em toda a Inglaterra.

Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. Nas indústrias inglesas do período da Revolução Industrial, a jornada diária de trabalho costumava ser de até 16 horas com apenas 30 minutos de pausa para o almoço. Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros.

Não havia nenhum tipo de segurança para os trabalhadores e constantemente acidentes aconteciam. O acidente mais comum era quando os trabalhadores tinham seus dedos presos na máquina e muitos os perdiam. Os trabalhadores que se afastavam por problemas de saúde poderiam ser demitidos e não recebiam seu salário. Só eram pagos os funcionários que trabalhavam efetivamente.

Essa situação degradante fez com que os trabalhadores mobilizassem-se pouco a pouco contra seus patrões. Isso levou à criação das organizações de trabalhadores (mais conhecidas no Brasil como sindicatos) e chamadas na Inglaterra de trade union. Os trabalhadores exigiam melhorias salariais e redução na jornada de trabalho.

Dois grandes movimentos de trabalhadores surgiram dessas organizações foram o ludismo e o cartismo. O ludismo teve atuação destacada no período entre 1811 e1816 e sua estratégia consistia em invadir as fábricas e destruir as máquinas. Isso acontecia porque os adeptos do ludismo afirmavam que as máquinas estavam roubando os empregos dos homens e, portanto, deveriam ser destruídas.

O movimento cartista, por sua vez, surgiu na década de 1830 e lutava por direitos trabalhistas e políticos para a classe de trabalhadores da Inglaterra. Uma das principais exigências dos cartistas era o sufrágio universal masculino, isto é, o direito de que todos os homens pudessem votar. Os cartistas também exigiam que sua classe tivesse representatividade no Parlamento inglês.

A mobilização de trabalhadores resultou em algumas melhorias ao longo do século XIX. A pressão exercida pelos trabalhadores dava-se, principalmente, por meio de greve. Uma das melhorias mais sensíveis conquistadas pelos trabalhadores foi a redução da jornada de trabalho para 10 horas diárias, por exemplo.

A mobilização de trabalhadores enquanto classe, isto é, pobres (proletários), não foi um fenômeno que surgiu especificamente por causa da Revolução Industrial. Nas palavras de Eric Hobsbawm, o enfrentamento dos patrões pelos trabalhadores aconteceu, porque a Revolução Francesa deu-lhes confiança para isso, enquanto que “a Revolução Industrial trouxe a necessidade de mobilização permanente”

Questões do texto – Revolução Industrial 1) Como se define Revolução Industrial?

2) Cite dois motivos para levar a Inglaterra a ser a pioneira na implantação da Revolução Industrial.

3) Quais as origens da Revolução Industrial?

4) Um grande fenômeno ocorreu na Inglaterra nos primórdios da Revolução Industrial, foi o Êxodo Rural, explique esse fenômeno.

5) Como o processo de produção industrial da lã e algodão transformaram a Inglaterra em potência comercial ao longo dos sécs. XVI e XVII?

6) Como eram as condições de trabalho na Inglaterra ao longo do sec. XVIII?

7) Além da abundância de carvão mineral e ferro, a Inglaterra possuía qual elemento em larga escala para contribuir a tornar-se potência mundial?

8) Segundo os Ludistas, a quem cabia a culpa pelo desemprego observado na Inglaterra?

9) O que foi o movimento conhecido como Cartismo?

10) Como o fenômeno dos cercamentos contribuiu para o crescimento das fábricas?

GEOGRAFIA

A Regionalização do espaço mundial

O fenômeno geopolítico e de alianças comerciais provoca a Regionalização do Espaço Mundial. Aprenda agora o que são, como funcionam, e para que servem estas alianças:

Regionalizar nada mais é do que classificar para agregar grupos de países de acordo com algum critério: ricos, ou pobres, subdesenvolvidos ou desenvolvidos, nível social, línguas, culturas, posição geográfica, etc. Assim, se levarmos o critério socioeconômico podemos dividir o mundo em dois grandes grupos de Regionalização do Espaço Mundial: Países desenvolvidos e Países subdesenvolvidos.

Sumário Ocultar

Regionalização do Espaço Mundial Entenda a Geopolítica

Confira agora o conceito de Geopolítica para você entender como surgem e como são mediadas as tensões globais. O resumo é do canal do Curso Enem Gratuito. Veja com o professor Raphael Carrieri.

IDH – Índice de Desenvolmento Humano

Mas e o IDH? Vamos entender o que é o Índice de Desenvolvimento Humano – É através desse índice que podemos conhecer e entender mais a fundo como uma país se comporta, qual o nível da população em termos de qualidade de vida, taxas de natalidade, mortalidade, renda per capita e taxas de analfabetismo, expectativa de vida, poder de compra, acesso a saúde, entre outros.

Devido a esses índices temos um mundo bastante desigual, nem todos os países

apresentam taxas com elevados índices, há uma grande disparidade entre ricos e pobres. Hoje, existem no mundo pessoas que vivem com menos de US$ 1 por dia.

Portanto investimentos, garantia de políticas públicas e sociais deveriam ser promovida nesses países que mais necessitam, ao menos para garantir as populações seus direitos humanos.

Assista a esse vídeo e entenda o que é o Desenvolvimento Humano. Como medi-lo?

Quem criou? Acompanhe e tire suas dúvidas!

Antigamente, achava-se que o desenvolvimento estava relacionado somente ao crescimento econômico de um país. E hoje sabemos que era uma ideia equivocada, pois o desenvolvimento da população de um país não está trelado somente aos rendimentos.

Veja um exemplo que realça a importância das políticas públicas: Bolívia possui um PIB em torno de US$ 2500, porém seu IDH apresenta índices altos. Já a Índia, apresenta um PIB maior que o da Bolívia, e seu IDH é muito mais inferior.

Ou seja, isso denota a que poder de compra não está associado a desenvolvimento humano, é importante, porém se faltam políticas públicas é difícil sustentar o progresso relacionado ao desenvolvimento humano

.

Atividades

1) Com o final da Guerra Fria, o mundo vislumbrou o estabelecimento de uma nova Ordem Mundial, o que provocou muitas discussões e debates. Sobre essa questão, julgue as alternativas:

I. Com o fim da Bipolaridade, o mundo tornou-se multipolar, devido ao crescimento de algumas superpotências e de blocos econômicos que atualmente rivalizam com os Estados Unidos, a exemplo da União Europeia, do Japão e, mais recentemente, da China;

II. Após a Guerra Fria, o mundo tornou-se unipolar, pois, para muitos analistas, não há mais nenhuma potência capaz de fazer frente aos Estados Unidos.

III. Com o fim da União Soviética, o mundo passou a ser chamado de unimultipolar, uma vez que apenas os Estados Unidos se consolidaram como potência militar, mas no campo tecnológico e econômico, Japão, China e União Europeia também exercem papel de destaque no cenário mundial.

Sobre as afirmações acima, assinale:

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) Todas estão incorretas.

e) Todas estão corretas.

2) O mundo é atualmente dividido entre países do Norte e países do Sul. Sobre essa divisão, assinale a alternativa correta:

a) A divisão Norte-Sul não se trata de dividir o mundo em dois hemisférios, mas em ordenar a diferenciação entre os países ricos (majoritariamente localizados no Sul) e os países pobres (majoritariamente localizados no Norte).

b) O norte se caracteriza por ter um PIB (Produto Interno Bruto) superior ao dos países do Sul, entretanto, as desigualdades sociais e os índices de miséria são mais acentuados.

c) A inclusão da Austrália e da Nova Zelândia no eixo dos países do Norte é errônea, uma vez que esses países pertencem ao Hemisfério Sul.

d) A desigualdade mundial fica latente quando se observa que os países do Norte detêm 60% da riqueza mundial e apenas 26% da população total do globo terrestre.

e) A divisão Norte-Sul é imutável, não havendo possibilidades de nenhuma nação subdesenvolvida se tornar desenvolvida e vice-versa.

3) Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:

I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética;

II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países;

III. Países como a Coreia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União Soviética;

IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.

Estão corretas APENAS as proposições:

a) II e IV complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc;

verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.

(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo:

EdUSP, 2006. p.39.)

Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa correta:

a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da natureza em sua forma pura.

b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente homogênea e igualitária.

c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção pelo homem de seu próprio ambiente.

d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço das sociedades.

e) O espaço geográfico social, atualmente, resume-se à construção das cidades e moradias.

5) A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que:

a) os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas.

b) os países centrais abandonam completamente a fabricação de produtos secundários, destinando os seus esforços apenas ao setor terciário.

c) a expressão do capitalismo comercial organiza as ações produtivas para os campos dominantes da economia global.

d) a industrialização manifesta-se apenas em zonas economicamente estáveis, sendo um indicativo do avanço tecnológico regional ou nacional

6) Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não representa um elemento constitutivo ou participativo da produção do espaço econômico:

a) Urbanização b) Industrialização

c) Mecanização do campo

d) Extrativismo mineral e vegetal

e) Delimitação de Unidades de Conservação.

7) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.

a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.

b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias-primas.

c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.

d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país INGLÊS

Exceções

1. Observe que há uma exceção à regra quando a terminação – ch da palavra tem som de /k/.

Nesse caso, basta acrescentar o – s para formar o plural.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

matriarch matriarchs Matriarcas

monarch monarchs Monarcas

epoch epochs Épocas

conch conchs Conchas

patriarch patriarchs Patriarcas

stomach stomaches Estômagos

2. É importante referir que em algumas palavras terminadas em – z, para fazer o plural é preciso repetir a letra z e acrescentar – es.

Exemplos:

Singular Plural Tradução quiz quizzes Questionários

fez fezzes tipo de chapéu usado em alguns países muçulmanos Palavras terminadas em – o

Para formar o plural da maioria dos substantivos terminadas em – o, basta acrescentar – es ao final da palavra.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

echo echoes Ecos

hero heroes Heróis

potato potatoes Batatas

tomato tomatoes Tomates

Exceções

1. Quando as palavras terminadas em – o são de origem latina ou de origem grega, ou representam reduções, a formação do plural é feita acrescentando-se o – s.

Exemplos de palavras de origem latina ou grega:

Singular Plural Tradução

avocado avocados Abacates

dynamo dynamos Dínamos

eskimo eskimo Esquimós

libretto librettos Libretos

magneto magnetos Magnetos

commando commandos Comandos

guetto guettos Guetos

soprano sopranos Sopranos

studio studio Estúdio

video video Vídeo

solo solos Solos

portfolio portfolios Portfólios

Exemplos de reduções:

Palavra original Redução no singular Redução no plural Tradução

automobile auto autos Automóveis

violoncello cello cellos Violoncelos

kilogram kilo kilos Quilos

logogram/logotype logo logos Logos

pianoforte piano pianos Pianos

professional pro pros profissionais

photograph photo photos Fotografias

2. Algumas palavras terminadas em – o possuem duas formas de plural; em uma acrescenta-se – es e na outra, acrescenta-se apenas o – s. Os plurais com terminação – es são mais comuns.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

flamingo flamingos ou flamingoes Flamingos

mango mangos ou mangoes Mangas

mosquito mosquitos ou mosquitoes Mosquitos

tornado tornados ou tornadoes Tornados

3. No caso de palavras que terminam com – oo, o plural também é feito acrescentando-se o – s.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

bamboo bamboos Bambus

zoo zoos Zoos

cuckoo cuckoos Cucos

Palavras terminadas em – y precedido de consoante

Quando a palavra termina – y e antes dele está uma consoante, o – y é retirado e, no lugar dele, acrescenta-se –ies.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

baby babies Bebês

supply supplies Suprimentos

fly flies Moscas

ally allies Aliados

fry fries Fritadas

Palavras terminadas em – y precedido de vogal

Quando a palavra termina – y e antes dele está uma vogal, basta acrescentar o – s no final da palavra.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

boy boys Meninos

key keys Chaves

Singular Plural Tradução

monkey monkeys Macacos

day days Dias

play plays peças de teatro

Exercícios

1)The word that DOESN’T have an irregular plural form like tooth – teeth is:

a) ox.

b) foot.

c) cloth.

d) goose.

e) mouse.

2. KNIVES is the plural of KNIFE. Which of the words below DOES NOT form its plural in the same way?

a) Wife.

b) Life.

c) Leaf.

d) Chief.

e) Half.

3. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

Boys have big _____ and girls have small _____.

a) foots – ones b) feet – ones c) feet – one d) feets – ones e) foot – one

4) Dê o plural dos substantivos a seguir:

1. potato 2. wife 3. hero

4. Wolf 5. life 6. shelf

7. volcano 8. video 9. thief

10. loaf 11. tomato 12. half Palavras terminadas em – f ou – fe

A formação do plural, neste caso, ocorre com a troca do – f para o – v e o acréscimo do – es.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

leaf leaves folhas (planta)

life lives vidas

self selves egos

thief thieves ladrões

scarf scarves cachecóis

calf calves bezerros

knife knives facas

loaf loaves pão

shelf shelves prateleiras

wolf wolves lobos

Veja também: Gramática da língua inglesa Exceções

As palavras abaixo constituem exceções à regra e têm o seu plural formado através do acréscimo do – s.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

cliff cliffs penhasco

roof roofs telhados

belief beliefs crenças

chief chiefs chefes

Substantivos plurais irregulares

No caso de alguns substantivos, a formação do plural não segue a regra do acréscimo de – s. Por vezes, a formação desses plurais dá-se por meio de uma troca vogais, outras vezes por meio de uma palavra própria.

Esses casos são designados de plurais irregulares.

Sequência vocálica – oo no meio da palavra

Para formar o plural de algumas palavras, a sequência vocálica – oo que ocorre no meio da palavra deve ser substituída pela sequência vocálica – ee

Exemplos:

Singular Plural Tradução

goose geese gansos

tooth teeth dentes

foot feet pés

Palavras que terminam em – man

Para formar o plural das palavras terminadas – man, basta substituir – man por – men.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

woman women mulheres

man men homens

policeman policemen policiais

Veja também: Some e any

Palavras com singular e plural iguais

No caso de alguns substantivos, uma mesma palavra é utilizada para designar o plural e o singular.

Exemplos:

Singular Plural Tradução

fish fish peixes

deer deer veados

shrimp shrimp camarões

sheep sheep ovelhas

offspring offspring filhos; filhotes

series series séries

species species espécies

means means meios

grapefruit grapefruit toranjas

aircraft aircraft aeronaves

glasses glasses óculos

1). Match the columns below so that the words in the second column fit the sentences provided in the first one: Corresponda as colunas abaixo para que as palavras na segunda coluna se

encaixam nas frases fornecidas na primeira.

1.Tom and Mary love their __________.

2. Put the oranges inside those __________.

3. I can’t walk. My __________ are aching a lot.

4. The __________ are flying south.

5. The cat is hunting the __________.

6. When Jane fell over, she broke two of her __________.

( ) feet ( ) teeth ( ) children ( ) geese ( ) mice ( ) boxes

2) Singular or plural? Underline the plural noun in the sentence. (Sublinhe os substântivos de cada frases. OBS: Quando tiver.

a) I saw a big cat. b) She´ll buy three tickets.

c) Is is the olderst tree in the park.

d) Two butterflies are on the flower.

e) There are six fish in the tank.

f) Alan borrowed ten books from the library.

3) Circle the word that best completes the sentence.

a) The music store sold several ________.

a) The music store sold several ________.

Documentos relacionados