• Nenhum resultado encontrado

Identificação de Programas de Televisão: MyTV (Guia de Programas)

Processo de Indexação

7 Casos de Estudo com Base na Metodologia Proposta

7.2 Identificação de Programas de Televisão: MyTV (Guia de Programas)

7.2.1 Motivação

Com a quantidade de canais disponíveis é frequente perderam-se programas interessantes por desconhecimento de horários ou mesmo da sua existência. O referido sistema permite alertar os utilizadores para a existência e para o horário de programas que eventualmente lhes interesse.

7.2.2 Objectivo

O objectivo do MyTv (Guia de Programas) foi criar um sistema personalizado de notificação de programas de televisão da TvCabo <www.tvcabo.pt>, a utilizadores

registados. O perfil é constituído a partir da lista de programas disponíveis ou então por temas identificados de uma lista disponível no endereço da TvCabo. A Figura 7.6 ilustra o diagrama de pacotes das vistas propostas para o modelo conceptual do sistema MyTv (Guia de Programas), bem como o objectivo da sua criação.

Figura 7.6: Sistema MyTV (Guia de Programas).

« IR -S y ste m »

M yTv G u ia d e P ro g ra m a s

+ V i sta C a so sU ti l i z a ç ã o + V i sta In fo rm a ç ã o + V i sta P ro ce sso s

O b j e cti v o : C ri a r u m si ste m a p e rso n a l i z a d o d e re c o m e n d a ç ã o d e p ro g ra m a s d e te l e vi sã o .

7.2.3 Vista de casos de utilização

Os IR-Actor do sistema MyTv (Guia de Programas), ilustrados na Figura 7.7 são: O Telespectador (IR-Utilizador) define o perfil de uma das seguintes formas: (1)

introdução livre de termos; (2) navegação no espaço classificado; (3) escolha da comunidade com que mais se identifica. Pode ainda introduzir um perfil negativo no qual define assuntos em que não está interessado em receber informação. O utilizador recebe por correio electrónico de acordo com a periodicidade pré- definida, a informação desejada. Pode ainda dar retroacção aos resultados recebidos bem como alterar o seu perfil. Pode ainda avaliar os programas a que assistiu, numa escala de 1 a 5.

A TvCabo (IR-Autoridade), é responsável por validar as comunidades

identificadas pelo sistema e ao mesmo tempo é responsável pelo sistema de classificação (criação e manutenção).

Te le s p e c ta d o r D e fin e o P e rfil In tro d u z o s Te rm o s E s c o lh e a s C a te g o ria s e Te rm o s n u m E s p a ç o C la s s ific a d o E s c o lh a d e u m a C o m u n id a d e R e c e b e R e c o m e n d a ç õ e s d o S is te m a E s c o lh e a P a s s w o rd TV C a b o V a lid a ç ã o d a C o m u n id a d e d e U tiliz a d o re s F a z R e tro a c ç ã o s o b re o s R e s u lta d o s C r ia e g e re S is te m a C la s s ific a ç ã o TV C a b o E s c o lh e P e rfil N e g a tiv o d o U tiliza d o r A v a lia o s P ro g ra m a s V is to s « e x te n d » « e xte n d » « e xte n d » « e x te n d »

Figura 7.7: Vista de casos de utilização do sistema MyTv (Guia de Programas).

7.2.4 Vista de Informação

A informação do MyTv (Guia de Programas) é composta pela colecção de programas, pelo sistema de classificação, pelo perfil do utilizador, pelas comunidades identificadas e pelos resultados obtidos. A Figura 7.8 mostra os atributos da informação e o

respectivo fluxo.

A Colecção é criada através do robot Larbin, o qual foi configurado para ir ao endereço da TVCabo <www.tvcabo.pt>, (Agosto 2004), retirar os conteúdos programáticos dos diferentes canais.

O Sistema de Classificação da TV foi definido com base na classe abstracta tendo sido criados dois níveis:

− Desporto (nível 0): SportTv; EuroSport; Extreme Sports (nível 1).

− Filmes (nível 0): Lusomundo Gallery, Premium, Action, Hollywood, IPPV1 (estreias 1), IPPV2 (estreias 2), IPPV3, IPPV4 (nível 1).

− Notícias (nível 0): Euronews, Sic Notícias, CNN, Sky News (nível 1).

− Cultura (nível 0): National Geographic, Historia, Canal Saúde, People+Arts, Odisseia, Tv medicina (nível 1).

− Música (nível 0): Sol, NTV (nível 1). − Adulto (nível 0): Playboy, SexHot (nível 1).

− Criança (nível 0): Panda, Disney, Cartoon (nível 1). − Genéricos (nível 0): RTP1, TVI, Canal 2, SIC (nível 1).

O Perfil do Utilizador Tv tem como atributos o endereço de correio electrónico, a palavra-chave e a periodicidade (se esta for definida com o valor 0, sempre que haja um evento o utilizador recebe uma notificação). O perfil é construído por um conjunto de termos (identificadores dos programas desejados) e pela classificação dos programas vistos numa escala de 1 a 5, correspondente ao grau de interesse e qualidade (pessoais do utilizador).

As Comunidades identificaram grupos de utilizadores com interesses comuns o que é novamente um tema importante a explorar, quer para os produtores de informação quer para o funcionamento do sistema, permitindo a interacção dos utilizadores entre si. No entanto as comunidades criadas são incompletas devido à falta de utilizadores do sistema. As comunidades podem ser identificadas por dois processos distintos: (1) semelhança entre os programas (produto interno dos vectores do perfil); (2) função da correlação entre as avaliações feitas pelos utilizadores aos programas (Ferreira, 2001).

Resultados (Programas Recomendados), este sistema funcionou em modo fechado

com a simulação de utilizadores fictícios. O sistema teve dificuldade em classificar novos programas em canais genéricos. A identificação dos filmes falhou muitas vezes uma vez que a base de dados dos filmes não estava completa ou, ainda devido a

traduções incorrectas dos títulos originais. A identificação de programas de desporto foi feita com base nos termos existentes nas comunidades criadas e falhou devido à falta de utilizadores do sistema, originando comunidades pequenas e com poucos termos. Os resultados são apresentados na forma: programa, data e hora.

Figura 7.8: Vista de Informação para o sistema MyTV (Guia de Programas).

Vista de Processos

Os principais processos do sistema, encontram-se descritos na Figura 7.9, sendo o principal desafio desta aplicação a identificação de temas nos canais genéricos e a pesquisa em diferentes línguas (e.g., Português, Inglês). O MyTV usa os módulos comuns de um sistema de filtragem de informação integrando ainda o pacote Tradutor (novo pacote).

Este tradutor, Wordtrans <wordtrans.sourceforge.net>, efectua a tradução das

perguntas no entanto apresenta as limitações habituais (i.e., a associação ao contexto não é feita). Foi implementada a tradução em 5 línguas: Alemão, Francês, Italiano, Espanhol e Português. Quando a palavra não é encontrada no dicionário é deixada na sua forma original. Nesta fase o tradutor tem de receber como input a língua inicial e a língua a traduzir (por defeito Português). Numa fase posterior pretendemos construir um processo para detectar automaticamente a língua.

« IR -U se rP ro fi l e » P e rfilU tiliz a d o rTV - n o m e : S tri n g - ra te : M a tri x - c a te g o ri a [*]: S tri n g - c o m m u n i d a d e : S tri n g - e m a i l : S tri n g - p a ssw o rd : S tri n g - p e ri o d i c i d a d e : In t « IR -C o l l e c ti o n » P ro g ra m a s TV - d a ta : D a te - n o m e : S tri n g - c a te g o ri a : S tri n g - c a n a l : In t « IR -C l a ssi fi e d S yste m » S is te m a C la s s ific a ç ã o TV - d e sp o rto : S tri n g - fi l m e s: S tri n g - n o ti c i a s: S tri n g - c u l tu ra : S tri n g - m ú si c a : S tri n g - a d u l to : S tri n g - c ri a n ç a : S tri n g - g e n é ri c o : S tri n g « IR -C o m u n i ty» C o m u n id a d e TV - ra te : M a tri x - ca te g o ri a [*]: M a tri x « IR -S y ste m » M yTv G u ia « IR -R e su l t» P ro g ra m a s R e c o m e n d a d o s « IR -In d e x » Ín d ic e P ro g ra m a s TV - d a ta : D a te - n o m e : S tri n g - ca te g o ri a : S tri n g - ca n a l : In t + i n p u t ín d i c e re su l ta d o + o u tp u t c o m u n i d a d e + o u tp u t te rm o + c a te g o ri a + i n p u t p ro c e sso i n d e x a ç ã o a v a l i a çã o p ro g ra m a p e l o u ti l i z a d o r + i n p u t + i n p u t p e rfi l > u sa > + i n p u t

Figura 7.9: Vista de processos do sistema MyTV (Guia de Programas).