• Nenhum resultado encontrado

Engenheiro de Requisitos

5.4 Sistemas Padrão de IR

5.4.3 Sistema de Filtragem de Informação

Motivação e Objectivo

O sistema de filtragem tem como objectivo encaminhar de uma forma periódica informação relevante disponível na Web. Trabalha com interesses de informação estáveis dos utilizadores (perfil) e documentos (representativos). O modelo de comparação usado é o vectorial no qual a tradicional pergunta é substituída pelo perfil. Os resultados apresentados serão os que estão acima de um determinado nível menos os obtidos pelo perfil negativo. Um número máximo de mensagens é previamente definido.

Figura 5.18: Vistas para caracterizar o Sistema de Catalogação de Informação.

Vista de Casos de Utilização

O sistema de filtragem é responsável pela detecção e execução dos seguintes eventos « IR -S y ste m »

S is te m a d e C a ta lo g a ç ã o d e In fo rm a ç ã o + IR -In fo rm a ti o n V i e w

+ IR -P ro c e ssV i e w + IR -U se C a se V i e w

(enviados para o IR-Utilizador):

− Notificação da chegada de novos documentos relevantes.

− Notificação de mudanças nos documentos guardados: Sempre que uma nova versão do documento é submetida aos utilizadores que consultaram a versão anterior ou cujo Perfil Utilizador se enquadre com o novo representativo do documento recebem a respectiva informação.

− Notificação de novos utilizadores na comunidade: Sempre que um utilizador se regista, os utilizadores que têm perfis similares, serão informados da existência deste novo utilizador.

− Notificação sobre mudança dos perfis dos utilizadores: Sempre que se verificar uma mudança, os utilizadores com perfis similares ao novo serão informados.

Figura 5.19: Casos de utilização de um sistema de filtragem.

Os actores (IR-Actor) de um sistema de filtragem são os seguintes (ilustrado na Figura 5.19):

O Utilizador (IR-User) define perfil utilizador, recebe as notificações do sistema (descritas no paragrafo anterior) e dá retroacção às notificações recebidas.

O Autor (IR-Producer) é o autor que produz os documentos, os quais são encaminhados pelo sistema para os consumidores (e.g. utilizadores interessados nesse tipo de informação).

A Autoridade (IR-Authority) é responsável por criar, implementar e manter os diferentes sistemas de classificação disponíveis. Valida ou altera sempre que necessário às comunidades de utilizadores identificados pelo sistema.

U tiliz a d o r D e fin e P e rfil U tiliz a d o r In tro d u z te rm o s E s c o lh e C a te g o ria s \Te rm o s n u m E s p a ç o C la s s ific a d o E s c o lh e C o m u n id a d e R e c e b e lis ta d o c u m e n to o rd e n a d o s p o r m e d id a d e re le v â n c ia A u to rid a d e C ria E s p a ç o C o n h e c im e n to G e re E s p a ç o C o n h e c im e n to V a lid a d e C o m u n id a d e U tiliz a d o re s A u to r P ro d u z D o c u m e n to R e tro a ç ã o R e s u lta d o s N o tific a d o d e a lte ra ç õ e s e m d o c id e n tific a d o s c o m re le v â n te s N o tific a d a c ria ç ã o d e n o v a s c o m u n id a d e s N o tific a d e n o v o s u tiliz a d o re s n a c o m u n id a d e « e x te n d » « e x te n d » « e x te n d »

Vista de Informação

Figura 5.20: Vista de Informação de um sistema de filtragem.

A informação necessária para o sistema de filtragem encontra-se definida na Figura 5.20, sendo composta pela: (1) colecção de documentos; (2) sistema de classificação; (3) resultados; (4) perfil, o qual é construído da mesma forma que a pergunta e dado o seu carácter estável ao longo do tempo, permite usar melhor os mecanismos de retroacção do utilizador aos resultados que lhe foram fornecidos. Isto permite que os termos do perfil venham afectados por pesos. Para além dos sistema de classificação, os utilizadores têm também disponível o conjunto de comunidades existentes e a possibilidade de escolher o perfil central da comunidade com que mais se identificam. O perfil negativo é criado e mantido da mesma forma que o perfil chamado positivo, evitando assim o utilizador receber informação sobre temas dos quais não está definitivamente interessado. A mudança de interesses do utilizador resolve-se permitindo o acesso ao perfil, sendo possível ao utilizador apagar e acrescentar termos que achar necessário.

O estabelecimento de comunidades é outro grande desafio, sendo este um conceito bastante importante ao qual se podem atribuir várias aplicações: escolha de um perfil, informação valiosa para criadores e distribuidores de informação, difusão de informação a comunidades tipo identificadas. O sistema de comparação vectorial, vai efectuar a comparação dos perfis uns com os outros. As semelhanças entre perfis serão tratadas, inicialmente, com base numa função distância e avaliadas posteriormente com base na experiência e na singularidade dos assuntos tratados. Dada a complexidade estas comunidades estabelecidas só ficaram efectivas após a decisão duma autoridade

« IR -C o l l e c ti o n » C o le c ç ã o « IR -In d e x » Ín d ic e « IR -S y ste m » S is te m a F iltr a g e m In fo r m a ç ã o « IR -U se rP ro fi l e » P e r filU tiliz a d o r « IR -C l a ssi fi e d S y ste m » S is te m a C la s s ific a ç ã o « IR -C o m u n i ty » C o m u n id a d e « IR -R e su l t» R e c o m e n d a ç ã o n e c e ssi d a d e i n fo rm a ç ã o + i n p u t + i n p u t + p e rfi l c o m u n i d a d e + i n p u t p e rfi l u ti l i z a d o r + te rm [* ] c o m u n i d a d e i d e n ti fi c a d a + o u tp u t d o c u m e n to re l e v a n te + o u tp u t ín d i c e + i n p u t p ro c e sso i n d e x a ç ã o + i n p u t

Humana. A Comunidade é identificada pelo perfil central da comunidade. Os restantes objectos já foram descritos no sistema de pesquisa.

Vista de Processos « IR -S y ste m » S is te m a F iltra g e m In fo rm a ç ã o « IR -A l g o ri th m » M e d id a C o -s e n o + F 2 .1 3 () « IR -A l g o ri th m » C o rre la ç ã o + F 2 .3 5 () « IR -R e su l ts» R e c o m e n d a ç ã o « P ro c e sso » G e s tã o E v e n to - p e ri o d i c i d a d e : In t « IR -In d e x P ro c e ss» P ro c e s s o In d e x a ç ã o + c o n v e rso rfo rm a to () + re m o v e rsto p l i stw o rd () + ra d i c a l i z a ç ã o () + e sta tísti c a () + i d e n ti fi c a d o rc a m p o () + i n p u t ín d i c e tri g g e r + i n p u t + o u tp u t i n fo rm a ç ã o re l e v a n te 0 ..1 0 ..1

Figura 5.21: Vista de processos de um sistema de filtragem.

Os processos de filtragem encontram-se definidos na Figura 5.21 e descritos na Secção 2.9.

5.5 Conclusão

Neste capítulo identificou-se a metodologia para criação e concepção de sistema de IR, de forma a contribuir para a melhoria do processo de desenvolvimento, tendo em conta a realidade da IR, os princípios de abstracção e da decomposição hierárquica, face à complexidade do problema. Esta metodologia encontra-se orientada para o desenvolvimento automático ou ‘quase’ automático dos sistemas, no entanto, no presente trabalho, foi explorada e testada até a fase do desenho conceptual. Esta abordagem de construção de software é designada por “desenvolvimento de sistemas baseado em modelos” e acreditamos que desta vez seja possível concretizar o sonho tendo em conta o estado de maior maturidade da engenharia e das respectivas tecnologias, em particular do UML, do XML e suas linguagens, e das boas práticas de padrões e de arquitecturas de software que têm vindo a emergir. Esta abordagem tem vindo a ser discutida e promovida pela OMG, no contexto do grupo de trabalho do MDA, tendo vindo a ser analisada e suportada progressivamente pelas principais empresas da indústria. Neste mesmo capítulo, formam identificados os modelos conceptuais dos principais sistemas de IR. Nos capítulos seguintes iremos mostrar exemplos da aplicação da metodologia numa plataforma de teste e em diversos sistemas de IR.

Capítulo 6