• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

3.2 IDENTIFICAÇÃO DOS SUJEITOS DESISTENTES

Entre os sujeitos desistentes da prática de exercícios em academia a faixa etária é de 18 a 41 anos sendo em sua maioria mulheres. No total seis sujeitos participaram do questionário (anexo 3), dois quais são 5 mulheres e 1 homem. Destes sujeitos, dois são empregados de empresa privada, um é empresário, um é bancário, um é estudante e o outro não identificou-se.

As modalidades praticadas pelos sujeitos foram a musculação e circuit

training, sendo que em sua maioria eram praticantes da musculação. A maioria

destes costumava frequentar a academia no período da noite, com frequência semanal de 3 vezes por semana. Demonstrando que os indivíduos desistentes atendiam à recomendação mínima semanal de atividade física de “3 vezes na semana”.

Quando questionados sobre qual fator os levou a desistir da academia o mais apontado foi a falta de tempo e de motivação própria. Outros fatores como problemas financeiros, orientação médica e o clima também foram apontados, porém em menor número.

Resultados semelhantes foram encontrados em vários estudos, tendo a falta de tempo como fator determinante para a desistência da prática, seguido de outros fatores como a falta de automotivação, problemas financeiros, o clima, a improbabilidade de atingir os objetivos e a distância do local da prática (PERES, 2010; SANTOS e KNIJNIK, 2006; MORALES, 2002; LAURENZANO e LOCH, 2012; LOPES e CHIAPETA, 2010).

Santos e Knijnik (2006) destacam que a falta de tempo normalmente está relacionada à jornada excessiva de trabalho, tempo para obrigações familiares e dificuldades na administração do tempo. As pessoas frequentemente citam restrições de tempo para não se exercitar, mas tais restrições são mais percebidas do que reais e frequentemente revelam as prioridades de uma pessoa”. (WEINBERG e GOULD, 2001, p.398)

Na questão sobre o que a prática regular de exercícios físicos proporcionou aos sujeitos, o principal apontamento foi a melhoria do condicionamento físico e a melhora da estética corporal , seguido de bem-estar e tranquilidade , alívio das tensões, resistência ao cansaço e autoconfiança. Os indivíduos afirmaram ter havido

benefícios em relação à prática, porém o reconhecimento de tais benefícios não foi o suficiente para a adesão à mesma.

Os dois fatores que favoreceram a desistência destes sujeitos foram: falta de tempo e estudos (sujeito G); falta de vontade e preguiça (sujeito H); dores e orientação médica (sujeito I); falta de tempo e mudança na rotina de trabalho (sujeito J); falta de vontade de fazer exercícios e tensão diária (sujeito K) e motivação e falta de tempo (sujeito L).

Segundo Weinberg e Gould (2001, p.84) “a maneira como a pessoa explica ou atribui seu desempenho afeta suas expectativas e reações emocionais, que, por sua vez, influenciam a futura motivação para a realização.” Os estudiosos acima citados explicam que os instrutores podem influenciar positivamente no sucesso de um programa de treinamento, dando feedback e elogios, ajudando a estabelecer metas flexíveis e demonstrando preocupação por segurança e conforto psicológico ao praticante, para que os benefícios sejam alcançados e mantidos através da adesão.

Pode-se perceber que o papel do Profissional de Educação Física é muito importante neste contexto, pois segundo Martins (2008), ele deve estar capacitado a montar um treino eficaz, que seja, ao mesmo tempo que é compacto, eficiente e atrativo, proporcione bons resultados e prazer durante a prática de exercícios físicos, impedindo, assim, que aluno abandone o programa.

Com base nos apontamentos expostos até então, se consegue perceber que os fatores de aderência à prática de exercícios estavam relacionados às expectativas e aos motivos iniciais que levaram os indivíduos a procurar a atividade, sendo que os objetivos que levaram os sujeitos a procurar por uma academia foram: qualidade de vida, bem estar, estética, saúde e aptidão física. Já os motivos que levaram os sujeitos a desistirem da atividade proposta estava ligado principalmente à falta de tempo e à falta de motivação para a prática. Diante de tais resultados, é necessário que os profissionais de educação física busquem cada vez mais conhecer e identificar cada aluno individualmente, levando em conta as expectativas de cada aluno/cliente, proporcionando, assim, uma maior eficiência no trabalho oferecido nas academias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista os objetivos iniciais desta pesquisa, conseguimos encontrar os principais motivos que levaram alguns sujeitos a aderir ou a desistir da prática de exercício físico em uma academia.

Em suma, os principais motivos elencados como fatores que levaram a aderência foram: objetivos claros em relação à prática, profissionais competentes, condicionamento físico, prevenção da saúde, qualidade de vida, estética, determinação, motivação pessoal, gosto pelos exercícios, alívio nas tensões e melhora da saúde. Tais resultados refletem o conhecimento e a preocupação dos sujeitos em relação ao estilo de vida de cada um.

Em outra estância, os principais motivos que levaram os sujeitos a desistirem da prática regular estavam atrelados principalmente à falta de tempo e à falta de motivação. Os fatores que favoreceram a desistência, citados pelos sujeitos foram: falta de tempo, falta de motivação, falta de vontade, preguiça, dores e orientação médica.

Um ponto interessante do estudo foi a diferença de frequência semanal de aula dos indivíduos aderentes e dos desistentes. Enquanto que os alunos/clientes aderentes tiveram frequência semanal de aula de 5 vezes na semana, os sujeitos desistentes tiveram frequência semanal de 3 vezes na semana. Apontando para que o comprometimento com a prática possa estar relacionado com a frequência semanal de aula, vemos que os indivíduos que praticam mais de 3 vezes na semana podem ter mais chances de aderir à atividade de forma permanente.

Tendo em vista os resultados obtidos, percebe-se a necessidade de novos estudos nesta área, buscando conhecer os reais motivos que levam os indivíduos a aderir à prática regular de exercícios em academias e não somente o seu egresso temporário. Pois a melhora da qualidade de vida dos sujeitos depende da sua prática ser regular, do exercício físico estar inserido no cotidiano destes indivíduos.

Sugere-se também que sejam idealizados estudos mais aprofundados sobre a ligação da frequência semanal de aula com o grau de aderência a programas de exercícios físicos, a fim de verificar a interdependência entre os mesmos. Os diversos fatores encontrados devem ser avaliados pelos profissionais e empresários da área para melhor atender e consolidar a aderência à prática de exercício físico em academias.

REFERÊNCIAS

ALVES, Eduardo Endres. Motivos de adesão à prática de atividade física em

uma academia de ginástica e musculação na cidade de Novo Hamburgo – RS.

(2010) Trabalho de Conclusão do Curso, Professor Orientador: João Carlos Jaccottet Piccoli, P h. D. Novo Hamburgo, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2010.

AMORIM, Diogo Perito. Motivação à prática de musculação por adultos jovens

do sexo masculino na faixa etária de 18 a 30 anos. Trabalho de Conclusão de

Curso, Professor Orientador: Dr. Carlos Adelar Abaide Balbinotti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

ARAÚJO, Ana Carolina. Aderência e permanência de praticantes de exercício

físico em academias de Irati, PR. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, Nº 156,

maio de 2011.

ARAÚJO, Alessandra Santana et al. Fatores motivacionais que levam as pessoas

a procurarem por academias para a prática de exercício físico. Revista Digital,

Buenos Aires, Ano 12 N° 115, dezembro de 2007.

BALBINOTTI, M. A.A.; CAPOZZOLI, C.J. Motivação à prática regular de atividade

física: um estudo exploratório com praticantes em academias de ginástica.

Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, 2008.

BRAGA, R. K; DALKE, R. Motivos de adesão e permanência de praticantes de

musculação da Academia Ativa Fitness. Um estudo de caso. Revista Digital

Buenos Aires, Ano 13, n.130, março 2009.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Brasil é o 2º país do mundo em

número de academias de ginástica. 2011. Disponível em:

http://www.confef.org.br/extra/clipping/view.asp?id=4

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Envelhecimento, promoção da saúde e

exercício físico: bases teóricas e metodológicas. Barueri, SP: Manole, 2008.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4° edição. São Paulo: Atlas, 2002. GUISELINI, Mauro. Aptidão física, saúde e bem-estar: fundamentos teóricos e

exercícios práticos. São Paulo: Phorte, 2004.

KLAIN, Ingi Petitemberte. Determinantes de aderência, manutenção e

desistência de um programa de treinamento personalizado. Dissertação de

mestrado em actividades de academia e prescrição do exercício. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real – 2010.

LAURENZANO, M. J.; LOCH, M. R. Motivos referidos para o abandono de

programas de exercício físico ofertados por academias privadas de Presidente Prudente, São Paulo. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Arquivos de

Ciência do Esporte. São Paulo, março de 2012. Disponível em: http://www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/244

LIZ, Carla Maria de. Motivação para a prática de musculação de aderentes e

desistentes de academias. Dissertação de mestrado, Orientador: Alexandre

Andrade, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, 2011. Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.

LOPES, Virgínia Maria Bicalho da Silva; CHIAPETA, Silvia Maria Saraiva Valente.

Motivos de adesão e manutenção da prática de atividades físicas regulares em academias de ginástica da cidade de Ubá, MG. Revista Digital - Buenos Aires

Año 15 Nº 143 – abril, 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Técnicas de Pesquisa: Planejamento

e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 1° Ed. São Paulo: Atlas, 1982.

MARTINS, Melissa Cristiane. O papel dos professores de educação física na

permanência dos alunos em uma academia da cidade de São Leopoldo.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Educação Física. Orientadora: Profª Dra. Aline Nogueira Haas, Porto Alegre, 2008.

MORALES, Pedro J. C. Iniciação, aderência e abandono nos programas de

exercícios físicos oferecidos por academias de ginástica na região de Joinville.

Dissertação apresentada à Coordenadoria de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, como Requisito Parcial a Obtenção do Título de Mestre em Educação Física. Florianópolis, SC, 2002.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida:

Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 3. ed. - Londrina: Ed.

Midiograf, 2003.

NAHAS, Markus Vinicius. Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida:

Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. - Londrina: Ed.

Midiograf, 2006.

NIEMAN, David c. DrPH. Exercício e Saúde: Como se prevenir de doenças

usando o exercício como seu medicamento. Tradução Dr. Marcos Ikeda, 1°

edição brasileira, São Paulo: ed. Manole, 1999.

PÉRES, Ramon Luís. Fatores de aderência a programas de exercício físico

em academias de São José/SC. Monografia, Professor Orientador: Ms. Mario Luiz

Couto Barroso. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, junho/2010. ROCHA, Kenia Ferreira. Motivos de adesão à prática de ginástica de academia. Revista Motricidade, vol. 4, n. 3, p. 12-17, 2008.

ROJAS, Paola Neiza Camacho. Aderência aos programas de exercícios físicos

Em academias de ginástica na cidade de Curitiba – PR. Dissertação de Mestrado

Apresentada ao Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina como Requisito para Obtenção do Título de Mestre em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Markus V. Nahas, Florianópolis, SC fevereiro, 2003.

SABA, Fabio. Aderência À Prática do Exercício Físico em Academias. São Paulo: Ed. Manole, 2001.

_______________, 2008.

SABA, Fabio. Mexa-se: Atividade Física, Saúde e Bem-estar. São Paulo: Takano Editora, 2003.

Santos , Ana Lúcia Padrão dos. A relação entre atividade física e a qualidade de

vida. Tese apresentada à Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de

São Paulo, como requisito parcial para obtenção do grau de Doutora em Educação Física. São Paulo, 2009

SANTOS, S.C. e KNIJNIK, J. D. Motivos de adesão à prática de atividade física

na vida adulta intermediária I. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte.

Barueri-SP, ano 5, v.5(1), n.1, p. 23-34, 2006.

SANTOS, D. R. dos; PAULA R. M. de; FIOCO, E. M. Programas de treinamento de

musculação em academias da cidade de Pouso Alegre (MG) – Fatores

determinantes da aderência. Saúde, Batatais, v. 1, n. 1, p. 89-102, junho, 2012.

SIQUEIRA, Fernando. O Foco Direcionado em Atividades Desenvolvidas nas

Academias de Araguaína. Web artigos.com – Publicação de artigos e monografias,

publicado em 30 de janeiro de 2009. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-foco-direcionado-em-atividades-desenvolvidas- nas-academias-de-araguaina/13931/

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; Métodos de pesquisa em atividade física. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

TOSCANO, J. J. Academias de ginástica: um serviço de saúde latente. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 9, n. 1, p. 40-42, 2001. ISSN 0103- 1716.

WEINBERG, Robert S. e GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte

e do Exercício. Tradução Maria Cristina Monteiro. – 2. ed. - Porto Alegre: Ed.

Artmed, 2001.

WORLD HEALTH ORGANIZATION, Conferência Internacional de Saúde, New York, 19-22 junho de 1946, assinado em 22 de julho de 1946 pelos representantes de 61 Estados (Registros Oficiais da Organização Mundial de Saúde, no 2. , p. 100) e entrou em vigor em 7 de abril de 1948. Disponível em: http://www.who.int/about/definition/en/print.html

ANEXO A

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE

RESOLUÇÃO Nº 196, de 10 de outubro de 1996

O Plenário do Conselho Nacional de Saúde em sua Quinquagésima Nona Reunião Ordinária, realizada nos dias 09 e 10 de outubro de 1996, no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, e pela Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, RESOLVE:

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

Prezado Senhor (a):

Estou desenvolvendo uma pesquisa denominada Motivos que Levam à Aderência e a Desistência da Prática Regular de Exercício Físico em Academia. Este trabalho é parte dos estudos de Conclusão de Curso de Graduação de Bacharel em Educação Física da Universidade de Regional do Noroeste do Estado do RS – UNIJUÍ – Ijuí, sob orientação da Profª Ms.Stela Maris Stefanello Stefanello. Tem como objetivo geral Investigar os principais motivos de adesão e desistência à prática de exercícios físicos em uma academia de ginástica e musculação na cidade de Crissiumal, RS. E os objetivos específicos serão: Investigar os fatores que levam a desistência ou aderência dos participantes do estudo entre as diferentes modalidades de atividades físicas praticadas na academia bem como constatar possibilidades de intervenção na melhora da retenção de beneficiados. Sendo assim, estou convidando você para participar deste trabalho, através do questionário, na qual você responderá questões sobre a sua adesão e desistência a prática de exercícios físicos, os motivos que o(a) levaram a escolher os exercícios e o local de sua prática, sobre os motivos que o(a) levaram a desistir e também referente aos benefícios percebidos com a prática.

O questionário será analisado mediante as informações que você forneceu. O seu anonimato está assegurado e suas informações/relatos serão tratadas com sigilo absoluto, podendo você ter acesso a elas e realizar qualquer modificação no seu conteúdo, se julgar necessário. Você tem liberdade para recusar participar da pesquisa ou afastar-se dela, em qualquer fase, sem que isso implique em danos pessoais. Está garantido que você não terá nenhum tipo de despesa material ou financeira durante o desenvolvimento da pesquisa, como também, nenhum constrangimento moral decorrente dela.

Como pesquisadora, assumo toda e qualquer responsabilidade no decorrer da pesquisa e garanto-lhe que suas informações somente serão utilizadas para o estudo acima mencionado. Se houver dúvidas quanto a sua participação, poderá pedir esclarecimento.

Eu_________________________________________________________________RG___________________ ciente das informações recebidas concordo em participar da pesquisa, respondendo ao questionário da pesquisadora Vanessa Raquel Dahlem, autorizando-a a utilizar as informações, sem restrições de prazos ou citações, a partir da presente data, desde que seja garantido o sigilo e anonimato.

____________________ ______________________ Nome do entrevistado Assinatura do entrevistado

_____________________ ______________________ Nome do responsável Assinatura do responsável

____________________ _______________________ Nome entrevistador Assinatura do entrevistador

ANEXO B

QUESTIONÁRIO DOS SUJEITOS ADERENTES

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

Tema da Pesquisa: “Os principais motivos que levam a adesão ou desistência da prática de exercício

físico em academia”.

Marque com um X a (as) alternativa (s) escolhida (s)

1. Gênero A- [ ] Feminino B – [ ] Masculino - Idade: _________ 2. Qual a sua ocupação?

A- [ ] Profissional Liberal B- [ ]Empresário C- [ ] Servidor Público D- [ ] Emp. de empresa privada E- [ ] Estudante

F- [ ] Outros. Especifique:_________________________________________

3. Antes de se tornar cliente da Academia Physical você estava matriculado (a) em outra academia?

A- [ ] Sim B- [ ] Não

4. Se respondeu sim acima, por que você trocou de academia?

A- [ ] Não havia orientação por parte do professor B- [ ] Valor cobrado C- [ ] Pelas amizades D- [ ] Não alcançou os resultados esperados

E- [ ] Acessibilidade do local F- [ ] Outras. Especifique_________________

5. Qual o principal fator motivacional que levou você a procurar por uma academia para a prática de atividade física?Marque uma alternativa.

A- [ ] Competição B- [ ] Aptidão física C- [ ] Saúde

D- [ ] Qualidade de vida E- [ ] Longevidade F- [ ] Preenchimento de tempo

G- [ ] Bem estar H- [ ] Lazer I – [ ] Relaxamento J- [ ] Estética L- [ ] Indicação de amigos M- [ ] Indicação médica N- [ ] Curiosidade

O- [ ] Outros. Especifique:________________________________________

6. Qual o tipo de modalidade que você pratica na Academia?

A- [ ] Musculação B- [ ] Treinamento Funcional

C- [ ] Circuit Training D- [ ] - Outras. Especifique:_________________________________________

7. Há quanto tempo você frequenta a academia?

A- [ ] De 3 a 6 meses B- [ ] De 6 meses a um ano C- [ ] De 1 a 3 anos D- [ ] 3 anos ou mais

8. Qual é sua freqüência semanal de aula?

A- [ ] 1 vez por semana B- [ ] 2 vezes por semana C- [ ] 3 vezes por semana D- [ ] 4 vezes por semana E- [ ] 5 vezes por semana F- [ ] 6 vezes por semana

9. Qual fator mais importante que fez escolher esta academia? Escolha um item.

A- [ ] Facilidade de acesso B- [ ] Indicação de amigos

C- [ ] Preço acessível D- [ ] Ambiente agradável E- [ ] Promoções F- [ ] Competência dos profissionais G- [ ] Bom atendimento

H- [ ] Equipamentos L- [ ] Outros. Especifique:______________________

10. Está satisfeito com os serviços prestados pela academia?

A- [ ] Insatisfeito B- [ ] Pouco satisfeito C- [ ] Satisfeito D- [ ] Muito Satisfeito

11 . Quais motivos que fazem você permanecer na academia? (Numere de 1 à 10 do mais importante para o menos).

A- [ ] Atendimento B- [ ] Relacionamento social C- [ ] Espaço físico D- [ ] Localização E- [ ] Aparelhos F- [ ] Estacionamento

G- [ ] Professores qualificados H- [ ] Limpeza I- [ ] Alcançou objetivos J- [ ] Outros. Especifique:________________________________________

12. O que a prática regular de exercícios físicos proporciona a você? Marque duas alternativas.

A-[ ] Bem estar e tranqüilidade B-[ ] Auto confiança C-[ ] Melhoria da aparência D-[ ] Prazer e alegria F-[ ] Melhor convívio social G-[ ] Alívio das tensões H-[ ] Diminuição da depressão I-[ ] Diminuição da ansiedade

J-[ ] Melhoria do condicionamento físico K-[ ] Melhora da estética corporal L-[ ] Menor risco de doenças do coração M-[ ] Resistência ao cansaço N-[ ] Tolerância as dores O-[ ] Perda da gordura

P-[ ] outros _______________

13. De que maneira você encontra motivação para continuar num programa de exercício físico regular? Marque duas alternativas.

A-[ ] Nos objetivos alcançados B-[ ] Pelo prazer de praticar exercícios C-[ ] Auto-motivação D-[ ] No apoio da família

E-[ ] No apoio da companheiro e amigos F-[ ] Na busca de um corpo ideal G-[ ] Na orientação e programa bem elaborados H-[ ] Na prática em grupo I-[ ] Na prática individual J-[ ] Na competição individual

K-[ ] Na competição com os amigos L-[ ] Na melhora da saúde observada

14. Quais os dois motivos principais que o levaram a praticar exercícios físicos nesta academia?

A- [ ] Sempre gostei de esportes B-[ ] Sempre gostei de exercícios físicos C-[ ] Estética corporal D-[ ] Perder peso

E-[ ] Problemas de saúde F-[ ] Preservação da saúde G-[ ] Indicação médica H-[ ] Participar de um grupo social I-[ ] Fazer novos amigos J-[ ] Influência de outros

K-[ ] Localização L-[ ] Estrutura física da academia

M-[ ] Corpo técnico N-[ ] Outro _______________________________.

15. Cite 2 fatores que você considera mais importantes para permanecer num programa de exercício :

Fatores de permanência

ANEXO C

QUESTIONÁRIO DOS SUJEITOS DESISTENTES

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – QUESTIONÁRIO DE PESQUISA

Tema da Pesquisa: “Os principais motivos que levam a adesão ou desistência da prática de exercício

físico em academia”.

Marque com um X a (as) alternativa (s) escolhida (s)

1. Gênero A- [ ] Feminino B – [ ] Masculino - Idade: _________ 2. Qual a sua ocupação?

A- [ ] Profissional Liberal B- [ ]Empresário C- [ ] Servidor Público D- [ ] Emp. de empresa privada E- [ ] Estudante

F- [ ] Outros. Especifique:_________________________________________

3. Qual o tipo de modalidade que você praticava na Academia?

A- [ ] Musculação B- [ ] Treinamento Funcional C- [ ] Circuit Training

D- [ ] - Outras. Especifique:_________________________________________

4. Em qual turno que você costumava freqüentar a academia?

A- [ ] Manhã B- [ ] Tarde C- [ ] Noite D- [ ] Manhã/ Noite E- [ ] Manhã/ Tarde F- [ ] Tarde/Noite

5. Qual foi sua freqüência semanal de aula?

A- [ ] 1 vez por semana B- [ ] 2 vezes por semana C- [ ] 3 vezes por semana D- [ ] 4 vezes por semana E- [ ] 5 vezes por semana F- [ ] 6 vezes por semana

6. Qual fator levou você desistir da academia: Marque duas alternativas.

A-[ ]Falta de tempo B-[ ]Problemas financeiros C-[ ]Gestação D-[ ]Não me adaptei com o instrutor E-[ ]Não atingi os objetivos

F-[ ]A distância da academia de casa G-[ ]A distância da academia do trabalho H-[ ]Meus amigos pararam I-[ ]O instrutor mudou seu estilo de aula

J-[ ]A academia não ofereceu melhores condições de higiene K-[ ]O clima L-[ ]Falta da motivação própria M-[ ]Desentendimento com a administração N- [ ] Estrutura da academia O-[ ]Outros______________________________

7. A prática regular de exercícios físicos proporcionou a você? Marque duas alternativas.

A-[ ] Bem estar e tranqüilidade B-[ ] Auto-confiança C-[ ] Melhoria da aparência D-[ ] Prazer e alegria F-[ ] Melhor convívio social G-[ ] Alívio das tensões H-[ ] Diminuição da depressão I-[ ] Diminuição da ansiedade

J-[ ] Melhoria do condicionamento físico K-[ ] Melhora da estética corporal L-[ ] Menor risco de doenças do coração M-[ ] Resistência ao cansaço N-[ ] Tolerância as dores O-[ ] Perda da gordura

8. Cite 2 fatores que favoreceram a sua desistência:

Documentos relacionados