• Nenhum resultado encontrado

3 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA E A

5.1 DESVELANDO OS CAMINHOS DA ANÁLISE DOS DADOS

5.1.1 Identificação dos sujeitos

Ao iniciar esse subtítulo, sinalizo a apresentação dos sujeitos, as professoras de Língua Inglesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Garibaldi/RS, tenho por finalidade apresentar o trajeto de experiência que essas docentes realizam na formação continuada de professores, assim como, entender de que modo a formação continuada para professores de Língua Inglesa pode impactar a vivência em sala de aula.

Para entender o processo de formação continuada das professoras de Língua Inglesa, foi necessário conhecer os sujeitos que estão inseridos nesse processo formativo e realizar a pesquisa de forma minuciosa. Por esse viés, a princípio, é relevante apresentar a formação inicial das professoras entrevistadas, por conseguinte, mostrar seus relatos de experiências a respeito da formação de professores de Língua Inglesa.

A partir do quadro a seguir sintetizo as informações acerca da identificação das quatro professoras, sujeitos deste estudo, para a construção dos dados dessa análise e apresento as datas e tempo em minutos da realização de cada entrevista. A posição no quadro da professora 1 à professora 4 dá-se por meio da sequência das datas que foram realizadas as entrevistas. É cabível salientar que, a professora 1 explana seus relatos de maneira espontânea e com detalhes nas informações, em relação a cada questão da entrevista. Para tanto, a transcrição de suas falas é mais abrangente ao comparar das outras professoras entrevistadas. É relevante, também, sinalizar o relato da professora 4, a qual se apresenta brevemente ao tratar de sua identificação profissional.

Quadro 3- Dados de identificação das professoras entrevistadas

44 A palavra escrita no feminino, justifica-se porque os sujeitos da construção dos dados são todas professoras. Professoras

de Língua Inglesa

Faixa etária Tempo de atuação nos Anos Finais do Ensino Fundamental Nível de escolaridade Data das entrevistas Tempo em minutos das entrevistas

Fonte elaborada pela autora (2019).

Nesse contexto, com o olhar investigativo, trago o percurso da formação profissional e as experiências com o ensino de Língua Inglesa de cada professora que entrevistei nesse estudo. Inicio com os relatos da professora 1, na sequência da escrita, dou continuidade nos relatos das outras três professoras, seguindo a ordem da data de cada entrevista realizada.

Sinalizo os relatos da professora 1 concernente a sua formação docente e suas experiências profissionais. Por essa vertente, o desejo de ser professora de Língua Inglesa, surgiu após ser aluna num curso de idiomas. Ao término desse curso, a professora foi monitora nessa instituição de ensino, na qual estudou. Em seguida, foi convidada pela coordenadora pedagógica para fazer parte do corpo docente no ensino de Língua Inglesa. A partir de então, deu início a graduação em Letras-Inglês, Língua e Literatura. Concomitante com a graduação, lecionou em uma escola do estado no Ensino Médio durante um ano e meio e, em seguida, lecionou no Ensino Fundamental e em um curso de idiomas para o ensino de LI. Terminou a licenciatura no ano de 2013 e no ano de 2015 começou como discente no Mestrado em Educação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Em relação a formação profissional da professora 2, cursou o Magistério no Ensino Médio, depois graduou-se em Licenciatura Plena em Letras-Inglês e suas respectivas Literaturas. Vale salientar que, a professora 2 não menciona a instituição de ensino que cursou a graduação. Em seguida, cursou especialização em Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IF/RS), voltado para o ensino da EJA e Pró EJA e fez a segunda especialização em Orientação Educacional. Lecionou em um curso de idiomas como professora de LI e desde o ano de 2010 que a professora 2 leciona nos Anos finais do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino da cidade de Garibaldi/RS.

A professora 3 cursou Magistério no Ensino Médio, fez graduação em Pedagogia por dois anos e meio, desistiu dessa graduação por não se identificar com o curso, em seguida, fez graduação em Secretária Executiva Bilíngue e trabalhou por vários anos em empresas, como

Professora 2 50-59 10-15 anos Especialização 21/05/19 32:52 Professora 3 40-49 15-20 anos Especialização 23/05/19 16:20

secretaria executiva com importação e exportação de produtos. Nesse mesmo período, lecionou por dez anos em curso de idiomas no ensino de Língua Inglesa. Em seguida, cursou a primeira Licenciatura Plena em Língua Inglesa pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), na cidade de Caxias do Sul/RS. Depois de concluir essa graduação, cursou outra licenciatura na área de Língua Inglesa na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), como forma de aprimorar a primeira licenciatura. Cursou sua primeira especialização na Universidade do Rio Grande do Sul (URGS), essa voltada para o ensino do EJA, Pró EJA e Ensino Técnico Profissionalizante, ao que concerne ao ensino de Língua Inglesa. Cursou mais uma especialização em Supervisão Escolar. Vale lembrar que, em relação a segunda especialização, a professora 3 não menciona a instituição de ensino, na qual realizou a formação.

Sobre a professora 4, formada em Letras com habilitação em Português/Inglês pela Faculdade Anhanguera na cidade de Caxias do Sul/RS. Formou-se nessa faculdade, na condição de bolsista integral, realizando o curso por meio do sistema semipresencial, tendo a durabilidade de três anos e meio.

Para tanto, ao abordar a apresentação das professoras, sujeitos desta dissertação, verifico a importância de adentrar no trajeto de experiência da formação continuada dessas docentes e de como essa formação impacta na prática da sala de aula. Para isso, é relevante conhecer os sujeitos que estão implicados nesse processo de formação, de modo que, adentro na apresentação da formação inicial das professoras entrevistadas e nos seus relatos de experiência. Assim, no subtítulo a seguir, apresento o caminho percorrido na formação continuada das professoras, sujeitos deste estudo.