• Nenhum resultado encontrado

Identificação / Formulação do problema

Nesta fase tentamos não só compreender o problema que tínhamos encontrado, mas também elucidar as crianças sobre algumas regras que seriam necessários para chegarmos a um bom resultado.

 Relembrar às crianças as regras da sala;

A consciência das regras na sala de aula são extremamente importantes, uma vez que se as regras não forem cumpridas não se consegue dar resposta aos objetivos

 Levantamento das ideias prévias das crianças;

Para o educador torna-se fundamental, trabalhando em projeto, conhecer as ideias prévias, uma vez que são estas ideias que vão conduzir o pensamento da criança e a aquisição do novo conhecimento

 Conversa acerca de como se trabalha em projeto;

Nesta fase foi abordada a metodologia de projeto, não na íntegra, pois não era esse o objetivo que tínhamos, mas sim para que as crianças tivessem consciência da importância de trabalhar a partir dos conhecimentos e dos interesses que temos.

36

 Definição dos temas a trabalhar;

Ao ouvir as crianças, questionarmo-nos sobre as suas dúvidas e interesses definimos os temas a trabalhar.

 Definição das atividades a realizar;

A negociação é sem dúvida um dos aspetos a ter em conta quando falamos em trabalho de projeto, pois é através desta negociação que a criança intervém, explicitando a sua opinião. As atividades têm mais sucesso quando este planeamento é realizado.

 Elaboração de um painel de atividades.

O painel de atividades assume o papel de diário de grupo neste projeto, uma vez que é no painel de atividades que colocamos os saberes, o que queremos saber e como queremos saber. É também onde podemos, consoante realizamos as atividades, fazer o registo gráfico destas.

Figura 2 - Painel de atividades Fonte: Vanessa Gomes

37

Fase II - Fase de pesquisa/produção (desenvolvimento)

 Criação de uma mascote para o projeto;

A ideia de criação da mascote surge na necessidade de criar, em algumas crianças, uma motivação superior. As crianças deram o nome de Frutinhas à mascote, influenciados pelo trabalho realizado no projeto dos “heróis da fruta”.

 Pesquisa em livros e na internet;

A fase de pesquisa, na nossa opinião é de extrema importância, uma vez que as crianças conduzem todo o processo e, apesar de ainda não saberem ler, chegam a conclusões através das imagens. A atividade foi realizada em pequenos grupos para que pudesse haver um maior acompanhamento por parte da estagiária.

Figura 3- Construção da mascote do projeto Fonte: Vanessa Gomes

38

 Exploração de um esqueleto e de um torso;

Na nossa opinião antes de fomentarmos nas crianças hábitos saudáveis, é importante que estas conheçam a constituição do corpo e a necessidade de comer alimentos saudáveis para se sentirem bem.

Figura 4- pesquisa em livros e na internet Fonte: Vanessa Gomes

Figura 5- Exploração do torso e esqueleto Fonte: Vanessa Gomes

39

 Pintura e legendagem das partes do corpo (menina/ menino);

A pintura e legendagem das partes surgem como avaliação da atividade de exploração do corpo humano.

Nesta atividade, como em muitas outras abordámos as diferentes áreas de conteúdo.

 Elaboração de uma roda dos alimentos;

Por vezes as crianças são compensadas pelos pais, pela falta de tempo que lhe conseguem disponibilizar, com alimentos nada saudáveis. Foi neste sentido, e com o intuito de que as crianças percebessem, que existem alimentos que devemos comer diariamente, em quantidades mais elevadas, em detrimento de outros.

Figura 6 - Pintura e legendagem das partes do corpo. Fonte: Vanessa Gomes

Figura 7- Construção e conhecimento da roda dos alimentos Fonte: Vanessa Gomes

40

 Realização de atividades físicas;

Segundo Papalia (2001, p.287):

“durante o período pré-escolar as áreas sensoriais e motoras do córtex estão mais desenvolvidas do que anteriormente, permitindo à criança fazer mais aquilo que pretende. Os seus ossos e músculos estão mais fortes, a capacidade da sua caixa pulmonar é maior, tornando possível correr, saltar e trepar mais longe, mais rápido e melhor.”

As atividades físicas foram, as que mais motivaram as crianças. O movimento e o sentimento de liberdade despertaram nas crianças muita motivação, talvez porque conseguiam alcançar determinados objetivos que anteriormente não conseguiam. Estas atividades foram importantes não só para a promoção da atividade física mas também para a negociação, uma vez que como foram as atividades preferidas das crianças se negociássemos com elas cumpriam as regras.

Figura 8- Atividades físicas Fonte: Vanessa Gomes

41

 Teatro de fantoches alusivo ao tema da higiene oral;

Foi o tema da higiene oral que desencadeou todo este projeto. As crianças estavam muito entusiasmadas e era dos temas que mais conhecimentos tinham.

 Aula de zumba;

Em algumas sessões de psicomotricidade as crianças optaram por escolher a dança como atividade física. Foi neste sentido, na observação deste entusiasmo que convidámos uma professora de dança para uma sessão diferente. As crianças ficaram muito motivadas e felizes.

Figura 9- Construção dos fantoches e teatro Fonte: Vanessa Gomes

Figura 10- Aula de zumba Fonte: Vanessa Gomes

42

 Visita ao Mercado Municipal;

Muitas crianças apenas conhecem os produtos hortícolas e as frutas dos hipermercados, apesar de na escola termos uma horta, achámos pertinente levar as crianças a conhecerem um local diferente onde encontrar produtos frescos e, em alguns casos, de produção caseira.

“Os pais preocupam-se com o facto de os filhos não comerem o suficiente; porém, as crianças do período pré-escolar parecem saber qual a quantidade de comida que necessitam” (Papalia, 2001, p .284).

Durante os lanches das crianças observámos que alguns pais continuavam a dar às crianças produtos com chocolate, cremes, apesar das crianças gostarem de comer fruta muitos dos pais não a davam aos filhos. Decidimos assim de uma forma lúdica proporcionar às crianças o seu consumo.

 Preparação de espetadas de frutas para as crianças consumirem;

Nesta atividade as crianças tiverem oportunidade de confecionar espetas de fruta, com os frutos adquiridos no mercado municipal.

Figura 11- visita ao mercado municipal Fonte: Vanessa Gomes

43

 Registos gráficos alusivos ao tema da Educação para a Saúde;

Nesta atividade as crianças fizeram um registo do que aprenderam ou do que gostavam de fazer relativamente à saúde. Com esta atividade conseguimos avaliar os conhecimentos que as crianças, maioritariamente, interiorizaram com as atividades desenvolvidas do projeto.

Figura 12- confeção de espetadas de fruta Fonte: Vanessa Gomes

Figura 13- registo do que gostamos de fazer Fonte: Vanessa Gomes

44

 Confeção de gomas saudáveis;

“Educar para comer bem, de uma forma saudável, constitui um desafio às capacidades crítica e de assertividade para contrapor ao meio circundante a sua vontade esclarecida.” (Loureiro, s.d, p.45)

Os doces são o que, a maioria, das crianças gostam de comer. Com esta atividade quisemos mostrar às crianças que era possível comerem o que mais gostam de forma saudável.

Documentos relacionados