• Nenhum resultado encontrado

ETAPA 1 – IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS RELEVANTES PARA O CUIDADO COM A PESSOA COM ESTOMIA DE ELIMINAÇÃO INTESTINAL

4 PERCURSO METODOLÓGICO

4.1 ETAPA 1 – IDENTIFICAÇÃO DE TERMOS RELEVANTES PARA O CUIDADO COM A PESSOA COM ESTOMIA DE ELIMINAÇÃO INTESTINAL

Nesta etapa, a coleta de dados ocorreu por meio da captação de termos potencialmente relevantes para o cuidado com a pessoa com estomia de eliminação intestinal, em dois momentos concomitantes: coleta de dados na literatura e coleta de dados em prontuários. Posteriormente, realizou-se a extração e a seleção dos termos contidos na literatura e em prontuários, o que concretizou a identificação de termos relevantes.

4.1.1Coleta de dados na literatura

Na coleta de dados na literatura, o universo da pesquisa foi composto por publicações científicas acerca do cuidado de enfermagem com a pessoa com estomia de eliminação intestinal. A amostra foi composta por artigos de periódicos indexados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF). A busca não foi ampliada para as demais bases de dados em saúde devido à escolha intencional de selecionar apenas artigos em português, com a finalidade de extrair termos somente nesse idioma, haja vista o posterior mapeamento cruzado com termos da versão em português da CIPE®. As palavras-chave para a busca nas bases de dados foram: estomia and enfermagem; estoma and enfermagem; ostomia and enfermagem; colostomia and enfermagem; e ileostomia and enfermagem.

A seleção dos artigos nas bases de dados obedeceu aos seguintes critérios de inclusão: idioma português; publicação entre 2004 e 2015; título ou resumo sugerindo o cuidado de

enfermagem com pessoas com estomias de eliminação intestinal. Foram excluídos os artigos não disponíveis na íntegra, artigos cujo foco principal eram estomias em crianças e artigos repetidos nas bases de dados.

A partir dos critérios de inclusão e exclusão para a amostra de publicações da literatura acerca do cuidado de enfermagem com a pessoa com estomia de eliminação intestinal, foi selecionada uma amostra inicial de 154 artigos científicos, dentre os quais foram removidas as publicações repetidas, resultando em uma amostra final composta por 49 artigos.

A Figura 5 apresenta o fluxo de busca e seleção de artigos em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, publicados entre 2004 e 2015.

Figura 5 – Fluxo de busca e seleção de artigos acerca do cuidado de enfermagem com a pessoa com estomia de eliminação intestinal, publicados em periódicos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF entre 2004 e 2015. 2017.

Os 49 artigos selecionados foram submetidos a um processo de retirada de seções com baixo potencial de termos relevantes, tais como títulos, autores, informações sobre os autores, resumos, notas de rodapé, metodologia, referências e agradecimentos. Em seguida, foram agrupados em um único arquivo Word®, o qual foi convertido em arquivo PDF, constituindo o corpus do estudo neste momento da pesquisa, denominado “PDF Literatura”.

4.1.2Coleta de dados em prontuários

Na coleta de dados em prontuários, o universo da pesquisa foi composto por registros da equipe de enfermagem em prontuários de pacientes atendidos no serviço de assistência a pessoas ostomizadas do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), no município de João Pessoa, Paraíba.

A amostragem de prontuários ocorreu por conveniência, incluindo-se registros realizados no período entre janeiro e março de 2015. Foram excluídos da pesquisa prontuários de pacientes menores de 18 anos e prontuários de pacientes que não apresentavam estomia de eliminação intestinal.

A busca por prontuários ocorreu a partir da leitura do livro de admissões do serviço de assistência a pessoas ostomizadas do HULW-UFPB. No período entre janeiro e março de 2015, foram realizados 44 atendimentos a pessoas com estomia (colostomia, ileostomia ou urostomia), ressaltando que um mesmo paciente pode ter sido atendido mais de uma vez durante esse período. Excluindo-se os prontuários de pacientes menores de 18 anos e/ou que não apresentavam estomia de eliminação intestinal, foram selecionados 39 prontuários. Ressalta-se a possibilidade de ocorrência de mais de um registro de um mesmo paciente, ou seja, um mesmo prontuário, no período estabelecido pela pesquisa.

Os registros realizados no período entre janeiro e março de 2015 dos 39 prontuários selecionados foram transcritos manualmente e, em seguida, digitados em um computador usando o editor de textos Word® e dispostos em um único texto, o qual foi convertido para um documento em formato PDF, constituindo o corpus do estudo neste momento da pesquisa, denominado “PDF Prontuários”.

4.1.3Extração e seleção dos termos contidos na literatura e em prontuários

A extração dos termos contidos na literatura e em prontuários ocorreu de maneira automatizada por meio de uma ferramenta denominada PorOnto (ZAHRA, 2013). O processo

de extração foi iniciado a partir do envio do arquivo “PDF Literatura” à ferramenta PorOnto, a qual o processou automaticamente, resultando em uma planilha Excel® contendo conceitos simples (compostos por apenas um termo) e conceitos complexos (compostos por mais de um termo) provenientes da literatura. Em seguida, o processo de extração foi aplicado ao arquivo “PDF Prontuários”, que resultou em outra planilha Excel® contendo conceitos simples e conceitos complexos provenientes de prontuários.

Dentre os termos extraídos, foram selecionados substantivos, adjetivos, verbos e advérbios com base na pertinência à temática da pesquisa, os quais compuseram duas listas de termos identificados como relevantes para o cuidado com a pessoa com estomia de eliminação intestinal: uma lista de termos provenientes de artigos científicos e outra lista proveniente de termos de registros de enfermagem. Essas duas foram separadamente submetidas a um processo de normalização, que consistiu na padronização das flexões de gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos, bem como das flexões verbais, com a finalidade de identificar e remover repetições de termos. Os substantivos e adjetivos foram padronizados no masculino (quando possível) e no singular, ao passo que os verbos foram padronizados no infinitivo. Essa etapa resultou em duas listas de termos relevantes para o cuidado com a pessoa com estomia de eliminação intestinal — uma proveniente da literatura e outra de prontuários.

4.2ETAPA 2 – MAPEAMENTO CRUZADO DOS TERMOS IDENTIFICADOS COM