• Nenhum resultado encontrado

Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer

No documento @Quebrandoquestões 1/64 (páginas 30-37)

23/64 1969 para o STF (RE 466.343) possui o Status de Norma Supralegal.

V. Todo ser humano tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir seus direitos e deveres ou fundamento de qualquer

acusação criminal contra ele.

Assinale a alternativa correta:

A) I, II, V apenas. B) II, III, IV, apenas. C) II, IV apena. D) III apenas. E) I, II, III apenas.

Comentário:

@Quebrandoquestões

31/64

Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Item II: Correto.

Artigo VI

Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

Item III e IV: Errados.

Artigo XI

1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente, até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa. (Presunção de Inocência)

Item V: Correto.

Artigo X

Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um Tribunal

independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação

criminal contra ela.

Gabarito: Letra A.

(IBFC/SEAP-MG/2018)

21) A partir de 1945, com a criação das Nações Unidas, após a Segunda Guerra Mundial, normas e tratados têm conferido uma forma legal à prática dos direitos humanos para todos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (Resolução 217 A III) em 10 de dezembro 1948, dispõem em seus artigos: “Todo ser humano tem direito à instrução. A instrução será ______, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será _____ a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

A) Paga, acessível.

B) Parcialmente paga, gratuita. C) Paga, gratuita.

D) Gratuita, paga. E) Gratuita, acessível.

Comentário:

Artigo XXVI

1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.

Gabarito: Letra E.

(FCC/FCRIA-AP/2018) 22) Segundo a Declaração Universal dos Direitos do Homem,

A) toda a pessoa tem direito à educação, devendo esta visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais.

B) a educação deve ser gratuita aos alunos economicamente menos favorecidos, devendo o ingresso no ensino fundamental ser facultativo, de acordo com a escolha da família.

C) o ensino das escolas públicas deve atender a todas as crianças, conforme as necessidades culturais de cada grupo social.

D) a educação no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior deve ser obrigatória às crianças e aos adolescentes residentes no país.

E) o dever do poder público à efetivação da educação a todos não inclui necessariamente as mulheres, dependendo dos pais a sua inclusão.

Comentário:

Artigo XXVI

2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do

fortalecimento e do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução

promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.

Gabarito: Letra A.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

23) De acordo com o artigo 12 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. O referido artigo ainda determina que contra tais interferências ou ataques, todo ser humano tem direito à

A) livre expressão. B) indignação. C) proteção da lei. D) felicidade. E) comunicação. Comentário: Artigo XII

Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Gabarito: Letra C.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

24) A Declaração Universal dos Direitos Humanos prevê que ninguém será submetido a tortura

A) nem a penas degradantes, sendo autorizado o tratamento cruel em caso de terrorismo. B) nem a penas desumanas, sendo autorizado o tratamento degradante em caso de terrorismo. C) exceto nas situações de guerra, visando descobrir a localização do inimigo.

D) nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

E) exceto nas hipóteses de terrorismo, visando esclarecer ou prevenir crimes graves contra a humanidade.

Comentário:

Artigo V

Ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. Gabarito: Letra D.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

25) A Declaração Universal dos Direitos Humanos consigna que todos os seres humanos

A) nascem sem direitos, adquirindo o Direito a Liberdade após os 10 anos.

B) possuem, com o nascimento com vida, direito a dignidade, adquirindo total liberdade após a conclusão da infância

C) possuem, ao nascer, direito a liberdade de expressão, adquirindo a dignidade nas primeiras vinte e quatro horas de vida.

D) possuem, com o nascimento com vida, direito a dignidade, adquirindo total liberdade após os 10 anos. E) nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.

Comentário:

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

@Quebrandoquestões

33/64

Gabarito: Letra E.

(VUNESP/Prefeitura de Serrana - SP/2018)

26) No que concerne à liberdade de reunião, é correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos

A) não chegou a prever.

B) prevê que toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas. C) autoriza a realização de qualquer tipo de reunião, mesmo não pacífica.

D) prevê que toda pessoa tem direito à reunião pacífica, desde que as autoridades sejam previamente informadas. E) prevê que toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas ou não.

Comentário:

Artigo XX

1. Toda pessoa tem direito à liberdade de reunião e associação pacíficas.

Gabarito: Letra B.

(VUNESP/Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP/2018)

27) É correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos contempla, entre outros, como direito de todo ser humano,

A) a liberdade de escolha do esporte. B) a licença paternidade.

C) as férias remuneradas periódicas. D) a liberdade de reunião pacífica ou não. E) o aviso prévio periódico.

Comentário:

Artigo XXIV

Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e a férias remuneradas periódicas.

Gabarito: Letra C.

(VUNESP/PC-BA/2018)

28) Considere o seguinte caso hipotético: uma pessoa comete um crime comum e, para não ser presa, procura asilo em outro país. No que concerne ao referido caso, é correto afirmar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos

A) contempla que todo país-membro da ONU é obrigado a acolher todo ser humano que comprove a perseguição por crime comum, desde que conexo a um crime político, comunicando ao país de origem.

B) não contempla qualquer dispositivo sobre pessoas que estão sendo vítimas de perseguição e procuram asilo em outros países, estando o fato contemplado em acordo internacional específico.

C) contempla que todo ser humano, vítima de perseguição ou não, em qualquer hipótese, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países, mesmo quando legitimamente perseguido pela prática de crime comum.

D) contempla que todo país-membro da ONU é obrigado a acolher todo ser humano, vítima de perseguição ou não, em qualquer hipótese, sendo apenas necessário informar o país de origem para início do processo de extradição.

E) contempla que todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países, porém esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes comum.

Comentário:

Artigo XIV

1. Toda pessoa vítima de perseguição tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos ou princípios das Nações Unidas.

Gabarito: Letra E.

29) Conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os direitos humanos são A) revogáveis. B) absolutos. C) renunciáveis. D) imprescritíveis. E) individuais. Comentário:

Direitos Humanos - Características

* Historicidade; * Inexauribilidade; * Essencialidade; * Imprescritibilidade; * Inalienabilidade; * Irrenunciabilidade; * Inviolabilidade; * Efetividade; * Limitabilidade; * Complementaridade; * Concorrência; * Vedação ao Retrocesso; * Universalidade. Gabarito: Letra D. (INSTITUTO AOCP/SEJUS-CE/2017)

30) Acerca do que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Todo ser humano tem o direito à saída e ao regresso de qualquer país.

( ) Todo ser humano, vítima de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

( ) Todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado. A) V – F – V. B) F – V – F. C) F – V – V. D) F – F – V. Comentário: Item I: Errado. Artigo XIII

2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a ele regressar. Item II: Errado.

Artigo XIV

2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos ou princípios das Nações Unidas.

Item III: Correto.

Artigo XIII

1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.

@Quebrandoquestões

35/64

(CESPE/TRF - 1ª REGIÃO/2017)

31) De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), julgue o item a seguir.

Ao prever que ninguém pode ser arbitrariamente privado de sua propriedade, a DUDH pretende declarar que o direito de propriedade não pode ser limitado, uma vez que todo direito humano é absoluto.

Comentário:

Nenhum direito é absoluto.

Gabarito: Errado.

(CESPE/TRF - 1ª REGIÃO/2017)

32) De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), julgue o item a seguir.

Na DUDH, encontram-se normas que consubstanciam, além de direitos e garantias individuais, direitos sociais do homem.

Comentário:

Artigo V

Ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante. (Direitos de Primeira Dimensão)

Artigo XXII

Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos

econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua

personalidade. (Direitos de Segunda Dimensão)

Gabarito: Correto.

(VUNESP/TJM-SP/2016)

33) A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi adotada em 10 de dezembro de 1948. A seu respeito, assinale a alternativa correta.

A) Dada sua correlação com os direitos naturais, houve grande consenso em torno do documento que contou com a aprovação unânime dos Estados, sem reprovações ou abstenções.

B) Estabelece três categorias de direitos: os direitos civis e políticos, os direitos econômicos, sociais e culturais e os direitos coletivos, combinando, de forma inédita, os discursos liberal, social e plural.

C) Não tratou do direito à propriedade, tendo em vista que esse ponto poderia ser objeto de impasse com os Estados do bloco socialista.

D) Embora sem grande repercussão, garante o direito à felicidade que, nos últimos anos, tem sido tema de grande debate nacional e internacional.

E) Não apresenta força de lei, por não ser um tratado. Foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução. Contudo, como consagra valores básicos universais, reconhece-se sua força vinculante.

Comentário:

Letra A: Errada.

Teve abstenções! 8. Além de 2 ausências. Letra B: Errada.

O foco maior da DUDH são os direitos de primeira geração (direitos civis e políticos) e de segunda geração (Direitos econômicos, sociais e culturais);

Letra C: Errada.

Artigo XVII

1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. Letra D: Errada.

Letra E: Correta.

Gabarito: Letra E.

(VUNESP/TJM-SP/2016)

34) A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi adotada em 10 de dezembro de 1948. A seu respeito, assinale a alternativa correta.

A) Dada sua correlação com os direitos naturais, houve grande consenso em torno do documento que contou com a aprovação unânime dos Estados, sem reprovações ou abstenções.

B) Estabelece três categorias de direitos: os direitos civis e políticos, os direitos econômicos, sociais e culturais e os direitos coletivos, combinando, de forma inédita, os discursos liberal, social e plural.

C) Não tratou do direito à propriedade, tendo em vista que esse ponto poderia ser objeto de impasse com os Estados do bloco socialista.

D) Embora sem grande repercussão, garante o direito à felicidade que, nos últimos anos, tem sido tema de grande debate nacional e internacional.

E) Não apresenta força de lei, por não ser um tratado. Foi adotada pela Assembleia das Nações Unidas sob a forma de resolução. Contudo, como consagra valores básicos universais, reconhece-se sua força vinculante.

Comentário:

Letra A: Errada.

Teve abstenções! 8. Além de 2 ausências. Letra B: Errada.

O foco maior da DUDH são os direitos de primeira geração (direitos civis e políticos) e de segunda geração (Direitos econômicos, sociais e culturais);

Letra C: Errada.

Artigo XVII

1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros. Letra D: Errada.

Letra E: Correta.

Natureza Jurídica da DUDH

1º Corrente 2º Corrente (A banca adotou essa posição)

A DUDH não é considerada um tratado, pacto ou convenção, não gerando obrigações aos Estados que a aderirem, mas apenas recomendação.

A DUDH por mais que não seja um tratado, pacto ou convenção, possui força jurídica vinculante e obrigatória.

OBS: Atualmente, a 2º corrente vem ganhando mais força! Gabarito: Letra E.

(VUNESP/TJM-SP/2016)

35) Ainda sobre a Declaração Universal dos Direitos do Homem, é correto afirmar que

A) prevê expressamente o direito à participação política, mas não o de acesso a serviços públicos. B) garante a todos, sem qualquer tipo de distinção, educação, direito ao trabalho e saúde pública gratuita. C) prevê a criação de um tribunal internacional para julgamento de violações aos direitos humanos.

D) não estabelece nenhuma forma de governo para garantir a aplicação dos direitos humanos, pois entende que isso deve ser livremente decidido pelas nações individualmente de acordo com sua realidade.

E) prevê o direito ao trabalho e ao repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e as férias remuneradas periódicas.

Comentário:

Letra A: Errada.

@Quebrandoquestões

37/64

No documento @Quebrandoquestões 1/64 (páginas 30-37)