• Nenhum resultado encontrado

Implementação de sistemas de gestão por deteção automática

6.2 Painel Fotovoltaico

7.4.22 Implementação de sistemas de gestão por deteção automática

Este tipo de sistema, é particularmente útil em áreas onde não existe circulação de pessoas durante a maior parte do tempo ou, em divisões que se encontrem desocupadas na grande maioria do seu tempo e onde a instalação de interruptor manual não seja a solução mais prática.

7.4 Sistemas de Iluminação 87

de presença nas instalações sanitárias e balneários. Através do estudo das outras divisões da escola foi possível verificar o seguinte.

7.4.22.1 Corredores

Nos corredores de circulação, como já foi analisado anteriormente através do luxímetro, é possível desligar os sistemas de iluminação em zonas com janelas em certas alturas do dia, devido ao facto da luz solar ser suficiente para atingir os níveis de iluminância média nestes espaços. Devido a esta situação é proposta a solução de instalação de detetores de luminosidade nestes espaços.

É proposta a utilização de detetores da marca Orbis, modelo CIRCUMAT PRO CR[39] os quais têm a capacidade de medir continuamente a luminosidade ambiente e conseguir ainda funcionar como detetor de presença, tendo por isso a capacidade de desligar automaticamente as luzes das zonas onde se encontra instalado quando estas não estiverem a ser utilizadas, o que apesar de não ser extremamente útil nas zonas dos corredores da escola, devido a existir uma circulação praticamente ininterrupta de pessoas, torna ainda mais eficiente o sistema. Este detetor tem como caraterísticas:

• Capacidade de captação de cerca de 30 metros de diâmetro a 3,5 metros e de cerca de 10 metros de diâmetro a 7 metros de altura;

• Montagem á superfície sobre teto através de base de encaixe; • Capacidade de temporização de 10 segundos a 30 minutos; • Preço unitário de 73 euros.

É estimado que através da utilização destes sensores, seja possível reduzir o tempo de utilização dos sistemas de iluminação em áreas com janelas em torno dos 60%.

Tabela 7.39: Análise Económica da implementação de sensores CIRCUMAT PRO CR nos corre- dores do bloco B5 com janelas sem troca das lâmpadas fluorescentes de 35W

Cons. Anual(kWh) Novo Cons. Anual(kWh) Poupança(e) Investimento(e) Retorno(ano)

3367 2072 118,11 350 2,96

Tabela 7.40: Análise Económica da implementação de sensores CIRCUMAT PRO CR nos corre- dores do bloco B5 com janelas com troca das lâmpadas fluorescentes de 35W por 28W

Cons. Anual(kWh) Novo Cons. Anual(kWh) Poupança(e) Investimento(e) Retorno(ano)

3367 1657,6 155,91 454,1 2,91

Através da análise das tabelas 7.39e 7.40, é possível verificar a poupança anual, o custo de investimento necessário para implementar os sensores sem a troca de lâmpadas fluorescentes de 35W por 28W e com esta troca, sendo que o tempo de retorno situa-se nos dois anos e 11 meses aproximadamente, para ambos os casos.

7.4.22.2 Salas de Aula

Nas divisões de aulas, de forma a tornar o sistema de sensores de luminosidade o mais vanta- joso possível, seria necessária a divisão dos circuitos de iluminação de cada sala em zonas parale- las às janelas, de forma a ser possível desligar as luzes mais próximas das janelas durante alturas do dia em que não fosse necessária a sua utilização para atingir os níveis de iluminância média de referência para estes locais. Uma vez que atualmente os circuitos de iluminação encontram- se divididos perpendicularmente às janelas, tal não é possível retirando eficiência ao sensor de luminosidade. Através do estudo com o luxímetro foi possível determinar que as diferenças de iluminância nas zonas da sala tornam inviável o desligue total das luzes, tornando o sistema de sensores de luminosidade inviável sem a mudança total do circuito elétrico. Uma vez que os sis- temas de ligação mudam consoante as salas, seria necessário o estudo caso a caso, da possível implementação do sistema. Uma vez que não será feito o estudo caso a caso durante a realização deste trabalho, não será concluída a análise económica da proposta de implementação de sensores nestas áreas.

7.4.22.3 Zonas Técnicas

Nas zonas técnicas, não se justifica este tipo de sistema uma vez que são apenas utilizadas esporadicamente por técnicos, sendo que, como os técnicos se encontram pouco tempo nestes espaços, torna o tempo de retorno demasiado grande.

Uma vez que estas divisões não têm janelas para o exterior, não existe a possibilidade de utilização destas zonas sem recorrer a iluminação artificial, colocando de parte a utilização de sensores de luminosidade.

7.4.22.4 Refeitório, Biblioteca e Postos de Trabalho

Na sala de refeitório, biblioteca e postos de trabalho dos docentes, não se justifica a utilização deste tipo de sensores, uma vez que estes espaços se encontram sempre a ser utilizados durante o seu horário de funcionamento, e dado que no fim deste horário todo o sistema de iluminação é desligado manualmente.

Estas salas apesar de terem janelas para o exterior, estas só têm capacidade de iluminar zonas próximas delas, o que devido à área elevada destas mesmas salas é insuficiente. Através de sen- sores de luminosidade seria possível proceder ao desligue de certas luminárias junto às janelas mas devido à zonagem atual do circuito elétrico destas mesmas salas, o mesmo é impossível sem proceder a mudanças no circuito.

Através do estudo realizado para os diferentes espaços da escola foi possível determinar que não existe mais qualquer espaço onde a instalação de sistemas de gestão por deteção automática sejam vantajosos, sendo que as instalações sanitárias e os balneários já se encontram com sistemas de presença instalados de forma a obter as suas vantagens.

Documentos relacionados