• Nenhum resultado encontrado

Parece consenso entre os estudiosos no campo das relações raciais que “raça” como conceito biológico não existe, posto que é uma construção social. “Raça” não tem, no âmbito dos estudos raciais realizados no Brasil desde finais dos anos de 1970, um estatuto biológico. Os pesquisadores tendem a rejeitar tanto em nível teórico quanto prático um conceito essencialista de “raça”. Com efeito, “as raças não são um fato do mundo físico, elas existem, contudo, de modo pleno, no mundo social” (Guimarães, 1999).

Partindo desse entendimento, Antônio Sérgio Guimarães propõe a utilização de “raça” como categoria sociológica de análise. Em sociologia, Guimarães (2003) considera relevante pensar em “raça” como uma categoria que expressa um modo de classificação e, nessa medida, pode-se afirmar que se trata de um conceito sociológico, não realista no sentido ontológico, pois não reflete algo existente no mundo real, mas um conceito

60

analítico nominalista no sentido que faz referência a algo que orienta e ordena o discurso sobre a vida social.61

Reagindo aos argumentos apresentados na referida polêmica, entendo os limites da generalização da categoria “raça”, posto que é uma generalização de validade relativa: “raça” não é a única categoria boa para se pensar as diferentes formas de desigualdades sociais existentes – dado que as assimetrias sociais não se restringem à dimensão racial – mas é a categoria boa para se pensar as desigualdades raciais.

O que é teoricamente inovador e politicamente crucial, segundo Bhabha, é o foco em processos que são produzidos na articulação da diferença. Se, como vimos, a diferença cultural é um processo de significação através do qual afirmações da cultura ou sobre a cultura diferenciam, discriminam e autorizam a produção de campos de força, ao tratarmos das representações estereotipadas, estamos tratando com diferenciações, discriminações e, por que não dizer, com campos de força. E nesta apreensão, “raça” é operacional à análise das representações estereotipadas, é operacional à análise da diferença racial. Ao contrário do que defende Peter Fry (2000), considero que a noção de “raça” como categoria sociológica de análise constitui recurso indispensável na identificação e análise das desigualdades raciais presentes na sociedade brasileira.

A partir de exemplos empíricos que cabalmente evidenciam as facetas do preconceito e da discriminação racial no Brasil e observando dados quantitativos que mostram a primazia da desigualdade econômica e social, isto é, a primazia da “classe” como oposição à “cor”, Peter Fry (2000) argumenta que a pobreza e não a cor deve ser o principal foco de análise, pois “políticas que tenham como alvo as áreas mais pobres do Brasil automaticamente incluirão um grande número de brasileiros com a cor de pele mais escura”. Se este é um argumento válido em termos da diferenciação social em seu sentido mais amplo, seguramente perde força no registro da diferenciação racial. Estou dizendo que a cor e a raça até podem ser fatores secundários no amplo espectro de diferenciação social,

61

Para Antônio Sérgio Guimarães, “aqueles que se opõem ao uso do conceito ‘raça’ nas ciências sociais o fazem ou porque a biologia nega a existência de ‘raças’ humanas ou porque, mesmo que a sociologia ou o direito possam ter uma definição não-biológica de ‘raça’, consideram essa noção tão impregnada de ideologias opressivas que o seu uso não poderia ter outra serventia senão perpetuar e reificar as justificativas para as desigualdades entre os grupos humanos (...) Por outro lado, aqueles que defendem a utilização do termo pelas ciências sociais enfatizam, em primeiro lugar, a necessidade de se empregar o conceito para demonstrar o caráter específico das práticas e crenças discriminatórias que fundamentam formas agudas de desigualdades raciais e, em segundo lugar, o fato de que, para aqueles que sofrem ou sofreram os efeitos do racismo, senão reconstruir criticamente as noções dessa mesma ideologia” (Guimarães, 1995, p. 47).

mas são os fatores relevantes no espectro da discriminação racial. E se, como afirmamos, o material empírico trazido pelo autor evidencia a discriminação racial, a perspectiva analítica por ele privilegiada, a perspectiva da classe, mostrou-se limitada.

Alguns estudiosos se orientam por um velho ditado brasileiro que diz que “dinheiro embranquece”, talvez porque desconheçam um outro, mais antigo ainda da paremiologia brasileira, dito na casa-grande, vociferado na senzala, assentido pelas camadas dominantes da sociedade e insidiosamente imposto para na favelas do Jardim Umarizal: “preto não é gente”.

Neste trabalho, utilizei a categoria “raça” como categoria sociológica para entender o modo como a diferença racial efetivamente opera no plano da política racial e para

enxergar62, ao lado de outras clivagens como o local de moradia, as outras desigualdades

sociais.

Ainda há mais uma coisa a dizer. Utilizei a categoria de “raça”, ao invés de “etnia”, por entender, assim como Verena Stolcke (1991), que a mudança dos termos (de “raça” por “etnia”) para explicar como se constituem os grupos sociais mostra-se redundante, porque etnia, ao contrário do que se pensava, não eliminou dos discursos e práticas a noção de “raça” nas relações sociais. A mudança de termos não transformou a realidade nem as maneiras de percebê-la (Stolcke, 1991). Por fim, a categoria “raça” foi trazida entre aspas para salientar que: i) trata-se de um termo historicamente construído de classificação social; ii) o que se entende por “raça” pode variar de uma sociedade para outra, de uma conjuntura histórica para outra.

62

Hoje a questão central é saber “que tipo de linguagem deve ser utilizada para trazer visibilidade à discriminação racial e ao racismo que existem na sociedade brasileira” (Cunha, 1988, p. 240 citado por French, 2002, p. 126).

S

EGUNDA

P

ARTE

6. Indicando o caminho

Para se ter alguma idéia sobre o espaço físico das escolas devemos, antes, perceber as divisões externas que as atravessam. As escolas estão localizadas no bairro do Jardim Umarizal, este bairro pertence ao distrito de Campo Limpo que, por sua vez, integra a Subprefeitura de Campo Limpo. Esta juntamente com outras 30 Subprefeituras desenham os limites territoriais e políticos do município de São Paulo.

Assim, o Município de São Paulo encontra-se dividido em 31 subprefeituras. As subprefeituras foram criadas pela Lei n° 13.399, de 1° de Agosto de 2002, em substituição às antigas Administrações Regionais. Cada subprefeitura constitui uma instância regional do poder público municipal na área geográfica sob sua jurisdição, com responsabilidades de atuação no âmbito intersetorial, devendo assumir funções e responsabilidades de alguns dos atuais órgãos da Administração Direta. A figura 1 mostra as Regiões do Município de São Paulo. A figura 2 destaca as 31 Subprefeituras do Município. A Subprefeitura 17 é a do

Figura 1: Regiões do Município de São Paulo

Figura 2: Subprefeituras do Município de São Paulo

Dentre as atribuições das subprefeituras, destaca-se a fiscalização do cumprimento das leis, regulamentos, normas e posturas municipais, principalmente em relação ao uso e à ocupação do solo (fiscalização de obras e edificações residenciais, instalações de comércio e de serviços de pequeno porte), bem como, em relação à limpeza pública, a varrição de

ruas, a conservação de jardins e de áreas verdes públicas de pequena extensão.63 A figura 4

mostra a subprefeitura de Campo Limpo (zona sul 2) formada pelos distritos de Campo

Limpo64, Capão Redondo65 e Vila Andrade.66

Figura 3: Subprefeitura de Campo Limpo

Fonte: http://portal.prefeiutra.sp.gov.br/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/mapas

63

São também atribuições das subprefeituras a execução ou contratação de pequenas obras e serviços públicos de manutenção de edificações e de logradouros municipais, seu acompanhamento e fiscalização. Para um tratamento mais completo das atribuições das Subprefeituras, consultar a lei 13.399, de 1o. de agosto de 2002.

64 Bairros que pertencem ao distrito de Campo Limpo: Jardim Umarizal, Jardim Maria Rosa, Jardim Maria Virgínia, Vila Nova Pirajussara, Jardim Olinda, Jardim Ingá, Jardim Rebouças, Vila França, Jardim Umuarama, Jardim Laranja, Jardim Macedo.

65

Bairros do distrito de Capão Redondo: Jardim Campo de Fora, Capelinha, Jardim Vale das Virtudes, Jardim Ipê, Valo Velho, Jardim Santo Eduardo, Jardim Dom José, Jardim Madalena, Jardim Capão Redondo, Jardim São José, Parque Residensial Bandeirante, Vila Belezas.

66

Bairros do distrito de Vila Andrade: Jardim Ampliação, Jardim Vitória Régia, Vila Suzana, Paraisópolis, Paraíso do Morumbi, Vila Ruth.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura67, a área da atual subprefeitura de

Campo Limpo ocupa 36,70 km2 com a população estimada em 508.607 pessoas. O distrito

de Campo Limpo unicamente ocupa a área de 12,80 km2 com a população estimada em

190.839 pessoas. No período 1996-2000, o crescimento da população nos distritos pertencentes à subprefeitura de Campo Limpo foi vertiginoso: 17,73% no distrito de

Campo Limpo; 20,99% no distrito de Capão Redondo e 39,24% em Vila Andrade.68

Do Terminal Rodoviário do Tietê, passando pelo bairro de Perdizes até chegar ao bairro do Jardim Umarizal, a paisagem física e humana vai se transformando

significativamente.69 Os guichês das companhias de ônibus, os incontáveis destinos, as

tabelas de preços e horários, os cafés e tabacarias, as bombonieres e perfumarias, as casas lotéricas e bancas de revistas, o cheiro de monóxido de carbono nas garagens, os ruídos e informes compõem o aspecto físico do terminal rodoviário. O trânsito de pessoas de diferentes regiões da cidade e de diferentes partes do país, a correria para não perder o ônibus, a pressa para usar o metrô, a espera atenta nos bancos desconfortáveis, o cansaço, o falatório, os abraços e despedidas, os (re)encontros, a expectativa e, principalmente, “o olho no relógio” faz daquele lugar um lugar de passagem, um lugar de diferentes rostos.

Se das cabines do metrô pouco se via da paisagem, apenas flashs do urbano, muito se olhava das pessoas. Os assentos lado a lado, o grande fluxo, o aperto, os horários de pico permitiam uma constate troca de olhares. Os senhores engravatados que desciam na estação Trianon-Masp, as médicas e enfermeiras que subiam na estação Clínicas, os estudantes com diferentes uniformes escolares que faziam da estação Vila Mariana um alvoroço e outras pessoas de outras estações sempre trocavam olhares entre si. A impressão que se tinha era

67

Página da internet (http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/dados/0002). Data da pesquisa: 22/03/2004.

68

Para se ter uma idéia, o crescimento da população nos distritos pertencentes à Subprefeitura da Lapa (zona oeste) era de: – 9,77 % no distrito da Barra Funda; – 4,60 % no distrito da Lapa; – 1,53 % em Perdizes; 1,30 % na V. Leopoldina; 17, 46 % no distrito de Jaguaré e – 0,11 % em Jaguara. O crescimento da população nos distritos pertencentes à Subprefeitura de Aricanduva (leste) era de: – 2 ,34 % no distrito de Carrão; 7,47 % em Aricanduva e 2,56% em V. Formosa. Crescimento nos distritos da Subprefeitura de M’Boi Mirim (zonal sul): 10,13% no distrito de J. Angela e 6,14 % em J. São Luís. Dados demográficos dos Distritos pertencentes às Subprefeituras. Data da Pesquisa: 22/03/2004.

Fonte: http://portal. prefeitura.sp.gov.br/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/dados/0002 69

Este era o percurso que fazia nas idas às escolas. Descia no Terminal Rodoviário do Tietê, usava o metrô até a estação Sumaré, encontrava-me com a equipe do projeto em um ponto combinado no bairro de Perdizes para dali partirmos para as escolas do Jardim Umarizal.

que as pessoas que ali estavam procuravam freneticamente cumprir tarefas diárias e enquanto se locomoviam em direção a elas, trocavam olhares.

As largas avenidas, os carros velozes, os jardins bem cuidados que antecediam as entradas dos prédios, vários outdoors, um deles, imenso, mostrava as novas tecnologias da telefonia celular, um outro, maior ainda, trazia uma respeitável atriz e o convite para uma peça teatral. Empórios de produtos importados, lojas especializadas, floriculturas, casas de estilos de construção diferentes, etc, compunham a paisagem urbana e arborizada de Perdizes, bairro classe-média. Ali, pessoas da terceira idade caminhavam pelas calçadas, jovens em roupas esportivas faziam alongamentos e exercícios físicos em circuitos

destinados a este fim. Esportistas radicais faziam rapel70 no viaduto da avenida Dr.

Arnaldo, sob a avenida Sumaré.

Em direção ao Jardim Umarizal, a progressiva diminuição de árvores chamava a atenção, a ponto de, ao entrarmos no bairro, enveredando por algumas de suas ruas, não mais notarmos uma única árvore. A sinalização do trânsito era precária assim como eram as vias de acesso ao bairro e o calçamento das ruas. Os poucos outdoors faziam propaganda de supermercados com descontos em produtos, “uma verdadeira pechincha” anunciava uma senhora (“preta”) no outdoor.

Contudo o que mais chamava a atenção durante este percurso era a cor das pessoas em relação ao lugar. Se no terminal do Tietê havia gente “de todas as cores”, em Perdizes quase não se viam pessoas negras, a não ser na prestação de serviços. E se no Jardim Umarizal pudemos ver pessoas “brancas” trabalhando, estudando, morando, enfim, pertencendo ao lugar, certamente havia um contingente expressivo de negros.

No Jardim Umarizal, estão situados, em áreas fronteiriças com o Morumbi, grandes condomínios residenciais e favelas. Os condomínios construídos pelo INOCOOP (Instituto que promovia empreendimentos residenciais com recursos do BNH) foram concebidos para

a classe média-baixa. Os prédios têm 13 andares, com 52 apartamentos (de 52 m2) por

bloco. Os blocos estão situados em meio a uma área comum ocupada por estacionamentos. Dentre os residentes desses condomínios estão membros do corpo docente e discente das duas escolas (Cf. Niemeyer, 2002b). Um dos blocos foi construído em frente à escola municipal e outro faz limite com a escola estadual.

70

A escola municipal ocupa quase todo o quarteirão, dividindo o espaço com um clube de lazer da prefeitura, de área significativamente menor. Ao sair do portão dessa escola e seguindo pelo outro lado da rua, chega-se à escola estadual. A escola estadual ocupa um terreno de esquina que coincide com o término da rua. Ultrapassando este ponto, alcança-se uma região onde estão concentradas algumas favelas. A escola mais próxima da favela Jardim Rebouças é, pois, a escola estadual. A um observador mais desavisado os limites entre o bairro e as favelas mostravam-se bastante tênues pois, como observa Niemeyer (2004a), não havia como saber onde começava um e acabava o outro.