• Nenhum resultado encontrado

A IMPORTÂNCIA DE ESCRITORES AFRO-DESCENDENTES PARA A LITERATURA PORTUGUESA

No documento REVISTA VIRTUAL- completa (páginas 148-156)

Um projeto interdisciplinar, rico em conteúdo, trabalhado em sala de aula durante todo o bimestre, contando com a dedicação das professoras envolvidas e

A IMPORTÂNCIA DE ESCRITORES AFRO-DESCENDENTES PARA A LITERATURA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO

Em virtude da Copa Mundial de Futebol este ano ser na África do Sul, a Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos propôs aos professores das diversas áreas de ensino trabalhar o Projeto ―Herança Afro-cultural‖.

Em Lingua Portuguesa a proposta foi conhecer alguns escritores afro-descendentes e a importância de suas produções literárias para a Língua Portuguesa. Dos escritores pesquisados Ney Lopes, Cruz e Souza e Machado de Assis decidiu-se pelo último por ser um dos melhores contistas e romancistas da nossa literatura e apresentando textos complexos, questionadores e ricos em ironia que podem e devem ser trabalhados pelos professores do Ensino Fundamental.

http://sites.google.com/site/herancaculturalafro/9-anos

Trabalhos publicados: http://infoeducacionalpedroivocampos.blogspot.com/

Ler clássicos de nossa literatura, para a maioria dos alunos do ensino fundamental, é tarefa árdua, pois muitos deles não estão acostumados com uma linguagem mais sofisticada, precisam ter outras leituras, conhecimento histórico, motivar-se para ler e reler. Sendo assim, se faz necessário, desde já, incentivá-los a ler obras de ilustres escritores. Por isso para que se

apropriem desses textos e aprendam a apreciar a literatura de qualidade foi apresentado a eles: Machado, um clássico para todos.

Objetivos Geral – Conhecer a biografia do escritor afro-descendente Machado de Assis e os traços que seus contos deixaram na cultura ou culturas que atravessaram .

Específicos

 Pesquisar os prováveis criadores;

 Ampliar a capacidade de análise literária;

 Conhecer o gênero literário conto e os elementos que o compõe: Concisão, a unidade dramática;

 Conhecer os recursos linguísticos da obra Machadiana;

 Esclarecer o contexto histórico em que os contos foram produzidos;

 Realizar síntese da biografia do autor a partir de um Mapa Conceitual (Informática Educacional)

 Transformar de gênero prosa para teatro. (Informática Educacional)

 Dramatizar, filmar e publicar os contos lidos. (Informática Educacional)

 Elabaorar uma historia em quadrinhos (HQ) a partir da biografia do autor (Informática Educacional)

DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa - Construção de uma WEBQUEST com a proposição das tarefas: Autobiografia em HQ , Mapa Conceitual e Transformação de textos em prosa para peça de teatro de alguns contos.(Informática Educacional)

2ª Etapa - Preparatório para leitura do conto ―Uns Braços‖ (Informática Educacional). Pesquisar sobre a cidade do Rio de Janeiro em 1870 contextualização histórica, econômica e social.

 Após leitura na sala informatizada, o conto foi novamente lido em sala, para realização da análise literária; assunto, tema, tipo de narrador, enredo, personagens(caracterização), linguagem(elementos temporais, espaciais, recursos expressivos...)

 Pesquisa de outros contos machadianos -Leitura do conto escolhido pela equipe

-Distribuição pela professora de peças de teatro para leitura e análise -Características do texto de peça de teatro(atividade oral)

- T r a n s f o

rmação do conto( em prosa) para peça de teatro (Informática Educacional) - Ensaios, filmagem e publicação - Informática educacional – 9 Ano B

 Transformação do texto dissertativo-informativo (autobiografia do Machado) para História em Quadrinhos (linguagem verbal e não verbal) -9º Ano C

Descrição e fundamentação teórica

O projeto Machado, o clássico para todos foi idealizado a partir da proposta pedagógica anual da escola: Herança Afro-Cultural. Machado era descendente de um negro e uma portuguesa, nasceu em pleno período escravocrata e em seus textos ora de forma direta, ora dissimulada, mas não utilizando uma crítica feroz e sim lançando mão de todos os recursos literários que muito bem sabia usar apresenta uma sociedade(colonial), escravocrata e clientelista) em que a condição econômica do indivíduop determinará sua exclusão ou aceitação.

Diante disso apresentar Machado aos alunos é passo importante para levá-los a perceber o importante legado que este escritor deixou para enterdermos melhor as relações humanas na sociedade, o ser humano e sua interioridade psicológica e social.

Para motivá-los a ler textos de Machado que a princípio podem parecer difíceis e muito refinados, iniciei com um bate-papo sobre o amor entre adolescentes sejam meninos ou meninas por mulheres ou homens mais velhos, solicitei exemplos da ficção ou da realidade. Feito isso criei uma expectativa em torno do conto ―Uns Braços‖ contando pontos do enredo e mostrando a ambiguidade da personagem Severina e Inácio. Os alunos queriam logo ler a obra, mas antes disso solicitei pesquisa sobre o período histórico em que a história é contada, para que pudessem contextualizar melhor a obra. Divididos em equipe de até e (quatro) elementos buscaram outros contos e iniciaram a leitura ora em casa ora em sala. Finalizada a leitura os grupos apresentaram o texto para os demais colegas tecendo comentários sobre o assunto, tema, fizeram análise psicológica dos personagens.

Terminada esta etapa e tendo já aproximado os pequenos jovens leitores do nosso escritor propus às turmas de 9º ano que preparassem algo a partir dos contos lidos ou da biografia já estudada do autor. Foi então que decidiram:

9º Ano A Elaboração do Mapa Conceitual a partir da autobiografia do autor.

9º Ano B Transformação dos contos para peça de teatro, dramatização e filmagem 9º Ano C Criação de História em Quadrinhos ressaltando vida e obra do autor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos trabalhos realizados os alunos puderam:

 Ampliar a capacidade de análise literária;

 Adquirir o gosto pela leitura de textos considerados difíceis e refinados;

 Ler buscando marcas das leituras que procederam a nosssa e as marcas que deixaram na cultura ou culturas que atravessaram;

 Exercitar o trabalho em equipe (comprometimento, responsabilidade e organização);

 Pesquisar a partir de diferentes mídias: Internet, vídeos, livros, textos e revistas;

 Diferenciar texto em prosa para de peça de teatro;

 Produzir textos diversos;

 Exercitar postura e expressividade adequada para narrar oralmente os contos;

 Exercitar a desinibição, memória, expressividade ao dramatizarem os contos;

 Revisar textos buscando utilizar a pontuação correta, ortografia, legibilidade;

 Usar e ampliar o uso de tecnologias; Computador, máquina digital, montar vídeos no movie maker;

 Aprender a produzir e publicar seus próprios trabalhos em programas da Internet como a das Histórias em Quadrinhos ( www. Toondoo.com)

Escola Municipal Deputado Lauro Carneiro De Loyola Diretora: Anésia Maria Cardoso

Supervisora: Liamaris Moreira Título/Tema: África

Ano: 9ºs Anos

Professor Responsável: Gladis Margareth B. Narloch- Hist Valdirene Da Maia – Inglês

Joseli Daisy Pollesi – Ensino Religioso Profº Sala Informatizada: Dalva L. Da Silva

Período De Realização: Abril/Maio/Julho

INTRODUÇÃO

Com base na pesquisa feitas pelos alunos, analisamos as principais características dos povos africanos, seus costumes, culturas e tradições, religião, política, refletindo sobre as diferenças étnicas e sociais promovendo a cultura da paz.

OBJETIVOS:

* Proporcionar o conhecimento, a curiosidade sobre o continente africano, identificando a religião tradicional, a política, a segregação etnica e social resultante do fator econômico, resgatando as origens, a religiosidade e suas manifestações culturais.

* Compreender que no universo religioso africano a vida no cosmo se conduz através da interação das forças vitais, tanto no plano material quanto no espiritual.

* Explorar os valores e os princípios éticos dos africanos, questionando os preconceitos, incentivando a diversidade cultural.

* Promover debates sobre a importância fundamental da manifestação cultural para os povos africanos através das músicas, das danças, dos instrumentos, das máscaras, imperando a criatividade e o dinamismo.

DESENVOLVIMENTO

Através do tema apresentado pelas professoras envolvidas e da proposta de pesquisa realizada em livros, revistas e diversos sites os alunos tiveram acesso a materiais sobre os países africanos. Divulgaram suas descobertas na sala de aula e após na Feira do Conhecimento. Estas produções foram desenvolvidas através de teatro sobre o mito da criação, elaboração e apresentação de vídeos sobre a tradição, os costumes, a religiosidade e a organização social. Partindo da história ―Buanga a noiva da chuva‖, os alunos confeccionaram trajes, máscaras e reproduções de imagens sobre o continente africano, pesquisaram, escolheram e montaram um clipe com letras e traduções de músicas referentes ao continente africano, com imagens retiradas da internet relacionadas à letra da música. http://www.youtube.com/user/lauroloyola

No documento REVISTA VIRTUAL- completa (páginas 148-156)