• Nenhum resultado encontrado

A definição das ordens de corte em uma indústria do segmento de confecção interfere diretamente na quantidade estocada de peças semi-acabadas e acabadas, respectivamente. As indústrias têxteis deste segmento são caracterizadas por um elevado risco de obsolescência de seus produtos. Sendo assim, grandes estoques em uma coleção de determinada estação podem representar prejuízos expressivos, devido ao aumento de peças que terão de ser comercializadas a preços promocionais, por não terem sido vendidas ao preço pelo qual foram inicialmente ofertadas. Por outro lado, conforme já citado, alguns custos envolvidos na programação de ordens de corte parecem apontar para um maior aproveitamento do comprimento das mesas, podendo indicar o corte de um maior número de peças como forma de reduzir custos totais. Sem a análise deste trade-off de custos, dificilmente serão obtidas boas soluções para o PPOC.

As soluções disponíveis no mercado (OPTIPLAN, 2005; AUDACES VESTUÁRIO 2005) não consideram todas as parcelas de custo inerentes ao PPOC e, portanto, não geram resultados que visem reduzir custos totais. Essas soluções desconsideram, por exemplo, a possibilidade de estocar peças durante determinado tempo, no caso de haver demanda prevista para um horizonte futuro.

A concepção de um modelo que leve em conta as várias parcelas de custo envolvidas no problema é de extrema relevância, como forma de subsidiar as indústrias na decisão de quanto produzir e, conseqüentemente, quanto estocar. Sendo assim, esta pesquisa constitui-se em uma importante contribuição ao setor, que não dispõe até o presente momento de um modelo tão abrangente (em termos de custos avaliados) como o ora proposto, caracterizando desta forma o seu ineditismo.

Finalmente, e conforme será apresentado no capítulo três, o PPOC consiste em um problema de otimização combinatória, pode incluir um número considerável de variáveis (cerca de 200 para cada OC, dependendo do número de tamanhos, de cores e de mesas a ela alocadas) e possui outras características que o tornam extremamente complexo do ponto de vista matemático. Por este motivo, a obtenção de uma solução para o problema envolveu a avaliação de diferentes métodos e a realização de uma série de testes, conforme será explicitado adiante.

1.6 OBJETIVO

1.6.1 Objetivo Geral

Esta pesquisa tem por objetivo conceber um modelo e propor uma solução consistente para resolução do PPOC, de forma a considerar os principais custos envolvidos neste processo decisório, bem como as limitações de recursos disponíveis e de atendimento à demanda.

1.6.2 Objetivos Específicos

O objetivo geral apresentado anteriormente pode ser desmembrado nos seguintes objetivos específicos:

I. Identificar as parcelas de custos associadas ao PPOC;

II. Identificar as restrições que terão de ser respeitadas na resolução do problema; III. Modelar o PPOC como um problema de programação matemática de

minimização de custos;

IV. Selecionar possíveis técnicas de resolução do problema de minimização modelado na etapa anterior, buscando definir uma técnica adequada sob os enfoques “qualidade da solução obtida” e “custo computacional”, medido em termos de tempo de processamento;

V. Implementar e testar a técnica selecionada para resolução do PPOC;

VI. Avaliar a consistência da solução proposta, comparando seus respectivos resultados (com relação a diferentes referências de peças) àqueles que seriam obtidos pela utilização do método adotado atualmente pela indústria pesquisada.

1.7 LIMITAÇÕES DO TRABALHO

Devido à grande complexidade do PPOC do ponto de vista matemático, não se tem a pretensão de chegar a soluções “exatas”, ou seja, atingir o “mínimo custo global” referente às OC’s não é objetivo deste trabalho. O que se busca é a concepção de um método com consistência suficiente para obter soluções melhores do que aquelas obtidas atualmente pela indústria têxtil.

Além disso, conforme já explicitado, a solução do problema tem de ser obtida em um tempo de processamento compatível com aquele disponível pelas indústrias. Esta limitação

foi considerada na concepção do método, mesmo diminuindo, em alguns momentos, a precisão dos resultados obtidos.

Conforme será apresentado no capítulo três, dentre os custos identificados no PPOC, existe o custo de setup de estamparia. Nas referências para as quais definiu-se a aplicação de estampa na peça, existe um custo de setup (associado basicamente à preparação das máquinas e troca de tintas) a cada mudança de cor do tecido. O modelo apresentado desconsidera esta parcela de custo.

Pelo que se pôde obter de informações quanto às indústrias do segmento de confecção, não é prática ainda muito comum a junção de tecidos de diferentes cores em uma mesma OC. A mistura de diferentes cores em uma ordem de corte implica na disponibilização, no momento do corte, de uma quantidade suficiente de tecido de todas as cores envolvidas na OC previamente programada. Para isto, indústrias do setor vêm avaliando a viabilidade de implementação de um supermercado de tecidos. Esta questão, no entanto, não faz parte do escopo da presente pesquisa.

Um outro limitante do método é que o mesmo resolve o PPOC apenas para a base principal das peças de uma dada referência. Considerar-se-á, por simplificação, que as OC´s dos contrastes seguem aquelas definidas para a base principal.

1.8 ESTRUTURA DO TRABALHO

O presente trabalho está estruturado em sete capítulos. O conteúdo apresentado em cada um deles é resumido a seguir.

No primeiro capítulo, procura-se contextualizar o problema, caracterizá-lo como um problema associado à logística, definir os pressupostos da pesquisa, salientar sua importância, seus objetivos (geral e específicos) e limitações.

No segundo capítulo, faz-se uma revisão acerca dos trabalhos publicados sobre o PPOC e problemas correlatos, tais como os problemas de corte.

No terceiro capítulo, o PPOC é formulado como um problema de programação não linear inteira, descrevendo-se as variáveis de decisão, as parcelas da função-objetivo e as restrições do problema.

No quarto capítulo, são apresentadas técnicas promissoras de resolução do PPOC, buscando-se conceituá-las e citar possíveis aplicações das mesmas. Ao final deste capítulo, relata-se a experiência obtida na tentativa de utilização de algumas dessas técnicas para resolução do PPOC.

No quinto capítulo apresenta-se a proposta de um método para resolução do PPOC, método este que consiste basicamente na utilização de processos de busca em grafos. Conforme será detalhado adiante, os algoritmos propostos são uma adaptação, com inovações em determinados aspectos, de algoritmos clássicos, de forma que os mesmos possam ser utilizados na resolução do problema.

No sexto capítulo são apresentados os resultados obtidos para 34 cenários de demanda, construídos a partir de informações acerca de quatro referências cujos dados foram disponibilizados por uma indústria do segmento de confecção. A partir destes resultados, identificam-se os algoritmos que atingiram a melhor performance em termos de custo da solução obtida, dentro da limitação de tempo para resolução do PPOC.

Finalmente, apresenta-se no sétimo capítulo uma avaliação dos objetivos alcançados ao longo da pesquisa, salientando-se os aspectos inéditos contemplados na mesma, bem como seus possíveis benefícios para a indústria de confecção. Ao final deste capítulo, sugerem-se futuras pesquisas vinculadas ao PPOC.

2 O PPOC E PROBLEMAS CORRELATOS