• Nenhum resultado encontrado

1.2 Localização da empresa

4.4.4 Indicações finais

Este projeto tem como vantagem o facto de poupar espaço numa secretária reduzindo os objetos que ocupam o espaço tornando tudo mais organizado e concentrado no mesmo objeto. É composto por vários materiais que podem ser limpos certificando assim as questões de higiene e segurança durante o trabalho. Como desvantagem tem o peso, que torna difícil transportar a Casinha.

31

4.5.1 Descrição/ Conceito

A Artspazios em diálogo com os colaboradores, realçou a necessidade de criar uma caixa do correio, objecto bastante requesitado pelos clientes nos seus projectos de arquitetura. O equipamento tinha que ser de betão e uniformizar 3 das principais caracteristicas presentes na fachada principal de uma habitação, sendo elas, o numero de identificação, a iluminação e a caixa do correio (figura 22).

Esta caixa do correio está desenhada para uma casa situada numa estrada com sentido único e daí ter uma face com um angulo de 45º aproximadamente., justificando o facto de o transito e o correio vir num só sentido/direção. Esta caixa do correio está também direcionada para habitações/ muros em esquina em que esta fica embutida. A caixa do correio passa a fazer esquina do muro ou habitação em que o utilizador tira o correio da parte de dentro da habitação/muro.

O projecto sendo uma caixa do correio terá uma abertura para cartas/envelopes na horizontal e na sua parte traseira uma porta em acrilico para obtenção do correio. Na sua parte dianteira terá também o seu número de identificação representado com iluminação. A caixa do correio é feita em betão e terá um peso de 9kg.

A iluminação deste objecto é feito através da fita Led com o transformador pois são estanques. Tanto na abertura do correio como no numero de identificaçao, encontram-se em faces diagonais de modo a proteger o correio e a iluminaçao de eventuais chuvas directas.

32 Caracteristicas técnicas 4.5.2 1 - Entrada do correio;

2 – Pequena abertura para passagem dos fios para a iluminação; 3 – Porta para adquirir o correio recebido.

1

3

Figura 23 - Indicações técnicas da caixa do correio

33

4.5.3 Visualizações

4.5.4 Considerações finais

Esta caixa do correio foi criada para estes dois casos particulares a pedido da empresa, após uma reunião sobre o estudo das necessidades dos clientes da empresa. A desvantagem deste projeto é estar restrita a estas situações específicas. Como vantagem temos o facto de ter a caixa do correio, o número da porta e a iluminação num só objeto poupando assim no espaço.

34

4.6.1 Descrição/ Conceito

Neste projecto, o objectivo era a realização de uma montra para a própria loja da Artspazios. Foi-me pedido uma solução prática, rápida e acima de tudo económica. A montra faria referência á abertura de um novo conceito criado pela empresa. Estes iriam abrir uma loja de venda de produtos de decoração e iluminação em que o estilo vintage predomina aliado ao estilo contemporâneo.

Popularmente é considerado vintage o objecto que tem pelo menos 20 anos de existência. O termo vintage tem origem anglo-francesa usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita vitivinícola. O vintage tem por base várias características, como a qualidade (maioritariamente produtos artesanais ou fabricados com matérias – primas de qualidade), a exclusividade (produtos fabricados em pequenas quantidades), a história (o valor cultural e histórico) e o estilo (associado ao requinte) [7].

Posteriormente realizei uma pesquisa dos eventuais produtos a comercializar na loja, decidi desenvolver a montra em cartão, reutilizando o cartão para a redução de custos. A montra teria que apresentar ao público o que iria vender, o seu conceito e uma pequena informação adicional. Visto o tempo de concepção ser reduzido, desenvolvi algumas peças que seriam ali comercializadas de modo a criar um ambiente, bidimensional. As peças eram bidimensionais, como já referi anteriormente e compostas só pelo contorno (silhueta). A opção de criar um ambiente, surge na imaginação de o receptor da mensagem se deixar envolver no espaço e no imaginário do ambiente criado, mas também o facto de estar associado a uma empresa de interiores e decoração (figura 25). A condição colocada pela empresa passava por uma específica informação que teria que estar presente, que exponho a seguir.

“Entre diversos objectos e peças de mobiliário, candeeiros e vários tipos de luminárias, surge um novo conceito – a Entre – que aparece como uma loja de design, iluminação e handmade. Constituída por uma equipa multidisciplinar de arquitectos e designers, que gosta de trabalhar em projectos de interiores, a Entre é a nova forma de

35 chegar a sua casa, através de um serviço integrado e personalizado. Entre, e venha conhecer-nos.”

Depois de retiradas as dimensões do espaço e de cada peça que iria integrar no espaço, foram calculadas as suas posições. Criando assim 2 planos no ambiente ali representado. As peças foram colocadas com fio de pesca suspensas numa calha metálica perfurada previamente.

A b r e

B r e v e m e n t e

36

4.6.2 Visualizações

4.6.3 Considerações finais

Foram atingidos todos os objetivos impostos pela empresa. A empresa impunha a condição de ter custo reduzido, que apelasse ao conceito novo da empresa – o vintage, que apresentasse a empresa e mostrasse alguns dos produtos produzidos.

Com a utilização do cartão os custos foram mínimos, tendo só de comprar tinta para fazer silhuetas. A manifestação das pessoas perante a montra demonstrou que toda a informação passada para o receptor foi clara e concisa despertando a curiosidade.

37

4.7.1 Descrição/ Conceito

Este ano, realizou-se a 3ª edição dos Jardins Efémeros. Na sua realização participaram programadores, criadores e artistas de palco, mesa, rua, papel, tela, cor e de centenas de pessoas que nele participa: naturais, residentes, viajantes, todos os protagonistas da vida nos jardins.

Teve duração de sete dias e sete noites alargando ao centro histórico de Viseu – os Jardins mantiveram o cenário verde e florido, as múltiplas práticas culturais, desde o teatro á pintura, da dança a instalações multimédia, da música á gastronomia, do cinema às conferências, da literatura á fotografia. Este evento mantém o objetivo – habitar a urbe, debater a polis, ocupar a cidade.

Neste âmbito, foi-me proposto pela empresa a contribuição na participação da empresa no projecto Jardins Efémeros. A participação da empresa baseava-se na desmistificação de tudo o que envolve a reabilitação. A Artspazios abriu a porta de uma das suas obras, localizada no centro histórico de Viseu. Um exemplo prático de reabilitação, no combate ao despovoamento do edificado e do seu caracter patrimonial e cultural. A visita á obra passava pela apresentação do projecto bem como todo o seu envolvente, tal como, aquisição de imóvel, projetos e burocracias.

Especificamente, o meu trabalho consistiu em criar os ambientes da casa. Todos os ambientes eram fictícios, pois eram bidimensionais, em cartão, mas com o objectivo de o visitante se envolver naqueles espaços transportando-os para a realidade.

38

4.7.2 Visualizações

4.7.3 Considerações finais

Neste projeto todos os objetivos propostos pela empresa foram conseguidos. A empresa pediu a criação de espaços com o menor custo possível daí a utilização de cartão. Foram criados uma sala, uma cozinha, uma casa de banho e uma sala de apresentação.

Em conclusão, a visita das pessoas foi positiva e responderam às expectativas do conceito da empresa.

39

4.8

4.8.1 Descrição/ Conceito

“Somos um grupo de criativos que armados de agulhas e tecidos, metemos mãos á obra. Fomos ao baú da avó e decidimos reinventar as tradições portuguesas, adaptando-as a novas escalas. Laçadas, peças únicas, personalizáveis, cheias de paixão, dedicação e entrega de quem trabalha á mão, este saber antigo mas com pitada de inovação, esperando dar uma nova dimensão às suas memórias” – apresentação de um novo conceito da empresa.

A primeira apresentação deste conceito foi no evento “Fusing Culture Experience” na Figueira da Foz. A Artspazios fez uma instalação num contentor de modo a expor o conceito desta nova vertente. A minha participação nesta instalação foi na concepção do produto final para a instalação, e na sua pré-construção. As formas escolhidas foram as flores e o material foi o trapilho.

Neste projecto da Entrelaçadas, comecei por organizar o trapilho por versões cromáticas. Posteriormente, realizei com o trapilho um conjunto de flores, que no seu conjunto iriam formar a instalação. Estas formas foram estritamente escolhidas pela empresa, de acordo com o conceito da nova marca. Nesta minha participação realizei ainda uma etiqueta gigante (á escala) da marca – Entrelaçadas.

Foram realizados vários teste para uma unificação entre as formas levando a uma leitura agradável ao receptor da mensagem a transmitir.

Todas as formas estão inseridas em estruturas metálicas (arame) para uma maior resistência às deformações que surjam.

40

4.8.2 Características técnicas

Este é o ponto base para o crochê, e que foi utilizado com o trapilho para todas as peças da instalação. Para criar vários efeitos varia-se com o número de espaços a retirar ou acrescentar ao habitual.

41

4.8.3 Visualizações

4.8.4 Considerações finais

Este projeto foi enriquecedor a nível cultural, pois foi o relembrar e criar tradições na atualidade. Uma atividade mais prática mas de imenso trabalho que no final se reflectiu num impacto positivo perante a população que contactou com a instalação. Um ponto fraco neste projeto foi a montagem da instalação, pois era difícil segurar as peças pesadas, mas rapidamente foram criadas estruturas.

43 O relatório de estágio em consolidação com o estágio foram uma experiencia positiva tanto a nível de desenvolvimento pessoal como profissional.

Esta experiencia mostrou-me a responsabilidade que nos é incutida no mercado de trabalho aliada á pressão do dia-a-dia para com os exigentes clientes. Permitiu-me aplicar os meus conhecimentos e tirar qualquer dúvida em relação ao meu futuro nesta profissão, concluindo que é isto que me dá prazer fazer.

Foram algumas as dificuldades no decorrer do estágio, tais como, a questão dos materiais muito restritos, por questões económicas (cartão e betão). Apesar de quaisquer dificuldades, foi uma experiencia bastante enriquecedora, com grande relevância, nas competências que adquiri no curso de Design de Equipamento, que permite melhorar ainda mais a preparação dos seus alunos para o mercado, é deveras gratificante o conhecimento que nos é transmitido.

Em forma de conclusão, acordei com a empresa que irei acompanhar a produção das peças a comercializar na loja da Artspazios.

45 [1]- Maldonado, Tomas, Design Industrial; tradução José Francisco Espadeiro Martins, 1999, Edição 70.

[2] - Simões, Jorge Falcato e Bispo, Renato, Design Inclusivo – Acessibilidade e Usabilidade em Produtos, Serviços e Ambientes, 2006.

[3] - Apontamentos facultados pelo Professor Arlindo Ferreira, nas aulas de Metodologia Projectual, 2011/2012, 1º ano/ 2º semestre, IPG – ESTG.

Webgrafia

[4] - Http://www.infopedia.pt/betao, acedido em Agosto de 2013 [5] - www.led.entre.com.pt, acedido em Setembro de 2013 [6]- www.artspazios.pt, acedido em Agosto de 2013

A

Componentes técnicos

C

Tipo 1:

o Fita Led

 Descrição: Fita 5050 7,2W 12V 30led/metro  Tipo de Led: 5050

 Cor: Branco quente (RGB)  Voltagem: 12V

 Dimensões (L): 10mm  Vida útil: + 30.000 horas

o Transformador

 Dimensões (CxLxA): 180mm x 20mm x 30mm  Fonte de alimentação: 20W 220V-24V 0,83A  Material: Alumínio

D

Tipo2:

o Fita Led

 Descrição: Fita 5050 7,2W 12V 30led/metro  Tipo de Led: 5050

 Cor: Branco quente (RGB)  Voltagem: 12V

 Dimensões (L): 10mm  Vida útil: + 30.000 horas

o Transformador

 Dimensões (CxLxA): 180mm x 20mm x 30mm  Fonte de alimentação: 20W 220V-24V 0,83A  Material: Alumínio

 Protecção: IP65

o Interruptor

 Dimensões (CxLxA): 28mm x 14mm x 18mm

 Protecção: Revestimento possível em borracha, cortiça ou acrílico  Material: Aço inox 12V, 20A

E Tipo3:

o Lâmpada Led

 Descrição: Lâmpada bola 3W 220V 245lm E14  Cor: Branco quente (RGB)

 Voltagem: 220V

 Dimensões (Ø x A): 45mm x 80mm  Vida útil: + 30.000 horas

F

Tipo 4:

o Foco de Chão

 Descrição: Projector de chão 3W 12V 270lm  Cor: Branco quente (RGB)

 Voltagem: 220V

 Dimensões (Ø x A): 40mm x 40mm  Vida útil: + 30.000 horas

 Material: aço inoxidável

o Transformador

 Dimensões (CxLxA): 180mm x 20mm x 30mm  Fonte de alimentação: 20W 220V-24V 0,83A  Material: Alumínio

G

Tipo 5:

o Hub Usb

 Descrição: 7 portas USB 2.0  Input: AC 110V 240V 50/60Hz  Output: DC 5v 1000 mA

I

Desenhos Técnicos

Documentos relacionados