• Nenhum resultado encontrado

2.2.1 PNB per capita (renda per capita)

2.2.1.1 A preços constantes de mercado (dólares de 2000)

A renda per capita é o produto nacional bruto dividido por uma estimativa da população em meados de cada ano. O PNB é a soma do valor bruto da produção de todos os produtores residentes no país, acrescido dos tributos sobre a produção e subtraído dos subsídios não incluídos no valor dos produtos. É calculado sem fazer qualquer dedução da depreciação dos bens produzidos ou da degradação dos recursos naturais.

Os dados são em valores constantes para o dólar do ano de 2000. Na teoria, os componentes preço e quantidade de um valor são identificados, e o preço no período base é substituído por aquele do período corrente.

Dois métodos principais são adotados na prática. O primeiro, conhecido como a “reavaliação da quantidade”, está baseado numa metodologia consistente com a teoria acima (ou seja, mediante a multiplicação da quantidade corrente do período pelo preço do período base). O segundo, conhecido como “deflação de preços”, implica a divisão dos valores observados pelos preços índices para obter o volume estimado. Os índices de preço usados são construídos a partir dos preços dos principais itens que compõem cada um dos valores.

No nosso caso, adotamos como referência o valor do dólar norte-americano no ano de 2000, uma vez que a nossa fonte (o Instituto Ilpes da Cepal) assim o faz.49

49

Para ter acesso a esses dados, consultar o sítio de estatísticas da Cepal. Disponível em http://cepal.org/estadisticas/bases/.

2.2.1.2 Baseado na paridade do poder de compra

O PNB per capita medido pela paridade do poder de compra (PPC) é o produto nacional bruto convertido pelo valor do dólar internacional, usando índices do poder de paridade de compra.

O dólar internacional tem o mesmo poder de compra em relação ao PNB que o dólar nos EUA. O PNB medido pelos preços dos compradores é a soma dos valores brutos produzidos por todos os residentes na economia, acrescida dos tributos sobre os produtos e subtraída dos subsídios não incluídos no valor dos produtos. É calculado também sem as deduções de depreciação dos bens ou de degradação dos recursos minerais. Os dados aqui têm como lastro o valor do dólar internacional em 2000 e foram obtidos do World Bank Indicators50.

Devemos observar que as duas medidas para o PNB per

capita são substitutas entre si, já que mensuram, de forma

diferentes, o mesmo fenômeno, motivo pelo qual serão usadas separadamente nas nossas pesquisas.

Outra informação relevante é que ambas são indicadores baseados em fatos (facts-based indicators). Tais indicadores têm a vantagem de serem geralmente bastante objetivos, ou seja, não sujeitos a grandes variações por conta das interpretações de quem realiza as medidas. Essa qualidade objetiva faz com que se tornem mais confiáveis que os indicadores baseados em percepções da realidade. No entanto, é importante reconhecer que os indicadores factuais não são tão precisos quanto se supõe. Muitos deles são estimativas baseadas numa amostra de um dado conjunto de estatísticas econômicas ou de pessoas ou de domicílios.

50

Ver, nesse aspecto, World Bank. World Development Indicators (WDI) Online. Washington, D. C.: The World Bank. Disponível em http://devdata.worldbank.or/dataonline.

Temos então que a confiança em tais indicadores depende da representatividade da amostra e de outros aspectos da metodologia para se gerar a estimativa. Para que tais indicadores sejam confiáveis no tempo e no espaço, é essencial que as mesmas estruturas amostrais sejam usadas e mesma metodologia, aplicada.

Isso é difícil de se obter, já que os diferentes países usam inevitavelmente procedimentos contábeis diferentes e apresentam diferentes capacidades para manter um sistema de informações estatísticas confiável e atualizado. Ademais, em muitos casos, há dificuldades no desenvolvimento de medidas comparáveis entre os países com características muito díspares entre si em termos de cultura, grau de urbanização, importância da economia informal e grau de industrialização.

2.2.2 O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O IDH é um índice composto que mensura as realizações médias de um país em três dimensões do desenvolvimento humano: i) vida longa e saudável, medida pela expectativa de vida ao nascer; ii) conhecimento, avaliado pela taxa de analfabetismo adulto e pela taxa combinada de matrículas para as escolas primária, secundária e terciária; iii) padrão de vida decente, medido pelo PNB per capita de acordo com a paridade do poder de compra do dólar norte-americano. Pela teoria, os valores podem variar de 0 a 1, em que os valores maiores indicam valores mais elevados de desenvolvimento humano.

Os dados foram obtidos dos Relatórios de Desenvolvimento Humano publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).51

51

Ver UNDP. Human Development Report. New York: United Nations Development Program.

2.2.3 Dívida como percentual do PIB

Os dados com os quais vamos trabalhar (expressos em percentagens do produto interno bruto) referem-se aos saldos da dívida pública bruta de todos os governos (centrais e subnacionais) dos países da América Latina. Utilizamos o câmbio de 31 de dezembro de cada ano (tal como publicado pela

International Finance Statistics do Fundo Monetário

Internacional) e o produto interno bruto a preços correntes e em moeda local de cada um dos países52.

Os dados foram obtidos do Instituto Latinoamericano y

del Caribe de Planificación Económica y Social (Ilpes) da

Cepal53.

2.2.4 Participação das atividades primárias e secundárias

Tratando-se da participação da agricultura ou da indústria na formação do PNB, temos:

Participação = (componente de cada país)/PNB, para cada componente (agricultura ou indústria) e para cada ano.

Os dados foram obtidos das Estatísticas de Contas Nacionais da ONU (UN National Accounts Statistics). Tal base de dados contém um conjunto completo e consistente de séries de tempo de 1970 em diante das principais contas nacionais agregadas para todos os membros da ONU. É mantido e atualizado com base nas informações anuais das estatísticas nacionais e complementados por estimativas para aqueles anos e países em

52

A informação, quando se encontra disponível, desagrega-se para as seguintes coberturas institucionais do setor público: governo central – setor público não financeiro – setor público e governos subnacionais.

53

que as estatísticas oficiais são incompletas ou inconsistentes54.

2.2.5 O grau de abertura para o exterior

Trata-se da seguinte fórmula:

Exportações de bens e serviços + Importações de bens e serviços PNB

Todas as medidas são a preços constantes de mercado, tendo como ano base 2000. As cifras foram calculadas pela Divisão de Estatística e Projeções Econômicas da Cepal55.