• Nenhum resultado encontrado

Indicar o valor total provisionado, se houver, dos processos descritos no item 4.3.

Cenário I I II Instrumento Vencimento Risco Provável Adverso

4.3.1 Indicar o valor total provisionado, se houver, dos processos descritos no item 4.3.

Processos Trabalhistas

Atualmente a Companhia figura no polo passivo de 167 (cento e sessenta e sete) processos judiciais que versam sobre matéria trabalhista. Sendo 108 (cento e oito) processos trabalhistas que versam sobre responsabilidade subsidiária da Companhia em razão da terceirização de serviços, e 59 (cinquenta e nove) processos trabalhistas de ex- colaboradores da Companhia que de maneira geral versam sobre horas extras, verbas rescisórias, periculosidade, insalubridade entre outros.

Inquéritos de Natureza Civil

Atualmente existem 09 (nove) inquéritos civis que versam sobre matéria ambiental, cujo objeto é a verificação de supostos danos ambientais relacionados às obras realizadas pela Companhia. Ainda não é possível para a Companhia mensurar o impacto financeiro decorrente de eventual confirmação dos fatos apurados nestas investigações.

Notificações de Infração

Até 31 de dezembro de 2016, a Companhia recebeu da ARTESP 263 (duzentas e sessenta e três) notificações em razão do atraso para início ou conclusão de obras do cronograma de investimentos do Contrato de Concessão. A Companhia apresentou tempestivamente defesas prévias e alegações finais à ARTESP em relação a todas as notificações. Desta forma, no entendimento da Companhia, não restariam configuradas as alegadas infrações. Em caso de julgamento procedente das notificações pela ARTESP, a Companhia levará as questões à apreciação do Poder Judiciário e caso não logre êxito nas demandas estará sujeita as penas tipificadas no Contrato de Concessão.

4.3.1 Indicar o valor total provisionado, se houver, dos processos descritos no item 4.3.

Para constituição das provisões para contingências, a Companhia adota o critério previsto na deliberação CVM nº 594, de 15 de setembro de 2009, que aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 25 do Comitê de Pronunciamentos Contábeis sobre provisões, passivos, contingências passivas e contingências ativas. Em observância ao referido pronunciamento a Companhia se propõe a constituir provisão para os processos cuja estimativa de perda é provável. A avaliação da estimativa de perda das ações é realizada pelos advogados externos responsáveis pelos processos, sendo classificada em “provável”, “possível” e “remota” em razão da perspectiva de perda de 85%, 50% e 15%, respectivamente.

4.3 - Processos judiciais, administrativos ou arbitrais não sigilosos e relevantes

A Administração, em alinhamento com a assessoria jurídica da Companhia, avaliou que as reclamações trabalhistas ajuizadas contra subcontratados da Companhia não deveriam integrar o cômputo de contingência na medida em que já estão caucionados por valores retidos dos referidos contratos. Desta forma foi provisionado o valor de R$ 613.840,02. O quadro a seguir apresenta a posição consolidada das contingências da Companhia e suas provisões em 31 de dezembro de 2016 e em 31 de dezembro de 2015.

Saldo em 31 de dezembro (R$ mil) 2016 2015

Contingência Provisão Contingência Provisão

Cível 14.607 584 17.596 95

Trabalhista 6.395 29 3.145 115

4.4 - Processos judiciais, administrativos ou arbitrais não sigilosos cujas partes contrárias sejam administradores, ex-administradores, controladores, ex-controladores ou investidores

4.4 - Descrever os processos judiciais, administrativos ou arbitrais, que não estejam sob sigilo, em que o emissor ou suas controladas sejam parte e cujas partes contrárias sejam administradores ou ex-administradores, controladores ou ex-controladores ou investidores do emissor ou de suas controladas, informando:

De acordo com a Instrução CVM nº 480/09, Anexo 24, este campo é facultativo para a Companhia, por ser registrada na categoria B.

4.4.1 - Indicar o valor total provisionado, se houver, dos processos descritos no item 4.4

De acordo com a Instrução CVM nº 480/09, Anexo 24, este campo é facultativo para a Companhia, por ser registrada na categoria B.

4.5 - Processos sigilosos relevantes

4.5 - Em relação aos processos sigilosos relevantes em que o emissor ou suas controladas sejam parte e que não tenham sido divulgados nos itens 4.3 e 4.4 acima, analisar o impacto em caso de perda e informar os valores envolvidos

4.6 - Processos judiciais, administrativos ou arbitrais repetitivos ou conexos, não sigilosos e relevantes em conjunto

4.6 - Descrever os processos judiciais, administrativos ou arbitrais repetitivos ou conexos, não sigilosos e relevantes em conjunto

A Companhia não é parte de processos judiciais, administrativos ou arbitrais repetitivos ou conexos, baseados em fatos e causas jurídicas semelhantes, que não estejam sob sigilo e em conjunto sejam relevantes, além dos processos judiciais ou administrativos mencionados no item 4.3 supracitado.

4.6.1 - Indicar o valor total provisionado, se houver, dos processos descritos no item 4.6

Não aplicável, a Companhia não é parte de processos judiciais, administrativos ou arbitrais repetitivos ou conexos, baseados em fatos e causas jurídicas semelhantes, que não estejam sob sigilo e em conjunto sejam relevantes.

4.7 - Outras contingências relevantes

4.7 - Descrever outras contingências relevantes não abrangidas pelos itens anteriores

A Companhia não possui outras contingências sigilosas relevantes além daquelas listadas nos itens anteriores.

4.8 - Regras do país de origem e do país em que os valores mobiliários estão custodiados 4.8 - Em relação às regras do país de origem do emissor estrangeiro e às

regras do país no qual os valores mobiliários do emissor estrangeiro estão custodiados, se diferente do país de origem, identificar:

a. Restrições impostas ao exercício de direitos políticos e econômicos

Considerando que a Companhia é um emissor nacional, este item não é aplicável.

b. Restrições à circulação e transferência dos valores mobiliários

Considerando que a Companhia é um emissor nacional, este item não é aplicável.

c. Hipóteses de cancelamento de registro, bem como os direitos dos titulares de valores mobiliários nessa situação

Considerando que a Companhia é um emissor nacional, este item não é aplicável.

d. Hipóteses em que os titulares de valores mobiliários terão direito de preferência na subscrição de ações, valores mobiliários lastreados em ações ou valores mobiliários conversíveis em ações, bem como das respectivas condições para o exercício desse direito, ou das hipóteses em que esse direito não é garantido, caso aplicável

Considerando que a Companhia é um emissor nacional, este item não é aplicável.

e. Outras questões do interesse dos investidores

5.1 - Política de gerenciamento de riscos

5. Política de gerenciamento de riscos e controles internos