• Nenhum resultado encontrado

13.1.2 - Apresentar documentação falsa; 13.1.3 - Comportar-se de modo inidôneo; 13.1.4 - Cometer fraude fiscal;

13.1.5 - Descumprir qualquer dos deveres elencados no Edital ou no Contrato. 13.2 - A Contratada que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem acima ficará sujeita, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às seguintes sanções:

a) - Advertência por faltas leves, assim entendidas como aquelas que não acarretarem prejuízos significativos ao objeto da contratação;

b) - Multa:

b.1) - Moratória de até 2% (dois por cento) por dia de atraso injustificado sobre o valor mensal da contratação, até o limite de 15 (quinze) dias;

b.2) - Compensatória de até 10% (dez por cento) sobre o valor total do contrato, no caso de inexecução total ou parcial da obrigação assumida, podendo ser cumulada com a multa moratória;

c) - Suspensão de licitar e impedimento de contratar com a Superintendência Regional do Piauí – Conab - PI, pelo prazo de até cinco anos;

d) - Impedimento de licitar e contratar com a União e descredenciamento no SICAF pelo prazo de até cinco anos;

e) - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a Contratada ressarcir a Administração pelos prejuízos causados;

13.2.1 - A penalidade de multa pode ser aplicada cumulativamente com as demais sanções.

13.3 - Também ficam sujeitas às penalidades de suspensão de licitar e impedimento de contratar com o órgão licitante e de declaração de inidoneidade, previstas no subitem anterior, as empresas ou profissionais que, em razão do contrato decorrente desta licitação:

a) - Tenham sofrido condenações definitivas por praticarem, por meio dolosos, fraude fiscal no recolhimento de tributos;

b) - Tenham praticado atos ilícitos visando a frustrar os objetivos da licitação; c) - Demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a Administração em virtude de atos ilícitos praticados.

13.4 - A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa, observando-se o procedimento previsto na Lei nº 8.666, de 1993, e subsidiariamente na Lei nº 9.784, de 1999.

13.5 - A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à Administração, observado o princípio da proporcionalidade.

13.6 - As multas devidas e/ou prejuízos causados à Contratante serão deduzidos dos valores a serem pagos, ou recolhidos em favor da União, ou deduzidos da garantia,

ou ainda, quando for o caso, serão inscritos na Dívida Ativa da União e cobrados judicialmente.

13.7 - Caso a Contratante determine, a multa deverá ser recolhida no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar da data do recebimento da comunicação enviada pela autoridade competente, sob pena de ser inserida na dívida ativa da União.

13.8 - As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

13.9 - As sanções aqui previstas são independentes entre si, podendo ser aplicadas isoladas ou, no caso das multas, cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

13.10 - As penalidades previstas neste item obedecerão ao procedimento administrativo previsto na Lei nº 8.666/93, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 9.784/9.

13.11 - Os recursos, quando da aplicação das penalidades previstas no subitem 18.4 poderão ser interpostos no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata.

CLÁUSULA DÉCIMA-QUARTA – DA RESCISÃO CONTRATUAL –

14.1 - O Contrato poderá ser rescindido pelos motivos especificados nos artigos 77, 78 e 79, da Lei nº 8.666/93, devendo o ato de rescisão ser formalmente motivado pela autoridade administrativa nos autos do processo, assegurados ao CONTRATADO o contraditório e a ampla defesa.

CLÁUSULA DÉCIMA-QUINTA – DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS – 15.1 - Dos atos da Administrações relativas a este Contrato cabem:

a) - Recursos, nos casos da rescisão contratual unilateral por ato da administração e aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa;

b) - Representação da decisão relacionada com o objeto do contrato, de que não caiba recurso hierárquico; e

c) - Pedido de reconsideração, de decisão do Ministro de Estado.

SUBCLÁUSULA ÚNICA – Os recursos serão dirigidos à autoridade superior, por intermédio da que praticou o ato recorrido, a qual poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, ou, nesse mesmo prazo, fazê-lo subir, devidamente informado, devendo, neste caso, a decisão ser proferida dentro do prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado do recebimento do recurso.

CLÁUSULA DÉCIMA-SEXTA – DA VIGÊNCIA E DA PRORROGAÇÃO –

16.1 - O prazo de vigência do Contrato será de 12 (doze) meses, a partir da data da sua assinatura, podendo, por interesse da Administração, ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos, limitado a sua duração a 60 (sessenta) meses, nos termos do inciso II do artigo 57, da Lei nº 8.666, de 1993.

CLÁUSULA DÉCIMA-SÉTIMA – DA PUBLICAÇÃO –

17.1 - A CONTRATANTE ficará incumbida de providenciar, às suas expensas, a publicação do extrato deste Contrato e de seus eventuais Termos Aditivos no Diário Oficial da União, condição indispensável para sua eficácia, até o 5º (quinto) dia útil do mês seguinte ao da sua assinatura.

18.1 - Além das disposições contratualmente aqui estipuladas, reger-se-á este Contrato pela legislação vigente, principalmente a Lei nº 8.666/93, com suas posteriores alterações, inclusive no que tange à regulação dos casos omissos.

CLÁUSULA DÉCIMA-NONA – DO FORO –

19.1 - Fica eleito o foro da Seção Judiciária Federal do Estado do Piauí, na cidade de Teresina, para o ajuizamento de qualquer ação que tenha por objeto este Contrato, com a renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que o seja.

CLÁUSULA VIGÉSIMA - DA ACEITAÇÃO DO CONTRATO –

20.1 - A devolução do presente Termo de Contrato devidamente assinado importará na sua aceitação e, por assim estarem as partes justas e acertadas, firmam o presente instrumento, em 02 (duas) vias, para um só efeito, as quais, depois de lidas e achadas conforme, vão assinadas pelos representantes legais de ambas, na presença das testemunhas abaixo assinadas.

Teresina/PI, ___ de _____________ de 2015. PELA CONTRATANTE ________________________________________________ PELA CONTRATADA __________________________________________________ TESTEMUNHAS: TESTEMUNHA 1 TESTEMUNHA 2 Assinatura: Assinatura: Nome: Nome:

Estado civil: Estado civil:

Nacionalidade: Nacionalidade:

CPF: CPF: