• Nenhum resultado encontrado

4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DE RESULTADOS

4.2. Análise dos Resultados da Pesquisa

4.2.8. Influência de um Ambiente com Alta Cobrança por Melhoria

A influência do ambiente de trabalho em projetos de melhoria de processos é um tema muito discutido por diversos autores. Para Bouville & Alis (2014), um ambiente com alta pressão e cobrança por resultados tende a ser prejudicial para o processo de melhoria contínua.

15 10 8 7 4 3

Seis Sigma Kaizen Design for Six

Sigma

PDCA Benchmarking Outros (Fel,

Campo de Ideias)

Dessa forma, foi abordado o assunto na pesquisa empírica quanto à influência de um ambiente com alta pressão e cobrança percebida pelos respondentes da pesquisa. A Figura 24 ilustra a distribuição de percepções dos respondentes da pesquisa.

Figura 24 - Percepção dos respondentes quanto a influência do ambiente de alta pressão e cobrança Fonte: Autor

É possível perceber que 14 dos respondentes classifica a influência de um ambiente de alta pressão como muito negativa ou negativa, enquanto 12 classifica como positiva ou muito positiva, o que evidencia equilíbrio na respostas oferecidas pelos respondentes. Buscando identificar algum padrão de resposta para o assunto, foram divididos os respondentes entre os de carreira gerencial (supervisores e gerentes) e os de carreira técnica (Operadores, técnicos e engenheiros). Os resultados dos grupos gerencial e técnico estão representados nas Figuras 25 e 26, respectivamente.

Figura 25 - Percepção dos respondentes de carreira gerencial quanto a influência do ambiente de alta pressão e cobrança Fonte: Autor 1 13 5 7 5

Muito Negativa Negativa Média Positiva Muito Positiva

14% 14%

0%

57%

14%

Figura 26 - Percepção dos respondentes de carreira técnica quanto a influência do ambiente de alta pressão e cobrança

Fonte: Autor

É possível perceber que 71% dos respondentes de carreira gerencial classificam o ambiente com alta pressão e cobrança como positivo ou muito positivo para a sustentabilidade de resultados de projetos de melhoria de processos. Essa classificação é justificada pela maioria dos respondentes pelo fato de acreditarem que um ambiente com alta pressão e cobrança pode ser um incentivador para que os processos mantenham sua performance dentro do esperado com o projeto, uma vez que este ambiente mostra que a empresa percebe valor nos projetos de melhoria e por isso cobra os resultados.

O supervisor com certificação Yellow Belt argumenta que essa pressão é benéfica para a sustentabilidade de resultados da seguinte maneira:

Se existe cobrança, mostra a importância do projeto. Se não existe cobrança, pode parecer que o projeto não é importante.

O engenheiro civil respondente do questionário apresenta o seguinte argumento:

Em um ambiente de baixa cobrança, tende-se a haver um relaxamento por parte dos envolvidos que resultará em dificuldades de manutenção dos resultados obtidos. Já o engenheiro mecânico com certificação Green Belt também respondente do questionário argumenta da seguinte forma:

[...] a maioria das pessoas não tem autonomia quanto às suas responsabilidades, sendo assim deve sempre haver uma alta cobrança para que a manutenção dos resultados não caia no esquecimento do responsável.

Já para os funcionários de carreira técnica, apenas 30% percebe esse ambiente como positivo ou muito positivo para a sustentabilidade de resultados da melhoria de processos. A

0%

50%

21%

13% 17%

maioria dos respondentes desse grupo acredita que essa pressão e cobrança por resultados pode fazer com que o foco nos resultados diminua e os funcionários passam a trabalhar nas melhorias de processos sem perceber o real sentido do projeto.

Entre os respondentes que classificam o ambiente de alta pressão e cobrança como negativo ou muito negativo, como argumenta o engenheiro metalúrgico. Opinião similar possui o supervisor com formação em engenharia de minas, participante através do método de entrevista:

Cobrança não quer dizer incentivo e cobrar, simplesmente por cobrar, gera a necessidade de se fazer algo "porque senão vou ser cobrado" e consequentes melhorias inconsistentes.

Porque perde o foco do projeto e as cobranças tomam outro rumo, não adianta impor sem estar bem fundamentado da situação / atividade.

Já o engenheiro de minas com certificação Black Belt faz a seguinte ponderação:

Se a alta cobrança for em relação ao número de projetos de melhoria que devem ser entregues pelas áreas, esta terá impacto muito negativo na qualidade dos mesmos. Se a alta cobrança for no sentido que as áreas adotem método estruturado em seus projetos de melhoria, será positivo.

Por último, as respostas dos dois grupos de respondentes (gerencial e técnico) foram classificadas em percentuais que classificam um ambiente de alta pressão e cobrança como positivo ou muito positivo. Foi realizado um teste de hipótese considerando a hipótese alternativa da proporção do grupo de respondentes de carreira gerencial que classificam esse ambiente dessa forma ser maior que a proporção do grupo de respondentes de carreira técnica. A Tabela 15 consolida o resultado.

Hipótese Proporção do grupo

gerencial que

classificam a alta pressão como positiva ou muito positiva para a sustentabilidade Proporção do grupo técnico que classificam a alta pressão como positiva ou muito positiva para a sustentabilidade

P-valor para teste de hipótese considerando a hipótese alternativa da proporção do

grupo gerencial ser

estatisticamente maior que o grupo técnico com nível de significância de 95% Indicação para tomada de decisão em relação a hipótese alternativa Alta pressão e cobrança são positivas para a sustentabilidade dos resultados? 71% 29% 0,022 Aceitar hipótese alternativa

Tabela 15 - Teste de hipótese para diferença de percepção entre grupos de carreira gerencial e técnica Fonte: Autor

Como pode ser observado, o resultado do p-valor para o teste de hipótese foi de 0,022, que é menor que 0,05. Logo, para um nível de confiança de 95%, é possível aceitar a hipótese alternativa que mostra que a proporção de respondentes de nível gerencial que percebem o ambiente de alta pressão e cobrança como positivo ou muito positivo é maior do que a proporção dos respondentes de nível técnico.

Com essa abordagem, denota-se que não existe unanimidade na opinião dos respondentes, embora seja possível perceber uma tendência entre diferentes grupos de respondentes. Por meio dos relatos foi possível perceber que o ambiente de alta pressão pode ser interessante para que a melhoria de processo não caia em descredito entre os funcionários e além de evidenciar apoio da organização. Por outro lado, um excesso de pressão e cobrança pode fazer com que os envolvidos percam a motivação e consequentemente fazer com que a qualidade dos projetos de melhorias de processos piore, o que pode vir a acarretar em problemas como a perda da sustentabilidade dos resultados.