• Nenhum resultado encontrado

Informações promocionais divulgadas pela Cambridge ESOL no Brasil

Leitura e Escrita ( Reading and Writing )

3.1.6 Informações promocionais divulgadas pela Cambridge ESOL no Brasil

O sítio eletrônico da Cambridge ESOL no Brasil25, neste caso referindo-se especificamente à pagina dedicada ao exame YLE, apresenta várias informações que consideramos pertinente mencionar. Apesar de ser esse o material de divulgação disponibilizado ao público leigo em geral, não se tratando, portanto, de uma discussão em nível acadêmico, consideramos que as informações apresentadas têm o potencial de exercer influências importantes na própria criança, pais, entre outros, formando opiniões e valores. São informações que vão desde especificações e objetivos até razões para se prestar o exame, suas vantagens, entre outros.

O objetivo do YLE, conforme explicitado no referido sítio, é o de motivar a criança e reconhecer o seu sucesso no aprendizado do idioma. Explicam que esses exames são aplicados no mundo todo e que “milhares de alunos já prestaram os testes, sendo que no Brasil muitos colégios e escolas de Inglês já incorporam com muito sucesso os testes YLE a seus currículos” (grifo nosso).

O YLE é apresentado no sítio eletrônico brasileiro da seguinte forma:

1. São recomendados para a faixa etária de 7 a 12 anos.

2. São completos, pois abrangem as quatro habilidades linguísticas: leitura, escrita, compreensão oral e expressão oral.

3. Foram elaborados especialmente para avaliar crianças e pré- adolescentes e seu conteúdo é adequado a essa faixa etária.

25 Sítio eletrônico da Cambridge ESOL no Brasil. Disponível em:

4. Apresentam flexibilidade de datas e podem ser feitos na própria escola onde o aluno estuda.

5. São ilustrados, coloridos e divertidos, o que deixa os alunos à vontade para fazê-los.

6. São elaborados e corrigidos na Inglaterra, por profissionais especializados em avaliação linguística e ensino de Inglês. (CAMBRIDGE ESOL BRASIL, 2007).

Como razões para se prestar os testes YLE são apresentados os seguintes argumentos:

Os testes YLE:

• Proporcionam às crianças e aos pré-adolescentes um objetivo a alcançar e, assim, incentivam o estudo do Inglês.

• Abrangem as quatro habilidades linguísticas e, dessa maneira, contribuem para que alunos se sintam mais confiantes na utilização do idioma.

• Contribuem para o desenvolvimento da atitude positiva em relação a processos de avaliação.

• Contribuem para a preparação para os demais certificados de Cambridge ESOL.

• Conferem prestígio e reconhecimento às escolas que os incorporam aos seus currículos.

• Oferecem aos professores uma ferramenta de avaliação imparcial e de reconhecimento internacional.

• Proporcionam aos pais a segurança de saber que seus filhos estão sendo avaliados segundo padrões internacionais. (CAMBRIDGE ESOL BRASIL, 2007).

No mesmo sítio eletrônico são apresentados depoimentos de um diretor, uma coordenadora pedagógica, uma professora e uma mãe cujos filhos estão matriculados em conceituadas escolas regulares particulares que incluíram o YLE nos seus currículos. Nesses depoimentos são evidenciadas as vantagens pedagógicas e motivacionais, fazendo, ainda, alusão ao fato de que, segundo relatos dos alunos, os mesmos já estavam traçando uma jornada a percorrer, com a expectativa de terminar o Ensino Médio com a obtenção do FCE (First Certificate of English). Transcrevemos abaixo os depoimentos considerados de domínio público, uma vez que são divulgados no referido sítio eletrônico:

Como mãe, pude notar o entusiasmo de minhas filhas pelos testes

Cambridge Young Learners. Como professora, acredito ser fundamental a consciência dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Além disso

os testes Cambridge Young Learners são excelentes parceiros dos

professores na busca de maior envolvimento com o aprendizado da língua inglesa.

Maria Cláudia Ferreira Martins, professora da 2a série e mãe de alunas da Stance Dual School

São Paulo – SP

A implantação dos exames Cambridge Young Learners no nosso colégio motivou uma diferente postura acadêmica por parte dos alunos. Notamos um maior compromisso e consciência a respeito da aprendizagem da língua inglesa. Observamos, segundo seus relatos, que eles estão traçando uma jornada a percorrer, com a expectativa de terminar o Ensino Médio com a obtenção do FCE.

Sônia Leites, coordenadora de Inglês do Colégio Rio Branco Unidade Granja Viana

São Paulo – SP

Os testes Cambridge Young Learners têm contribuído muito para estimular nossos alunos a melhorar seus conhecimentos de Inglês. Os alunos consideram os testes divertidos,

porque enfocam tarefas que eles conseguem realizar, e assim, todos os anos, eles se motivam a tentar melhorar cada vez mais.

Sr. Lyle G. French, diretor pedagógico da Escola Cidade Jardim / PlayPen

São Paulo – SP

(CAMBRIDGE ESOL BRASIL, 2007). 3.1.7 Dados estatísticos do exame YLE

A expansão de aplicação do exame YLE, em nível mundial, é evidenciada pelo fato de que, até 2001, 200.0000 candidatos prestaram o exame (MCKAY, 2006), sendo que em 2003 esse número subiu para 295.000 (BAILEY, 2005). No que diz respeito ao contexto nacional, não temos dados evidenciando essa crescente expansão. Entretanto, o número significativo de centros distribuídos pelos estados no Brasil que são autorizados a aplicar esse exame (trinta e oito) e as informações dos sítios eletrônicos desses centros apontam para o fato de que o YLE vem sendo utilizado de forma crescente em diversas instituições de ensino.

Não foi possível obtermos dados quantitativos, o que poderia vir a enriquecer a presente pesquisa sobre o YLE, enquanto inserido em contexto nacional. Por exemplo, caso pudéssemos ter acesso ao número anual de alunos inscritos desde anos anteriores até a época atual, poderíamos avaliar se houve um aumento significativo, conforme evidenciado

pelo órgão responsável.

Apesar de termos estabelecido contato com a Universidade de Cambridge (Cambridge ESOL Examinations) na Inglaterra e a Cambridge ESOL do Brasil em busca de esclarecimentos, fomos informados de que esses dados não poderiam ser fornecidos sob a alegação de confidencialidade.

Informações relativas aos percentuais de aprovação dos exames, discriminados por número de “brasões” (de um a cinco) obtidos por país, inclusive o Brasil, podem ser conseguidas através do sítio eletrônico da Universidade de Cambridge26. A título de informação, esses dados encontram-se em uma tabela no Anexo F, onde podemos observar os dados percentuais relativos ao Brasil e compará-los aos dos outros países. No entanto, seria mais interessante se tivéssemos acesso ao número de inscritos nos respectivos exames, entre outras informações.

Nessa perspectiva, poderiam ser interessantes para a contextualização desta pesquisa dados como: número de inscritos no YLE no Brasil através dos anos; porcentagem de inscrições por centros e respectivas notas; a que tipo de instituição os participantes pertencem e outras informações. Entretanto, esses dados são considerados confidenciais, não sendo informados para o público, ainda que sejam para utilização em pesquisas.

3.1.8 Documentos relacionados ao YLE disponibilizados pela Universidade de