• Nenhum resultado encontrado

INFORMAÇÕES SOBRE ATENDIMENTO ÀS RECOMENDAÇÕES DO

Em 2010 a Auditoria Interna da Fiocruz realizou 10 auditorias de conformidade, seis auditorias em recursos humanos e quatro auditorias especiais.

As auditorias de conformidade tiveram como objetivo verificar o desempenho da gestão, o cumprimento da legislação em vigor e propor ações preventivas/corretivas; as auditorias em recursos humanos foram realizadas no intuito de verificar o cumprimento da legislação em vigor, na área de pessoal, e também propor ações preventivas/corretivas; já as auditorias especiais foram realizadas a fim de atender situações originadas por solicitações da Secretaria Federal de Controle.

As auditorias em recursos humanos foram inseridas durante o exercício de 2010, a fim de atender à legislação da CGU e por isso esses temas não fizeram parte do escopo das auditorias de conformidade.

Dentre as auditorias de conformidade planejadas no PAINT de 2010, apenas a auditoria em contratos não foi realizada, sendo prevista para o exercício de 2011. Por outro lado foram incluídas quatro auditorias especiais solicitadas pela Secretaria Federal de Controle/CGU.

Apresentamos abaixo um gráfico com o quantitativo de auditorias planejadas no PAINT de 2010 e as efetivamente realizadas durante o exercício, no qual pode-se constatar que o total de ações realizadas em 2010 (20 auditorias) superou em 42,85% o número planejado no PAINT/2010 (14 auditorias), face as auditorias especiais que não foram previstas no citado plano e ao desmembramento das auditorias da área de recursos humanos, que no PAINT foram enumeradas de forma concentrada em grandes itens.

Figura XXIX: Quantitativo de Auditorias, Fiocruz, 2010

Fonte: Audin, 2011

A seguir apresentamos uma síntese das recomendações da Auditoria Interna em 2010, extraídas dos relatórios de auditoria de conformidade, especial e RH, divididas em 5 grupos:

atendidas; parcialmente atendidas; não atendidas; reiteradas; serão verificadas em um próximo trabalho e aguardando o posicionamento do gestor.

156

Figura XXX: Síntese de Recomendações da Audin, Fiocruz, 2010

Fonte: Audin, 2011

Analisando os dados acima, registramos que a Auditoria Interna elaborou 20 relatórios, resultado das auditorias de conformidade, especial e RH, nos quais foram registradas 511 recomendações.

Dentre as recomendações realizadas nos relatórios em 2010, destacamos as principais recomendações não atendidas ou reiteradas pela equipe após as respostas das Unidades auditadas. Cabe acrescentar que a Auditoria Interna realiza anualmente monitoramento para verificação das situações pendentes de exercícios anteriores e que em 2011 será realizado um trabalho de acompanhamento dessas recomendações que não foram atendidas pelas Unidades no exercício de 2010. Os resultados dos relatórios e monitoramentos são descritos no Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna – RAINT, encaminhado a CGU/RJ no mês de janeiro de cada ano.

Quadro LXXI: Situação das Recomendações da Audin Não Atendidas no Exercício, Fiocruz, 2010

RECOMENDAÇÕES NÃO ATENDIDAS

RECOMENDAÇÃO RESPOSTA

Inserir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários, em razão da ausência de sua ausência.

Não realizou pesquisa de mercado por ser uma aquisição de dispensa de licitação pelo artigo 24 Inciso XIII.

Calcular o valor pago até a presente data para devolução, sendo necessário promover contato com a empresa para apresentação de manifestação sobre os valores apurados pela administração, em razão da inclusão indevida dos tributos.

Tema polêmico e controverso nos órgãos de controle e resta patente a incongruência do apontamento da AUDIN, ao afirmar que a planilha está adaptada adequadamente às exigências da IN nº 02/2008-MPOG e a douta PF-FIOCRUZ exarou parecer aprovando os termos do procedimento, o que significa análise de legalidade.

Depositar os recursos arrecadados na conta Única do tesouro Nacional (Lei 4.320/64 e Decreto 93.872/86), uma vez que foram depositados na conta da FIOTEC.

As taxas não se caracterizam receitas próprias, destinando-se ao custeio do processo seletivo em que o próprio participante custeia o certame, não havendo repasses institucionais, não sendo verba pública. Providenciar a incorporação dos bens de terceiros ao acervo da

FIOCRUZ, conforme portaria n° 155/03-PR e adotar fluxo

Inexistem bens “flutuantes” pertencentes a FIOTEC, os bens sejam da FIOCRUZ ou da FIOTEC contam

157

RECOMENDAÇÕES NÃO ATENDIDAS

RECOMENDAÇÃO RESPOSTA

interno para informar ao Patrimônio sobre os bens disponibilizados por terceiros, em razão da manutenção de bens pertencentes a FIOTEC sem os devidos registros em conta transitória do SIAFI.

com seu respectivo controle e temos de

responsabilidades. Os bens oriundos dos projetos são incorporados ao patrimônio da FIOCRUZ, somente por ocasião do encerramento dos mesmos.

Anexar comprovante do tempo militar, ou excluir a contagem

deste tempo, caso não haja comprovação. O gestor não se manifestou.

Corrigir os cálculos da aposentadoria, os dados no SISAC e calcular os valores pagos indevidamente, em razão de erro no cálculo da aposentadoria pela média aritmética.

Falta pessoal e a necessidade de priorizar o acerto nos processos referente ao exercício de 2010, os referidos processos farão parte do plano de ação para 2011. Incluir a retificação da referida portaria no Título de

Inatividade e incluir a contagem da licença prêmio no citado Mapa, por período.

O gestor não se manifestou Incluir no campo Dados de Vantagem, o redutor, uma vez que

o formulário do SISAC encontra-se com inconsistência. Incluir a retificação da referida portaria no Título de Inatividade e incluir a contagem da licença prêmio no citado Mapa, por período.

Providenciar a inserção da Declaração de Bens nos processos de aposentadoria e a assinatura na Declaração de Acúmulo. Rever a contagem de tempo insalubre no Mapa e no SISAC, em razão da ausência do laudo de insalubridade e da falha na contagem de tempo insalubre que foi efetuada com o percentual de 40% e não de 20%.

Convocar o servidor para devolução dos valores pagos indevidamente e apurar responsabilidade já que houve prejuízo ao erário.

O processo foi concluído em 12/5/2010 e publicado sua exoneração (Portaria nº 571, de 13/7/2010) em 15/7/2010 na seção 2, pag. 43 do DOU, com vigência em 1/12/2003. O Sepag elaborou planilha de cálculo e vem tentado contato com o servidor, mas sem êxito em função de mudança de endereço. A Direh enviou os Ofícios n.º 575 e 576, para o novo endereço na tentativa de localizá-lo.

Restabelecer a referida rubrica no contra cheque da servidora, bem como o levantamento dos valores que não foram pagos, obedecendo ao instituto da prescrição.

Análise feita pelo Serviço de Gerenciamento de Carreiras – SEGEC, a servidora não faz jus à gratificação por ausência de nota de avaliação de desempenho.

Encaminhar à DIREH o processo de afastamento com Ônus para Fiocruz, a fim de efetuar os descontos previstos em lei.

O CRIS não enviou os processos para as devidas providências. Informou que a partir do fechamento da folha de janeiro/2011, 48 processos, que estavam no arquivo, começaram a ser analisados, e que os localizados no CRIS já foram solicitados para o mesmo fim, momento em que acertará um novo fluxo de trabalho para evitar repetições.

Verificar os motivos pelo não pagamento do auxílio alimentação ou a suspensão do referido auxílio, do servidor citado no relatório, procedendo à devida correção se for o caso.

Fazer diligências nos contratos onde a empresa vencedora apresente atestados de capacidade, a fim de se resguardar e materializar que o preço ofertado está nos padrões de mercado.

Os atestados apresentados pela licitante vencedora contemplavam quantidades bem superiores as licitadas pelo CPqGM, comprometendo a comparação dos preços.

Proporcionar cursos de qualificação e de atualização e acelerar as apurações das sindicâncias, evitando-se a constituição de diversas designações de comissão, tendo em vista a existência de alguns processos com datas de abertura muito antigas e decisões recentes.

A resposta apenas informa a localização dos processos.

Acertar, junto a DIPLAN, os registros relativos ao citado indicador ou corrigir diretamente no SIIG, em razão do equívoco no número informado.

Sem resposta. Envidar esforços junto a empresa que deu causa ao fato

contábil, objetivando a substituição do equipamento, estando os valores em aberto na conta contábil por meses consecutivos.

Recebimento do equipamento com avaria, estando no aguardo do resultado da vistoria respectiva.

158

RECOMENDAÇÕES NÃO ATENDIDAS

RECOMENDAÇÃO RESPOSTA

Solicitar junto ao Banco do Brasil a devolução dos valores pagos a maior, e posterior baixa da conta contábil, já que há saldo em aberto por meses consecutivos.

Será solicitada a devolução ao Banco do Brasil.

Quadro LXXII: Situação das Recomendações da Audin Reiteradas no Exercício, Fiocruz, 2010

RECOMENDAÇÕES REITERADAS

RECOMENDAÇÃO RESPOSTA

Inscrever em restos a pagar somente os empenhos que possuam suporte legal, em razão da utilização de recursos de restos a pagar com serviços realizados no exercício.

Não houve posicionamento do gestor.

Acompanhar os prazos de entrega dos contratos, promover as cobranças necessárias e aplicar as penalidades legais, em razão do atraso na entrega.

Todos os processos em que haja atraso no fornecimento são conduzidos pelo Serviço de Gestão de Contratos para notificação de punição aos

fornecedores, iniciando o procedimento com

advertência por telefone, e, caso persista a inadimplência, inicia-se o procedimento de punição com a notificação por escrito, concessão do direito de defesa e inscrição no SICAF, conforme anexo VII da resposta.

Dividir o objeto da licitação ou promover a licitação por itens para ser possível encontrar no mercado empresa capaz de atender integralmente o objeto licitado e aumentar a competitividade, em razão da definição de cargos relacionados as atividades fim, dentre outras.

O Decreto nº 2.271/97 veda a contratação de atividade fim, desde que haja inclusão dessas atividades no PCC, não havendo amparo legal as aduções lucubradas do douto examinador, que contribuiu uma interpretação normativa contra lege uma vez que nem a lei citada veda a contratação de atividade fim, salvo se as atividades estiverem contempladas no plano de cargos da instituição.

Abster-se de fazer quaisquer pagamentos enquanto a empresa não cumprir a totalidade das obrigações de entrega, naqueles procedimentos onde não estejam previstos parcelamentos na entrega.

O procedimento será corrigido, mas ocorre que algumas empresas pedem prorrogação e indicam que alguns materiais podem ser entregues e acabamos aceitando.

Observar o inciso I do artigo 25 da Lei nº 8.666/93 para o enquadramento da inexigibilidade e na impossibilidade promover a licitação na forma do artigo 2º da citada lei, em razão da ausência de comprovação da inviabilidade de competição.

Em consulta ao documento, entendo que a palavra ASSOCIADO esteja colocada no sentido de que ele é o único fornecedor, tanto que a Procuradoria não se manifestou.

Envidar esforços com a empresa que deu causa ao fato contábil, objetivando a substituição do equipamento, em razão dos valores estarem em aberto na conta contábil por meses consecutivos.

Recebimento do equipamento com avaria, estando no aguardo do resultado da vistoria respectiva.

Solicitar ao Banco do Brasil a devolução dos valores pagos a maior, e posterior baixa da conta contábil, já que há saldo em aberto por meses consecutivos

Será solicitada a devolução ao Banco do Brasil.

Refazer os cálculos da aposentadoria e do abono de permanência e efetuar os cálculos dos valores a serem devolvido ao erário, caso não haja comprovação desse período.

Não houve posicionamento do gestor.

Fluxo de trabalho das auditorias realizadas

Ao final de cada trabalho de auditoria, os respectivos relatórios são encaminhados às Unidades responsáveis para conhecimento e posicionamento quanto às recomendações emitidas.

159

Após a apresentação de justificativas ou de providências tomadas pela área auditada, são elaborados, quando couber, quadros sintetizando a situação do relatório, com as seguintes informações: apontamento; recomendação, resposta da Unidade; conclusão da Audin, onde é informado, de acordo com a análise, o atendimento ou não da recomendação, em sua totalidade ou parcialmente; a reiteração da recomendação; e a necessidade de verificação em um próximo trabalho de auditoria.

O quadro resumo é encaminhado à Presidência da Fiocruz e, posteriormente, à própria unidade interessada, a fim de conhecer a opinião da equipe com relação às respostas apresentadas. Após esta etapa, inicia-se um trabalho de monitoramento das pendências dos relatórios, que consiste em solicitar novas respostas/justificativas ou acompanhar a solução dos problemas relatados, podendo, para isso, ser necessária a realização de novas visitas, verificação de processos/documentos e a elaboração de relatórios de monitoramento, quando couber.

160