• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

a) Características do processo de produção

Nossa Companhia e suas controladas são empresas não industriais, com o foco na venda de varejo. Nossa Companhia dedica- se à venda de produtos adquiridos de mais de 450 fornecedores cuidadosamente selecionados, espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Os produtos adquiridos dos fornecedores são enviados aos nossos quatro centros de distribuição localizados estrategicamente próximos aos maiores mercados consumidores brasileiros (vide item 7.3 “b” abaixo para informações sobre os centros de distribuição).

As mercadorias são entregues nas nossas lojas devidamente “encabidadas” e etiquetadas, prontas para a venda ao consumidor.

Possuímos uma logística reversa de cabides que consiste na retirada de cabides das nossas lojas, devolução aos nossos centros de distribuição para reprocessamento, acondicionamento e posterior entrega dos cabides aos fornecedores.

A maioria de nossas lojas possui área de vendas superior a 1.200 m², as quais foram projetadas com iluminação reformulada, decoração do espaço de venda moderna e vitrines criativas e atrativas. Nossos produtos são expostos por estilos de vida e posicionados de maneira a incentivar a compra de itens complementares, incrementando nossas vendas. Em complemento à ambientação acolhedora, prezamos por um atendimento atencioso e eficiente para com as nossas clientes, fazendo com que se sintam à vontade e confortáveis.

Nossas clientes podem adquirir produtos em nossas lojas, utilizando as seguintes formas de pagamento: cartão Marisa, dinheiro, cheque à vista; cartão de débito e cartão de crédito. A principal forma de pagamento para compra de nossos produtos é o Cartão Marisa, nosso private label criado em 1999, que possibilita o pagamento parcelado do valor da compra. Em dezembro de 2008 fechamos parceria com o Itaú/Unibanco para a criação do cartão de crédito Itaú Unibanco/Marisa (“co- branded”).

b) Características do processo de distribuição

Possuímos sete centros de distribuição localizados estrategicamente próximos aos maiores mercados consumidores brasileiros, sendo todos alugados. O maior, localizado no Estado de São Paulo, atende os Estados da região Sudeste e parte das regiões Centro-Oeste e Norte. Os demais centros de distribuição estão localizados: (i) no Estado de Santa Catarina, que atende aos Estados da região sul; (ii) no Estado de Pernambuco, que atende aos Estados da região Nordeste; e (iii) no Estado de Goiás, que atende parte dos das regiões Centro-Oeste e Norte; (iv) no Estado do Rio de Janeiro; (v) no Estado de Minas Gerais e (vi) no Estado do Ceará.

Os centros de distribuição conferem agilidade e eficiência ao nosso processo de distribuição. São responsáveis pelo recebimento, controle de qualidade, processamento, acondicionamento e entrega de mercadorias em nossas lojas, devidamente “encabidadas” e etiquetadas, prontas para a venda ao consumidor.

Os investimentos já realizados em nossos centros de distribuição permitem crescimento de até 30% da movimentação de mercadoria atual.

Utilizamos transportadoras terceirizadas, contratadas para realizar o envio de nossos produtos dos centros de distribuição para nossas lojas. Não dependemos de nenhuma delas e temos facilidade na substituição de qualquer uma de nossas transportadoras, tendo em vista o grande número de prestadoras de serviço nesse ramo de atuação. As transportadoras são cuidadosamente selecionadas e monitoradas por nossa equipe de logística. Acreditamos que a frota existente é suficiente e dispões de caminhões adequados às nossas operações. No caso de vendas virtuais, as entregas são feitas por meio dos Correios, e pagas diretamente pelo cliente.

c) Características dos mercados de atuação

(i) participação em cada um dos mercados e (ii) condições de competição nos mercados Segmento de varejo

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

De forma geral, o negócio varejista no Brasil, incluindo o varejo de vestuário, é muito pulverizado. Em nosso segmento de vestuário concorremos com lojas de rua de pequeno, médio e grande porte, lojas de departamento nacionais e internacionais, supermercados, hipermercados, lojas de desconto e lojas especializadas.

A pulverização do segmento varejista de vestuário pode ser atribuída a inúmeros fatores, tais como: porte e tradição da instituição, público-alvo, localização das lojas, público freqüentador, área de influência da loja, acesso ao transporte público, produtos oferecidos, entre outros. Assim, as principais diferenças que marcam a concorrência no mercado varejista referem-se à qualidade e à diversidade dos produtos oferecidos, ao atendimento, aos preços praticados, ao layout das lojas, às marcas oferecidas, à capacidade de concessão de crédito aos clientes e à quantidade de serviços acessórios oferecidos.

Algumas lojas de departamento nacionais podem nos impor concorrência por oferecer uma maior variedade de mercadorias, preços mais atrativos ou ter maior disponibilidade de financiamento. Nesse sentido, os nossos principais concorrentes que comercializam produtos dos mesmos departamentos, com os quais disputamos clientes e pontos para instalação de lojas são: C&A, Riachuelo e Lojas Renner.

Existem lojas de pequeno porte que atuam informalmente na economia e se beneficiam da ineficiência no Brasil dos sistemas tributário, jurídico e da fiscalização por parte das autoridades, do cumprimento fiel de leis, por conseqüência, oferecem produtos a preços mais baixos. Em menores proporções, também competimos com as lojas de desconto, que geralmente oferecem produtos de baixa qualidade a preços mais baixos.

O cenário competitivo do mercado varejista brasileiro pode sofrer mudanças inesperadas que nos causem efeitos adversos. Alguns desses concorrentes, outros ou novos participantes do mercado varejista brasileiro, incluindo grandes varejistas internacionais, podem ter mais recursos financeiros disponíveis ou podem ter acesso a tais recursos em melhores condições do que nós, bem como ao mercado de capitais nacional e internacional. Além disso, grandes varejistas internacionais podem adquirir varejistas nacionais, afetando negativamente nossa participação nos mercados onde já atuamos e nos impedindo de aumentar nossa base de clientes em novos mercados.

Serviços Financeiros

Através dos serviços financeiros, a Companhia busca aumentar a fidelidade de seu cliente ao satisfazer as necessidades de seu público alvo e trazer novas fontes de receitas. Além de funcionar como importante instrumento de fidelidade à marca, o Cartão Marisa oferece vantagens ao consumidor, tais quais: facilidade de crédito (vendas parceladas em cinco vezes sem juros ou até oito vezes com juros de 6,9%a.m.); crédito rotativo (juros de 14,9% a.m.) e oferta de seguros diversos – como seguro odontológico, seguro “Compra Tranqüila”, seguro “Auto e Lar”, seguro família e seguro “Marisa Protege”.

Além disso, em dezembro de 2008, a Marisa firmou uma associação com o Banco Itaú, que vigorará pelo prazo de 10 anos. O acordo contou com um investimento do Itaú no valor de R$120 milhões, os quais entraram no caixa da Marisa S.A. no quarto trimestre de 2008. A partir do dia 8 de dezembro, a Companhia já oferecia em suas lojas o novo Cartão Co-Branded, com bandeira MasterCard. Com esse cartão, a Marisa espera atingir maior fidelização dos clientes por meio de um aumento de uso dentro dos próprios estabelecimentos da Companhia, além do crescimento de portfólio, já que a rentabilidade de um cartão co-branded é 12 vezes maior que um private label, de acordo com Pesquisa da CardMonitor. As vantagens oferecidas ao consumidor por um cartão co-branded são as mesmas do Cartão Marisa Private Label, com o adicional da bandeira. Em dezembro de 2009, a Marisa havia convertido 814,9 mil cartões private label para co-branded. Em 2009, a operação já foi positiva para a Marisa em R$18,9 milhões.

d) Eventual Sazonalidade Segmento de varejo

O mercado de varejo de vestuário é marcado por alta sazonalidade. Dessa forma, os resultados trimestrais não são constantes. Nos últimos três anos nosso faturamento médio apresentou-se aproximadamente da seguinte forma:

2010 2009 2008 1º Trimestre 17% 17% 18% 2º Trimestre 25% 25% 25% 3º Trimestre 23% 22% 24% 4º Trimestre 35% 36% 33% Total 100% 100% 100%

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

No primeiro trimestre as vendas são reduzidas devido ao endividamento dos consumidores ocorrido em dezembro, em função das festas de final de ano, o que pode ser comprovado pelo significativo aumento das vendas no quarto trimestre de cada ano. Serviços Financeiros 2010 2009 2008 1º Trimestre 22% 24% 22% 2º Trimestre 24% 24% 24% 3º Trimestre 25% 24% 24% 4º Trimestre 29% 28% 30% Total 100% 100% 100%

e) Principais insumos e matérias primas

A Companhia não utiliza insumos e matérias primas, já que atua no setor comercial de vendas a varejo, não possuindo qualquer processo produtivo em suas atividades.