• Nenhum resultado encontrado

Informações da UCE exigidas para os ensaios dos veículos em cir­ culação

O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros.

DISPOSIÇÕES ADMINISTRATIVAS RELATIVAS À HOMOLOGAÇÃO CE

7. CONFORMIDADE DA PRODUÇÃO 1 Requisitos gerais

7.4. Informações da UCE exigidas para os ensaios dos veículos em cir­ culação

7.4.1. A disponibilidade da informação sobre o fluxo de dados exigida no ponto 5.2.1, de acordo com os requisitos estabelecidos no ponto 5.2.2, deve ser demonstrada por recurso a um analisador do OBD externo, conforme descrito no anexo X.

7.4.2. Caso não possa aceder-se correctamente a esta informação com um analisador do OBD externo a funcionar correctamente, em conformidade com o anexo X, deve considerar-se que o motor não está conforme. 7.4.3. Deve demonstrar-se a conformidade do sinal do binário da UCE com os

requisitos constantes dos pontos 5.2.2 e 5.2.3 recorrendo-se à realização do ensaio WHSC em conformidade com o anexo III.

▼M4

7.4.4. Caso o equipamento em ensaio não corresponda aos requisitos especi­ ficados no anexo XIV no que respeita ao equipamento auxiliar, o binário medido deve ser corrigido em conformidade com o método de correção estabelecido no anexo 4 do Regulamento n.o 49 da UNECE.

7.4.5. Deve considerar-se suficiente a conformidade do sinal do binário da UCE, se o sinal do binário permanecer dentro das tolerâncias estabele­ cidas no ponto 5.2.5.

7.4.6. As verificações da disponibilidade e da conformidade das informações da UCE exigidas para os ensaios dos veículos em circulação devem ser efectuadas regularmente pelo fabricante em cada tipo de motor produ­ zido dentro de cada família de motores produzidos.

7.4.7. Os resultados dos controlos do fabricante devem ser colocados à dispo­ sição da entidade homologadora, a pedido desta.

7.4.8. A pedido da entidade homologadora, o fabricante deve demonstrar a disponibilidade ou a conformidade das informações da UCE na série produzida mediante a realização dos ensaios adequados, referidos nos pontos 7.4.1 a 7.4.4 numa amostra de motores seleccionados do mesmo tipo de motor. As regras da amostragem, incluindo a dimensão da amos­ tra e os critérios estatísticos da conformidade e da não conformidade, devem ser as especificadas no anexo relativo à verificação da conformi­ dade das emissões.

8. DOCUMENTAÇÃO

8.1. ►M4 O dossiê exigido nos artigos 5.o , 7.o e 9.o , que dão à entidade

homologadora a possibilidade de avaliar as estratégias de controlo das emissões e os sistemas a bordo do veículo e no motor, a fim de asse­ gurar o funcionamento correto das medidas de controlo dos NO x , bem como o dossiê exigido pelo anexo VI (emissões fora de ciclo), anexo X (OBD) e anexo XVIII (motores com duplo combustível) deve ser apre­ sentado com duas partes distintas: ◄

a) O «dossiê formal», que pode ser facultado às partes interessadas mediante pedido;

b) O «dossiê alargado», que deve permanecer estritamente confidencial. 8.2. O dossiê formal pode ser sucinto, desde que comprove que foram iden­ tificados todos os resultados permitidos por uma matriz obtida a partir da gama de controlo dos dados de cada unidade. A documentação deve descrever o funcionamento do sistema de persuasão exigido no anexo XIII, incluindo os parâmetros necessários para aceder às informações associadas a esse sistema. Esta documentação deve ser conservada pela entidade homologadora.

▼M4

8.3. O dossiê alargado deve incluir as seguintes informações:

a) dados sobre o funcionamento de todas as estratégias AES e BES, incluindo uma descrição dos parâmetros que são alterados por qual­ quer AES e as condições-limite em que funciona a AES, bem como uma indicação quanto às AES e BES suscetíveis de funcionar nas condições dos métodos de ensaio constantes do anexo VI;

b) a descrição da lógica do sistema de controlo do combustível, estra­ tégias de temporização e os pontos de comutação durante todos os modos de funcionamento;

c) uma descrição completa do sistema de persuasão exigido pelo anexo XIII, incluindo as estratégias de monitorização associadas;

d) a descrição das medidas anti-intervenção abusiva consideradas no artigo 5.o , n.o 4, alínea b), e no artigo 7.o , n.o 4, alínea a).

8.3.1. O dossiê alargado deve permanecer estritamente confidencial. Pode ser conservado pela entidade homologadora ou, ao critério desta mesma entidade, ser conservado pelo fabricante. Se o dossiê ficar na posse do fabricante, deve ser identificado e datado pela entidade homologadora, uma vez analisado e homologado. A entidade homologadora deve colo­ cá-lo à disposição para efeitos de inspecção, por ocasião da homologa­ ção ou a qualquer momento durante o período de validade da mesma.

Apêndice 1

Método de ensaio no que diz respeito à conformidade da produção quando o desvio-padrão for considerado satisfatório

1. O presente apêndice descreve o método de verificação da conformidade da produção no que diz respeito às emissões de poluentes quando o desvio- -padrão da produção indicado pelo fabricante for considerado satisfatório. O método aplicável deve ser o constante do apêndice 1 do Regulamento n.o 49

da UNECE, com as seguintes excepções:

▼M4

1.1. No ponto A.1.3 do apêndice 1 do Regulamento n.o 49 da UNECE, a

referência ao ponto 5.3 deve ser entendida como uma referência ao quadro do anexo I do Regulamento (CE) n.o 595/2009.

1.2. No ponto A.1.3 do apêndice 1 do Regulamento n.o 49 da UNECE, a

referência à figura 1 no ponto 8.3 deve ser entendida como uma referência à figura 1 do anexo I do presente regulamento.

Apêndice 2

Método de ensaio no que diz respeito à conformidade da produção quando o desvio-padrão for considerado não satisfatório ou não for conhecido 1. O presente apêndice descreve o método de verificação da conformidade da

produção no que diz respeito às emissões de poluentes quando o desvio- -padrão da produção indicado pelo fabricante for considerado não satisfatório ou não for conhecido. O método aplicável deve ser o constante do apêndice 2 do Regulamento n.o 49 da UNECE, com as seguintes excepções:

▼M4

1.1. No ponto A.2.3 do apêndice 2 do Regulamento n.o 49 da UNECE, a

referência ao ponto 5.3 deve ser entendida como uma referência ao quadro do anexo I do Regulamento (CE) n.o 595/2009.

Apêndice 3

Método de ensaio no que diz respeito ao ensaio de conformidade da produção efectuado a pedido do fabricante

1. O presente apêndice descreve o método de verificação, a pedido do fabri­ cante, da conformidade da produção no que diz respeito às emissões de poluentes. O método aplicável deve ser o constante do apêndice 3 do Regulamento n.o 49 da UNECE, com as seguintes excepções:

▼M4

1.1. No ponto A.3.3 do apêndice 3 do Regulamento n.o 49 da UNECE, a

referência ao ponto 5.3 deve ser entendida como uma referência ao quadro do anexo I do Regulamento (CE) n.o 595/2009.

1.2. No ponto A.3.3 do apêndice 3 do Regulamento n.o 49 da UNECE, a

referência à figura 1 no ponto 8.3 deve ser entendida como uma referência à figura 1 do anexo I do presente regulamento.

1.3. No ponto A.3.5 do apêndice 3 do Regulamento n.o 49 da UNECE, a

referência ao ponto 8.3.2 deve ser entendida como uma referência ao ponto 7.2.2 do presente anexo.

Apêndice 4

Modelos de ficha de informações relativos a:

Homologação CE para um motor ou uma família de motores enquanto unidade técnica autónoma,

Homologação CE para um veículo com um motor homologado no que respeita às emissões e ao acesso à informação relativa à reparação e manutenção do veículo, Homologação CE de um veículo no que respeita às emissões e ao acesso à informação relativa à reparação e manutenção do veículo.

As informações infra devem ser fornecidas em triplicado e incluir um índice. Se houver desenhos, devem ser fornecidos à escala adequada e com pormenor suficiente, em formato A4 ou dobrados nesse formato. Se houver fotografias, estas devem ter o pormenor suficiente.

Caso os sistemas, componentes ou unidades técnicas autónomas a que é feita referência no presente apêndice tenham comandos electrónicos, devem ser for­ necidas informações relacionadas com o seu desempenho.

Notas explicativas (relativas ao preenchimento do quadro):

As letras A, B, C, D e E, correspondentes aos membros da família de motores, devem ser substituídas pelos nomes verdadeiros dos membros da família de motores.

Quando, para uma determinada característica do motor, se aplicar o mesmo valor/descrição a todos os motores membros da família, devem unificar-se as células A a E.

Se a família for constituída por mais de 5 membros, podem adicionar-se mais colunas.

▼M6

Em caso de pedido de homologação CE para um motor ou uma família de motores enquanto unidade técnica, devem preencher-se a parte Generalidades e as partes 1 e 3.

Em caso de pedido de homologação CE para um veículo com um motor homo­ logado no que respeita às emissões e ao acesso às informações relativas à reparação e manutenção dos veículos, devem preencher-se a parte Generalidades e a parte 2.

Em caso de pedido de homologação CE para um veículo no que respeita às emissões e ao acesso às informações relativas à reparação e manutenção dos veículos, devem preencher-se a parte Generalidades e as partes 1, 2 e 3.

▼B

As notas explicativas constam do apêndice 10 do presente anexo.

Motor pre­ cursor ou tipo

de motor

Membros da família de motores A B C D E

0. GENERALIDADES

0.l. Marca (designação comercial do fabricante): 0.2. Tipo

0.2.0.3. Tipo de motor enquanto unidade técnica autónoma/ /família de motores enquanto unidade técnica autó­

noma/veículo com um motor homologado no que respeita às emissões e ao acesso à informação

Motor pre­ cursor ou tipo

de motor

Membros da família de motores A B C D E

relativa à reparação e manutenção do veículo/veí­ culo no que respeita às emissões e ao acesso à informação relativa à reparação e manutenção do veículo (1 )

0.2.1. Designações comerciais (se disponíveis):

0.3. Meios de identificação do tipo, se marcados na unidade técnica autónoma (b ):

0.3.1. Localização dessa marcação: 0.5. Nome e endereço do fabricante:

0.7. No caso de componentes e unidades técnicas autó­ nomas, localização e método de aposição da marca de homologação CE:

0.8. Nome e endereço das linhas de montagem:

0.9. Nome e endereço do representante do fabricante (se aplicável):

Parte 1: CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO MOTOR (PRECUR­