• Nenhum resultado encontrado

O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros.

DISPOSIÇÕES ADMINISTRATIVAS RELATIVAS À HOMOLOGAÇÃO CE

3. MARCAÇÕES DO MOTOR ▼M

3.1. No caso de um motor homologado enquanto unidade técnica ou de um veículo homologado no que respeita às emissões e ao acesso à informa­ ção relativa à reparação e manutenção do veículo, o motor deve ostentar: a) A marca registada ou a designação comercial do fabricante do motor; b) A descrição comercial do fabricante do motor.

▼M4

3.2. Cada tipo de motor homologado nos termos do presente regulamento enquanto unidade técnica autónoma deve ostentar uma marca de homo­ logação CE. Essa marca deve ser constituída por:

▼B

3.2.1. um rectângulo no interior do qual está colocada a letra minúscula «e» seguida das letras ou números distintivos do Estado-Membro que con­ cedeu a homologação CE da unidade técnica autónoma:

1. para a Alemanha 2. para a França

3. para a Itália

4. para os Países Baixos 5. para a Suécia 6. para a Bélgica 7. para a Hungria 8. para a República Checa 9. para a Espanha 11. para o Reino Unido 12. para a Áustria 13. para o Luxemburgo 17. para a Finlândia 18. para a Dinamarca 19. para a Roménia 20. para a Polónia 21. para Portugal 23. para a Grécia 24. para a Irlanda

▼M2

25. para a Croácia

▼B

26. para a Eslovénia 27. para a Eslováquia 29. para a Estónia 32. para a Letónia 34. para a Bulgária 36. para a Lituânia 49. para Chipre 50. para Malta

▼M6

3.2.1.1. No caso de um motor a gás natural/biometano, deve ser colocada uma das seguintes marcações após a marca de homologação CE:

a) H, no caso de o motor estar homologado e calibrado para gases da gama H;

b) L, no caso de o motor estar homologado e calibrado para gases da gama L;

c) HL, no caso de o motor estar homologado e calibrado para gases de ambas as gamas H e L;

d) H t , no caso de o motor estar homologado e calibrado para uma composição específica de gás da gama H e ser transformável para outro gás específico da gama H por afinação da alimentação de combustível do motor;

e) L t , no caso de o motor estar homologado e calibrado para uma composição específica de gás da gama L e ser transformável para outro gás específico da gama L por afinação da alimentação de combustível do motor;

f) HL t , no caso de o motor estar homologado e calibrado para uma composição específica de gás quer da gama H quer da gama L e ser transformável para outro gás específico, quer da gama H quer da gama L, por afinação da alimentação de combustível do motor; g) GNC fr , em todos os outros casos em que o motor for alimentado com

GNC/biometano e concebido para funcionar com um gás de compo­ sição da gama de combustíveis restrita;

h) GNL fr , nos casos em que o motor for alimentado com GNL e con­ cebido para funcionar com um gás de composição da gama de com­ bustíveis restrita;

i) GPL fr , nos casos em que o motor for alimentado com GPL e con­ cebido para funcionar com um gás de composição da gama de com­ bustíveis restrita;

j) GNL 20 , no caso de o motor estar calibrado para uma composição específica de gás GNL de que resulte um fator de desvio λ que não se afaste mais de 3 % em relação ao fator de desvio λ do gás G 20

especificado no anexo IX, e o respetivo teor de etano não exceder 1,5 %;

k) GNL, no caso de o motor estar homologado e calibrado para qual­ quer outra composição de GNL.

3.2.1.2. Para motores com duplo combustível, a marca de homologação deve incluir uma série de dígitos após o símbolo nacional, cuja finalidade é distinguir para que tipo de motor com duplo combustível e com que gama de gases a homologação foi concedida. A série de dígitos será constituída por dois dígitos que identificam o tipo de motor com duplo combustível, tal como definido no artigo 2.o , seguidos da(s) letra(s)

indicada(s) no ponto 3.2.1.1. correspondente à composição de gás natu­ ral/biometano utilizada pelo motor. Os dois dígitos que identificam os tipos de motores de duplo combustível, tal como definidos no artigo 2.o ,

são os seguintes:

a) 1A, para motores com duplo combustível do tipo 1A; b) 1B, para motores com duplo combustível do tipo 1B; c) 2A, para motores com duplo combustível do tipo 2A; d) 2B, para motores com duplo combustível do tipo 2B; e) 3B, para motores com duplo combustível do tipo 3B.

3.2.1.3. Para os motores de ignição por compressão alimentados a gasóleo, a marca de homologação deve incluir a letra «D» depois do símbolo nacional.

3.2.1.4. Para os motores de ignição por compressão alimentados a etanol (ED95), a marca de homologação deve incluir as letras «ED» depois do símbolo nacional.

3.2.1.5. Para os motores de ignição comandada alimentados a etanol (E85), a marca de homologação deve incluir «E85» depois do símbolo nacional. 3.2.1.6. Para os motores de ignição comandada alimentados a gasolina, a marca de homologação deve incluir a letra «P» depois do símbolo nacional.

▼M4

3.2.2. A marca de homologação CE deve também incluir, na proximidade do retângulo, o «número de homologação de base», constante do ponto 4 do número de homologação referido no anexo VII da Diretiva 2007/46/CE, precedido da letra que indica a fase de emissões para a qual a homologação CE foi concedida.

3.2.3. A marca de homologação CE deve ser afixada no motor de forma indelével e claramente legível. Deve ser visível quando o motor é ins­ talado no veículo e afixada a uma peça necessária ao funcionamento normal do motor e que habitualmente não necessite de ser substituída durante a vida do motor.

Para além da marcação no motor, a marca de homologação CE pode também ser consultada através do instrumento agregado (cluster). Deve, em seguida, estar prontamente disponível para efeitos de inspeção e as instruções de acesso incluídas no manual do utilizador do veículo.

▼B

3.2.4. O apêndice 8 apresenta um exemplo de marca de homologação CE.

▼M4

3.3. Rótulos para o gás natural/biometano e os motores alimentados a GPL

No caso dos motores alimentados a gás natural/biometano e a GPL com uma homologação para uma gama de combustíveis restrita, devem ser afixados os rótulos a seguir indicados com a informação prevista no ponto 3.3.1.

▼B

3.3.1. A etiqueta deve conter as seguintes informações:

No caso do ponto 1.2.1.3, a etiqueta deve indicar «A SER UTILIZADO APENAS COM GÁS NATURAL DA GAMA H». Se aplicável, o «H» é substituído por «L».

No caso do ponto 1.2.2.2, a etiqueta deve indicar «A UTILIZAR APE­ NAS COM GÁS NATURAL COM A ESPECIFICAÇÃO …» ou «A UTILIZAR APENAS COM GÁS DE PETRÓLEO LIQUEFEITO COM A ESPECIFICAÇÃO …», conforme aplicável. Todas as informações contidas no quadro adequado do anexo IX devem ser dadas com os constituintes e limites individuais especificados pelo fabricante do motor. As letras e os algarismos devem ter, pelo menos, 4 mm de altura. Se, por falta de espaço, não for possível apresentar estas informações, pode ser utilizado um código simplificado. Neste caso, devem estar facilmente acessíveis, a qualquer pessoa que esteja a encher o reserva­ tório de combustível ou a efectuar operações de manutenção ou repara­ ção do motor e dos seus acessórios, bem como às autoridades interes­ sadas, notas explicativas com todas as informações acima referidas. A localização e o conteúdo dessas notas explicativas devem ser determi­ nados de comum acordo entre o fabricante e a entidade homologadora. 3.3.2. Propriedades

As etiquetas devem ter a mesma duração que a vida útil do motor. As etiquetas devem ser claramente legíveis e as suas letras e algarismos indeléveis. Além disso, devem ser fixadas de modo tal que a sua fixação dure a vida útil do motor e não possam ser removidas sem serem destruídas.

3.3.3. Colocação

As etiquetas devem ser fixadas a uma peça necessária ao funcionamento normal do motor e que habitualmente não necessite de ser substituída durante a vida do motor. Além disso, estas etiquetas devem estar loca­ lizadas de modo a serem rapidamente visíveis após o motor estar com­ pleto com todas as peças auxiliares necessárias ao seu funcionamento. 3.4. No caso de um pedido de homologação CE para um veículo com um motor homologado no que respeita às emissões e ao acesso à informação relativa à reparação e manutenção do veículo ou no caso de um pedido de homologação CE para um veículo no que respeita às emissões e ao acesso à informação relativa à reparação e manutenção do veículo, a etiqueta especificada no ponto 3.3 deve ser colocada igualmente perto da abertura do reservatório de combustível.