• Nenhum resultado encontrado

Infra-estrutura presente nos empreendimentos turísticos em Caldas Novas,

55% 15% 15% 15% Sauna Play ground Academia Salão de jogos

Fonte: Pesquisa de campo, 2005. Org.: PAULO, R. F. C., 2005.

Figura 36

Percebe-se que a sauna é um dos principais componentes da infra-estrutura da maior parte dos empreendimentos hoteleiros presentes na cidade de Caldas Novas, cerca de 55 % dos pesquisados. Talvez por estar muito ligado ao turismo das águas quentes, ou seja, estar relacionado com o uso de piscinas, revela-se um atrativo a mais na oferta de turismo pela cidade.

A presença de play ground, ou seja, parques de diversão infantil tanto dentro das piscinas quanto fora, também é um recurso utilizado por cerca de 15% dos empreendimentos, proporcionando a atração do público infantil. A presença de academia em 15% dos locais visitados explica-se pelo culto ao corpo saudável e pela manutenção da saúde, e dessa forma, a presença de salas de ginástica atraem um número considerável de adeptos ao esporte.

Um dos fatores mais importantes de ser analisado, quando se refere ao turismo presente em Caldas Novas, é a origem das pessoas que visitam a cidade. Indagados a cerca da origem dos seus hóspedes, verificamos que grande parte é oriunda de Brasília, Goiânia, Uberlândia e São Paulo, como mostra a figura 37. Mas o que não quer dizer que, as demais cidades do país

não participam do incremento populacional diário em Caldas Novas. Nos informaram várias outras cidades brasileiras cuja população também visita a cidade, mas em quantidade menos significativas, quando comparadas às cidades supracitadas.

Fonte: Pesquisa de campo, 2005. Fonte: Pesquisa de campo, 2005. Org.: PAULO, R. F. C., 2005.

Figura 37

Mas grande parte dos empreendimentos pesquisados não conseguiu apontar as principais cidades que fornecem turistas para Caldas Novas. Disseram que Caldas Novas é visitada por população residente em todo o país, sendo muito difícil determinar as cidades que contribuem para o incremento turístico caldas-novense. Mais uma vez, percebe-se a importância do complexo turístico, não somente para a região onde está inserida a cidade de Caldas Novas, bem como para todo o Brasil, se analisarmos sua inserção ao cenário turístico nacional.

A idade média de quem visita a cidade e pratica o turismo das águas quentes também foi pesquisada, para sabermos qual o perfil dos turistas e a partir disso, traçar um perfil dos empreendimentos direcionados para cada faixa etária, e conseqüentemente, a infra-estrutura instalada em cada um deles.

A figura 38 demonstra a idade média dos turistas que se hospedam nos empreendimentos pesquisados. Constatou-se por meio da análise da figura 38, que cerca de 37% dos empreendimentos recebem um público com idade entre 20 e 40 anos, ou seja, o público jovem. Verificou-se também que a predileção deste público mais jovem é pelos

Origem dos hóspedes que visitam a cidade de Caldas Novas, 2005. 31% 27% 8% 13% 21% Brasília Goiânia Uberlândia São Paulo Todo o Brasil

empreendimentos que oferecem maior número de atrativos, principalmente um amplo parque aquático, preferencialmente com equipe de recreação.

Fonte: Pesquisa de campo, 2005. Org.: PAULO, R. F. C., 2005.

Figura 38

Estes estabelecimentos estão inseridos, em sua grande maioria na categoria de flats, apartamentos localizados em condomínio fechado que oferecem um amplo parque aquático e também serviço de quarto, como por exemplo, camareira, e garçons. Deve-se lembrar também, que este público jovem visita a cidade, principalmente, em períodos considerados alta temporada, em virtude da oferta de festas e divertimentos oferecidos nesta época.

Mas não podemos deixar de ressaltar a população idosa que freqüenta a cidade, principalmente, nos períodos denominados baixa temporada. Dos empreendimentos pesquisados, 11% disseram se especializar no recebimento deste público idoso. Estes preferem os empreendimentos mais convencionais, ou seja, sem muitos atrativos, por serem mais calmos e propícios para o público da terceira idade.

Outro dado bastante importante de ser analisado, refere-se aos empreendimentos que recebem turistas de todas as faixas etárias. De todos os pesquisados, 36% não conseguiram especificar uma faixa etária específica, explicando que recebem pessoas de todas as idades e dessa forma, fica difícil especificar a idade média dos turistas. Verificou-se que a cidade é

Idade média dos hóspedes que visitam Caldas Novas, 2005 5% 18% 19% 11% 11% 36% Entre 0 e 20 anos Acima de 20 anos Acima de 30 anos Acima de 40 anos Acima de 50 anos Todas as idades

muito diversa quanto ao oferecimento de empreendimentos destinados a faixas etárias distintas, variando a especificidade para cada grupo turístico.

A grande maioria dos entrevistados falou também que, o turismo realizado em Caldas Novas é bastante familiar, e quando não realizado pela família, é realizado por grupos de amigos. A facilidade de acomodação de até seis pessoas em um mesmo apartamento facilita este tipo de convívio, e por isso, tornam-se as grandes sensações de hospedagem em Caldas Novas. Grande parte dos flats ou aparts procurados, para responderem os questionários, se mostraram bastante ocupados, devido a quantidade de hóspedes, o que de certa forma, dificultou parte dos estudos.

Alguns donos de hotéis foram unânimes ao reclamar desta nova tendência de hospedagem presente na cidade, ou seja, a expansão e a predileção pelos flats e aparts. No entanto, também concordaram que, é muito mais atraente esta nova categoria, por oferecer amplos e modernos parques aquáticos, equipes de recreação especializada e principalmente, pela praticidade e barateamento no valor das hospedagens.

Funcionários de alguns hotéis da cidade, principalmente dos mais antigos, desprovidos de piscinas ou algum atrativo referente às águas termais, acreditam que a vida útil destes empreendimentos obsoletos está no fim, e que os flats e aparts que estão se espalhando na cidade, redefinirão o modo de hospedar e o turista que visita a cidade.

Certos de que a presença de um parque aquático é imprescindível para a predileção de hospedagem, alguns estabelecimentos, como por exemplo, pequenos hotéis e pousadas, estão promovendo associações para a utilização de parques aquáticos em grandes empreendimentos turísticos, como é o caso da associação entre os hotéis Samburá e Águas Claras, que por estarem bem próximo ao hotel Jalim, fazem uso de suas piscinas.

Este hotel oferece um parque aquático bastante completo, pertencente a um clube social na cidade, chamado Tropical, com bares, piscinas termais e equipe de recreação e por isso, recebe parte da hospedagem dos respectivos hotéis associados, como mostram as figuras 39 e 40.

Figura 39 - Área de lazer do clube Tropical, Caldas Novas (GO), agosto de 2005. Autora: PAULO, R. F. C, 2005.

Figura 40 - Conjunto de piscinas do clube Tropical, Caldas Novas (GO), agosto de 2005. Autora: PAULO, R. F. C, 2005.

Essa dinâmica foi observada em outros empreendimentos na cidade, o que favorece estes pequenos hotéis e pousadas. Essa prática é interessante e torna-se atraente por oferecer ótimas condições de lazer, mesmo que não seja em espaço físico próprio.

Diante dessa dinâmica intra-urbana visualizada em Caldas Novas, seja pela população residente no local, bem como pelos turistas que visitam, esporadicamente, a cidade ou pela população flutuante, que reside temporariamente, e com isso, acaba fazendo parte do dia-dia da cidade, percebemos que a malha urbana local se (re) configura de acordo com estes agentes presentes no espaço. Não podemos desconsiderar os agentes imobiliários, um dos maiores propulsores da dinâmica urbana local, bem como o recurso turístico, este o real motivo dessa movimentação em prol da construção de uma cidade turística mais atrativa e mais receptiva.

Dessa forma, todos os agentes responsáveis pela transformação do espaço urbano, tornam-se diretamente responsáveis pela preservação do lençol freático termal, essencial para a fomentação da atividade turística. Tornam-se responsáveis também pelo desenvolvimento econômico do local, pela receptividade dos turistas, mola propulsora do desenvolvimento econômico regional.

3.4 - O planejamento turístico como pressuposto no desenvolvimento