• Nenhum resultado encontrado

Utilize este procedimento para executar uma instalação customizada do InfoSphere MDM em um ambiente em cluster.

Antes de Iniciar

Certifique-se de atender a estes pré-requisitos:

v Você definiu nomes exclusivos para cada membro no cluster.

v Você concluiu todas as tarefas de preparação da instalação, incluindo a preparação do IBM WebSphere Application Server e do banco de dados. v Você instalou o IBM Installation Manager e incluiu os repositórios necessários. v Seu gerenciador de implementação e nó do IBM WebSphere Application Server

são iniciados.

v Você instalou o IBM Rational Application Developer se estiver instalando o InfoSphere MDM Workbench em uma estação de trabalho.

Se você estiver instalando no Microsoft Windows:

v Deverá estar executando no modo de Administrador para que o IBM Installation Manager grave no registro do Windows. O modo Administrador não é utilizado para IBM AIX, Linux ou Solaris.

v Em um sistema operacional Microsoft Windows 7, você deve instalar o MDM em um diretório que não seja virtualizado.

Importante: Você deve ter os argumentos de tamanho de Heap da JVM do WebSphere Application Server Deployment Manager (Dmgr) configurados como 512 MB e 1024 MB. Para aumentar o tamanho de heap:

1. Abra o WebSphere Application Server Integrated Solutions Console e acesse

Administração do sistema> Deployment Manager.

2. Em Infraestrutura de servidor, expanda Gerenciamento de Java e processos e, em seguida, clique em Definição de processo.

3. Em Propriedades adicionais, clique em Java Virtual Machine.

4. Configure o Tamanho de heap inicial para 512 MB e o Tamanho máximo de

heappara 1024 MB.

5. Clique em OK, salve suas mudanças e sincronize-as com os nós.

Sobre Esta Tarefa

Dica: Revise os cenários de instalação antes de iniciar uma instalação em cluster. Embora os cenários possam não se ajustar exatamente a seu ambiente, eles podem oferecer uma recomendação para a instalação.

Procedimento

1. Revise os pré-requisitos listados anteriormente neste tópico e assegure-se de que tenha concluído todas as etapas de preparação necessárias. Essas etapas não são opcionais.

2. Verifique se estes itens foram concluídos para seu servidor de aplicativos:

a. O WebSphere Application Server está instalado em cada máquina necessária no cluster.

b. Os clusters necessários estão criados no WebSphere Application Server.

c. Se você estiver usando um banco de dados DB2 ou Oracle, deverá configurar a variável de ambiente JDBC_DRIVER_PATH.

d. Sincronize todos os nós gerenciados.

e. Anote o nome do host e a porta do WebSphere Application Server na planilha de instalação.

3. Verifique se o banco de dados e o software do cliente de banco de dados estão instalados nas máquinas necessárias, e se o banco de dados foi iniciado.

4. Se estiver usando o sistema de mensagens do IBM WebSphere MQ, conclua estas etapas para cada máquina no cluster. Se estiver usando o Sistema de mensagens padrão do IBM WebSphere, continue com a próxima etapa.

a. Verifique se o WebSphere MQ está instalado.

b. Execute os scripts custSetupMQServer.mqsc e ChannelAuth.mqsc para criar o gerenciador de filas, o canal e as filas do WebSphere MQ. Estes scripts fazem parte do Installation Startup Kit, que pode ser extraído do arquivo de pacote de download disk1.zip.

5. Abra o IBM Installation Manager e clique em Instalar.

6. No painel Instalar Pacotes, selecione a edição e clique em Avançar.

7. Continue através dos prompts para aceitar o contrato de licença, selecione um local de instalação e selecione idiomas.

8. Configure os detalhes de sua instalação do InfoSphere MDM:

Dica: Use as planilhas de instalação preenchidas para orientação. Conforme você move através de cada um desses painéis de configuração, a tela exibe um visto verde ou x vermelho para indicar se o painel foi concluído com êxito.

a. No painel Configuração do Banco de Dados:

v Digite os detalhes do banco de dados. Se o valor inicial do seu banco de dados for válido, então o botão Conexão de teste se tornará ativo. v Clique em Conexão de teste. O banco de dados deve estar acessível e

em execução para que o teste seja bem-sucedido.

v Depois de um teste de conexão bem-sucedido, é possível configurar os espaços de tabela. Selecione Usar espaços de tabela existentes ou Criar

novos espaços de tabela. Se você escolher criar novos espaços de tabela, então, deve definir os novos nomes.

b. No painel Configuração do histórico, selecione as opções de indústria, acionadores e idioma necessárias para suas necessidades de negócios.

c. No painel Configuração do WebSphere Application Server:

v Insira as informações que você usou para configurar o seu servidor de aplicativos.

v Selecione Recuperar detalhes do host para obter informações de sua célula, nó e servidor. Use cada lista drop-down para selecionar a célula, nó e servidor recuperados. Se precisar fornecer um valor diferente, é possível digitá-lo no campo.

v Clique em Verificar instância do MDM no servidor.

d. No painel Configuração do Aplicativo:

v Forneça o novo nome do aplicativo, a senha do usuário e a porta do RMI. O aplicativo de instalação utilizará esses detalhes para configurar o InfoSphere MDM.

v Selecione Correspondência Probabilística ou Correspondência

Determinística para seu estilo de correspondência.

v Se seu aplicativo estiver executando em fusos horários diferentes ou se seus dados tiverem valores sensíveis ao tempo em fusos horários diferentes, selecione Ativar a implementação de vários fusos horários e selecione um Fuso horário padrão.

v Selecione o tipo de sistema de mensagens para utilizar para esta instalação. Se você selecionar IBM WebSphere MQ, então, você será solicitado a fornecer os detalhes de sua instância do WebSphere MQ.

Dica: Se tiver instalado o WebSphere MQ em uma máquina diferente daquela em que o IBM Installation Manager está sendo executado, certifique-se de limpar a opção Configurar servidor de sistema de

mensagenspara evitar que o instalador crie um gerenciador de filas. Mantenha a opção selecionada se não desejar criar um gerenciador de filas.

v Selecione o tipo de instalação. É possível escolher configurar

automaticamente os componentes de aplicativo como parte do processo de instalação principal ou executar scripts após a instalação principal para configurá-los posteriormente.

v Expanda os títulos de Propriedades para rever os detalhes que você configurou para esta instalação.

v Clique em Verificar requisitos de instalação para executar uma série de verificações de pré-requisito. As verificações o ajudarão a confirmar que seu ambiente e configuração são suficientes para concluir a instalação com êxito.

v Revise os resultados de teste de validação de pré-requisito. Clique em

Mostrar detalhes para ver mais informações de cada teste, e siga os links fornecidos para visualizar o arquivo de log e ajuda para cada resultado.

Dica: É possível ignorar avisos clicando em Mostrar detalhes e, em seguida, selecionando Ignorar o aviso. Eu compreendo os riscos. Erros não podem ser ignorados.

v Se necessário, execute qualquer ação corretiva para lidar com quaisquer avisos ou erros e, em seguida, clique em Verificar novamente o status. v Quando as verificações forem aprovadas, clique em Instalar.

O aplicativo de instalação instalará o InfoSphere MDM. Dependendo de sua configuração, o processo de instalação pode levar uma quantidade de tempo significativa.

9. No painel final do IBM Installation Manager, clique em Visualizar Arquivos

de Log para abrir o visualizador de arquivo de log.

10. Clique em Concluir, então feche o IBM Installation Manager.

11. A partir de uma linha de comandos, navegue até MDM_INSTALL_HOME/mds/ scripts e execute o comando a seguir para abrir a ferramenta de configuração de instalação:

v Em sistemas Microsoft Windows, execute madconfig.bat Configure_MasterDataManagement v Em sistemas Linux ou UNIX, execute

madconfig.sh Configure_MasterDataManagement

12. Fornece os detalhes de sua implementação como solicitado pela ferramenta de configuração da instalação. A ferramenta de configuração concluirá a

configuração de sua instalação.

Resultados

Uma mensagem de êxito no painel do instalador final indica que os testes de verificação foram executados automaticamente como parte do processo de instalação. Você também pode visualizar os arquivos de log para verificar se uma instalação foi bem-sucedida. Se a instalação não for bem-sucedida, visualize os arquivos de log e use as informações nos tópicos de resolução de problemas para ajudá-lo.

O que Fazer Depois

Após a instalação, se desejar incluir ou remover um recurso (por exemplo, incluir um aplicativo ou outra tradução de idioma), ou modificar qualquer uma de suas

definições de configuração, é possível executar o IBM Installation Manager novamente e selecionar Modificar.

Conceitos relacionados:

“Planilhas para instalação e configuração” na página 25 “Preparando o IBM Installation Manager” na página 61

“Instalando e configurando o servidor de aplicativos” na página 63 “Cenários de Instalação” na página 45

“Verificando a instalação base” na página 139 “Suporte a várias instâncias” na página 14

Tarefas relacionadas:

“Instalando e configurando o banco de dados” na página 69 “Instalando no z/OS”

Capítulo 4, “Modificando uma instalação”, na página 145

Instalando no z/OS

Use este procedimento se você estiver instalando com o IBM DB2 for z/OS.

Antes de Iniciar

Certifique-se de atender a estes pré-requisitos:

v Você incluiu a oferta do InfoSphere MDM para o IBM Installation Manager. v Você concluiu as tarefas de preparação para criar o banco de dados e o servidor

de aplicativos.

v Você concluiu o “Preparando o barramento do sistema de mensagens existente do WebSphere Application Server para instalação do InfoSphere MDM no z/OS” na página 100.

v O IBM WebSphere Application Server (gerenciador de implementação e nó) e o banco de dados estão iniciados.

Nota: No DB2 for z/OS, as tabelas de banco de dados do MDM são distribuídas entre treze bancos de dados para ajudar a assegurar melhor desempenho e para balancear a carga de trabalho do buffer pool por recurso. Por exemplo, todas as tabelas para produção estão dentro do banco de dados PROD, todas as tabelas para EventManager estão dentro do banco de dados EMGR e assim por diante. Essa estratégia de particionamento é usada no DB2 for z/OS para todas as DDLs prontas para uso. É possível redistribuir as tabelas de acordo com as políticas internas de sua organização.

Dica: Mantenha uma boa distribuição do buffer pool para evitar congestionamento, conflitos e tempos limites.

Sobre Esta Tarefa

O processo de instalação no DB2 for z/OS requer duas sessões distintas. Na primeira sessão, você extrai e executa as JCLs que são usadas para instalar manualmente o banco de dados MDM físico.

Depois que o carregamento do banco de dados físico estiver concluído, a segunda sessão de instalação instalará a parte virtual do banco de dados do MDM, o servidor operacional e outros recursos que estiverem selecionados.

A instalação usa um prefixo de três caracteres (db_prefix). Esse prefixo deve

corresponder aos três últimos caracteres do nome do esquema ou do ID do usuário do banco de dados (supondo que o esquema e o ID do usuário sejam os mesmos). <db_prefix>ZMDS é o banco de dados do MDM virtual.

Procedimento

1. Certifique-se de que o ID do usuário que você está usando para executar a instalação tenha os privilégios corretos.

a. Certifique-se de que o usuário tenha direitos para o banco de dados do MDM.

b. Conceda privilégios BINDADD no banco de dados ao usuário.

GRANT BINDADD TO db_user

c. Conceda privilégios CREATETAB no banco de dados ao usuário.

GRANT CREATE ON COLLECTION * TO db_user

Nota: O nome do usuário db_user é usado nos scripts JCL e DDL do InfoSphere MDM como o nome do esquema para criar todas as tabelas de MDM. A conta do usuário recebe privilégios USE OF TABLESPACE e CREATETAB para todos os bancos de dados do MDM nos scripts DDL. Para a primeira sessão, extraia e execute as JCLs do MDM físico. Extraia o

Installation Startup Kit para extrair os recursos do DB2 for z/OS do InfoSphere MDM no diretório STARTUPKIT_INSTALL_HOME.

2. Navegue para o diretório onde os pacotes do InfoSphere MDM foram salvos e transferidos por download.

3. Abra disk1.zip e extraia a subpasta StartUpToolkit para um diretório de sua opção. Iremos nos referir a esse local do diretório como

STARTUPKIT_INSTALL_HOME.

4. Acesse STARTUPKIT_INSTALL_HOME.

5. Copie os recursos do MDM Operational Server z/OS dos diretórios STARTUPKIT_INSTALL_HOME/CoreData/Full/DB2/ZOS/pdse

STARTUPKIT_INSTALL_HOME/Full/DB2/ZOS/pds para o sistema z/OS. Para a segunda sessão, instale o MDM Operational Server e outros recursos:

6. Inicie o IBM Installation Manager e clique em Instalar no painel inicial.

7. No painel Instalar Pacotes, selecione a edição e clique em Avançar.

8. Continue através dos prompts para aceitar o contrato de licença, selecione um local de instalação e um idioma.

Atenção: Se você tiver o IBM Rational Application Developer instalado, certifique-se de não instalar o InfoSphere MDM no mesmo grupo de pacotes. No painel Instalar Pacotes, selecione Criar um novo grupo de pacotes.

9. Selecione o MDM Operational Server, MDM Database e outros recursos que deseja instalar.

10. Insira as informações de configuração:

v No painel de configuração do banco de dados, selecione DB2 for z/OS e forneça os detalhes do banco de dados.

v Para a configuração do IBM WebSphere Application Server, certifique-se de inserir as informações usadas durante a preparação do servidor de

aplicativos. Use o usuário e a senha mdmadmin. Clique em Verificar a

instância MDM no Servidorantes de sair do painel.

v No painel Messaging Server, selecione IBM WebSphere Default Messaging ou MQ Messaging Provider. Para obter informações sobre instalação

manual de tabelas do SIB no WebSphere Application Server, consulte o tópico Criando tabelas do armazenamento de dados na documentação online do WebSphere Application Server.

11. Revise as informações de resumo da instalação para assegurar que os detalhes são precisos e, em seguida, clique em Verificar requisitos de instalação para executar as verificações de pré-requisito. As verificações ajudarão a garantir que seu ambiente e configuração são suficientes para concluir a instalação com êxito.

12. Execute qualquer ação corretiva para abordar quaisquer avisos ou erros nas verificações de pré-requisitos e, em seguida, clique em Instalar.

13. No painel final do IBM Installation Manager, clique em Visualizar Arquivos

de Log para abrir o visualizador de arquivo de log.

14. Clique em Concluir e feche o IBM Installation Manager.

15. A partir de uma linha de comandos, navegue até MDM_INSTALL_HOME/mds/ scripts e execute o comando a seguir para abrir a ferramenta de configuração de instalação:

v Em sistemas operacionais Microsoft Windows:

madconfig Configure_MasterDataManagement

v Em sistemas operacionais baseados em Linux ou UNIX:

./madconfig.sh Configure_MasterDataManagement

16. Fornece os detalhes de sua implementação como solicitado pela ferramenta de configuração da instalação. A ferramenta de configuração concluirá a

configuração de sua instalação.

O que Fazer Depois

Uma mensagem de êxito no painel do instalador final indica que os testes de verificação foram executados automaticamente como parte do processo de instalação. Você também pode visualizar os arquivos de log para verificar se uma instalação foi bem-sucedida. Se a instalação não for bem-sucedida, visualize os arquivos de log e use as informações nos tópicos de resolução de problemas para ajudá-lo.

Tarefas relacionadas:

“Instalando o InfoSphere MDM usando o modo gráfico” na página 104 “Instalando o InfoSphere MDM em um ambiente em cluster” na página 115 “Preparando o barramento do sistema de mensagens existente do WebSphere Application Server para instalação do InfoSphere MDM no z/OS” na página 100

Configurando os barramentos do sistema de mensagens no z/OS após a instalação:

Se você não tiver um sistema de mensagens integrado existente (barramento do sistema de mensagens) do WebSphere criado antes da instalação, você deve concluir este procedimento após instalar o InfoSphere MDM no z/OS.

Sobre Esta Tarefa

Após a conclusão da instalação, um erro é exibido indicando que o O Teste de Verificação de Instalação não foi aprovado. É possível ignorar esse erro se você concluir essas etapas.

Procedimento

1. Abra o WebSphere Application Server Integrated Solutions Console (console administrativo).

2. Acesse Integração do Serviço > Barramentos > seu barramento do aplicativo > Membros do Barramento.

3. Na página de membros do barramento, clique em seu membro do barramento

do aplicativo > seu servidor SIB de aplicativos > Armazenamento de Mensagens.

4. Limpe a opção Criar Tabelas.

5. Clique em Aplicar e, em seguida, clique em Salvar diretamente na

configuração principal.

6. Sincronize seus nós e reinicie o servidor de aplicativos. Parar o servidor evita que o WebSphere Application Server tente criar e conectar-se às tabelas do SIB.

7. Crie as tabelas do SIB para sua instância modificando o arquivo ZSIB.sql para seu esquema, prefixo, e proprietário do banco de dados. No arquivo, substitua <SCHEMA> pelo seu nome do esquema, <PREFIX> pelo seu prefixo de três caracteres e <DBA ACCOUNT> pelo seu proprietário do banco de dados. Execute o SQL como Proprietário do BD.

Nota: O valor de <PREFIX> geralmente são os três últimos caracteres do nome do esquema.

8. Reinicie o seu servidor de aplicativos.

9. No diretório MDM_INSTALL_HOME/IVT, execute o script Verify.sh. Por exemplo, use o comando: verify.sh DB_Schema DB_Password WAS_user WAS_password

10. Visualize os arquivos de resposta de instalação para assegurar que o IVT foi bem-sucedido.

Os arquivos de resposta estão nos diretórios MDM_INSTALL_HOME/IVT/ testCases/xml/response e MDM_INSTALL_HOME/IVT/testCases/xml_virtual/ response.

Conceitos relacionados:

“Configurando o sistema de mensagens integrado ao WebSphere Application Server” na página 100

Apontando uma nova instalação para um banco de dados MDM