• Nenhum resultado encontrado

Instalando e configurando o banco de dados

SCOPE=BOTH

3. Se estiver usando um driver de conexão sem fio com um cliente Oracle, você deve configurar a variável NLS_LANG para o usuário que está se conectando ao servidor operacional. Configure a variável para

NLS_LANG=AMERICAN_AMERICA.AL32UTF8

Importante: As etapas restantes neste procedimento são opcionais. Se você não desejar criar manualmente os espaços de tabelas, é possível ignorar as etapas a seguir, em cujo caso o aplicativo de instalação criará automaticamente os espaços de tabela durante a instalação.

4. Modifique o script create_schema_ora.sql fornecido no Installation Startup Kit.

Dica: É possível extrair o Installation Startup Kit do arquivo de pacote do disk1.ziptransferido por download.

a. Acesse o diretório STARTUPKIT_INSTALL_HOME/CoreData/Full/Oracle/ Standard/ddl/(em que STARTUPKIT_INSTALL_HOME é o local do kit extraído).

b. Abra o arquivo create_schema_ora.sql em um editor de texto. O arquivo contém as seguintes variáveis que devem ser substituídas por valores apropriados:

c. Se o banco de dados estiver sendo criado no Microsoft Windows, substitua a variável <TABLESPACE_LOCATION> pelo local dos espaços de tabela. O valor do local deve seguir a sintaxe <ORACLE_HOME>\<DBNAME>

Atenção: Se você estiver criando um banco de dados no Microsoft Windows, também deverá alterar todos os caracteres de barra (/) em caminhos de arquivo para os caracteres de barra invertida (\).

d. Na pasta <ORACLE_HOME>/oradata, crie uma subpasta vazia com um nome que corresponde ao seu valor de <DBNAME>.

e. Configure os nomes de espaço de tabela:

v Para usar os valores de espaço de tabela padrão, substitua as variáveis no script create_schema_ora.sql por valores, conforme descrito no início do script. Variáveis são colocadas entre colchetes < >:

– <DBNAME> – O nome do banco de dados.

– <NEWPASSWORD> – A senha para o banco de dados.

– <TABLE_MDSSM> - O nome do espaço de tabela para dados pequenos de tabela de módulo virtual. O aplicativo de instalação espera que o valor seja TBS4K. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como 8k tablespace1.

– <TABLE_SPACE> – O nome do espaço de tabela para dados de tabela do usuário 8K. O aplicativo de instalação espera que o valor seja

TBS8K. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como 8k tablespace2.

– <TABLE_SPMDS> – O nome do espaço de tabela para tabelas de dados do usuário MDM virtual 16K. O aplicativo de instalação espera que o valor seja TBS16K. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como 8k tablespace3.

– <INDEX_SPACE> – O nome do espaço de tabela para dados de índice. O aplicativo de instalação espera que o valor seja IDXSPACE. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como

IndexSpace.

– <TABLE_SPPMD> - O nome do espaço de tabela para dados de tabela do usuário do Probabilistic Matching Engine. O aplicativo de

instalação espera que o valor seja EMESPACE1. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como EME

tablespace.

– <TABLE_SPPMI> - O nome do espaço de tabela para dados de índice do Probabilistic Matching Engine. O aplicativo de instalação espera que o valor seja EMESPACE2. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como PME tablespace.

– <LONG_SPACE> – O nome do espaço de tabela para tipos de dados CLOB e XML. O aplicativo de instalação espera que o valor seja LOBSPACE. Os painéis do Installation Manager fazem referência a este espaço de tabela como LongSpace.

v Para usar nomes de espaço de tabela customizada:

1) Crie um banco de dados que utiliza os nomes de espaço de tabela customizada.

2) Crie ou edite um arquivo de resposta de entrada da instalação do InfoSphere MDM e modifique as variáveis de nome de espaço de tabela para que os nomes de espaço de tabela customizada sejam mapeados para o instalador do InfoSphere MDM:

<data key=’user.L2.long.space.ora,com.ibm.mdm.advanced’ value=’LOBSPACE’/> <data key=’user.L2.index.space.ora,com.ibm.mdm.advanced’ value=’IDXSPACE’/> <data key=’user.L2.eme.sppmd.space,com.ibm.mdm.advanced’ value=’EMESPACE1’/> <data key=’user.L2.eme.sppmi.space,com.ibm.mdm.advanced’ value=’EMESPACE2’/>

Atenção: InfoSphere MDM fornece os arquivos de resposta de entrada de instalação de amostra que você pode modificar para definir espaços de tabela customizada. Para obter mais informações sobre os arquivos de resposta de entrada de amostra, consulte

“Instalando o InfoSphere MDM usando o modo silencioso” na página 125.

3) Inicie o instalador do InfoSphere MDM no modo da GUI ou no modo silencioso, incluindo o argumento a seguir no comando de

inicialização para que o instalador use parâmetros de seu arquivo de resposta de entrada modificado: IBMIM -input./mdm_input.res (em que mdm_input.res é o nome do arquivo de resposta de entrada silenciosa).

5. Execute o script create_schema_ora.sql para criar o esquema do Oracle.

O que Fazer Depois

Se você omitir a execução do script create_schema_ora.sql, deverá alterar o sistema de banco de dados Oracle:

v Dentro do script create_schema_ora.sql, assegure-se de que a instrução ALTER SYSTEM SET open_cursors esteja configurada como ALTER SYSTEM SET

open_cursors = 1500 SCOPE=BOTH;

v Verifique se as concessões são feitas especialmente como GRANT CREATE SEQUENCE TO SCHEMA;, substituindo SCHEMA com o nome do esquema.

v Configure a propriedade Oracle CURSOR_SHARING para CURSOR_SHARING=FORCE.

Referências relacionadas:

“Planilha de Origem de Dados do Oracle” na página 32

Preparando o Banco de Dados Oracle em um Servidor Diferente do InfoSphere MDM: Configure o banco de dados Oracle para implementações em que o banco de dados e as instalações do InfoSphere MDM estão em servidores diferentes.

Procedimento

1. Instale um cliente Oracle na máquina onde você pretende instalar o InfoSphere MDM.

2. Aponte para a entrada TNS no computador cliente para o servidor de banco de dados.

3. Utilize o WebSphere Application Server Integrated Solutions Console para criar uma variável de ambiente ORACLE_JDBC_DRIVER_PATH que aponte para o início do banco de dados Oracle na máquina local e esteja direcionado para o nível do nó.

Preparando o Banco de Dados Oracle para Usar o InfoSphere MDM em um Ambiente em Cluster:

Configure o banco de dados Oracle para suportar a instalação do InfoSphere MDM em um ambiente em cluster.

Procedimento

1. Instale o cliente Oracle em todas as máquinas.

2. Aponte a entrada TNS para a máquina do servidor de banco de dados.

3. Crie uma variável de ambiente ORACLE_JDBC_DRIVER_PATH do WebSphere

Application Server que aponte para o início do banco de dados Oracle, presente localmente na máquina, para cada nó no cluster.

Configurando um caminho do utilitário Oracle:

Se você estiver utilizando um banco de dados Oracle, você deve configurar o utilitário de banco de dados para seu caminho de sistema.

Procedimento

Na linha de comandos, inclua os utilitários de banco de dados Oracle na variável PATH em seu sistema.

Por exemplo:

export ORACLE_HOME=ORACLE_HOME export PATH=$ORACLE_HOME/bin:$PATH

O que Fazer Depois

Drivers ODBC instalados com o Standard Edition:

Os drivers ODBC que são aplicados pelo aplicativo de instalação ao instalar o InfoSphere MDM Standard Edition são determinados pelo tipo de banco de dados que você define.

Um driver de ligação permite que um servidor operacional que suporta uma configuração de MDM virtual se comunique com o banco de dados e grave dados no esquema. Nesse caso, o host do servidor operacional requer a instalação do cliente de banco de dados aplicável para ativar operações de carregamento em massa.

O servidor operacional inclui os drivers ODBC a seguir. Outros drivers não são suportados.

v Oracle Wire v Oracle Net

v IBM DB2 Wire (DB2 e DB2 para z/OS) v Microsoft SQL Server Wire

Para bancos de dados Oracle, as propriedades passadas para o utilitário madconfig durante o processo de instalação determinam se deve ser instalado o driver Oracle Net ou Oracle Wire. Se valores vazios forem passados para o host do banco de dados, o driver Oracle Net será instalado, o que requer a instalação do cliente Oracle no host do servidor operacional.

Dica: Ao instalar em uma plataforma Microsoft Windows, se você quiser criar manualmente uma origem de dados ODBC separada em vez de criá-la por meio do aplicativo de instalação, você deve chamar o comando madconfig.bat

register_odbc para assegurar que o driver ODBC seja registrado com êxito.

Tarefas relacionadas:

“Ativando o Suporte para Driver Oracle sem Fio” na página 123

Instalando manualmente o banco de dados do MDM físico:

É possível instalar manualmente o banco de dados do MDM físico no DB2 for UNIX ou Linux, DB2 for z/OS e Oracle.

Sobre Esta Tarefa

É sempre possível usar o IBM Installation Manager para criar o banco de dados do MDM físico. No entanto, você também tem a opção de instalá-lo manualmente. O banco de dados do MDM virtual é sempre instalado utilizando o IBM Installation Manager.

Atenção: O banco de dados principal é necessário para o InfoSphere MDM Advanced Edition (MDM físico). Ele também é necessário para que algumas transações InfoSphere MDM Standard Edition (MDM virtual) sejam processadas corretamente. Se você usar o IBM Installation Manager para instalar o InfoSphere MDM, os componentes do banco de dados principal necessários serão

automaticamente instalados. Se você estiver usando um banco de dados Microsoft SQL Server, esteja ciente de que o InfoSphere MDM Standard Edition

Antes de iniciar a instalação manual, leia os detalhes a seguir e tome as decisões necessárias sobre criar espaços de tabela e instalar os acionadores.

Espaços de tabelas

Para bancos de dados DB2 no UNIX ou Linux e bancos de dados Oracle, é possível criar espaços de tabela para dados do usuário, índices do usuário e objetos grandes do usuário para melhorar o desempenho do banco de dados. Valores de marcadores são fornecidos em scripts relevantes como TABLE_SPACE, INDEX_SPACE e LONG_SPACE. É possível ajustar os tamanhos dos espaços de tabela nos scripts fornecidos para o tamanho apropriado para seu ambiente de produção.

Existem dois espaços de tabela para o InfoSphere MDM Probabilistic Matching Engine, requerendo que os espaços de tabela do InfoSphere MDM Probabilistic Matching Engine tenham os mesmos nomes que TABLE_SPACE e INDEX_SPACE, mas com uma letra adicional E no final do nome do espaço de tabela.

Acionadores

Dois tipos de acionadores são fornecidos com a instalação do InfoSphere MDM: acionadores simples e acionadores compostos. Selecione um desses tipos de acionadores para instalar:

v Acionadores simples: Criam uma cópia da imagem anterior dos dados atuais na tabela HISTORY quando uma tabela base é criada, atualizada ou excluída. A tabela HISTORY contém somente registros antigos; ela não contém os registros atuais da tabela de base. Se você escolher instalar os acionadores simples, será necessário instalar os acionadores de atualização simples. Também é possível instalar os acionadores de exclusão simples, que são opcionais.

v Acionadores compostos: Criam uma cópia das imagens anterior e posterior dos dados atuais da tabela base para a tabela HISTORY quando uma tabela base é inserida, atualizada ou excluída. A tabela HISTORY contém todos os registros antigos e atuais na tabela base. Se você escolher instalar os acionadores compostos, deverá instalar os

acionadores de inserção e de atualização. Também é possível instalar os acionadores DELETE simples, que são opcionais.

v Nenhum: nenhum acionador de histórico será instalado.

Vários Fusos Horários (UTC)

Se seu aplicativo estiver executando em fusos horários diferentes ou seus dados tiverem valores de tempo em fusos horários diferentes, você deverá ativar o recurso de vários fusos horários.

Uma vez que esse recurso é ativado, não é possíveldesativar essa opção. Se você não requer o recurso de vários fusos horários, deverá desativá-lo ao instalar o InfoSphere MDM.

Recurso de procura de distinção ou não distinção entre maiúsculas e minúsculas

Você pode adicionar a habilidade de procura por contratos, produtos e categorias por nome, mas sem as restrições de distinção de maiúsculas e minúsculas. Uma vez que esse o recurso de não distinção de maiúsculas e minúsculas é ativado, você não pode desativá-lo. Ele está disponível no DB2 UDB, DB2 para z/OS versão 9 e posterior e Oracle.

Procedimento

2. Na lista Pacotes de Instalação, selecione InfoSphere MDM Standard Edition

ou Advanced Editione clique em Avançar.

3. Na lista Recursos, expanda InfoSphere MDM Standard Edition ou Advanced

Editione garanta que apenas o MDM Database esteja selecionado. Clique em

Avançar.

4. Preencha os campos de Configuração de banco de dados para fornecer o tipo de banco de dados, local e detalhes da conexão e, em seguida, selecione Extrair

scripts para instalação de banco de dados manual. Clique em Instalar. IBM Installation Manager instalará os dados do MDM virtual e extrairá scripts SQL que você pode usar para instalar dados do MDM físico.

5. Execute os scripts SQL para instalar os dados do MDM físico.

6. Após os scripts serem concluídos e os dados do MDM físico serem instalados, abra o IBM Installation Manager novamente e clique em Modificar.

7. Na lista Recursos, selecione MDM Operational Server, além do recursoMDM

Databasejá selecionado, em seguida, clique em Avançar.

8. Clique em Instalar para concluir a instalação do banco de dados do MDM físico.

Definindo a configuração XA no WebSphere Application Server para conectar-se ao DB2 for z/OS:

Ao instalar manualmente o banco de dados do MDM no DB2 forz/OS, utilize este procedimento para definir a configuração XA no IBM WebSphere Application Server.

Sobre Esta Tarefa

Nota: Deve-se alterar os valores de amostra neste procedimento para corresponderem ao ambiente do servidor.

Procedimento

1. Efetue login no sistema UNIX como o usuário raiz e vá para o diretório de instâncias do DB2. Por exemplo: cd /usr/opt/db2_10_01/instance

2. Execute o seguinte comando no diretório de instâncias para criar uma instância: db2icrt -s client db2inst

3. Efetue login como o usuário da instância (db2inst1, neste exemplo) depois que a instância tenha sidocriada e catalogue o banco de dados z/OS.

4. Copie db2jcc_license_cisuz.jar do DB2 for z/OS para a pasta <DB2_HOME>/sqllib/javado cliente.

5. Inclua a seguinte linha no CLASSPATH:

<DB2_HOME>/sqllib/java/db2jcc.jar:<DB2_HOME>/sqllib/java/db2jcc_license_cisuz.jar Tarefas relacionadas:

“Instalando o Banco de Dados Principal Manualmente no DB2 for z/OS usando TSO e JCLs ” na página 89

Criação e instalação do banco de dados do z/OS:

Quando estiver criando o subsistema e associando bancos de dados a ele, lembre-se de que o InfoSphere MDM foi desenvolvido no DB2 for z/OS com dados Unicode e mais de um idioma. Também é necessário definir a configuração de XA.

v

1. Configure um subsistema DB2 para z/OS com o parâmetro UNICODE no

DSNZPARM, por exemplo:

CCSID Unicode = 1208 CCSID de dados UTF-8 Unicode. DEF ENCODING SCHEME = UNICODE

LOCALE LC_CTYPE = UNI

APPLICATION ENCODING = UNICODE

2. Trabalhe com o padrão de subsistema do DB2 para z/OS e religue todos os pacotes doMDM com Unicode utilizando LOCALE LC_CTYPE = UNI., o qual é necessário para funções agregadas como SUPERIOR e INFERIOR.

v Se você estiver usando um novo subsistema DB2, configure todos os DSNZPARM como Unicode, incluindo o parâmetro LC_TYPE de macro DSNHDECP. Planos de acesso e bancos de dados Unicode são necessários para funcionalidade total. v Alocação de espaço: antes de criar objetos físicos, é necessário fornecer espaço

no DASD. Para simplificar a alocação de armazenamento, a recomendação é utilizar grupos de armazenamento no SMS. Crie o HLQ MDMIBM para todos os arquivos de dados z.

v Espaços de tabela e índice: para mais manutenção mais fácil e para evitar problemas de desempenho, separe tabelas e seus índices relacionados em diferentes espaços de tabela e de índice. Para tabelas pequenas, utilize espaços de tabela de segmento; para tabelas grandes, utilize espaço de tabela simples. Também é possível utilizar espaços de tabela particionada.

v Autorização e qualificador: Crie e acesse todos os objetos usando um ID de autorização.

v Buffer pools: se os buffer pools não existem, você deve criá-los. Um tamanho mínimo de 1000, se bom. Uma amostra de instrução SQL para criar buffer pools é: ALTER BUFFERPOOL (bp3) VPSIZE (1000);

Configuração XA do DB2 para z/OS

Certifique-se de concluir os procedimentos para o provedor WebSphere Application Server JDBC e o banco de dados. Este procedimento é necessário para WebSphere Application Servertrabalhar de modo adequado com relação ao DB2 paraz/OS. Concedendo Privilégios de Conexão no DB2 para z/OS:

Se você estiver instalando manualmente um banco de dados do MDM físico no DB2 for z/OS, use este procedimento para conceder os privilégios de conexão necessários.

Procedimento

1. Verifique se SYSADM está concedido para o usuário de instalação, para os espaços de tabela e criação de banco de dados inicial.

2. Certifique-se de que a seguinte lista de privilégios tenha sido concedida ao usuário de instalação:

Atenção: Você deve alterar os valores de amostra no procedimento para que correspondam ao ambiente do servidor.

v GRANT CREATETAB, CREATETS ON DATABASE DSNDB04 TO <USER_ID>; v GRANT USE OF BUFFERPOOL BP0 TO <USER_ID>;

v GRANT USE OF STOGROUP SYSDEFLT TO <USER_ID>;

v GRANT USE OF TABLESPACE DSNDB04.SYSDEFLT TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PLAN DSNESPCS TO <USER_ID>;

v GRANT EXECUTE ON PLAN DSNESPRR TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PLAN DSNEDCL TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PLAN DSNHYCRD TO <USER_ID>; v GRANT SELECT ON SYSIBM.SYSDUMMY1 TO <USER_ID>;

v GRANT EXECUTE ON PLAN DSNTIA<DB2 VERSION> TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PROCEDURE SYSPROC.DSNWZP TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PROCEDURE SYSPROC.DSNWSPM TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PACKAGE DSNUTILS.DSNUTILS TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PROCEDURE SYSPROC.DSNUTILS TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PACKAGE DSNUTILU.DSNUTILU TO <USER_ID>; v GRANT EXECUTE ON PROCEDURE SYSPROC.DSNUTILU TO <USER_ID>;

Tarefas relacionadas:

“Instalando o Banco de Dados Principal Manualmente no DB2 for z/OS usando TSO e JCLs ” na página 89

Configuração do Banco de Dados Oracle:

Ao instalar manualmente o banco de dados do MDM físico no Oracle, se você omitir a execução do script create_schema_ora.sql, deverá alterar o sistema de banco de dados Oracle.

Dentro do script create_schema_ora.sql, certifique-se de que a instrução ALTER SYSTEM SET open_cursors esteja configurada como:

ALTER SYSTEM SET open_cursors = 1500 SCOPE=BOTH;

Também, verifique se as concessões estão feitas especialmente como GRANT CREATE SEQUENCE TO <SCHEMA>;

Instalação Manual do banco de dados do MDM físico no DB2 for Linux ou UNIX: É possível instalar manualmente o banco de dados do MDM físico no DB2 for Linux ou UNIX.

Existem instruções separadas para instalar o banco de dados de configuração e de gerenciamento, e o banco de dados do domínio principal.

Antes de iniciar a instalação, leia sobre a instalação manual do banco de dados. Instalando o Banco de Dados Principal Manualmente no DB2 para UNIX ou Linux: Instale o banco de dados do MDM físico principal no DB2 para UNIX ou Linux.