• Nenhum resultado encontrado

22 (INSTITUTO EXCELENCIA/PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS–SP/ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I/2017) A constituição de 1988 trouxe grandes

GABARITO COMENTADO

22 (INSTITUTO EXCELENCIA/PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS FRONTEIRAS–SP/ PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I/2017) A constituição de 1988 trouxe grandes

avanços no tratamento de situações que se referem à criança e ao adolescente. Em relação às crianças com menos de sete anos, é a primeira vez em que aparece um texto constitucional dizendo que o poder público deve oferecer condições para sua educação. A educação institucional de crianças dessa faixa etária é reconhecida constitucionalmente como um direito da criança desde o nascimento. Com a pro- mulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n. 9394/96 a Educação Infantil passou a incorporar relevante espaço no cenário educacional brasileiro, onde lhe foi atribuído o status de primeira etapa da educação básica. A lei trouxe ainda, outra mudança significativa, no que se refere à formação dos pro- fessores para atuar na Educação infantil.

a) Em nível superior Pedagógico.

b) Formação mínima em nível médio – Normalista.

c) Em nível Superior por área do conhecimento apenas.

d) Nenhuma das alternativas.

Letra a.

A formação do professor para a Educação Infantil segundo o art. 62. far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil e nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, a oferecida em nível médio, na modalidade normal.

23. (CONSCAM/PREFEITURA MUNICIPAL DE MANDURI ESTADO DE SÃO PAULO/ PROFESSOR AEE) De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, julgue qual das alternativas abaixo está incorreta:

a) Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

b) A educação, direito de todos e dever restrito da família, será promovida e incen- tivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pes- soa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

c) O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegu- rada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

d) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desen- volvimento do ensino.

e) As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade en- tre ensino, pesquisa e extensão.

Letra b.

A palavra restrito torna o item errado, pois a educação, direito de todos e dever da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

24. (AMAUC/PREFEITURA MUNICIPAL DE IPUMIRIM–SC/PROFESSOR DE CIÊN- CIAS/2017) Lei fundamental e suprema do país, a Constituição da República Fede- rativa do Brasil, foi promulgada em 05 de outubro de 1988. Isto é, a Assembleia Constituinte, formada por deputados e senadores eleitos, escreveu e aprovou uma nova Constituição, que também pode ser chamada de Carta constitucional. Levan- do em consideração a redação dada pelos artigos 205 a 214 da Constituição Federal de 1988 e alterações, assinale a alternativa que apresenta dados coerentes com o disposto no referido documento.

I – A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvi- mento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualifica- ção para o trabalho.

II – atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, prefe- rencialmente na rede regular de ensino.

III – educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;

IV – Compete ao Poder Público recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

V – Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísti- cos, nacionais e regionais.

As assertivas CORRETAS são:

a) As alternativas I; II; III; IV e V.

b) As alternativas II; III e V.

c) As alternativas II; III; IV e V.

d) As alternativas II; IV e V.

e) As alternativas I; II; III e V.

Letra a.

Os itens estão descritos de forma literal aos artigos da Constituição Federal.

25. Segundo a Constituição Federal de 1988 sobre a educação, analise as afirma- ções:

I – Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência intelec- tual deve ser feito, preferencialmente, em classes exclusivas desses alunos. II – Acesso público e gratuito ao ensino fundamental e médio é direito exclusivo

III – Ensino religioso é de matrícula facultativa, devendo ser oferecido nos horá- rios normais das escolas públicas de ensino fundamental.

IV – O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, asse- gurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas ma- ternas e processos próprios de aprendizagem. Está correto:

a) I, II e III.

b) II, III e IV.

c) III e IV.

d) I, II, III e IV.

Letra c.

O Atendimento Educacional Especializado aos portadores de deficiência intelectu- al deve ser feito, preferencialmente, na rede regular de ensino, acesso público e gratuito ao ensino fundamental e médio é direito público subjetivo aos alunos com idade compreendida entre 4 e 17 anos de idade.

26. (METROCAPITAL/PREFEITURA MUNICIPAL De LARANJAL PAULISTA-SP/PRO- FESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I/2017) De acordo com o a Constituição da Repú- blica Federativa do Brasil, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino. Desse forma, é determinado que os Municípios atuarão:

a) Apenas na educação infantil.

b) Apenas no ensino fundamental.

c) Apenas no ensino médio.

d) Prioritariamente no ensino fundamental e no ensino médio.

Letra e.

Segundo o art. 211 § 2º:

Os Municípios atuarão prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil.

27. (PAIDEIA/PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTE APRAZÍVEL ESTADO DE SÃO PAULO/PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL/2017) Considerando a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, especificamente seus artigos 205 a 214, marque a opção incorreta:

a) A educação básica pública terá como fonte adicional de financiamento a contri- buição social do salário-educação, recolhida pelas empresas na forma da lei.

b) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber é um dos princípios pelo qual o ensino será ministrado.

c) Na organização de seus sistemas de ensino, a União, os Estados, o Distrito Fe- deral e os Municípios definirão formas de colaboração, de modo a assegurar a uni- versalização do ensino obrigatório.

d) Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino infantil e fun- damental.

e) A distribuição dos recursos públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, no que se refere à universalização, garantia de padrão de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educação.

Letra d.

Os Estados e o Distrito Federal atuarão prioritariamente no ensino fundamental e médio.

28. (PREFEITURA MUNICIPAL DE AREIAS-SP/PROFESSOR DE ENSINO INFAN- TIL/2017) Complete segundo o art. 205 da Constituição Federativa do Brasil: A educação, direito de todos e dever do Estado e _______________, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o tra- balho. a) Do município. b) Da família. c) Da sociedade d) Da União. Letra b.

Segundo o art. 205 é dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

29. (AMEOSC/SÃO JOÃO DO OESTE-SC/PROFESSOR DE SERIES INICIAIS/2017) A Constituição Federal de 1988, determina que o Plano Nacional de Educação deve servir a ações integradas que conduzam à:

a) Erradicação do analfabetismo.

b) Minimização do atendimento escolar.

c) Formação para o prazer.

d) Promoção da competitividade individual.

Letra a.

30. (AMEOSC/SANTA HELENA-SC/PROFESSOR DE SERIES INICIAIS/2017) “Artigo 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, na- cionais e regionais.” Assim é determinado no texto da Constituição Federal brasilei- ra. Acerca do ensino religioso nas escolas públicas de ensino fundamental é correto afirmar que sua matrícula é:

a) Obrigatória, mas suas atividades ocorrem fora de horário letivo.

b) Obrigatória, constituindo disciplina dentro do horário letivo normal.

c) Facultativa, cujos horários fazem parte de atividades paradidáticas, fora do ho- rário letivo.

d) Facultativa, constituindo disciplina dos horários normais.

Letra d.

De acordo com o art. 210 § 1º.

31. (AMAUC/PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO BELA VISTA-SC/PROFESSOR EDU- CAÇÃO ESPECIAL/2017) O artigo 208 da Constituição Federal de 1988 aponta que os deveres do Estado com a relação à educação será efetivado mediante a garantia de, EXCETO:

a) educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tive- ram acesso na idade própria;

b) oferta do ensino médio exclusivamente em entidades privadas;

c) atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferen- cialmente na rede regular de ensino;

d) educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade;

e) atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

Letra b.

A Constituição Federal em seu art. 208 fala em progressiva universalização do en- sino médio gratuito.

32. (AMAUC/PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA-SC/PROFESSOR EDUCAÇÃO INFANTIL/2017) No art. 214 da Constituição Federal/88, temos expressa a seguin- te redação: “A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colabora- ção e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para asse- gurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a”:

I – Erradicação do alfabetismo;

II – Universalização do atendimento escolar; III – Melhoria da qualidade do ensino;

IV – Formação para o trabalho no campo;

V – Promoção humanística, científica e tecnológica do País.

VI – Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.

As assertivas CORRETAS são:

a) As alternativas I; II; III; IV; V e VI.

b) Apenas II; III; V e VI.

c) Apenas I; II; III; V e VI.

d) Apenas II; III; IV; V e VI.

e) Apenas II; IV; V e VI.

Letra b.

Segundo art. 214:

Erradicação do analfabetismo e não alfabetismo, e formação para o trabalho e não para o trabalho do campo.

Documentos relacionados