• Nenhum resultado encontrado

Instruções dos Espíritos

No documento TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA (páginas 28-60)

“Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao Al-vorecer do dia e só o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pou-co mais cedo, um poupou-co mais tarde, para a en-carnação cujos grilhões arrastais; mas há quan-tos séculos e séculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quisésseis penetrar nela! Eis-vos no momento de embolsar o salário; empregai bem a hora que vos resta e não esque çais nunca que a vossa existência, por longa que vos pareça, mais não é do que um instante fugitivo na imensidade dos tempos que formam para vós a eternidade. – Constantino, Espírito protetor. (Bordeaux, 1863.)” (ESE, cap. XX)

3. Jesus gostava da simplicidade dos símbo-los e, na sua linguagem máscula, os obreiros que chegaram na primeira hora são os pro-fetas, Moisés e todos os iniciadores que mar-caram as etapas do progresso, as quais con-tinuaram a ser assinaladas através dos sécu-los pesécu-los apóstosécu-los, pesécu-los mártires, pesécu-los Pais da Igreja, pelos sábios, pelos filósofos e, final-mente, pelos espíritas. Estes, que por último vieram, foram anunciados e preditos desde a aurora do advento do Messias e receberão a mesma recompensa. Que digo? recompensa maior. §=>

Últimos chegados, eles aproveitam dos labo-res intelectuais dos seus predecessolabo-res, por-que o homem tem de herdar do homem e porque coletivos são os trabalhos humanos: Deus abençoa a solidariedade. Aliás, muitos dentre aqueles revivem hoje, ou reviverão amanhã, para terminarem a obra que come-çaram outrora. Mais de um patriarca, mais de um profeta, mais de um discípulo do Cristo, mais de um propagador da fé cristã, se en-contram no meio deles, porém, mais esclare-cidos, mais adiantados, trabalhando, não já na base, e sim na cumeeira do edifício. Rece-berão, pois, salário proporcionado ao valor da obra.

O belo dogma da reencarnação eterniza e precisa a filiação espiritual. Chamado a pres-tar contas do seu mandato terreno, o Espírito se apercebe da continuidade da tarefa inter-rompida, mas sempre retomada. Ele vê, sen-te que apanhou, de passagem, o pensamen-to dos que o precederam. Entra de novo na liça, amadurecido pela experiência, para avançar mais. E todos, trabalhadores da pri-meira e da última hora, com os olhos bem abertos sobre a profunda Justiça de Deus, não mais murmuram: adoram.

Tal um dos verdadeiros sentidos desta pará-bola, que encerra, como todas as de que Jesus se utilizou falando ao povo, o gérmen do futuro e também, sob todas as formas, sob todas as imagens, a revelação da magní-fica unidade que harmoniza todas as coisas no Universo, da solidariedade que liga todos os seres presentes ao passado e ao futuro. –

4. Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniquidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, no-vos apóstolos da crença revelada pelas profé-ticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas pro-vas terrestres.

Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó verdadei-ros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhi-dos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados. Certamente falareis a criaturas que não que-rerão escutar a voz de Deus, porque essa voz as exorta incessantemente à abnegação. §=>

Pregareis o desinteresse aos avaros, a absti-nência aos dissolutos, a mansidão aos tiranos domésticos, como aos déspotas! Palavras per didas, eu o sei; mas não importa. Faz-se mis-ter regueis com os vossos suores o mis-terreno onde tendes de semear, porquanto ele não frutificará e não produzirá senão sob os reite-rados golpes da enxada e da charrua evan-gélicas. Ide e pregai!

Ó todos vós, homens de boa-fé, conscientes da vossa inferioridade em face dos mundos disseminados pelo Infinito!... lançai-vos em cruzada contra a injustiça e a iniquidade. Ide e proscrevei esse culto do bezerro de ouro, que cada dia mais se alastra. Ide, Deus vos guia! Homens simples e ignorantes, vossas línguas se soltarão e falareis como nenhum orador fala. Ide e pregai, que as populações atentas recolherão ditosas as vossas pala-vras de consolação, de fraternidade, de espe-rança e de paz.

Que importam as emboscadas que vos ar-mem pelo caminho! Somente lobos caem em armadilhas para lobos, porquanto o pastor saberá defender suas ovelhas das fogueiras imoladoras.

Ide, homens, que, grandes diante de Deus, mais ditosos do que Tomé, credes sem fazer-des questão de ver e aceitais os fatos da me-diunidade, mesmo quando não tenhais con-seguido obtê-los por vós mesmos; ide, o Es-pírito de Deus vos conduz.

Marcha, pois, avante, falange imponente pela tua fé! §=>

Diante de ti os grandes batalhões dos incré-dulos se dissiparão, como a bruma da manhã aos primeiros raios do sol nascente.

“A fé é a virtude que desloca montanhas”, disse Jesus. Todavia, mais pesados do que as maiores montanhas, jazem depositados nos corações dos homens a impureza e todos os vícios que derivam da impureza. Parti, então, cheios de coragem, para removerdes essa montanha de iniquidades que as futuras ge-rações só deverão conhecer como lenda, do mesmo modo que vós, que só muito imper-feitamente conheceis os tempos que antece-deram a civilização pagã.

Sim, em todos os pontos do globo vão produ-zir-se as subversões morais e filosóficas; apro xima-se a hora em que a luz divina se espar-girá sobre os dois mundos.

Ide, pois, e levai a palavra divina: aos gran-des que a gran-desprezarão, aos eruditos que exi-girão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Ide; estes receberão, com hinos de gratidão e louvores a Deus, a santa consolação que lhes levareis, e baixa-rão a fronte, rendendo-lhe graças pelas afli-ções que a Terra lhes destina.

Arme-se a vossa falange de decisão e cora-gem! Mãos à obra! o arado está pronto; a ter-ra espeter-ra; ater-rai!

Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas atenção! entre os cha-mados para o Espiritismo muitos se transvia-ram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade.

Pergunta. – Se, entre os chamados para o Es-piritismo, muitos se transviaram, quais os sinais pelos quais reconheceremos os que se acham no bom caminho?

Resposta. – Reconhecê-los-eis pelos princí-pios da verdadeira caridade que eles ensina-rão e praticaensina-rão. Reconhecê-los-eis pelo nú-mero de aflitos a que levem consolo; reco-nhecê-los-eis pelo seu amor ao próximo, pela sua abnegação, pelo seu desinteresse pes-soal; reconhecê-los-eis, finalmente, pelo tri-unfo de seus princípios, porque Deus quer o triunfo de sua lei; os que seguem sua lei, es-ses são os escolhidos e Ele lhes dará a vitó-ria; mas Ele destruirá aqueles que falseiam o espírito dessa lei e fazem dela degrau para contentar sua vaidade e sua ambição. –

Erasto, anjo da guarda do médium. (Paris, 1863.)”

5. Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que hou-verem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Di-tosos os que hajam dito a seus irmãos: “Tra-balhemos juntos e unamos os nossos esfor-ços, a fim de que o Senhor, ao chegar, en-contre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: §=>

“Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” Mas ai da-queles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão! Clamarão: “Graça! graça!” O Senhor, porém, lhes dirá: “Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a esten-der-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes? §=>

Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celes-tes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra.”

Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparen-te, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recua-rem diante de suas tarefas é que Ele vai con-fiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo. Cumprir-se-ão estas palavras: “Os primeiros serão os últi-mos e os últiúlti-mos serão os primeiros no Reino dos Céus.” – O Espírito de Verdade. (Paris, 1862.)

O Livro dos Espíritos Questões 798 a 802

798. O Espiritismo se tornará crença comum,

ou ficará sendo partilhado, como crença,

ape-nas por algumas pessoas?

“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da Humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos hu-manos. Terá, no entanto, que sustentar gran-des lutas, mais contra o interesse, do que con-tra a convicção, porquanto não há como dissi-mular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forcados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos.”

Comenta Kardec:

As ideias só com o tempo se transformam; nunca de súbito. De geração em geração, elas se enfraquecem e acabam por desapare-cer, paulatinamente, com os que as professa-vam, os quais vem a ser substituídos por ou-tros indivíduos imbuídos de novos princípios, como sucede com as ideias políticas. Vede o paganismo. Não há hoje mais quem professe as ideias religiosas dos tempos pagãos. Toda-via, muitos séculos após o advento do Cris-tianismo, delas ainda restavam vestígios, que somente a completa renovação das raças conseguiu apagar. §=>

Assim será com o Espiritismo. Ele progride muito; mas, durante duas ou três gerações, ainda haverá um fermento de incredulidade, que unicamente o tempo aniquilará. Sua mar cha, porém, será mais célere que a do Cris-tianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre o caminho e serve de apoio. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

799. De que maneira pode o Espiritismo con-tribuir para o progresso?

“Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus ver-dadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perce-berá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os pre-juízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.”

800. Não será de temer que o Espiritismo não consiga triunfar da negligência dos ho-mens e do seu apego às coisas materiais?

“Conhece bem pouco os homens quem ima-gine que uma causa qualquer os possa trans-formar como que por encanto. As ideias só pouco a pouco se modificam, conforme os indivíduos, e preciso é que algumas gerações passem, para que se apaguem totalmente os vestígios dos velhos hábitos. A transforma-ção, pois, somente com o tempo, gradual e progressivamente, se pode operar. Para cada geração uma parte do véu se dissipa. O Espi-ritismo vem rasgá-lo de alto a baixo.

Entretanto, conseguisse ele unicamente cor-rigir num homem um único defeito que fosse e já o haveria forçado a dar um passo. Ter-lhe-ia feito, só com isso, grande bem, pois esse primeiro passo lhe facilitará os outros.”

801. Por que não ensinaram os Espíritos, em todos os tempos, o que ensinam hoje?

“Não ensinais as crianças o que ensinais aos adultos e não dais ao recém-nascido um ali-mento que ele não possa digerir. Cada coisa tem seu tempo. Eles ensinaram muitas coi-sas que os homens não compreenderam ou adulteraram, mas que podem compreender agora. Com seus ensinos, embora incomple-tos, prepararam o terreno para receber a se-mente que vai frutificar.”

802. Visto que o Espiritismo tem que marcar um progresso da Humanidade, por que não apressam os Espíritos esse progresso, por meio de manifestações tão generalizadas e patentes, que a convicção penetre até nos mais incrédulos?

“Desejaríeis milagres, mas Deus os espalha a mancheias diante dos vossos passos e, no entanto, ainda há homens que o negam. Con seguiu, porventura, o próprio Cristo conven-cer os seus contemporâneos, mediante os prodígios que operou? §=>

Não conheceis presentemente alguns que negam os fatos mais patentes, ocorridos às suas vistas? Não há os que dizem que não acreditariam, mesmo que vissem? Não; não é por meio de prodígios que Deus quer enca-minhar os homens. Em sua bondade, Ele lhes deixa o mérito de se convencerem pela ra-zão.”

Referências bibliográficas:

Curso de Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita. Livro III: Ensinos e Parábolas de Jesus – Primeira Edição. Brasília [DF]: Federação Espírita Brasileira, 2010.

KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Brasília: FEB, 2013. KARDEC, A. O Livro dos Espíritos. Brasília: FEB, 2013.

https://www.esbocandoideias.com/2016/05/o-que-signifi ca-hora-terceira-hora-sexta-e-hora-nona-citadas-na-biblia.html

http://1.bp.blogspot.com/-N1AXQBwKQbc/ThIGOiMKBmI/AAAAAAAADJ4/35kmQD6od40/s1600/tra balhadores-na-vinha-3.jpg

Site:

www.paulosnetos.net

E-mail:

No documento TRABALHADORES DA ÚLTIMA HORA (páginas 28-60)

Documentos relacionados