• Nenhum resultado encontrado

5. Método

5.3 Instrumento

Os dados foram coletados nas escolas por meio de um instrumento impresso, contendo um questionário de caracterização dos participantes e um questionário semi- estruturado com questões abertas e fechadas. Esse questionário se baseou no instrumento “The Social Bullying Involvement Scales (SBIS)”, desenvolvido por Fitzpatrick e Bussey (2011), no que se refere a apresentação de uma definição sobre o conceito de agressão pesquisado e na analise dos subtipos de agressão social levando em consideração quatro papeis participantes: o de testemunha, ajuda à vítima, agressor e vitima.

a) Questionário de caracterização do participante

O foco deste instrumento foi coletar informações pessoais dos participantes sobre a sua expectativa de prosseguimento nos estudos, a coexistência ou não de trabalho remunerado, a periodização e a quantificação do mesmo, a utilização da internet como meio de interação social e pesquisa, e o acesso a mídia televisa, identificando os programas e personagens preferidos.

Esse instrumento apresentou 15 itens, incluindo dados referentes à identificação da escola e do participante. Entre as variáveis contempladas estão: idade; sexo; série/ano; pretensão de concluir o Ensino Médio e de ingresso no Ensino Superior; coexistência de trabalho remunerado com os estudos, periodização e quantificação do tempo gasto no mesmo; o que mais acessa na internet e o tempo gasto nesse processo; o tipo de mídia televisa que possui, os programas e os personagens preferidos.

b) Questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas, inspirado no instrumento “The Social Bullying Involvement Scales (SBIS)

Os estudantes responderam um questionário semi-estruturado, inspirado no instrumento Social Bullying Involvement Scales (SBIS), desenvolvido por Fitzpatrick e Bussey (2011). Este instrumento consiste de quatro escalas, que medem o grau em que as pessoas experimentam a vitimização, a pratica da agressão, o testemunho e a ajuda da vítima em comportamentos de bullying social. Cada escala do instumento original é constituida por quatro sub-escalas de comportamentos diretos, e outras quatro de comportamentos indiretos, ambos com questões relacionadas a manipulação de relacionamento, espalhar rumores, e exclusão social verbal e não-verbal, conforme o modelo desenvolvido por Underwood (2003). Essa escala SBIS, possuí 96 itens para avaliar a frequência do bullying social na perspectiva do aluno como vítima, agressor, testemunha e defensor.

O questionário semi-estruturado que foi elaborado, inspirado neste instrumento, avaliou não a frequência do bullying social, mas a percepção dos estudantes que indicaram terem agido, sem indicação de frequência, como agressores, ajudadores das vítimas , vítimas e testemunhas da agressão social e sua relação com o desengajamento moral. Para obter as repostas sobre a ocorrência ou não dos subtipos de agressão social foram realizadas perguntas acerca de cada subtipo de agressão social, como se pode verificar no Quadro 1.

Quadro 1 - Subtipos de Agressão Social e Perguntas Relacionadas

Subtipos de Agressão Social Perguntas Relacionadas

Manipulação direta de relacionamento

Você já exigiu que um amigo (a) ou colega fizesse o que você pediu, senão deixaria de se relacionar com ele (a)?

Manipulação indireta de relacionamento

Você já exigiu secretamente que seus amigos(as) ou colegas deixem de se relacionar com determinado amigo(a) ou colega(a)?

Espalhar rumores de forma direta

Você já espalhou abertamente boatos maldosos sobre um(a) amigo(a) ou colega?

Espalhar rumores de forma indireta

Você já espalhou pelas costas boatos maldosos sobre um(a) amigo(a) ou colega?

Exclusão social direta Você já disse na frente de um amigo(a) ou colega que não iria mais convida-lo(a) para sair ou realizar qualquer atividade juntos? Exclusão social indireta

Você já combinou com um grupo de alunos, pelas costas de um amigo(a) ou colega, que ele não seria mais convidado para sair ou realizar qualquer atividade juntos?

Exclusão social não verbal indireta

Você já ignorou ou desprezou abertamente um amigo(a) ou colega enquanto ele(a) tentava se aproximar para conversar (mesmo que virtualmente)?

Exclusão social não verbal indireta

Você já trocou olhares, gestos, emotions ou imagens com um grupo de alunos, pelas costas de um(a) amigo(a) ou colega, para despreza- lo ou excluí-lo?

Esta analise, foi feita nos comportamentos de testemunha, ajudador, agressor e testemunha, em ambiente virtual (celular, computador e tablet) e nas interações presenciais face a face, por meio de 40 questões.

Das 40 questões deste questionário semi-estruturado, 24 são de múltipla escolha, sendo 8 com o objetivo de analisar a percepção da agressão social sofrida na posição de vítima, 8 para estudar a percepção da agressão social observada como testemunha e 8 para investigar a intensidade da crença de autoeficácia para defender a vítima das diversas formas de agressão social. As outras 16 questões, também são de múltipla escolha, mas acompanhadas da justificativa da escolha realizada para executar a agressão social através de 8 questões, e mais 8 questões para justificar o fato de não ter defendido a vítima da agressão social que foi testemunhada. Estas 16 questões, tem o objetivo de analisar a relação entre a percepção da agressão social e o desengajamento moral, na posição de agressor e não defensor da vítima.

Nesta investigação, em função dos objetivos propostos anteriormente, a análise da agressão social direta e indireta foi nas interações presenciais face a face. Não foram utilizados deste instrumento os dados sobre a intensidade da crença de autoeficácia para defender a vítima da agressão social, e nem os dados sobre a agressão social em ambiente virtual. Estes dados, foram objetos de estudo de outras pesquisas, que fazem parte de um estudo maior sobre a agressão social no Ensino Médio, do qual a presente investigação faz parte.

A seguir exemplos do questionário semiestrurado:

Percepção da Agressão Social no Comportamento de Testemunha

Em ambiente virtual: facebook, twitter, instagram, snapchat, whatsapp, entre outros.

Em interação presencial, ou seja, face a face.

Você já TESTEMUNHOU... Sim Não Não

Lembro Sim Não

Não Lembro

1 ...um(a) aluno(a) ou um grupo de alunos(as) exigir que um(a) amigo(a) ou um(a) colega fizesse o que lhe era pedido, senão deixaria de se relacionar com ele(a)?

Percepção da Agressão Social e Desengajamento Moral no Comportamento de Defensor

Em ambiente virtual: facebook, twitter, instagram, snapchat, whatsapp, entre outros.

Em interação presencial, ou seja, face a face.

Você já TENTOU AJUDAR um(a) amigo(a) ou colega...

Sim Não Não

Lembro Sim Não

Não Lembro

O que te levou a agir assim?

9 ...quando um(a) aluno(a) ou um grupo de alunos(as) exigiu que ele(a) fizesse o que lhe era pedido, senão deixaria de se relacionar com ele(a)?

Crença de Autoeficácia no Comportamento de Defensor

Indique quão capaz você se julga Incapaz Totalmente Capaz Quanto você se JULGA CAPAZ DE AJUDAR um(a)

amigo(a) ou colega... 1 2 3 4 5 6

17 ...quando um(a) aluno(a) ou um grupo de alunos(as) exigir que ele(a) faça o que lhe for pedido, senão deixarão de se relacionar com ele(a)?

Percepção de Agressão Social e Desengajamento Moral no Comportamento de Agressor

Em ambiente virtual: facebook, twitter, instagram, snapchat, whatsapp, entre outros.

Em interação presencial, ou seja, face a face.

VOCÊ JÁ... Sim Não Não

Lembro Sim Não

Não Lembro

O que te levou a agir assim?

25 ...exigiu de um amigo(a) ou colega fizesse o que você pediu, senão deixaria de se relacionar com ele(a)?

Percepção de Agressão Social no Comportamento de Vítima

Em ambiente virtual: facebook, twitter, instagram, snapchat, whatsapp, entre outros.

Em interação presencial, ou seja, face a face.

Você já PASSOU PELA EXPERIÊNCIA... Sim Não Não

Lembro Sim Não

Não Lembro

33 ...na qual um aluno(a) ou um grupo de alunos exigiu que você fizesse o que lhe foi pedido, senão deixaria de se relacionar com você?