• Nenhum resultado encontrado

Os instrumentos de pesquisa e os procedimentos de pesquisa estão interconectados. Dessa forma, pontuo os instrumentos e, depois, na sequência, realizo o detalhamento dos procedimentos (4.4) para situar o leitor desta tese.

Dessa forma, os dados gerados pelos participantes propiciam os documentos que serão analisados (5). Os instrumentos de pesquisa são:

1. dois questionários mistos: sobre a leitura em inglês (L2), em português (L1) e as percepções desses participantes nessa temática:

1.1 um pré-testes: o qual apresenta perguntas com respostas fechadas, perguntas abertas, solicitando justificativas acerca das perguntas fechadas, e questões sobre percepções dos participantes sobre a leitura em língua inglesa (L2) e L1 (APÊNDICE C); e

1.2 um outro pós-testes: o qual apresenta perguntas com respostas fechadas, perguntas abertas, solicitando justificativas acerca das perguntas fechadas, e percepções desses participantes sobre a leitura e suas participações na pesquisa (APÊNDICE D);

2. saídas pré e póstestes: as tabelas elaboradas a partir dos dados produzidos nos questionários pré e pós-testes apresentam números absolutos e percentuais para comparações. Após cada tabela, estão disponíveis os comentários dos alunos quanto aos itens investigados;

3. três testes de leitura em língua inglesa (L2): os testes do 8º ano foram elaborados por esta pesquisadora (APÊNDICES E, G e H)92, baseados no original em questões linguísticas, adaptados quanto ao formato para a impressão, a saber:

3.1 teste 1/8º ano (T1)93: esse teste está baseado em um texto informativo sobre a biografia de Neymar (17 linhas) com sete questões, das quais constam: duas (02) respostas fechadas (APÊNDICE E, questões 1 e 5), duas (02) perguntas subsequentes a essas fechadas que solicitam a identificação no texto de uma justificativa para cada uma delas (questões 2 e 6), duas (02) questões diretas de compreensão de texto (questões 3 e 4) e uma questão para listar três (03) vocábulos/expressões compreendidas no contexto seguidas do significado em português (questão 7, itens A, B e C).

92Inicialmente os testes T1, T2 e T3 se propunham a embasar a investigação de um nível de proficiência nessa etapa de instrução dos participantes. No entanto, no decorrer do estudo, esta prerrogativa investigativa cedeu lugar para o foco somente nos recursos (estratégias e solução de desafios) empregados pelos participantes nos instrumentos de pesquisa.

3.2 teste 2/ 8º ano (T2)94: esse teste está baseado em um texto informativo (20 linhas) sobre a biografia da Madonna (parte inicial do site), no mesmo formato de T1 (APÊNDICE E). Se comparado ao T1, mostra- se mais difícil quanto ao vocabulário e construção textual. Neste T2, há seis (06) questões a respeito dessa estrela pop. O teste 2 (T2) organiza- se da seguinte maneira: questão 1 – resposta fechada (APÊNDICE G), questão 2 – resposta aberta para justificar a questão 1, questão 3 – resposta aberta – solicita a justificativa do entendimento da frase: “Madonna studied dance” (T2, questão 3, APENDICE G) sobre a trajetória de Madonna. O T2 apresenta uma questão mista (fechada e aberta), a qual requer a justificativa da resposta fechada anterior e de múltipla escolha (APÊNDICE G, questão 4). A questão 5 – resposta aberta – requer a justificativa do entendimento da frase: “Madonna has Brothers.” (T2, questão 5, APENDICE G) sobre a família de Madonna. A sexta (questão 6) e última questão – resposta aberta – solicita a listagem de três (03) vocábulos/expressões compreendidas no contexto, seguidas do significado em português (questão 6, itens A, B e C).

3.3 o teste 3/8º ano (T3): esse teste é customizado, mas mantém o mesmo formato dos T1 e T2, com um grau de dificuldade maior em termos de extensão (30 linhas) e demanda das questões. A primeira parte é um texto sucinto com imagens sobre os signos do horóscopo95 (Apêndice H) para contextualizar o assunto. A segunda parte é sobre o signo do participante96 (APÊNDICE H1 até H12), conforme os dados de identificação (APÊNDICE C). O texto sobre o signo de Libra não integra a seleção de textos pela falta de participantes desse signo. Esse teste apresenta oito (08) questões ao todo, das quais: duas (02) são respostas fechadas, nas questões 1 e 3, duas (02) perguntas subsequentes (2 e 4) para justificar as questões que as antecedem, três (03) questões sobre a compreensão de palavras/expressões no contexto, questões de números

94Biografia Madonna. Fonte: http://www.biography.com/people/madonna-9394994

95Signos e datas no texto Approximate Horoscope Dates for the 12 Zodiac signs. Fonte: http://allisimpson.com/teen-astrology-horoscopes/

5, 6 e 7, e uma questão para listar três (03) expressões também compreendidas no contexto, seguidas do significado em português (questão 8, itens A, B e C).97

4. dois protocolos verbais retrospectivos de leitura (PVRL 1 e 2): esses protocolos podem ser entendidos como verbalizações dos pensamentos durante ou depois do processamento de uma tarefa. Dessa forma, eles surgem como uma metodologia para analisar esse pensamento e a ação decorrente desse pensamento (PRESSLEY; AFFLERBACH, 2012), respectivamente embasados em PVRL 1 sobre o Teste 1 e PVRL 2 sobre o Teste 3, e nas interações entre pesquisador-participante e participante- pesquisador.

Na atualidade, os protocolos verbais – think-aloud protocols – podem ser entendidos como uma metodologia para analisar o pensamento e a ação decorrente desse pensamento (PRESSLEY; AFFLERBACH, 2012). Assim sendo, os protocolos verbais são fontes de informação, para professores e pesquisadores, decorrentes de uma interação com o leitor sobre uma determinada leitura. Essa informação pode se constituir em duas formas: protocolos verbais como think-aloud protocols (TAPs) e protocolos verbais retrospectivos - retrospective verbal protocols (RVP).

Quanto aos protocolos verbais como think-aloud protocols (TAPs), eles são conhecidos como uma auto-revelação, ou ainda, protocolos de pensar alto. Isso ocorre porque envolvem verbalização concorrente ou co-ocorrente. Ou seja, o participante da interação descreve analiticamente o seu procedimento no momento da tarefa (TOMITCH, 2007).

No que se refere aos protocolos verbais, como retrospective verbal protocols (RVP)/protocolos verbais retrospectivos, esses também são conhecidos por protocolos tardios. Isso se dá em virtude do tempo dispensado

97Os testes de compreensão leitora no oitavo ano são elaborados por esta pesquisadora e são semelhantes a testes já utilizados nesse nível (biografia da Shakira, por exemplo). Nesse padrão, os testes sobre as biografias de Neymar (T1) e Madonna (T2), assim como o site sobre horóscopos (T3), específico para adolescentes (mais complexo que as biografias), verificam itens linguísticos no contexto e seguem o mesmo padrão de questões (APÊNDICES E, G e H).

até o acesso à informação. Esse acesso dá-se posteriormente à realização da tarefa, ou seja, horas e até mesmo semanas depois da interação com o pesquisador.

Neste estudo, trata-se de identificar a percepção dos participantes da pesquisa quanto aos processamentos por eles vivenciados e percebidos sobre a leitura. Tratam-se de recursos identificados por eles, estratégias de leitura, maneiras de resolver situações problemáticas quanto à construção de sentido (VIGOTSKY, 2015).