• Nenhum resultado encontrado

Para o atendimento dos objetivos apresentados no capítulo 1, o levantamento dos dados será realizado através dos seguintes instrumentos: entrevista semi-estruturada, observação direta e formulário de coleta de dados.

Segundo Trivinõs (1987, p.146), as entrevistas semi-estruturadas “são aquelas que partem de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses que interessam à pesquisa e, em seguida, oferecem amplo campo de interrogativas, fruto de novas hipóteses que vão surgindo à medida que se recebem as respostas do informante”. As perguntas fundamentais que irão direcionar a

entrevista devem ser resultado não só da teoria já investigada pelo entrevistador, mas, também, de toda a informação que ele já recolheu sobre o objeto da pesquisa.

As vantagens das entrevistas sobre os demais instrumentos de coleta de dados é que se realizam de maneira exclusiva, seja com indivíduos ou com grupos, permitem correções, esclarecimentos e adaptações que as tornam eficazes na obtenção das informações desejadas. Enquanto outros instrumentos permanecem imutáveis após saírem das mãos do pesquisador que os elaborou, a entrevista é dinâmica e ganha vida ao se iniciar o diálogo entre o entrevistador e o entrevistado. De um modo geral, a entrevista é uma excelente técnica para se obter informações que estão “armazenadas” na memória das pessoas entrevistadas.

Martins e Bicudo (2001, p. 68) afirmam que ”é útil enfatizar que as perguntas fundamentais que constituem, em parte, a entrevista semi-estruturada, são resultado não somente da teoria que alimenta a ação do investigador, mas, também de toda a informação que ele já recolheu sobre o fenômeno que interessa”.

No presente trabalho, as entrevistas semi-estruturadas serão realizadas com os profissionais da empresa participante do estudo de caso proposto, em nível de coordenação, supervisão e gerência das áreas de Logística, PCP e Comercial. Isso é necessário para que se possam obter as diferentes perspectivas sobre os problemas e fluxos da empresa objeto de pesquisa, nos diversos processos e níveis organizacionais.

Será utilizada nesta pesquisa com o objetivo de registrar o ambiente físico, o social e os fatos que ocorrem dentro do ambiente de trabalho e que se relacionam com o problema de pesquisa, a técnica da observação direta dos fatos dentro da empresa pesquisada. Embora a observação direta possa ser caracterizada como espontânea, informal e não planificada, deve existir por parte do pesquisador um mínimo de controle na obtenção dos dados. Assim sendo, a coleta dos dados deve ser seguida por um processo de análise e interpretação que lhe confere a sistematização e o controle requeridos dos procedimentos científicos.

A utilização da observação direta será bastante facilitada devido ao fato do pesquisador ter ampla experiência na área têxtil e possuir conhecimentos da realidade dos principais processos da empresa objeto do estudo de caso escolhido.

Para buscar as variáveis de pesquisa definidas anteriormente dentro da etapa 3 do método apresentado, um instrumento de coleta de dados formulários padrão, ilustrado nas figuras 3.3 e 3.4.

O formulário para mapeamento da cadeia de valor apresentado na figura 3.3, foi adaptado de Oliveira (2002) para facilitar o mapeamento da cadeia de valor para cada produto ou família de produtos. Este formulário está estruturado com um cabeçalho contendo, no lado esquerdo, informações sobre o tipo de mapeamento ser atual ou proposto, o nome do processo analisado, o nome do responsável, bem como a data da realização do levantamento. No lado direito do cabeçalho tem-se a quantificação por atividade realizada no processo. Abaixo, têm- se quatro colunas, sendo a primeira a identificadora do número da atividade; a segunda coluna os símbolos para identificação de cada atividade realizada (processamento, espera, inspeção e transporte); na terceira coluna tem se a função do responsável pela atividade e por último a descrição da atividade propriamente dita.

Formulário para Mapeamento da Cadeia de Valor Processamento Espera Inspeção Processo: Atual Proposto Área: ________________________ Suprocesso:___________________ Responsável: _________________ Data: ___/___/___ S IM B O L O S Transporte T O T A L

N° Símbolos Função Descrição da atividade

Figura 3.3 – Formulário para mapeamento da cadeia de valor.(Adaptado de Oliveira,2002)

Já o formulário para levantamento do lead time descrito na figura 3.4, desenvolvido pelo autor dessa pesquisa, permite a mensuração do tempo gasto em cada atividade, a sua classificação de forma a identificar a formação do lead time do processo de atendimento dos pedidos dos clientes pela empresa.

O formulário de levantamento do lead time está estruturado com um cabeçalho onde se identifica a área foco do levantamento; o subprocesso analisado; o nome do artigo/produto a ser analisado; a data da realização do levantamento, a máquina na qual foi produzido o produto; o peso do lote do produto manufaturado; o n° de fios/rolos utilizados na fabricação do artigo/produto. Usa-se o dado n°s fios quando se faz o levantamento dos dados para o subprocesso de urdimento, pertencente à área de tecelagem, para medir o número de fios utilizado para fabricar um carretel para a produção de determinado produto, o que pode variar muito. Logo abaixo do cabeçalho existem cinco colunas, sendo que a primeira coluna identifica o número de seqüências das atividades, e a segunda coluna descreve o nome das atividades. A terceira coluna é utilizada para anotar o tempo necessário, em horas, para realizar cada atividade, considerando um rolo do artigo/produto. A quarta coluna deve ser utilizada para classificar cada atividade, em termos dos componentes do lead time. Na quinta coluna serão levantados os dados referentes ao tamanho de lote em termos de n° de rolos.

O levantamento dos dados descritos acima permitirá obter subsídios para a formulação de um diagnóstico em termos do total de tempo despendido nas atividades que agregam valor bem como das atividades que não agregam valor. Estes formulários buscam identificar e quantificar as variáveis de pesquisa.

Formulário para levantamento do lead time

Área:_____________Subprocesso:_________________Artigo:________

Data:________Máquina:_________Peso(Kg):_______n°fios/rolos:______

N° Descrição Tempo

(horas)

Classificação Tamanho de Lote

(rolos)

TOTAL (HORAS)

TOTAL (DIAS)

Figura 3.4 – Formulário para obtenção das variáveis de pesquisa (Fonte: Autor)