• Nenhum resultado encontrado

Esta análise se baseia na matriz organizacional descrita no capítulo anterior, composta pelas quatro categorias mencionadas: recursos materiais, recursos humanos, gestão e currículo. Como principal objetivo, busco compreender como estas quatro categorias foram consideradas nos diversos questionários utilizados nos ciclos de 1995 a 2001. A

62

Também nos questionários de professores e diretores foram coletados dados relativos a bens e serviços.

63

Na concepção aqui expressa a matriz organizacional é composta por um conjunto de fatores e, portanto, não se traduz em um item (indicador/variável) como na visão de Pestana (1998), explicitada no quadro 3. Também difere nossa abordagem em relação a insumos por incluir recursos materiais e humanos.

decisão de analisar os instrumentos contextuais a partir do terceiro ciclo se baseia no fato deste ciclo representar um marco no processo de institucionalização, como explicitei nas seções anteriores, em razão das alterações promovidas pelo mesmo.

A busca por contemplar toda a contextualização refletida nos questionários determinou a análise dos instrumentos dirigidos aos diferentes atores envolvidos: alunos, professores e diretores, além dos questionários sobre a escola64. A abrangência se justifica em razão dos constructos relacionados à escola serem captados por estes questionários. No que se refere aos alunos, especificamente, priorizo os questionários destinados aos alunos da 8a. série, por compreenderem, de maneira geral, as questões contidas nos questionários relativos à 4a. série do Ensino Fundamental e ao 3o ano do Ensino Médio.65

É preciso esclarecer que a organização de dois questionários para alunos está relacionada às duas funções que os constructos privilegiados têm para a avaliação de sistemas educacionais: permitir que se aborde questões relativas à eqüidade e possibilitar controles adicionais para a investigação de fatores escolares que promovem a eficácia escolar. A abordagem da questão relativa à eqüidade tornou necessário o levantamento de dados relacionados aos fatores sociodemográficos e culturais, que são coletados no questionário 1.66 Por outro lado, o questionário 2 coleta as informações relativas aos hábitos de estudo; ao perfil, motivação e à trajetória escolar do aluno e às relações do aluno e da sua família com a escola.

Na análise as questões foram categorizadas por mencionarem diretamente um constructo analisado ou pelo enfoque adotado para a sua abordagem. Assim, questões relativas à existência de um recurso na escola foram analisadas como recursos, mas as questões relativas à utilização de recursos foram incluídas na categoria currículo. Cabe esclarecer também que em alguns casos as questões mais abrangentes tiveram seus itens

64

Registra-se a existência de um questionário de turma preenchido pelo agente externo (aplicador) que envolve itens relativos à turma testada, como por exemplo: o turno de funcionamento, rotatividade de professor e recursos da sala de aula onde estudam os alunos.

65

Observa-se que, apesar das questões serem comuns, há uma variação entre os questionários da 4a e da 8a série na forma como as mesmas são apresentadas. As diferenças entre os questionários da 8a série e do 3o ano do ensino médio se restringem a informação como o tipo de curso fundamental freqüentado.

66

Segundo o documento do MEC/INEP (2001) o constructo “caracterização sociodemográfica” é especificado por itens como idade, gênero, etnia, indicadores de renda e escolaridade dos pais e estrutura familiar. Quanto ao constructo capital cultural, a medida é composta a partir dos recursos culturais disponíveis no ambiente familiar, bem como dos hábitos de leitura dos alunos.

decompostos para a análise. Compõem este grupo, as questões que enumeram uma série de itens, que devem ser respondidos um a um. Por exemplo: problemas que ocorreram na escola: insuficiência de recursos financeiros; carência de pessoal administrativo; interrupção das atividades escolares; problemas disciplinares com alunos; roubos e depredações. O quadro 4 mostra, segundo esta análise, a distribuição dos itens por categoria em cada um dos ciclos analisados:

Quadro 4- Distribuição dos itens das questões por categoria analisada

Ano Recursos Materiais Recursos Humanos Gestão Currículo 1995 49 25 13 43 1997 48 43 18 78 1999 27 67 07 43 2001 42 40 26 83

A análise do quadro permite observar as categorias com maior destaque em cada um dos ciclos: recursos materiais (1995); currículo (1997); recursos humanos (1999) e novamente currículo em 2001. A primeira indicação a ser feita é que, dentre os processos internos da escola, têm mais destaque nos questionários os processos relativos ao currículo do que os relacionados à gestão. Embora a liderança organizacional do diretor tenha sido abordada como currículo, o que pode comprometer o peso da categoria gestão na distribuição dos itens, o enfoque dado às questões incluídas na gestão também é restrito, como se descreverá na respectiva seção.

Outra observação importante se refere à diferenciação dos questionários do ciclo de 1999, no qual os questionários apresentaram menos questões que nos outros levantamentos.67 O número de itens distribuídos pelas categorias revela uma mudança de enfoque, que também se observa no conteúdo e na abordagem das questões. De forma geral, os questionários de 2001 retomaram questões importantes tratadas em 1995 e 1997, acrescentando também novos elementos em consonância com o referencial teórico definido para este último ciclo.

Por fim, saliento que as informações relativas aos recursos materiais são coletadas

67

A exceção que aparece em relação a recursos humanos se deve à inclusão de listagem de temas abordados em atividades de formação continuada para diretores e professores.

basicamente pelos questionários da escola. As informações sobre recursos humanos, gestão e currículo constam nos questionários dos professores e diretores.