• Nenhum resultado encontrado

Instrumentos de pesquisa: metodologia de coleta de dados

A análise de dados é uma atividade de natureza interpretativa e foi realizada por meio das informações obtidas durante as visitas à escola. Ao identificarmos as problemáticas e visando uma melhor compreensão do contexto educacional pesquisado iniciamos a busca por elementos que colaborassem com a melhoria do ensino e aprendizagem do conteúdo trabalhado. Para Gomes (2016, p. 72) “a análise e a interpretação dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa não tem como finalidade contar opiniões ou pessoas. Seu foco é principalmente, a exploração do conjunto de opiniões e representações sociais sobre o tema que pretende investigar”

A pesquisa representa uma investigação do ambiente escolar, o objetivo foi a construção do trabalho na sala de aula com a literatura surda enquanto ferramenta para o

37

desenvolvimento da língua de sinais. Os recursos pedagógicos utilizados permitem a descoberta de um sujeito, que aprecia o mundo a sua volta, um sujeito que agora consegue dialogar com seus pares e ter conhecimento literário em língua de sinais.

Os primeiros encontros aconteceram entre os meses de abril e maio, neles foram feitas observações, entrevistas com docentes, um caderno de campo para anotação do diário e sondagens que objetivaram conhecer a organização física e curricular da escola investigada. A partir daí foram elaborados planos e estratégias didáticas que nortearam as aulas práticas que aconteceram no segundo momento, mais especificamente no mês de junho até o mês de setembro.

A presente pesquisa percorreu diversos caminhos na busca de informações e no levantamento de dados necessários para o desenvolvimento da mesma. Caracterizando-se metodologicamente enquanto pesquisa qualitativa, esta foi desenvolvida a partir da análise das informações coletadas, de modo que se tornassem possível, a identificação de como se dá a organização educacional da escola bilíngue escolhida enquanto instrumento de pesquisa.

A partir da visualização da tabela a seguir conseguiremos entender com mais clareza as atividades que foram desenvolvidas durante nossas visitas a escola:

Objetivo da pesquisa Instrumentos Período de coleta

Identificar as necessidades da escola para se trabalhar a literatura surda e verificar a presença dos gêneros literários no ensino dos docentes para atender os alunos surdos na escola bilíngue.

● Anotação das conversas; ● Diário reflexivo do pesquisador; ● Gravação; ● Entrevista. Abril a Maio

Elaborar uma proposta metodológica para o ensino da Literatura Surda e aplicar o conhecimento adquirido de forma efetiva, levando os alunos a desenvolverem de maneira mais eficaz as narrativas literárias em língua de sinais.

● Diário reflexivo do pesquisador; ● Plano de aula

Abril a setembro

Refletir sobre a importância da Literatura surda no processo de ensino e aprendizagem.

● Anotação das

conversas com

professores; ● Questionário

Setembro

38

Ao observarmos a tabela, perceberemos quais os objetivos que nortearam nosso trabalho. No primeiro momento procuramos identificar os problemas que a escola enfrenta acerca do ensino da Literatura. Após isso, foram feitas, primeiramente, uma observação e, depois, uma sondagem acerca do nível de conhecimento dos professores sobre os gêneros literários desenvolvidos para comunidade surda e como se dava a inserção, ou não, dessa ferramenta durante o desenvolvimento de suas aulas.

No segundo momento, a nossa intervenção aconteceu em parceria com os docentes responsáveis pelas turmas por meio de estratégias metodológicas que objetivaram auxiliar didaticamente o ensino da literatura surda dentro das salas de aula da escola em questão. Foram feitas observações e sondagens com alunos e professores, para descobrir o nível de conhecimento desse saber por parte dos educandos e como se dá o desenvolvimento didático- pedagógico do docente sobre o assunto pesquisado. Esta parte da investigação aconteceu de maneira efetiva e satisfatória.

Por fim, na terceira etapa foi solicitado aos docentes que respondessem, através de um questionário, quais as impressões que eles tiveram da intervenção feita durante nossa pesquisa. Com o intuito de perceber quais as contribuições que o ensino da Literatura surda trouxeram para o desenvolvimento escolar.

Após serem feitos os levantamentos dos dados necessários para auxiliar o desenvolvimento desta investigação, estes foram analisados em cinco etapas: Na primeira delas foi feito o levantamento de informações. Partindo da observação do campo pesquisado, nos foi possibilitada a compreensão da organização e do contexto educacional da escola escolhida.

A segunda estratégia utilizada foi a entrevista. A partir do diálogo e do contato com as pessoas entrevistadas foram obtidos os informes necessários. Com base na observação do modo de pensar, falar e executar as ações dos sujeitos entrevistados foram identificadas algumas problemáticas na didática utilizada pelos profissionais inseridos nas salas de aula. Através desta pesquisa tornou-se possível o conhecimento da realidade escolar, permitindo uma melhor compreensão, bem como melhores escolhas pedagógicas para intervenção.

A terceira fase aconteceu a partir dos registros e das anotações feitas no diário do pesquisador, esta fonte de pesquisa possibilitou uma melhor reflexão sobre os dados levantados. Em capítulos posteriores quando for abordado o diário do pesquisador perceberemos que nele estão escritas histórias e todas as informações adquiridas durante a realização da pesquisa. Para Maria Minayo (2016, p. 56) “o principal instrumento de trabalho

39

observação é o chamado diário de campo, que nada mais é que um caderninho, uma caderneta, ou um arquivo eletrônico no qual escrevemos todas informações que não fazem parte do material formal de entrevistas em suas várias modalidades. ”

No quarto momento, tendo como recurso metodológico o plano de aula, foram desenvolvidas estratégias pedagógicas que auxiliarão no processo de ensino e aprendizagem da Literatura Surda na escola bilíngue que está sendo analisada. Foi, portanto, realizada a reescrita da sequência didática com algumas estratégias e melhorias a serem aplicadas no desenvolvimento do ensino. Utilizando uma nova metodologia, através dos vídeos escolhidos, foram feitas atividades através de narrativas, poemas e apresentações desenvolvidas com os alunos, para que pudessem contribuir no conhecimento a respeito da literatura surda e da realidade vivenciada por eles.

Por último, foi realizada uma segunda entrevista com os professores. Esta tinha como objetivo sondar como se deu a aceitação da proposta de ensino utilizada, além de contribuir para reflexão acerca da formação docente no que se refere o ensino da Literatura Surda e da valorização deste conteúdo no processo de ensino para o desenvolvimento dos alunos.