• Nenhum resultado encontrado

4. METODOLOGIA

4.3. Instrumentos e métodos de coleta de dados

A pesquisa exploratória consistiu na análise do banco de dados da CEB e da ANEEL para verificar as características dos projetos desenvolvidos pela companhia no âmbito do Programa de P&D do setor elétrico até o ano de 2012. Nesse momento, foram identificados 58 registros, dos quais apenas 7 foram realizados em parceria com a Universidade de Brasília. Verificou-se, ainda, que a parceria foi fortalecida a partir do ano de 2009, no qual houve contato ativo da CEB com a UnB no intuito de firmar parcerias de longo prazo. Das 7 parcerias desenvolvidas, 3 foram glosadas pela ANEEL, pois os projetos não se caracterizavam como P&D, segundo a definição do Manual de P&D em vigência na época de sua submissão.

Apesar das 3 glosas, optou-se por verificar as características de todas as parcerias, diferenciando-as. Isso permitiu verificar se a característica do projeto poderia influenciar o relacionamento entre as instituições. A classificação dos projetos está identificada na Tabela 6:

Tabela 6 - Classificação dos projetos de P&D entre a CEB e a UnB de 2000 a 2012

Tema Valor (R$) Período

Segurança 201.683,54 2006/2007

Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas 482.927,16 2009/2010

Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas 129.137,37 2010/2010

Eficiência Energética 849.031,75 2010/2012

Não classificado (glosado) 274.754,62 2007/2007

Não classificado (glosado) 287.447,23 2007/2008

Não classificado (glosado) 337.684,27 2008/2009

Com base nos dados utilizou-se um formulário, aplicado diretamente pelo pesquisador durante as entrevistas individuais. O formulário (Apêndice A) foi elaborado contendo 5 questões, que buscavam identificar: 1. Quais demandas deram origem ao início da relação; 2. Qual a infraestrutura criada para essa parceria; 3. Fatores motivadores; 4. Limitadores; e 5. Sugestões para melhorias para a relação. A questão referente aos motivadores foi construída a partir de uma escala Likert a fim de medir o grau de concordância do entrevistado com a assertiva apresentada (Concordo Totalmente, Concordo Parcialmente, Indiferente, Discordo Parcialmente, Discordo Totalmente).

Para finalizar a etapa de coleta de dados, realizou-se entrevistas com os gestores e executores dos projetos de P&D voltados ao atendimento da política de inovação para o setor elétrico. Para tanto, foi elaborado um roteiro prévio de entrevista (Apêndice B). A entrevista tinha os seguintes objetivos: identificar a percepção do papel institucional da CEB e da UnB no desenvolvimento do setor elétrico brasileiro; verificar similaridade na percepção dos papéis das três instituições (CEB, UnB e MME) entre os entrevistados; identificar como é construída a agenda de pesquisa (influências e direcionamentos); identificar possíveis dificuldades (limitadores) no desenvolvimento dos projetos de P&D; e verificar o alinhamento dos projetos de P&D com o posicionamento estratégico da CEB, do Governo e da UnB.

Inicialmente, objetivava-se identificar os responsáveis pelas informações, uma vez que elas seriam tabelas e classificadas de acordo com a percepção da instituição. No entanto, já na primeira entrevista, verificou-se que a identificação traria apenas respostas proforma. Assim, decidiu-se que as entrevistas seriam anônimas, identificando-se apenas a instituição (CEB, UnB ou MME). Com isso, os entrevistados falaram sem medo dos problemas identificados e das reais dificuldades encontradas.

As entrevistas foram realizadas no período de setembro a outubro de 2014 e a etapa seguinte consistiu na transcrição das entrevistas, as quais passaram por uma análise de conteúdo, descrita a seguir.

4.4. Procedimentos de análise de dados

Para análise e interpretação dos dados, o conteúdo proveniente da pesquisa foi reunido de acordo com os objetivos específicos estabelecidos: processo de integração, limitadores, catalizadores, resultados, arquitetura institucional e propostas de melhorias para o processo de cooperação.

A análise documental auxiliou na verificação de especificidades dos projetos tais como: interferência de agentes de intermediação, valores, objetivos, temas, categorias e recursos financeiros, dentre outros. Através da análise documental foi possível modelar a política pública de C&T, na qual está inserido o Programa de P&D da ANEEL. Esses dados permitiram, além de permitir uma compreensão inicial do processo de integração entre os institutos de pesquisa e as empresas, entender como a CEB e a UnB são impactadas pela arquitetura institucional da política.

Os resultados dos questionários foram consolidados separadamente e auxiliaram no processo de interpretação dos dados originados das entrevistas. As entrevistas começaram com a aplicação do questionário, que foi sendo preenchido pelo próprio pesquisador e, ao final, apresentado ao entrevistado, que o aprovava. O preenchimento pelo próprio pesquisador pôde ter limitado a interpretação das questões, no entanto, permitiu uma análise prévia concomitante ao processo de preenchimento e maior subsídio à entrevista, que tornou-se mais dinâmica.

A análise dos dados das entrevistas contou com duas etapas distintas: a interpretação das afirmativas por meio de análises semânticas, morfológicas e sintáticas, identificando-se associações e conexões entre os discursos dos entrevistados; e a classificação e codificação das informações coletadas nos questionários e nas entrevistas a partir do referencial teórico discriminado.

A seguir, serão apresentados os principais resultados oriundos das análises realizadas.

5. RESULTADOS

Esse capítulo apresenta os resultados da pesquisa, em atenção aos objetivos específicos propostos. As seções deste capítulo foram divididas de forma a responder a cada um dos objetivos específicos traçados no início do capítulo. Assim, a primeira seção descreverá o processo de interação UnB-CEB sob a luz da política de C&T voltada ao setor elétrico. Em seguida, serão apresentados os principais fatores que motivaram a relação. A terceira seção mostrará os fatores limitadores, catalizadores e os principais resultados observados na relação. Por fim, será apresentado a influência da rede institucional de pesquisa na potencialização da parceria entre academia e setor elétrico.