• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – Metodologia

5.2 Instrumentos e técnicas de recolha de dados

O tipo de pesquisa utilizada neste estudo foi feito em duas etapas. A primeira consistiu na recolha de dados secundários através da análise documental e a segunda na recolha de dados primários baseada em entrevistas semi-estruturadas e inquéritos por questionário.

55

5.2.1 Análise documental

A pesquisa documental possibilitou um estudo preliminar do tema utilizando livros, artigos científicos, dados jornalísticos e demais publicações acedidos através da internet e outros veículos de informação. Nestes, será de destacar a pesquisa documental realizada na CCT, e nas bibliotecas do Instituto Superior de Agronomia, Instituto de Investigação Científica Tropical, Sociedade de Geografia de Lisboa e Universidade de Évora. Dos textos pesquisados, foram seleccionados os considerados mais relevantes para o estudo os quais foram examinados através de leitura adequada. Estas leituras ajudaram a compreender, a conceptualizar e a aprofundar o tema da tese e os aspectos mais relevantes foram incorporados na presente tese através de citação.

5.2.2 Entrevistas semi-estruturadas

Na etapa I foi realizado um estudo exploratório de natureza qualitativa, compreendendo entrevistas semi-estruturadas com responsáveis da Cooperativa Café Orgânico em Letefoho e os dirigentes da Cooperativa Café Timor, buscando assim descobrir o que está faltando em relação ao problema de pesquisa.

Entretanto, existem desvantagens na utilização da técnica dos grupos dirigentes. Primeiro, existe o risco dos participantes tenderem a ser auto-seletivos, omitindo questões importantes para o todo. Segundo, não é possível dedicar uma atenção especial para uma pessoa específica. Estes problemas podem ser evitados mediante o emprego de entrevistas individuais com os dirigentes da CCO-CCT.

Diante das diferentes vantagens e limitações e das características da pesquisa pretendida, optou-se nesse estudo pela junção das duas técnicas, dividindo a primeira etapa da pesquisa em duas fases:

1. Fase I, realizar entrevistas semi-estruturadas com o responsável e dirigentes da CCO-CCT e com o objectivo de conhecer melhor a realidade da Cooperativa e levantar questões sobre a qualidade de vida dos membros;

2. Fase II, onde foram distribuir o questionários aos cinco funcionários da CCT relativamente à análise SWOT.

56

Para atingir os objectivos do trabalho foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, através de roteiros, diferenciados em duas categorias: uma direccionada para os gestores da Cooperativa Café Timor: Presidente, Director Geral, Director de Fábrica, Director de Marketing, e outra para o coordenador da Cooperativa Café Orgânica, conforme Anexo 4. Das entrevistas previstas não foi possível realizar a entrevista ao Director da Fábrica da Cooperativa Café Timor devido a este se encontrar ocupado com trabalho nas instalações de processamento de café em Maubisse e Estado, no período de realização das entrevistas.

A realização das entrevistas aos dirigentes da cooperativa ocorreu nos dias 16, 21, 22 e 25 de Fevereiro de 2010. As entrevistas tinham uma duração variável entre 20 e 60 minutos. Nas entrevistas foi utilizado um gravador para facilitar a transcrição, a análise e a classificação dos dados obtidos. Na abordagem e na conversa que tivemos com os dirigentes da Cooperativa, a flexibilidade na comunicação foi um aspecto fundamental da técnica de entrevista.

As entrevistas semi-estruturadas tiveram como objectivo, por um lado, obter informações e dados para utilizar no trabalho e por outro lado, ouvir opiniões sobre o desempenho da CCO-CCT, qualidade de vida e bem-estar dos agricultores produtores de café membros da Cooperativa. As entrevistas abordaram os seguintes aspectos: - Opinião sobre o desempenho da CCT

- Opinião sobre a qualidade de vida e bem-estar - Perspectiva sobre o futuro

5.2.3 Questionários

O inquérito por questionário foi realizado no Distrito de Ermera e foi seleccionada uma Cooperativa de Café Orgânico, associada da CCT, localizada no sub-distrito de Letefoho. Este local foi escolhido pelo facto do café ter uma grande qualidade e a população ter uma vida com bastantes limitações ou seja uma qualidade de vida reduzida.

Tendo em conta os objectivos fixados para este trabalho, o inquérito visava a obtenção de dados primários sobre “Impacto do desempenho da CCT na satisfação e qualidade de vida dos seus membros”. Os objectivos do inquérito são avaliar a qualidade de vida dos agricultores, a contribuição da CCO-CCT para essa qualidade de vida e auscultar a

57

opinião dos agricultores sobre o desempenho da CCO-CCT na melhoria do bem-estar dos seus membros. O questionário aplicado encontra-se no anexo 2.

O questionário teve como objectivo: conhecer o público-alvo (idade, nível de escolaridade, número de filhos); saber das características sócio económicas dos produtores (residência, energia, iluminação, água, lixo, pose de bens e alimentação); caracterizar a produção de café dos respondentes (área, produção, tecnologia, comercialização, rendimento, propriedade e decisões no uso da terra); e obter opinião sobre a satisfação dos agricultores com os serviços da CCO/CCT (número de anos e satisfação como membro da CCO e sobre a sua qualidade de vida, nomeadamente no que se refere aos serviço dos responsáveis da CCO e da CCT, à formação oferecida pela CCO, as soluções oferecido pelo CCO relativamente à qualidade do café que produz, participação nas actividades e decisões da CCO).

Para os responsáveis da CCO no sub-distrito de Letefoho, 2 elementos dos respondentes, para além dos aspectos acima descritos, foram incluídas perguntas para saber a opinião sobre as actividades da CCO e da CCT (secção V do Anexo 2).

Para descrever o grau de satisfação e a qualidade de vida dos cooperantes foi usada uma escala de Likert (qualitativo) elaborada de forma fechada e variando de 1 a 5, da seguinte forma: 1 - muito insatisfeito; 2 – insatisfeito; 3 - igual ou média (nem satisfeito nem insatisfeito); 4 – satisfeito; e 5 - muito satisfeito.

Antes da aplicação dos questionários aos agricultores fez-se o pré-teste do questionário a dois agricultores que se conheciam para validar, melhorar e diminuir o número de perguntas relativamente à realidade dos agricultores de café no local onde decorre esta pesquisa.

O pré-teste foi aplicado durante os dias 12 e 13 de Janeiro de 2010. Os resultados do pré-teste indicaram que o questionário deveria ser revisto e incluir perguntas sobre a tecnologia usada no processamento da cultura de café.

O período da realização dos questionários iniciou-se em meados de Janeiro até ao mês de Fevereiro de 2010. A duração média de aplicação dos questionários foi cerca de 10 a 12 minutos para cada um dos agricultores. Durante a realização do questionário, escolheu-se a entrevista pessoal, individual e confidencial, visto tratar-se de um estudo em que se pretendia pedir aos agricultores membros da CCO-CCT e aos responsáveis da CCO para explorar as opiniões da realidade de vida dos agricultores de café membros

58

da CCO-CCT, satisfação como membros bem como avaliar o desempenho da CCO- CCT ao longo da sua presença como cooperativa que compra e exporta o café.

A escolha dos agricultores a entrevistar para a aplicação do questionário foi feita por conveniência, tendo sido escolhidos os agricultores que eram conhecidos, que tinham um nível de educação que permitisse uma compreensão razoável das perguntas do questionário e que tinham um razoável conhecimento da cultura do café.

A amostra da pesquisa foi formada pelos agricultores membros da CCO-CCT e coordenadores da CCO num total de 86 pessoas produtoras de café.

Para a realização do inquérito e para a selecção da amostra foram dados os seguintes passos preliminares: 1) contactar e falar com chefe de suco e chefe de aldeia para explicar os objectivos do estudo; 2) entregar ao chefe de suco, chefe de aldeia e polícia nacional do sub-distrito de Letefoho carta de recomendação da Universidade de Évora sobre a investigação; e 3) chefe de suco e o chefe de aldeia dão autorização para a deslocação à casa dos agricultores para realizar a entrevistar.

Foram realizadas entrevistas em 2 destes sucos, Ducurai e Haupu. No suco de Ducurai foram entrevistados 57 agricultores produtores de café, cerca de 66,3% da amostra enquanto no suco de Haupu foram entrevistados 29 agricultores produtores de café, cerca de 33,7% da amostra, conforme se pode observar na Tabela 5.1.

Tabela 5.1: Distribuição da amostra por sucos e aldeias

Suco Aldeia Frequência Percentagem

Ducurai Sabelo 19 22,1 Lacao 19 22,1 Hatuhei 19 22,1 Sub-Total 57 66,3 Haupu Haupu 4 4,7 Kairia 6 7,0 Riatoni 19 22,1 Sub-Total 29 33,7

No suco de Ducurai foram escolhidas 3 aldeias: Sabelo, Lacao e Hatuhei. Em cada uma destas aldeias foram entrevistados 19 produtores de café, a que corresponde 22,1% da amostra.

No suco de Haupu foram escolhidas 3 aldeias: Haupu, Kairia e Riatoni. Na aldeia de Haupu foram entrevistados 4 agricultores produtores de café, cerca de 4,7%, na aldeia

59

de Kairia 6 agricultores produtores de café, cerca de 7,0% e na aldeia de Riatoni 19 agricultores produtores de café, cerca de 22,1%.