• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – METODOLOGIA

3.3 INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS

Tratando-se de um levantamento de dados com recurso a entrevista, o estudo desenvolveu-se de acordo com o método de Fowler Jr (2001).

1. Identificação do problema contextualizado.

Havendo novas estratégias de ensino aliadas a novos meios, como é o caso do Second Life no mundo educativo, surge também a questão sobre se o conceito ou definição de aprendizagens na vida real e presencial se adapta a um mundo virtual. É a partir desta dúvida que todo o estudo se desenrolou, mais concretamente na procura de uma definição da Aprendizagem Formal e Aprendizagem Informal no Second Life.

2. Amostragem/ Participantes

Sendo que a amostragem vai representar uma parte da população e, neste caso, da comunidade educativa, o critério de selecção de pessoas para participar neste estudo teve por base dois aspectos: para além de terem de ser docentes, têm de ser docentes frequentadores do Second Life®, pois só estes terão uma visão mais concreta e próxima acerca das aprendizagens nestes ambientes virtuais. Esta selecção é muito importante, pois é a partir daqui que se obterão os dados para analisar.

“The first step always is to define the population to be covered, a task that is never as easy as it sounds. Here it is useful to distinguish between the population for which the results are required, the target population, and the population actually covered, the survey population” (Moser & Kalton, 2001:53).

Para além do tipo de pessoas a inquirir, há um outro problema que surge, que é o número de pessoas, ou seja, a amostra. Ainda que quanto maior o número de pessoas melhor não seja totalmente verdadeiro – ”A large sample size however is not sufficient to garantee the accuracy of the results” (Moser & Kalton, 2001:146) –, a verdade é que contribui para uma maior precisão nos resultados: “Although, for a given design, an increase in sample size will increase the precision of the sample results…” (Moser & Kalton, 2001:146). Para este estudo foram entrevistados nove docentes utilizadores do Second Life, que responderam ao pedido de participação para este estudo através de correio electrónico bem como através de divulgação do estudo no grupo de professores utilizadores do Second Life® “Professional Educators and Trainers of Second Life”, e a utilização de contactos de listas como Educators Digest e Slrl Digest.

3. Recolha de dados/Levantamento de opiniões

Neste momento foram preparados fundamentos teóricos através de pesquisa bibliográfica acerca do problema, de forma a poder questionar melhor e de uma forma mais directa e clara a amostra seleccionada para esta metodologia.

As Aprendizagens em Ambientes Virtuais – procura de uma definição no Second Life® _______________________________________________________________

Após essa pesquisa, passou-se para o campo onde vários professores de diferentes universidades, utilizadores e frequentadores destes ambientes virtuais, foram fonte de informação. Portanto, as entrevistas e conversas com os professores aconteceram no Second Life, no Messenger e no Skype, tendo- lhes sido perguntado o que entendem por aprendizagem formal e aprendizagem informal num ambiente virtual 3D, como também as suas motivações na utilização de um ambiente virtual 3D para fins educativos. Estas entrevistas foram formais do ponto de vista de conteúdo, de forma a obter respostas para o mesmo assunto; no entanto, foram informais no que concerne à ordem das questões, já que estas entrevistas foram contextualizadas numa conversa, embora o entrevistador não demonstre o seu ponto de vista, para não influenciar o entrevistado. No entanto, como se trata de questões de resposta aberta, muitas das vezes o entrevistador terá de seguir a conversa e deste modo não há um “alinhamento” fixo para as questões colocadas – ”[...] the standardization of formal interviewing is unfortunately not sufficient to ensure that the questions have the same meanings for all respondents; some questions may even not be understood by certain types os respondent” (Moser & Kalton, 2001:296).

A entrevista foi semi-estruturada, proporcionando desta forma um grau médio de liberdade e aprofundamento, cujo objectivo é obter testemunhos nas próprias palavras do entrevistador, formulando a entrevista através de guias de temas sem questões prévias e sem ordem pré-estabelecida, criando desta forma o guião da entrevista, tal como defendem Pesce e Ignácio (sd).

4.Análise dos dados/Reflexão

Após a fase de recolha de informação, passou-se ao momento de análise dos dados, confrontando-os com os dados bibliográficos e, a partir daí, para a tentativa de formulação de uma possível resposta para o problema. Os dados foram recolhidos através do registo efectuado no histórico do Second Life®, do Messenger e do Skype e analisado por palavras-chave. Tendo sido uma entrevista semi-estruturada, permitiu um tratamento mais sistemático dos dados, pois através do guião, os entrevistados responderam aos temas propostos. No entanto, a liberdade de resposta aberta obriga a que o seu

tratamento seja feito através de unidades de significação – o mínimo de texto necessário para a compreensão do significado por parte de quem analisa – cruzando cada uma dessas unidades a partir de categorias de análise. As categorias de análise podem ser eleitas pelo pesquisador através dos objectivos da entrevista, criando eixos temáticos e especificando com eixos sub-temáticos organizados a partir de fragmentações dos discursos, tal como defende Duarte (2004).

É óbvio que se tem em conta os riscos que se corre com este tipo de metodologia. Aloísio Leoni Schmid (sd) refere que o facto dos dados serem afectados pelos traços dos respondentes, o facto de não haver total seriedade, a possibilidade de ambiguidades e a própria interacção entre entrevistador e entrevistado interferir nos dados, o Survey é um método eficiente para aglomerar uma grande quantidade de dados em pouco tempo e a baixo custo. Para além disso a política de privacidade e anonimato permite que o entrevistado seja franco na sua resposta.

Documentos relacionados