• Nenhum resultado encontrado

Inter – relação das unidades de estudo

2. O Curso de Ciências Contábeis

2.11. PPC - Projeto Pedagógico de curso

2.11.7. Inter – relação das unidades de estudo

Considerando as discussões acadêmicas relativas às concepções curriculares e o papel das disciplinas no currículo da graduação em Ciências Contábeis, que resultaram na incorporação de novas categorias pedagógicas como Atividades Complementares, Estudos Dirigidos e Estágio Supervisionado, pode-se dizer que as disciplinas são ainda o eixo de sustentação do curso. Assim, as alterações curriculares havidas no curso de Ciências Contábeis do Centro UNISAL tiveram como meta principal ajustar as disciplinas ao projeto do curso.

A estrutura do curso de Ciências Contábeis, em conformidade com as DCN’s, constitui-se em quatro campos, conforme já mencionado em

74 outros itens deste documento: Conteúdos de Formação Básica, Conteúdos de Formação Profissional, Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias e Conteúdos de Formação Complementar.

Inter-relacionar as unidades de estudo significa dar ênfase à integração horizontal e vertical dos conteúdos, objetivando que o aluno se forme de fato com o perfil delineado. Para tanto, os professores que lecionam para as mesmas séries, bem como os grupos que lecionam disciplinas afins, fazem constantes reuniões para o desenvolvimento de atividades integradas.

Integração Horizontal

O curso desenvolve atividades que propiciam a integração das disciplinas do mesmo período, estimulando a visão sistêmica e o conhecimento a partir do enfoque interdisciplinar.

Os alunos desenvolvem trabalhos que tem como objetivo proporcionar uma visão das inter-relações dos conceitos ministrados em sala de aula e as práticas administrativas presentes nas organizações.

O projeto é desenvolvido nos seis primeiros semestres do curso, em equipes de 4 a 6 alunos, possuindo características específicas e peculiares de acordo com os conteúdos ministrados nas disciplinas das séries em que se inserem.

No primeiro período, os alunos elaboram projetos relativos à Leitura e Produção de Texto, em associação às disciplinas Teorias Administrativas e Metodologia Científica. Sob a supervisão da disciplina de Teorias Administrativas I, o aluno deverá, a partir de uma análise das principais Teorias da Administração, elaborar uma cronologia do tempo para as principais teorias, ressaltando as maiores contribuições deixadas por cada uma delas. O projeto deverá priorizar o desenvolvimento da criatividade do aluno, bem como do senso de organização das informações recebidas.

No segundo período, os alunos darão continuidade ao trabalho iniciado no semestre anterior, agora sob a supervisão da disciplina Teorias Administrativas II, ocasião em que precisarão apresentar as principais práticas administrativas utilizadas em organizações de diversos momentos do século passado. Os projetos são apresentados em relatório escrito e/ou por meio de

75 exposição oral pública. Com isso, busca-se o aperfeiçoamento das futuras apresentações e da melhoria das análises realizadas nos relatórios das demais equipes, ou seja, os alunos aperfeiçoam seu aprendizado analisando os pontos fracos e fortes dos projetos apresentados.

Nos demais períodos fazendo uso dos conceitos técnicos pertinentes às diversas disciplinas aplicadas, os alunos deverão decidir sobre produtos e/ou serviços a serem desenvolvidos, realizar pesquisa de mercado, estabelecer a estratégia da empresa, estruturar processos produtivos e administrativos, criar o organograma, estabelecer custo e preço de venda, estimar a demanda, realizar estudos de viabilidade econômico-financeira culminando com um planejamento financeiro global, estabelecer políticas de recursos humanos, entre outros aspectos. Colocando o aluno na posição de empreendedor, procura-se também desenvolver a visão sistêmica e humanística e a postura ética, além de propiciar oportunidade para o exercício de implementação de métodos e técnicas específicos.

Integração Vertical

A grade curricular propicia ao aluno a construção progressiva do conhecimento nas diversas áreas especializadas da Ciências Contábeis, ao mesmo tempo em que os instrumentos descritos na integração horizontal estimulam a visão inter-áreas. De um modo geral, no primeiro e segundo períodos, o aluno tem contato com conteúdos que privilegiam a compreensão de conteúdos de base científica que facilitarão o entendimento da lógica da ciências contábeis, sendo que, a partir do quarto período iniciam-se o estudo das disciplinas de formação profissional.

O caminho vertical percorrido em cada um dos eixos de formação começa a partir das disciplinas do primeiro semestre e vai até o oitavo semestre.

A organização curricular envolve, também, a participação dos alunos nos Estágios Supervisionados, nos Estudos Dirigidos, nas Atividades Complementares e nas Atividades de Extensão. Estas atividades permitem ao aluno compreender a relação entre referencial teórico e a prática profissional.

76 O projeto pedagógico do curso contempla em sua organização curricular, conteúdos inter-relacionados com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva contextualizada de sua aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio, através da utilização de tecnologias inovadoras e que atendam aos seguintes eixos interligados de formação:

I -Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos, bem como os relacionados com as ciências jurídicas;

II - Conteúdos de Formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo disciplinas de diversas especificações de contabilidade.

III - Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo as disciplinas de simulador contábeis.

IV - Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

As disciplinas do eixo “Conteúdos de Formação Básica” foram distribuídas ao longo dos quatro primeiros períodos, permitindo ao aluno, além da construção do conhecimento básico, a contextualização com os principais temas das Ciências Contábeis que já vão sendo apresentados nos seus conteúdos conceituais desde o 1º período.

As disciplinas do eixo “Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias” são apresentadas, também, a partir do 1º período e acompanham todo o processo de formação e constituem a sustentação para as disciplinas do eixo “Conteúdos de Formação Profissional” que são oferecidas, gradativamente, a partir do 4º período.

Os estudos do eixo “Conteúdos de Formação Complementar” podem ser realizados, simultaneamente com os demais eixos de formação, ao longo de todo o curso.

Os quatro eixos de formação previstos nas DCN encontram-se representados e apresentados de forma a propiciar ao aluno a construção

77 efetiva da sua formação como bacharel em Ciências Contábeis.