• Nenhum resultado encontrado

4 ANÁLISE CONJUNTA DOS CASOS

4.3 Interação e cooperação entre membros

A interação entre membros ocorria, com maior intensidade, durante as reuniões presenciais (face a face) e pelo correio eletrônico, grupos de discussão e telefone. Há os encontros de confraternização e, no CBIES/RJ, há também a sociabilidade do café, onde os membros estreitam relações, descobrem interesses comuns e combinam projetos em conjunto71. Conforme relato da Bib4, “[...] era o momento de rever os amigos, fazer novos amigos, de estreitar os laços entre as instituições e ali, sobretudo no cafezinho, eram momentos ricos demais.”

O Quadro 7 apresenta uma síntese dos tipos de interação nas redes estudas.

Quadro 7: Tipos de interação entre membros

Tipos de interação REDARTE/RJ CBIES/RJ

Formais face a face

Assembleias Assembleias

Grupos de trabalho Grupos de trabalho Cursos, palestras e seminários Cursos e palestras

Visitas e reuniões nas bibliotecas Visitas e reuniões nas bibliotecas

Formais à distância Site Site Boletim Envio de atas Informais à distância

Correio eletrônico Correio eletrônico Grupos de discussão Conversas ao telefone Conversas ao telefone

Informais face a face Confraternizações Confraternizações Momento do café

Fonte: Elaborado pelo autor a partir das informações obtidas nas entrevistas.

Os grupos de trabalho reúnem profissionais com interesse comum pelo tema a ser debatido. Estes grupos também são uma oportunidade para estreitamento dos laços entre os profissionais envolvidos e suas instituições e para o aprimoramento profissional.

Os cursos, encontros e seminários são, da mesma forma, momento para descoberta de novos conhecimentos e aproximação entre profissionais e instituições afins. A REDARTE/RJ é a rede que mais propicia encontros entre profissionais da própria Rede e também com outras associações congêneres, mediante o desenvolvimento de projetos comuns ou pela filiação.

71 Princípio da serendipidade, que refere-se às descobertas afortunadas, aparentemente ao acaso, quando se procura por outra coisa.

Além disso, a REDARTE/RJ está integrada a outras redes, o que pressupõe descontos nas inscrições de forma a instigar o desenvolvimento profissional de seus associados.

No CBIES/RJ, percebe-se baixa interação entre os membros pela ausência das bibliotecas-membros aos encontros presenciais, onde havia maior nível de interação. Tal fato pode ser constatado considerando o número de votantes nas eleições para a coordenadoria do Consórcio. O percentual de participação era de 80% de presença nos encontros presenciais até o ano de 2004. Verifica-se que este percentual altera-se em 2006 para que ocorra a eleição, caindo para 50%. Nas eleições de 2008, a porcentagem é elevada para 60%. Como ocorriam onze reuniões anuais, as bibliotecas-membro deveriam estar presentes em nove encontros até 2004, seis encontros em 2006 e, sete a partir de 2008. Os gráficos 1 e 2 ilustram esta reflexão.

Gráfico 1: Relação entre o número de reuniões anuais e a ausência permitida.

Fonte: elaborado pelo autor.

Gráfico 2: Relação entre o número de integrantes, o número de votantes e a presença nas reuniões.

Embora os encontros presenciais do CBIES/RJ não ocorram mais a partir de 2010, o representante da Bib5 afirma que: “A gente sabe que existe essa rede, a gente só não se encontra mais, o que enfraquece um pouco [...].”

Quanto à cooperação, apesar da importância destacada nos depoimentos, verifica-se baixo índice de desenvolvimento de projetos conjuntos entre os membros em ambas as redes. No CBIES/RJ, destacou-se o projeto de construção de um catálogo coletivo entre três instituições. Conforme um dos parceiros afirma, “[...] efetivamente, concretamente alguma coisa não acontecia.” (Bib6).

Na REDARTE/RJ, os projetos foram sobre o preparo de exposições e palestras em conjunto e a construção de uma biblioteca digital, com envolvimento de alguns membros.

Verifica-se que as bibliotecas desenvolvem relacionamento pela afinidade na oferta de cursos similares nas instituições de ensino em que atuam ou ainda pelo tamanho da instituição e recursos no caso do CBIES/RJ, seja pelo tema de seus acervos no caso da REDARTE/RJ, seja pela afinidade entre os profissionais. A proximidade geográfica também favorece o contato entre as instituições. Desta forma, instituições como a PUC-Rio, a UFRJ e a UERJ encontram maior facilidade em desenvolver projetos comuns, assim como, o Goethe Institut e o Instituto Cervantes.

O Quadro 8 apresenta uma síntese das informações trocadas entre os membros.

Quadro 8: Síntese das informações trocadas entre os membros

REDARTE/RJ CBIES/RJ

Informação para atendimento de pesquisas e estudos

Informação para atendimento de pesquisas e estudos

Fornecedores Fornecedores

Catalogação Avaliações do INEP e da Capes

Doações Desenvolvimento de políticas e

regulamentos

Permutas Permutas

Lançamentos de livros -

Eventos na área da Biblioteconomia Eventos na área da Biblioteconomia Estudos na área da Biblioteconomia -

Fonte: Elaborado pelo autor.

As informações trocadas entre os membros e equivalente entre as redes, são aquelas para atender às necessidades de seus usuários; informação sobre fornecimento de serviços por terceiros ou sobre o fornecimento de recursos tecnológicos; troca recíproca de periódicos e eventos na área de Biblioteconomia.

Quanto ao compartilhamento de informações sobre fornecedores, verifica-se que o CBIES/RJ preocupou-se mais em disseminar aquelas relacionadas ao oferecimento de periódicos eletrônicos, e-books, ferramentas de gestão da informação e equipamentos tecnológicos. Isto se deve à missão das bibliotecas universitárias, quer seja apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão devendo, portanto, acompanhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços suportados pela tecnologia. A REDARTE/RJ, por outro lado, ocupa-se mais com a preservação e a conservação de materiais bibliográficos.