• Nenhum resultado encontrado

13. NORMAS E PROCEDIMENTOS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

13.5 INTERATIVIDADE

13.5.1 Dúvidas da matéria

13.5.1.1 Presencial

Durante a realização da aula ao vivo, é possível o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao tema ministrado e, em razão da modalidade do ensino, o aluno pode interagir com o docente em sala de aula. Encerrada a aula, as dúvidas não respondidas pelo docente convidado, ou que surgirem, deverão ser encaminhadas pelo link “pergunte ao professor”, atendido pelos tutores.

13.5.1.2 Telepresencial

Durante a realização da aula ao vivo, é possível a interação síncrona entre aluno e docente por meio do link “fale conosco”, com o assunto “dúvidas durante a aula”, disponível no AVA. Encerrada a aula, as dúvidas não respondidas pelo docente convidado, ou que surgirem, deverão ser encaminhadas pelo link “pergunte ao professor”, atendido pelos tutores.

13.5.1.3 On-line

É possível o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao tema ministrado, seja durante a visualização das aulas ou para dúvidas posteriores, por meio do link

“pergunte ao professor”, no AVA, respondido pelos tutores.

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

21 A equipe de tutores tem prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para esclarecimento das dúvidas enviadas através do link “pergunte ao professor”.

13.5.2 Fórum de Debate

Nos fóruns são abordados os principais temas da disciplina com o objetivo de promover o debate acerca dos assuntos tratados em sala de aula ou outros propostos pelos professores e coordenação pedagógica. Nesse espaço o moderador e os alunos poderão interagir e participar ativamente da construção colaborativa do conhecimento.

13.5.3 Atividade pós-aula

O prazo de realização da atividade pós-aula é de até 15 (quinze) dias corridos, a contar da data da aula, conforme cronograma da disciplina. A contagem do prazo de envio da atividade pelo aluno independe da ocorrência de feriados ou recesso acadêmico.

A resposta da atividade pós-aula deve ser redigida, exclusivamente, no link atividade pós-aula, no AVA, em formato de texto (vide tutorial), não sendo admitida a postagem de arquivo anexo em formato.pdf.

O tutor da disciplina tem prazo de 7 (sete) dias corridos, a contar do término do prazo de 15 (quinze) dias para envio da resposta, para efetuar a correção da atividade. Somente o aluno que entregar a atividade pós-aula tem acesso ao gabarito, que é disponibilizado no prazo de 1 (um) dia após a correção.

As atividades pós-aulas são avaliadas por conceito, quais sejam

Objetivo atingido: a resposta da atividade está correta, de acordo com o gabarito.

Objetivo parcialmente atingido: a atividade exigia duas respostas e/ou um posicionamento do aluno e houve apenas uma resposta parcial ou incompleta.

Objetivo não atingido: a resposta do aluno não corresponde ao enunciado ou não está de acordo com o gabarito. Na hipótese de plágio, também, é considerado objetivo não atingido.

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

22 Para ser considerado aprovado neste requisito, o aluno deve realizar a entrega de, no mínimo, 75% (setenta e cinco) das atividades pós-aula, portanto, 3 (três) atividades ou mais não enviadas geram a reprovação na respectiva disciplina.

A apuração da aprovação se dá por meio do número de atividades efetivamente enviadas e não por meio da atribuição de nota em escala numérica.

13.5.4 Reabertura de atividades

Na hipótese de perda do prazo para o envio das atividades pós-aula o aluno deve requerer a reabertura do prazo através do link “Fale Conosco”, justificando o motivo com o encaminhamento dos documentos comprobatórios digitalizados em até 7 (sete) dias úteis contados a partir da data limite para entrega da referida atividade.

São admitidos como justificativa para reabertura de prazo:

 Nos casos de militar convocado para exercício de manobra ou ato cívico, amparados pela Lei n. 4.375/64. A lei não ampara o militar de carreira, mesmo que seja convocado a serviço da corporação; portanto, suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito;

 Nos casos de convocação para trabalho em período eleitoral, na forma do art. 98 da Lei n. 9.504/97;

 Nos casos de convocação para atuar como membro do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri ou outros atos judiciais, de comparecimento obrigatório, por analogia ao disposto no art. 441 do CPP;

 Nos casos de estudante membro da Conaes, a Lei n. 10.861/2004 determina que as Instituições de Educação Superior deverão abonar as faltas do estudante designado membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior que tenha participado de reuniões em horários coincidentes com os das atividades acadêmicas;

 Nos casos das situações previstas no Decreto-Lei n. 1.044/69 e na Lei n. 6.202/75, com a indicação correta da Classificação Internacional de Doenças (CID), início e término do afastamento e assinatura com carimbo do médico, devidamente datado;

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

23

 Eventos de catástrofe, panes gerais e atos excepcionais assemelhados, cuja situação tenha sido formalmente reconhecida pelo Governo Federal.

Não faz jus a reabertura de prazos das atividades pós-aula o aluno que não realizar a atividade por motivo de ausência ou dificuldade de acesso à Internet, feriados locais, viagem (seja de lazer ou de trabalho) ou por motivos religiosos.

14. AVALIAÇÃO

Ao término de cada módulo é aplicada uma avaliação presencial na Unidade Damásio onde foi realizada a matrícula, independentemente da modalidade de ensino contratada, de caráter obrigatório, cuja nota deve ser igual ou superior a 7 (sete), como requisito de aprovação na disciplina, juntamente com os demais requisitos (ver item requisitos de aprovação.)

As datas das avaliações são divulgadas no cronograma da disciplina (ver tutorial para localização em material de apoio), com antecedência necessária, permitindo a organização pessoal para comparecimento na avaliação. Além da divulgação da data da avaliação no cronograma, é postado “aviso” e sinalizado no calendário acadêmico do AVA.

O aluno deve verificar o horário de aplicação local, uma vez que a tolerância para entrada na sala, após o início da avaliação, é de 15 (quinze) minutos.

Para realização da avaliação o aluno pode consultar somente materiais impressos, como anotações de aula, livros, legislação, material didático etc. Não é permitido o uso de computadores, notebooks, iPads, tablets, telefones celulares ou qualquer outro equipamento de armazenamento de dados digitais e acesso à rede internet.

A assinatura na lista de presença e na avaliação é obrigatória.

A avaliação deve ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de aluno portador de deficiência que solicitou atendimento especial para esse fim. Nesse caso, o aluno será acompanhado por um funcionário

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

24 da Unidade Damásio, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

Não é permitida a realização de nenhuma avaliação em Unidade Damásio distinta da que consta a matrícula.

No documento MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (páginas 20-24)

Documentos relacionados