• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MANUAL DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO ALUNO

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

(2)

SUMÁRIO

1. FACULDADE DAMÁSIO | DEVRY BRASIL... 5

1.1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ... 5

2. MODALIDADES DE ENSINO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ... 6

2.1 PRESENCIAL ... 6

2.2 A DISTÂNCIA ... 6

2.2.1 Telepresencial ... 6

2.2.2 On-line ... 7

3. CAMPUS SEDE E UNIDADES (POLOS DE APOIO PRESENCIAIS) DA FACULDADE DAMÁSIO | DEVRY BRASIL ... 7

3.1 DO PROCESSO DE SELEÇÃO ... 8

4. DA MATRÍCULA ... 8

5. TRANSFERÊNCIA DE MODALIDADE DE ENSINO ... 9

5.1 TRANSFERÊNCIA DE UNIDADE (POLO DE APOIO PRESENCIAL) .. 9

5.2 ALUNO EM TRÂNSITO ... 10

6. MATRÍCULA EM MÓDULO REPROVADO ... 10

7. CANCELAMENTO DA MATRÍCULA ... 11

8. INTEGRALIZAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO ... 11

9. DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS ... 12

10. ESTRUTURA DO CURSO ... 13

11. ESTRUTURA DO CORPO DOCENTE ... 14

11.1 COORDENADOR (CIENTÍFICO/PEDAGÓGICO) ... 14

11.2 DOCENTES CONVIDADOS ... 15

11.3 TUTOR ... 15

11.4 ORIENTADOR ... 15

(3)

12. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS OBRIGATÓRIAS ... 15

12.1 LEITURA DO MATERIAL PRÉ-AULA ... 16

12.2 MATERIAL PÓS-AULA ... 16

12.3 ATIVIDADE PÓS-AULA ... 16

12.4 AVALIAÇÃO ... 16

12.5 PLANO DE AULA ... 17

12.6 PROJETO DE TCC ... 17

12.7 TCC ... 17

12.8 QUESTIONÁRIO DE DEFESA (QD) ... 17

13. NORMAS E PROCEDIMENTOS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS OBRIGATÓRIAS ... 17

13.1 DISCIPLINAS MODULARES ... 17

13.1.1 Presencial ... 18

13.1.2 Telepresencial ... 18

13.2 REPOSIÇÃO DE AULAS ... 18

13.2.1 On-line ... 19

13.3 Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico ... 19

13.4 Disciplina de Didática do Ensino Superior ... 19

13.5 INTERATIVIDADE ... 20

13.5.1 Dúvidas da matéria ... 20

13.5.2 Fórum de Debate ... 21

13.5.3 Atividade pós-aula ... 21

13.5.4 Reabertura de atividades ... 22

14. AVALIAÇÃO ... 23

14.1 AVALIAÇÃO REGULAR ... 24

14.2 AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA ... 24

(4)

14.3 AVALIAÇÃO ESPECIAL ... 24

14.4 da CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO ... 25

14.5 DA REVISÃO DA AVALIAÇÃO ... 25

15. REQUISITOS DE APROVAÇÃO ... 25

16. ABONO DE FALTAS ... 28

17. EXERCÍCIOS DOMICILIARES ... 29

17.1 PARA O ALUNO QUE ESTÁ EM ANDAMENTO NOS MÓDULOS .. 30

17.2 PARA O ALUNO QUE ESTÁ EM PERÍODO DE ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TCC ... 30

17.3 LICENÇA MÉDICA ... 31

17.3.1 Licença médica superior a 15 (quinze) dias corridos ... 31

17.3.2 Licença-maternidade ... 31

18. ESTÁGIO ... 32

19. DOCUMENTOS ACADÊMICOS ... 32

20. CERTIFICAÇÃO ... 33

21. SUPORTE DE ATENDIMENTO AO ALUNO E CANAIS DE COMUNICAÇÃO ... 34

22. TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM ... 34

23. DISPOSIÇÕES GERAIS ... 34

(5)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

5 1. FACULDADE DAMÁSIO | DEVRY BRASIL

A Faculdade Damásio | DeVry Brasil, instituição privada de educação superior credenciada em 2002, denota um verdadeiro marco no mundo jurídico nacional. A instituição repousa sobre a experiência de mais de 40 anos do Damásio Educacional, sendo seu fundador, Prof. Damásio de Jesus, referência nacional e internacional e autor renomado de diversas obras dedicadas ao Direito. Recentemente, a Faculdade Damásio | DeVry Brasil foi adquirida pela DeVry Educacional do Brasil S.A., tornando- -se uma das mais respeitadas instituições de ensino do País.

1.1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Inicialmente, a Faculdade Damásio | DeVry Brasil atuou na graduação em Direito, modalidade presencial, e Pós-Graduação, modalidade presencial, em diversos ramos do Direito e áreas afins.

Com o credenciamento da Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a distância pelo Ministério da Educação, por meio da Portaria n. 324, de 15 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 17 de abril de 2013, as áreas de atuação se ampliaram para todo o Brasil.

Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade Damásio | DeVry Brasil atendem de maneira plena a todas as diretrizes educacionais vigentes, inclusive à Resolução n. 1, de 8 de junho de 2007, CNE/CES, que estabelece as normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de especialização, oferecendo, assim, segurança e qualidade no ensino, ressaltando sempre o respeito aos nossos alunos.

As especializações ofertadas na área do Direito podem ser consideradas como atividade jurídica em razão de terem duração mínima de 18 (dezoito) meses, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas, e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em formato monográfico atender à Resolução n. 75 de 2009, CNJ, que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da Magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional, e à Resolução n. 40 de 2009 (alterada pelas Resoluções n. 57 de 2010 e n. 82 de 2012), CNMP, que

(6)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

6 regulamenta o conceito de atividade jurídica para concursos públicos de ingresso nas carreiras do Ministério Público e dá outras providências.

Ressalte-se que os editais de concursos públicos deverão ser consultados para conhecimento das regras e verificação do aceite do certificado de especialização.

2. MODALIDADES DE ENSINO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Os cursos de Pós-Graduação são ofertados nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Considera-se:

2.1 PRESENCIAL

São as aulas ministradas presencialmente no Campus Sede – Liberdade e na Unidade Paulista, ambos localizados em São Paulo. As atividades pós-aula, a tutoria e a orientação serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

As avaliações e a defesa do TCC serão realizadas presencialmente, conforme definição do projeto pedagógico de cada curso. Eventualmente, a aula poderá ser gravada com antecedência para transmissão em sala de aula.

2.2 A DISTÂNCIA

2.2.1 Telepresencial

Cursos oferecidos nas Unidades Damásio (Polos de Apoio Presenciais) por meio de transmissão satelitária, Damásio+ e/ou Damásio Connect (receptores de aulas gravadas). As atividades pós-aula, a tutoria e a orientação serão realizadas no AVA. As avaliações e a defesa do TCC serão realizadas presencialmente.

(7)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

7 2.2.2 On-line

Aulas, atividades pós-aula, tutoria e orientação 100% on-line no AVA. As avaliações e a defesa do TCC são realizadas presencialmente.

Em cumprimento à Regulação educacional, independentemente da modalidade escolhida, o candidato deverá realizar as atividades presenciais obrigatórias na Unidade Damásio em que a matrícula foi realizada.

Ressalta-se que, as matrículas efetivadas na modalidade on-line no Campus Sede – Liberdade/SP, serão direcionadas para a Unidade Paulista e as atividades presenciais obrigatórias serão realizadas nesta Unidade.

3. CAMPUS SEDE E UNIDADES (POLOS DE APOIO PRESENCIAIS) DA FACULDADE DAMÁSIO | DEVRY BRASIL

A Faculdade Damásio | DeVry Brasil está presente em todo o País por meio dos Polos de Apoio Presenciais, conhecidos como Unidades Damásio, onde são oferecidos cursos de Pós-Graduação nas modalidades a distância (telepresencial e on-line), sempre preservando o trabalho íntegro, leal e intenso trilhado pelo seu fundador.

Os cursos presenciais estão disponíveis no Campus Sede da instituição, localizado em São Paulo – Unidade Liberdade – e na Unidade Paulista, considerada Polo de Apoio Presencial.

A relação de endereços das Unidades Damásio e a oferta de cursos estão disponíveis no site www.damasio.com.br/pos.

As normas de funcionamento do Campus Sede e das demais Unidades, além das normas de utilização de infraestrutura (biblioteca, salas de estudo e demais espaços físicos) devem ser observadas de maneira específica para cada Unidade Damásio, em consonância com os costumes e em respeito às características regionais, considerando questões relativas ao fuso horário, feriados, climatização etc.

(8)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

8 3.1 DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de seleção dos candidatos para os cursos de Pós-Graduação levará em consideração a formação acadêmica, a experiência profissional, a natureza e a abrangência das responsabilidades do candidato em sua vida profissional, além das habilidades interpessoais e de intelectualidade, e do potencial para contribuir significativamente para a vida acadêmica e extracurricular do programa.

Para realizar o curso, o candidato deve possuir, no mínimo, curso superior em nível de graduação concluído (em qualquer área do conhecimento). São considerados cursos de graduação os bacharelados, as licenciaturas e os cursos tecnólogos (cursos sequenciais ou formação específica não são incluídos nessa categoria), devidamente reconhecidos por órgão legalmente competente. Outras exigências poderão ser estabelecidas, de acordo com o projeto pedagógico de cada curso.

Embora o curso seja ministrado em português, com material didático e AVA em português, recomenda-se ao candidato ter conhecimento suficiente da língua inglesa, de modo a estar apto a utilizar livro(s) e texto(s) complementar(es) oferecido(s) no curso, quando for o caso.

4. DA MATRÍCULA

Poderão se matricular nos cursos de Pós-Graduação os candidatos aprovados no processo de seleção, observados os limites de vagas oferecidas pela Faculdade Damásio | DeVry Brasil a cada período letivo.

O candidato aprovado deverá efetuar a matrícula presencialmente na Secretaria da Unidade Damásio escolhida para a realização das atividades presenciais obrigatórias.

O candidato portador de necessidades especiais deve comunicar, no momento da matrícula, seu tipo de necessidade. A Faculdade Damásio | DeVry Brasil dispõe de Núcleo de Acessibilidade (NAC), responsável pelo acompanhamento e atendimento a esses alunos.

Para realizar a matrícula, o candidato aprovado deverá apresentar os seguintes documentos:

(9)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

9

Cópias autenticadas: RG (*), CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Diploma de Graduação (frente e verso) ou Certidão de Colação de Grau (**) e Histórico Escolar.

Cópia simples: comprovante de residência.

Originais: 1 (uma) foto 3x4 atual e currículo profissional atualizado.

(*) A cópia autenticada da Carteira da OAB é aceita em substituição ao RG. A cópia da CNH não é permitida em virtude da falta de dados necessários.

(**) A Certidão de Colação de Grau é aceita apenas para fins de matrícula, sendo indispensável o Diploma de Graduação para certificação ao final do curso.

É dever do aluno informar à Secretaria da Unidade Damásio qualquer alteração em seus dados cadastrais.

Caso o aluno não apresente a documentação completa acima relacionada, a etapa de certificação não será concluída até a regularização do prontuário.

A documentação entregue no ato da matrícula não será devolvida ao aluno em hipótese alguma, por caracterizar o processo de seleção.

5. TRANSFERÊNCIA DE MODALIDADE DE ENSINO

Não é permitida a transferência de modalidade de ensino, ou seja, uma vez iniciado o curso na modalidade de ensino presencial ou na modalidade a distância, seja telepresencial ou on-line, o curso deverá ser concluído na opção escolhida no momento da matrícula.

Importante observar que a modalidade a distância não permite alternância entre a oferta telepresencial e on-line.

5.1 TRANSFERÊNCIA DE UNIDADE (POLO DE APOIO PRESENCIAL)

O aluno poderá requerer em sua Unidade Damásio (Unidade de Origem) a transferência definitiva para outra Unidade Damásio (Unidade de Destino), desde que mantida a modalidade de ensino selecionada na matrícula e haja oferta do curso e vaga para atendê-lo.

(10)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

10 Nesta situação, o aluno deverá solicitar a Declaração de Conclusão de Módulos na Unidade de Origem. Recebida a declaração, é necessário cancelar a matrícula na Unidade de Origem e realizar uma nova matrícula (firmar um novo contrato na mesma turma) na Unidade de Destino, apresentando a Declaração de Conclusão de Módulos, dentro de 10 (dez) dias corridos, ficando isento da aplicação de multa contratual pelo cancelamento.

5.2 ALUNO EM TRÂNSITO

Considera-se “aluno em trânsito” aquele que desejar assistir às aulas em outra Unidade, sendo considerado para fins exclusivos de comprovação de frequência em aula. Essa solicitação é permitida 1 (uma) só vez, correspondente a 2 (dois) encontros seguidos por módulo, desde que haja oferta do curso e vaga disponível na Unidade de Destino.

O aluno deve retirar na Unidade de Origem (Polo de Apoio Presencial no qual consta a matrícula do aluno) o formulário de autorização para apresentação na Secretaria da Unidade de destino. Esse formulário deve ser assinado e carimbado pela Unidade de destino (Polo de Apoio no qual se pretende assistir às aulas temporariamente) na data da aula indicada no cronograma do curso. O aluno precisa retornar com o formulário na Unidade de origem para comprovar a frequência.

Importante destacar que a realização das atividades pedagógicas presenciais obrigatórias (avaliação e questionário de defesa) são realizadas na Unidade de origem da matrícula.

6. MATRÍCULA EM MÓDULO REPROVADO

O aluno reprovado no módulo e/ou disciplina deve cursá-lo novamente dentro do prazo de integralização do curso, conforme Portaria Normativa n. 01/2016, publicada pela Faculdade Damásio | DeVry Brasil, disponível no AVA.

O aluno reprovado no TCC, seja por nota inferior a 7,0 (sete) ou por não apresentá-lo, deve se matricular no módulo especial, regulado em Portaria Normativa publicada pela Faculdade Damásio | DeVry Brasil para reapresentação do TCC.

(11)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

11 No caso de comportamento ilícito por parte do aluno não será permitida a reapresentação do TCC, sendo emitido apenas certificado de extensão pelos módulos cursados.

7. CANCELAMENTO DA MATRÍCULA

O cancelamento de matrícula poderá ser feito a qualquer tempo, presencialmente, junto ao Núcleo de Atendimento Acadêmico/Financeiro (NAAF) da Unidade Damásio no qual foi realizada a matrícula.

Recomenda-se, antes da efetivação do cancelamento, que o aluno solicite a Declaração de Conclusão de Módulos à Secretaria da Unidade, além de preencher o requerimento de cancelamento.

O pedido de cancelamento não desobriga o aluno do cumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, devendo ser observada a quitação das parcelas da semestralidade, com vencimento até a data da solicitação. Será cobrado o percentual de 10% (dez por cento) de multa contratual, a ser calculado, sob o valor restante a ser pago pelo contrato.

Não serão devolvidos os valores pagos anteriormente à formalização do cancelamento. Uma vez cancelada a matrícula, não será permitido o retorno ao curso sem nova matrícula.

8. INTEGRALIZAÇÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

A Faculdade Damásio | DeVry Brasil, em seus cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, não dispõe de previsão para o ato de trancamento da matrícula, ou seja, não há suspensão de curso em andamento, apenas para os casos de exercício domiciliar, conforme previsão legal.

Para atender à necessidade de eventual cancelamento de curso, independentemente de justificativa prévia e com previsão de retomada pelo aluno, para aproveitamento dos módulos já cursados, a Faculdade Damásio | DeVry Brasil definiu a Portaria normativa n. 01/2016 sobre a integralização de curso.

(12)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

12 A contagem do prazo de integralização de 30 (trinta) meses se dá a partir da data de início da turma (de origem), portanto, no caso de retomada do curso, a contagem do período total da integralização é realizada a partir da data da turma de origem.

O aluno deve seguir as normas acadêmicas, o Manual do Aluno e o Regulamento vigentes à época de seu retorno ao curso de Pós-Graduação.

9. DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

A Faculdade Damásio | DeVry Brasil poderá isentar o aluno de cursar determinado módulo e/ou disciplina, a critério da Coordenação Acadêmica. Para efeito de equivalência, o conteúdo de disciplinas cursadas em nível de Pós-Graduação Lato Sensu em outras instituições deve corresponder, no mínimo, a 75% (setenta e cinco por cento) dos temas do módulo, e ter carga horária semelhante à da disciplina que se quer dispensar (ver tutorial para requerimento).

O aproveitamento de módulo já realizado em curso de Pós-Graduação da Faculdade Damásio | DeVry Brasil será permitido desde que a retomada do curso ocorra dentro do período de integralização, a ser contado da turma de origem,

(13)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

13 conforme a norma acadêmica vigente à época da matrícula de retorno ao curso, descrita em portaria normativa.

A autorização da dispensa do cumprimento da disciplina não desobriga o aluno do pagamento da disciplina.

Determinada a equivalência, o módulo correspondente constará do Histórico Escolar do aluno com a indicação de dispensa. O conteúdo de disciplinas de currículos de graduação, extensão ou assemelhados não poderá ser usado para efeito de dispensa de cursos de Pós-Graduação.

A critério da Coordenação Acadêmica, poderá ser solicitada a realização de prova de proficiência para referendar a dispensa de disciplinas.

10. ESTRUTURA DO CURSO

Os cursos de Pós-Graduação apresentam uma carga horária mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, com estrutura e metodologia que atendem às diretrizes pedagógicas da instituição e estão adaptadas ao formato modular, com aulas temáticas que proporcionam organicidade, interdisciplinaridade e flexibilidade de tempo.

Os alunos poderão ingressar em qualquer módulo, visto que são independentes, ou seja, embora todos os módulos sejam indispensáveis à estrutura curricular do curso, não há módulos que possuam pré-requisitos para o seguimento de outro.

O tempo regular de duração dos cursos é de 18 (dezoito) meses, a partir do início da turma de origem. Considera-se aprovado o aluno que concluir com aproveitamento os 4 (quatro) módulos definidos na matriz curricular do curso, as disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico e Didática do Ensino Superior, e obtiver a aprovação do seu TCC e Questionário de Defesa (QD).

A programação de todas as atividades educacionais relativas a cada módulo (incluindo horários e datas de início e término das aulas, horários e datas das avaliações) constará do Cronograma do Curso, disponível no AVA. Em casos

(14)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

14 excepcionais, o cronograma estabelecido para as aulas poderá sofrer alterações, sem prejuízo da carga horária total do curso.

11. ESTRUTURA DO CORPO DOCENTE

11.1 COORDENADOR (CIENTÍFICO/PEDAGÓGICO)

Os cursos de Pós-Graduação são coordenados por docentes com mestrado e doutorado, além de reconhecida experiência acadêmica. Em busca da constante excelência no ensino, nossos Coordenadores Científicos e Pedagógicos trazem aos cursos de Pós-Graduação os mais renomados pensadores, profissionais do mercado de trabalho, juristas, advogados, ministros e doutrinadores de todas as regiões do País, com objetivo de proporcionar uma experiência de ensino sem fronteiras, integrando diferentes visões e posicionamentos no Direito.

(15)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

15 11.2 DOCENTES CONVIDADOS

Pela característica modular dos cursos de Pós-Graduação, que permite organicidade e diversificação, o corpo docente é constituído por professores convidados de todas as regiões do País, que ministram suas aulas em encontros específicos, determinados no Cronograma do Curso para melhor aproveitamento do tema.

11.3 TUTOR

Com titulação acadêmica igual ou superior à especialização, o tutor desempenha um importante papel no processo de aprendizagem, promovendo a interação e a colaboração, sendo responsável pelo acompanhamento das atividades pedagógicas: esclarecimento de dúvidas relacionadas às disciplinas, correção das atividades pós-aula entregues no AVA, correção das avaliações presenciais, de acordo com sua titulação. Todas as atividades são supervisionadas pelo Coordenador Científico/Pedagógico da área de concentração da Pós-Graduação.

11.4 ORIENTADOR

Com titulação acadêmica igual ou superior à especialização, responsável pelo acompanhamento e orientação do aluno no período de desenvolvimento do TCC, definido no calendário de finalização de cada turma.

12. ATIVIDADES PEDAGÓGICAS OBRIGATÓRIAS

O curso de Pós-Graduação é composto por 4 (quatro) módulos, disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, disciplina de Didática do Ensino Superior e período de orientação e elaboração do TCC, sendo que para cada módulo o aluno deverá realizar as atividades pedagógicas previstas na matriz curricular, conforme as diretrizes da Faculdade Damásio | DeVry Brasil.

(16)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

16 12.1 LEITURA DO MATERIAL PRÉ-AULA

O material didático está disponível no AVA com 7 (sete) dias de antecedência à aula. A leitura do material é indicada para promover suporte ao aluno na assimilação do conteúdo, compondo, assim, a carga horária do encontro.

Aulas com docentes convidados nos módulos/disciplinas: a programação de aulas é definida no cronograma do módulo, com indicação de professor e tema. A frequência é obrigatória por, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

12.2 MATERIAL PÓS-AULA

Os docentes convidados poderão utilizar material de apoio complementar durante a aula. Importante esclarecer que, em respeito aos direitos autorais, é facultada a liberação e disponibilização deste material no AVA.

12.3 ATIVIDADE PÓS-AULA

Trata-se de atividade obrigatória, prevista na carga horária do curso, que complementa o estudo por meio da pesquisa, integrando, assim, o conteúdo teórico e o caráter prático da pesquisa doutrinária e jurisprudencial da disciplina.

12.4 AVALIAÇÃO

Ao término de cada módulo é aplicada uma avaliação regular, de caráter obrigatório, para verificação do aproveitamento de conteúdo. Caso o aluno não obtenha a nota mínima (7,0 – sete) necessária para aprovação, é permitido realizar a avaliação especial para substituição da nota. As datas das avaliações são divulgadas no cronograma do módulo, possibilitando ao aluno a organização pessoal com antecedência para comparecimento à avaliação. Caso não seja possível comparecer à avaliação regular, é permitido realizar a avaliação substitutiva (ver item “Normas e procedimentos das atividades pedagógicas obrigatórias”). Caso o aluno não compareça à avaliação regular ou substitutiva, não será permitido realizar a avaliação especial.

(17)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

17 12.5 PLANO DE AULA

Atividade de caráter obrigatório para aprovação na disciplina de Didática do Ensino Superior, a qual permite a licenciatura para magistério no Ensino Superior.

12.6 PROJETO DE TCC

Atividade de caráter obrigatório para aprovação na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico.

12.7 TCC

Trabalho obrigatório para todo curso de Pós-Graduação, conforme Manual de TCC. Na área do Direito, o TCC é monográfico, já em outras áreas do conhecimento o TCC pode ser do tipo artigo científico e/ou projeto.

12.8 QUESTIONÁRIO DE DEFESA (QD)

É requisito obrigatório na modalidade de ensino a distância para aprovação final do curso e substitui a defesa presencial perante a banca examinadora (ver item

“Requisitos de aprovação”). Na modalidade a distância, o QD é aplicado na Unidade Damásio, após agendamento prévio com a Secretaria da Unidade, sob supervisão de um responsável local. Para os cursos da modalidade presencial, é facultada a não aplicação do QD, conforme projeto pedagógico.

13. NORMAS E PROCEDIMENTOS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS OBRIGATÓRIAS

13.1 DISCIPLINAS MODULARES

As aulas são inéditas e transmitidas de acordo com a modalidade de ensino contratada.

(18)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

18 13.1.1 Presencial

Aulas ministradas presencialmente em São Paulo, no Campus Sede – Liberdade e na Unidade Paulista. As atividades pós-aula, a tutoria e a orientação serão realizadas no AVA.

Os cursos contratados nessa modalidade não dispõem do serviço de reposição de aulas, em razão da própria natureza desses cursos.

13.1.2 Telepresencial

Aulas transmitidas, em tempo real, por meio de sinal satelitário, para todas as Unidades Damásio. Além disso, as Unidades Damásio contam com as tecnologias de transmissão via Damásio+ e Damásio Connect, sistema de tecnologia que permite assistir às aulas com delay de até 2 (dois) dias úteis.

Os cursos contratados nesta modalidade dispõem do serviço de reposição de aulas.

13.2 REPOSIÇÃO DE AULAS

Deve ser requerida no AVA (ver tutorial) no prazo máximo de até 30 (trinta) dias, a contar da realização da aula, sendo responsabilidade do aluno selecionar a aula que deseja repor (data, disciplina, professor etc.), apresentando a justificativa. O prazo de resposta do requerimento, deferido ou indeferido, é de 3 (três) dias e ficará a cargo da Unidade Damásio. Deferida a reposição, o aluno tem o prazo máximo de 30 (trinta) dias para assistir à aula presencialmente, sem possibilidade de prorrogação, na Unidade Damásio em que está matriculado.

A reposição de aulas é limitada a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária do curso, sem possibilidade de ultrapassar o limite preestabelecido.

(19)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

19 13.2.1 On-line

Aulas assíncronas e disponibilizadas 100% (cem por cento) on-line, no AVA, até 18h00 (horário de Brasília), conforme cronograma. O aluno deve assistir às aulas do módulo em andamento até o dia que antecede a data da avaliação presencial.

As turmas on-line, em razão da própria natureza desses cursos, não contam com sistema de reposição de aulas, já que as aulas ficam disponíveis durante todo o curso.

13.3 DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Compõe a estrutura regular dos cursos de Pós-Graduação a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, que fornecerá os subsídios necessários, além de conceitos fundamentais de planejamento, organização, análise e identificação de materiais adequados para definição de tema e desenvolvimento de seu trabalho de conclusão de curso. A visualização é obrigatória para cumprimento da carga horária do curso. Essa disciplina é avaliada por meio da entrega de um “Projeto de TCC”, trabalho que consiste em fazer uma apresentação do tema que será pesquisado e desenvolvido no TCC.

13.4 DISCIPLINA DE DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

Compõe a estrutura regular dos cursos de Pós-Graduação a disciplina de Didática do Ensino Superior que capacita o aluno para licenciatura no magistério do ensino superior. A visualização é obrigatória para cumprimento da carga horária do curso e a disciplina é avaliada por meio da entrega de um “Plano de Aula” que, em caráter prático, consiste na elaboração do instrumento de trabalho do professor, especificando o que será ministrado em sala de aula para o aprendizado dos alunos.

A disponibilização de aulas das disciplinas de Metodologia do Trabalho Científico e Didática do Ensino Superior estão programadas para visualização on-line, simultaneamente, com o último módulo de aulas do curso, por meio do link “aulas complementares”.

(20)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

20 Em situações especiais, a Coordenação Pedagógica poderá disponibilizar

“aulas on-line” para complementação ou cumprimento da carga horária dos módulos do curso, inclusive, se necessário, para substituição às aulas nas modalidades telepresenciais ou presenciais.

Importante destacar que é expressamente vedada a gravação ou cópia das aulas disponibilizadas, em qualquer das modalidades de ensino.

13.5 INTERATIVIDADE

13.5.1 Dúvidas da matéria

13.5.1.1 Presencial

Durante a realização da aula ao vivo, é possível o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao tema ministrado e, em razão da modalidade do ensino, o aluno pode interagir com o docente em sala de aula. Encerrada a aula, as dúvidas não respondidas pelo docente convidado, ou que surgirem, deverão ser encaminhadas pelo link “pergunte ao professor”, atendido pelos tutores.

13.5.1.2 Telepresencial

Durante a realização da aula ao vivo, é possível a interação síncrona entre aluno e docente por meio do link “fale conosco”, com o assunto “dúvidas durante a aula”, disponível no AVA. Encerrada a aula, as dúvidas não respondidas pelo docente convidado, ou que surgirem, deverão ser encaminhadas pelo link “pergunte ao professor”, atendido pelos tutores.

13.5.1.3 On-line

É possível o esclarecimento de dúvidas pertinentes ao tema ministrado, seja durante a visualização das aulas ou para dúvidas posteriores, por meio do link

“pergunte ao professor”, no AVA, respondido pelos tutores.

(21)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

21 A equipe de tutores tem prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para esclarecimento das dúvidas enviadas através do link “pergunte ao professor”.

13.5.2 Fórum de Debate

Nos fóruns são abordados os principais temas da disciplina com o objetivo de promover o debate acerca dos assuntos tratados em sala de aula ou outros propostos pelos professores e coordenação pedagógica. Nesse espaço o moderador e os alunos poderão interagir e participar ativamente da construção colaborativa do conhecimento.

13.5.3 Atividade pós-aula

O prazo de realização da atividade pós-aula é de até 15 (quinze) dias corridos, a contar da data da aula, conforme cronograma da disciplina. A contagem do prazo de envio da atividade pelo aluno independe da ocorrência de feriados ou recesso acadêmico.

A resposta da atividade pós-aula deve ser redigida, exclusivamente, no link atividade pós-aula, no AVA, em formato de texto (vide tutorial), não sendo admitida a postagem de arquivo anexo em formato.pdf.

O tutor da disciplina tem prazo de 7 (sete) dias corridos, a contar do término do prazo de 15 (quinze) dias para envio da resposta, para efetuar a correção da atividade. Somente o aluno que entregar a atividade pós-aula tem acesso ao gabarito, que é disponibilizado no prazo de 1 (um) dia após a correção.

As atividades pós-aulas são avaliadas por conceito, quais sejam

Objetivo atingido: a resposta da atividade está correta, de acordo com o gabarito.

Objetivo parcialmente atingido: a atividade exigia duas respostas e/ou um posicionamento do aluno e houve apenas uma resposta parcial ou incompleta.

Objetivo não atingido: a resposta do aluno não corresponde ao enunciado ou não está de acordo com o gabarito. Na hipótese de plágio, também, é considerado objetivo não atingido.

(22)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

22 Para ser considerado aprovado neste requisito, o aluno deve realizar a entrega de, no mínimo, 75% (setenta e cinco) das atividades pós-aula, portanto, 3 (três) atividades ou mais não enviadas geram a reprovação na respectiva disciplina.

A apuração da aprovação se dá por meio do número de atividades efetivamente enviadas e não por meio da atribuição de nota em escala numérica.

13.5.4 Reabertura de atividades

Na hipótese de perda do prazo para o envio das atividades pós-aula o aluno deve requerer a reabertura do prazo através do link “Fale Conosco”, justificando o motivo com o encaminhamento dos documentos comprobatórios digitalizados em até 7 (sete) dias úteis contados a partir da data limite para entrega da referida atividade.

São admitidos como justificativa para reabertura de prazo:

 Nos casos de militar convocado para exercício de manobra ou ato cívico, amparados pela Lei n. 4.375/64. A lei não ampara o militar de carreira, mesmo que seja convocado a serviço da corporação; portanto, suas faltas, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito;

 Nos casos de convocação para trabalho em período eleitoral, na forma do art. 98 da Lei n. 9.504/97;

 Nos casos de convocação para atuar como membro do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri ou outros atos judiciais, de comparecimento obrigatório, por analogia ao disposto no art. 441 do CPP;

 Nos casos de estudante membro da Conaes, a Lei n. 10.861/2004 determina que as Instituições de Educação Superior deverão abonar as faltas do estudante designado membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior que tenha participado de reuniões em horários coincidentes com os das atividades acadêmicas;

 Nos casos das situações previstas no Decreto-Lei n. 1.044/69 e na Lei n. 6.202/75, com a indicação correta da Classificação Internacional de Doenças (CID), início e término do afastamento e assinatura com carimbo do médico, devidamente datado;

(23)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

23

 Eventos de catástrofe, panes gerais e atos excepcionais assemelhados, cuja situação tenha sido formalmente reconhecida pelo Governo Federal.

Não faz jus a reabertura de prazos das atividades pós-aula o aluno que não realizar a atividade por motivo de ausência ou dificuldade de acesso à Internet, feriados locais, viagem (seja de lazer ou de trabalho) ou por motivos religiosos.

14. AVALIAÇÃO

Ao término de cada módulo é aplicada uma avaliação presencial na Unidade Damásio onde foi realizada a matrícula, independentemente da modalidade de ensino contratada, de caráter obrigatório, cuja nota deve ser igual ou superior a 7 (sete), como requisito de aprovação na disciplina, juntamente com os demais requisitos (ver item requisitos de aprovação.)

As datas das avaliações são divulgadas no cronograma da disciplina (ver tutorial para localização em material de apoio), com antecedência necessária, permitindo a organização pessoal para comparecimento na avaliação. Além da divulgação da data da avaliação no cronograma, é postado “aviso” e sinalizado no calendário acadêmico do AVA.

O aluno deve verificar o horário de aplicação local, uma vez que a tolerância para entrada na sala, após o início da avaliação, é de 15 (quinze) minutos.

Para realização da avaliação o aluno pode consultar somente materiais impressos, como anotações de aula, livros, legislação, material didático etc. Não é permitido o uso de computadores, notebooks, iPads, tablets, telefones celulares ou qualquer outro equipamento de armazenamento de dados digitais e acesso à rede internet.

A assinatura na lista de presença e na avaliação é obrigatória.

A avaliação deve ser manuscrita, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não sendo permitida a interferência e/ou a participação de outras pessoas, salvo em caso de aluno portador de deficiência que solicitou atendimento especial para esse fim. Nesse caso, o aluno será acompanhado por um funcionário

(24)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

24 da Unidade Damásio, para o qual deverá ditar o texto, especificando oralmente a grafia das palavras e os sinais gráficos de pontuação.

Não é permitida a realização de nenhuma avaliação em Unidade Damásio distinta da que consta a matrícula.

14.1 AVALIAÇÃO REGULAR

A avaliação regular será realizada na Unidade Damásio em que o aluno está matriculado, independentemente da modalidade de ensino.

14.2 AVALIAÇÃO SUBSTITUTIVA

O aluno que não comparecer à avaliação regular por motivo justificável pode requerer a aplicação da avaliação substitutiva, na Unidade Damásio em que está matriculado, e realizar o pagamento da taxa administrativa, de acordo com a portaria da Pós-Graduação.

A avaliação será aplicada na data indicada no cronograma do módulo, em horário a ser confirmado na Secretaria local da Unidade Damásio.

14.3 AVALIAÇÃO ESPECIAL

O aluno que não tenha alcançado nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação regular ou na avaliação substitutiva deve requerer, na Secretaria da Unidade Damásio onde estiver matriculado no prazo de até 7 (sete) dias corridos da divulgação da nota, a avaliação especial, por meio de requerimento, e realizar o pagamento da respectiva taxa administrativa, de acordo com a portaria da Pós-Graduação.

A nota obtida na avaliação especial substituirá a nota da avaliação realizada anteriormente, seja regular ou substitutiva, considerando a maior nota obtida.

Não é permitida a aplicação de avaliação especial se o aluno não tiver realizado qualquer das avaliações anteriores, seja regular ou substitutiva. Nessa

(25)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

25 hipótese, o aluno está reprovado automaticamente no respectivo módulo/disciplina, uma vez que não há outra forma de cumprir o requisito de aprovação.

14.4 DA CORREÇÃO DA AVALIAÇÃO

Após a aplicação da avaliação é disponibilizado, no AVA, o gabarito da questão. A avaliação é corrigida pelos tutores da disciplina que indicam os pontos não abordados em consonância com o gabarito elaborado pelo coordenador do curso. A nota pode ser atribuída na escala de 0 a 10 (zero a dez). O prazo para divulgação da nota é de 30 a 45 (trinta a quarenta e cinco) dias, a partir da data de realização da avaliação.

14.5 DA REVISÃO DA AVALIAÇÃO

Na hipótese de o aluno obter nota entre 0 e 6,5 (de zero a seis e meio) atribuída à sua avaliação, poderá requerer a revisão da avaliação, no prazo de até 5 (cinco) dias corridos da divulgação da nota. A referida revisão deverá ser solicitada pelo aluno por meio do link “Fale Conosco”.

O atendimento à revisão da avaliação pode se dar em data posterior à data de aplicação da Avaliação Especial. Assim, o aluno deverá solicitar a realização da Avaliação Especial, mesmo tendo requerido a revisão da avaliação anterior.

O aluno que, após a revisão, não conseguir majorar sua nota na Avaliação Especial é considerado reprovado na disciplina correspondente e deverá refazê-la.

É importante registrar que a revisão do respectivo módulo só poderá ser realizada uma só vez. Não será permitida nova revisão da mesma prova.

15. REQUISITOS DE APROVAÇÃO

Para ser aprovado no curso de Pós-Graduação o aluno deve obter a aprovação em cada um dos módulos que compõem a matriz curricular, em todos os requisitos, cumulativamente:

(26)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

26

 Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) nas aulas de cada módulo, independentemente da modalidade (*);

 Realização mínima de 75% das atividades pós-aula de cada módulo;

 Obtenção de, no mínimo, nota igual ou superior a 7,0 (sete) na avaliação por módulo;

 Obtenção de, no mínimo, nota igual ou superior a 7,0 (sete) na disciplina de Metodologia do Trabalho Científico;

 Obtenção de, no mínimo, nota igual ou superior a 7,0 (sete) na disciplina de Didática do Ensino Superior;

 Obtenção de, no mínimo, nota igual ou superior a 7,0 (sete) no TCC;

 Obtenção de, no mínimo, nota igual ou superior a 7,0 (sete) no QD (**).

(*) Na modalidade a distância, on-line, o cômputo é auferido por meio da visualização dos vídeos.

(**) O Questionário de Defesa só é aplicado ao aluno que for aprovado em todos os requisitos de aprovação nos módulos e disciplinas, e com TCC com nota igual ou superior a 7,0 (sete).

Para o aluno que faz estágio é necessária a entrega de relatório e carga horária das atividades, a ser encaminhado pelo Correio. O relatório será recebido e verificado por Professor Orientador designado pela Faculdade Damásio | DeVry Brasil.

(27)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

27

(28)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

28 16. ABONO DE FALTAS

O abono de faltas aplicar-se-á para aferição da frequência acadêmica, uma vez que é considerada obrigatória a frequência em aula, independentemente da modalidade de ensino, e para aferição da participação das atividades presenciais obrigatórias, quais sejam avaliações ao término do módulo e defesa presencial do TCC.

A presença do aluno em sala de aula é obrigatória, segundo a legislação em vigor – art. 24, VI, da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 –, sendo facultada a ausência em até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária de cada módulo/disciplina, sem qualquer necessidade de justificativa, regra que também se aplica às atividades pedagógicas pós-aula.

A presença do aluno, nos cursos nas modalidades presencial e telepresencial, é auferida por meio de sua assinatura na Lista de Presença da respectiva aula, ressaltando que a coleta da assinatura é realizada no início da 1ª aula e no retorno do intervalo. A ausência de assinatura na Lista de Presença caracterizará a falta do aluno no respectivo dia e bloco de aula.

Aos alunos matriculados na modalidade on-line, a presença é auferida pela visualização dos vídeos no AVA.

Se não for verificada a presença em pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária de cada módulo/disciplina, o aluno estará reprovado, salvo se houver requerimento deferido de abono de falta pela Secretaria Acadêmica da instituição.

O documento que comprove a causa autorizada do abono da falta deve ser apresentado na Unidade Damásio, no prazo máximo de até 7 (sete) dias úteis da ocorrência da falta. O documento original deve ser anexado à Lista de Presença. Não serão considerados os pedidos após o citado período.

O abono de faltas será concedido somente:

 Nos casos de militar convocado para exercício de manobra ou ato cívico, amparados pela Lei n. 4.375/64. A lei não ampara o militar de carreira, mesmo que seja convocado a serviço da corporação; suas faltas, portanto, mesmo que independentes de sua vontade, não terão direito a abono;

(29)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

29

 Nos casos de convocação para trabalho em período eleitoral, na forma do art. 98 da Lei n. 9.504/97;

 Nos casos de convocação para atuar como membro do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri ou outros atos judiciais, de comparecimento obrigatório, por analogia ao disposto no art. 441 do CPP;

 Nos casos de estudante membro da Conaes, a Lei n. 10.861/2004 determina que as Instituições de Educação Superior deverão abonar as faltas do estudante designado membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior que tenha participado de reuniões em horários coincidentes com os das atividades acadêmicas;

 Nos casos das situações previstas no Decreto-Lei n. 1.044/69 e na Lei n. 6.202/75, com a indicação correta do Código Internacional de Doença (CID) e a assinatura com carimbo do médico, devidamente datado.

Não fazem jus ao abono de falta os alunos que se ausentarem por motivo de viagem (seja de lazer ou de trabalho) nem por motivos religiosos.

17. EXERCÍCIOS DOMICILIARES

Aos alunos que não se enquadram nas hipóteses de abono de faltas, mas que atendem os requisitos do exercício domiciliar, a instituição dispõe de tratativa especial para atendê-los adequadamente, como forma de minimizar a perda de conteúdo que o excesso de faltas em uma determinada disciplina pode ocasionar.

A aplicação de exercícios domiciliares aplicar-se-á para as situações de licença médica superior a 15 (quinze) dias corridos, amparada pelo Decreto-Lei n. 1.044/69 e na Lei n. 6.202/75; licença-maternidade amparada pela Lei n. 6.202/75 e Lei n. 12.010/2009.

O documento que comprove a causa autorizadora do exercício domiciliar deverá ser apresentado na Unidade Damásio, no prazo máximo de 7 (sete) dias úteis, com a indicação da data de início e término da licença. Não serão considerados os pedidos após o período mencionado.

(30)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

30 17.1 PARA O ALUNO QUE ESTÁ EM ANDAMENTO NOS MÓDULOS

Para o aluno que está em andamento nos módulos e disciplinas, o exercício domiciliar consiste na realização de atividades pedagógicas em substituição aos encontros (aulas) aos quais o aluno foi impossibilitado de frequentar e assistir, em razão do afastamento. Com o objetivo de evitar prejuízo acadêmico, o aluno deve elaborar fichamentos referentes às aulas das quais se ausentou. O fichamento é um texto dissertativo no qual o aluno expressa o seu entendimento, tendo como base os materiais disponibilizados na Área do Aluno, os materiais impressos, livros, legislação etc., referentes ao módulo/disciplina avaliado.

O aluno tem o prazo de 15 (quinze) dias corridos para realizar o fichamento, a contar da data do recebimento do documento acadêmico “fichamento – exercício domiciliar”. O cumprimento do exercício domiciliar não dispensa o aluno de realizar as atividades pós-aula e as avaliações presenciais obrigatórias.

Caso o aluno não faça o exercício domiciliar ou o fichamento apresentado esteja insatisfatório, as faltas serão mantidas, por serem consideradas injustificadas, acarretando a reprovação na disciplina.

17.2 PARA O ALUNO QUE ESTÁ EM PERÍODO DE ORIENTAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TCC

Para o aluno que está em período de orientação e elaboração de TCC as atividades são suspensas durante o período de afastamento. O documento que comprove a causa autorizadora do afastamento deve ser apresentado na Unidade Damásio, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, após a data que der causa ao afastamento.

Ao término do afastamento, o aluno deve retomar suas atividades relacionadas ao TCC e abrir um chamado, requerendo o acesso à orientação, para cumprimento das atividades acadêmicas.

A equipe pedagógica, com base no período de afastamento de até 30 (trinta) dias, ajustará os prazos de TCC e o aluno seguirá na mesma turma de orientação, mantendo o calendário de finalização inicial, com compensação de prazo pelo período de afastamento.

(31)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

31 No caso de afastamento igual ou superior a 31 (trinta e um) dias, o aluno será designado a um calendário de finalização remanejado com turma a iniciar.

Caso o aluno não apresente sua justificativa de afastamento, com indicação da data de início e término, dentro do prazo anteriormente estipulado, a instituição está isenta do remanejamento ao calendário de finalização, portanto, nesta situação, o aluno deve contratar o módulo de orientação, conforme a Portaria Normativa n.

02/2016, respeitado o período de integralização da turma de origem.

17.3 LICENÇA MÉDICA

17.3.1 Licença médica superior a 15 (quinze) dias corridos

O atestado deve estar legível e ser apresentado em original ou cópia simples e deverá conter:

 O Nome completo do paciente;

 O Código Internacional de Doenças (CID);

 A assinatura do médico ou dentista sob carimbo;

 O número do registro no Conselho Regional de Medicina ou de Odontologia (CRM ou CRO).

17.3.2 Licença-maternidade

A aluna gestante tem direito a ser assistida pelo regime de atividades domiciliares a partir do 8º mês de gestação, salvo se o requerer a partir do nascimento do filho, de acordo com a Lei n. 6.202/75.

Nos casos de gestante, a licença se refere apenas ao período de 90 (noventa) dias, que se inicia com a data consignada no atestado médico, ou, em segundo caso, a requerimento da gestante, quando do nascimento do filho. Se houver apresentação de atestado médico, com afastamento por período maior que 90 (noventa) dias, será atribuído o afastamento indicado no documento.

(32)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

32 Durante a licença, a aluna está dispensada de cumprir os prazos das atividades realizadas no AVA e das avaliações presenciais. Em seu retorno, entretanto, a aluna deve realizar as atividades pedagógicas pós-aula que ocorreram no período de afastamento e será marcada uma data para a realização da avaliação presencial, sendo concedido o prazo de 30 (trinta) dias corridos após o término da licença para a realização das atividades do exercício domiciliar.

No caso de licença decorrente de adoção, os mesmos direitos e deveres são reconhecidos à mãe, tal qual à gestante, no que tange às atividades pedagógicas pós- -aula, avaliações presenciais e exercícios domiciliares.

18. ESTÁGIO

A realização de estágio não é obrigatória para cumprimento da carga horária do projeto pedagógico dos cursos de especialização da Faculdade Damásio | DeVry Brasil.

Caso o aluno tenha interesse em realizar estágio, remunerado ou não, durante o período do curso de especialização, por meio dos convênios firmados com órgãos públicos, é obrigatória a apresentação do relatório de estágio efetuado junto ao órgão público.

19. DOCUMENTOS ACADÊMICOS

Os documentos acadêmicos expedidos pela Secretaria Acadêmica, estabelecida no Campus Sede da Instituição, serão expedidos (mediante a solicitação via chamado, registrada no AVA, por meio do link “Fale Conosco”) para os seguintes assuntos:

 Declaração de Conclusão de Módulos;

 Histórico Escolar;

 Certificado.

A declaração de matrícula poderá ser obtida diretamente no AVA, no link Certificados e declarações (ver tutorial de navegação).

(33)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

33 Os valores dos serviços cobrados para expedição de documentos institucionais serão relacionados por meio de Portaria Normativa da Pós-Graduação.

20. CERTIFICAÇÃO

Ao concluir o curso de Pós-Graduação Lato Sensu é emitido o certificado de especialização, conforme diretrizes educacionais vigentes.

O prazo para emissão do certificado é de 90 (noventa) dias contados a partir da divulgação do boletim final e validação da documentação que compõe o prontuário do aluno.

Para emissão do certificado de conclusão do curso é necessário que os documentos obrigatórios solicitados na matrícula constem, regularmente registrados, no prontuário do aluno, mantido na Sede da Faculdade Damásio | DeVry Brasil. É responsabilidade do aluno a entrega de todos os documentos solicitados na matrícula.

A hipótese de antecipação da certificação é permitida ao aluno que comprovar a necessidade para apresentação do título, perante a banca de concursos públicos, juntamente com o edital/convocação da aprovação no certame, desde que tenha, cumulativamente, sido aprovado em todos os requisitos de aprovação dos módulos, disciplinas, além de ter concluído o período de 60 (sessenta) dias obrigatórios da orientação do TCC.

Ao aluno que não concluir o curso de Pós-Graduação, em razão de reprovação ou qualquer outro motivo, é permitida a expedição de certificado de extensão para os módulos aprovados.

Em caso de comportamento ilícito do aluno na entrega e apresentação do TCC, não é permitida a possibilidade de reapresentação do TCC, sendo emitido certificado de extensão pelos módulos cursados.

Se necessária a expedição de 2ª (segunda) via de certificado de especialização, há obrigatoriedade de apresentação de boletim de ocorrência, expedido pelo órgão oficial, nos casos de roubo, furto ou perda do documento.

Importante destacar que não é permitida a emissão de certificado de extensão de módulos e, posteriormente, a emissão de certificado de especialização.

(34)

MANUAL DO ALUNO – PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU – ATUALIZADO EM OUTUBRO/2016

34 21. SUPORTE DE ATENDIMENTO AO ALUNO E CANAIS DE COMUNICAÇÃO

A Faculdade Damásio | DeVry Brasil dispõe de Núcleo de Atendimento ao Aluno, que é o departamento responsável pelo atendimento ao corpo discente, em nível nacional, por meio do canal “Fale Conosco”, disponível no AVA.

O aluno deve requerer seus atendimentos e esclarecer suas dúvidas por meio do canal “Fale Conosco”, para que seja garantida a segurança de informações e procedimentos. Para abrir o chamado, o aluno deve selecionar o assunto pertinente direcionado ao corpo técnico-administrativo e, se possível, o sub assunto.

22. TUTORIAL PARA UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Os cursos de Pós-Graduação da Faculdade Damásio | DeVry Brasil são ministrados por meio do AVA, adaptado ao modelo de ensino, presencial ou a distância, escolhido pelo aluno no momento da matrícula.

O aluno deve consultar o tutorial completo para navegação no AVA.

23. DISPOSIÇÕES GERAIS

As diretrizes para elaboração e orientação do TCC encontram-se disponíveis no Manual de TCC.

Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Pedagógica dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

Referências

Documentos relacionados

CÓPIA NÃO CONTROLADA - Este documento não pode ser copiado, reproduzido ou disseminado sem o prévio consentimento por escrito da Unimed Vertente do Caparaó. Profissionais

Sob o ponto de vista prevencionista, causa de acidente é qualquer fato que, se removido a tempo, teria evitado o acidente. Os acidentes são evitáveis, não surgem por acaso

(h) Em ligas Ti-15Nb-xSi resfriadas em forno, a redução do módulo de elasticidade para as composições de 0,35 e 0,55 % de Si foi atribuída ao aumento da fração de volume da fase

Na hipótese de reprovação de disciplina constante da matriz curricular de cursos presenciais, o aluno pode regularizar a sua situação, desde que esteja com a matrícula financeira

§2.º O certificado de curso de pós-graduação lato sensu ou diploma de curso de pós- graduação stricto sensu substitui o comprovante de conclusão de curso de

O pós-graduando dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Baiana de Direito poderá requerer, pelo portal do aluno, através de requerimento online, o trancamento de

Avaliar normativas institucionais para o ensino da pós-graduação presencial CRIAR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA MODALIDADE PRESENCIAL CRIAR CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMB concluídas Trabalhos de Conclusão de Curso de Pós-Graduação lato sensu da FMB em andamento Teses