• Nenhum resultado encontrado

estímulos antecedentes) TRABALHOS CORRESPONDENTES A REALIZAR PELOS PSICÓLOGOS (Classes gerais de respostas) RESULTADOS IMPORTANTES E ÂMBITOS DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO (Classes de estímulos

conseqüentes)

- Acesso direto às variáveis sobre as quais intervir

- Tecnologia para intervenção disponível

- Necessário ou mais adequado ser o psicólogo o agente de intervenção sobre os eventos

INTERVIR DIRETAMENTE sobre as variáveis relacionadas aos eventos de interesse para a intervenção

profissional

- Variáveis relacionadas aos eventos de interesse sob controle do psicólogo e dos

sujeitos envolvidos com o processo de intervenção sobre os eventos - Objetivos da intervenção atingidos, problemas de interesse solucionados pela

intervenção do psicólogo - Satisfação dos envolvidos, pouca probabilidade de problemas em relação

aos eventos de interesse (redução de sofrimento, capacidade de lidar melhor

com os eventos etc.) - Existência de agentes outros, além

do psicólogo, que devem intervir, ou que podem intervir melhor do que o

psicólogo, sobre os eventos de interesse

- Variáveis de interesse para intervir na situação estão sob controle de

outros agentes

- É relevante que outros agentes, que não o psicólogo, atuem sobre os

eventos de interesse - Psicólogo não tem acesso às variáveis de interesse, enquanto

outros agentes o tem

CAPACITAR (ENSINAR) PESSOAS A INTERVIR

sobre as variáveis relacionadas aos eventos de interesse para a intervenção profissional, com a tecnologia

disponível

- Pessoas capacitadas a realizar as intervenções necessárias sobre as variáveis relacionadas aos eventos de

interesse

- Objetivos da intervenção atingidos, problemas de interesse solucionados pela

intervenção dessas pessoas sobre as variáveis envolvidas - Satisfação dos envolvidos, pequena

probabilidade de ocorrência de problemas em relação aos eventos de

interesse (redução de sofrimento, capacidade de lidar melhor com os

eventos etc.)

- Falta de conhecimento sobre os eventos de interesse ou sobre procedimentos para intervenção sobre

eles

PRODUZIR CONHECIMENTO sobre as

variáveis relacionadas aos eventos de interesse ou sobre os procedimentos necessários para intervir sobre eles de

forma a viabilizar intervenções diretas ou por meio de ensino de pessoas em

relação a essas variáveis

- Disponibilidade de conhecimento sobre os eventos de interesse ou sobre os procedimentos para intervenção sobre

eles

- Maior probabilidade de poder atuar sobre esses tipos de eventos por parte de

outros profissionais e de outros agentes envolvidos com eles

Na Tabela 3.3 podem ser vistas três modalidades básicas de atuação profissional do psicólogo, divididas em duas classes gerais de intervenção profissional: direta e indireta. A intervenção direta, caracterizada na primeira linha da Tabela 3.3, refere-se ao trabalho de intervenção que o psicólogo realiza, sem intermediação de qualquer tipo, sobre fenômenos ou processos psicológicos. Esse tipo de atuação é possível quando as classes de estímulos antecedentes com as quais o profissional se depara permitem um acesso direto às variáveis

sobre as quais intervir, existe tecnologia disponível para realizar a intervenção e é necessário ou mais adequado que o psicólogo seja o agente de intervenção. Os resultados obtidos por meio da intervenção podem ser visualizados na terceira coluna da primeira linha da Tabela 3.3.

A intervenção indireta, caracterizada nas duas últimas linhas da Tabela 3.3 é constituída pelas intervenções por meio de outras pessoas e pelas que são realizadas para produzir o conhecimento que viabilizará a realização de intervenções. No primeiro caso de intervenção indireta, conforme pode ser observado na segunda linha da Tabela 3.3, o trabalho do psicólogo é o de capacitar pessoas a intervir sobre as variáveis relacionadas aos eventos de interesse. As classes de estímulos antecedentes e conseqüentes relacionadas a este tipo de atuação profissional podem ser visualizadas na primeira e na terceira colunas da segunda linha da Tabela 3.3.

Na terceira linha da Tabela 3.3 estão representados os aspectos componentes do segundo caso de intervenção indireta, caracterizado pela produção de conhecimento sobre as variáveis relacionadas aos eventos de interesse ou sobre os procedimentos necessários para intervir sobre eles. Quando o profissional se depara com falta de conhecimento sobre os eventos de interesse ou sobre procedimentos para intervenção sobre eles, sua atuação deve produzir disponibilidade de conhecimento sobre os eventos de interesse ou sobre os procedimentos para intervenção sobre eles ou ainda tornar maior a probabilidade de atuação sobre os eventos por parte de outros profissionais e de outros agentes envolvidos com eles.

O trabalho de um terapeuta comportamental está inserido no contexto de uma intervenção direta, ou seja, é o profissional quem vai intervir sobre as variáveis relacionadas aos eventos de interesse para a intervenção profissional. Mesmo localizando o trabalho do terapeuta comportamental como um processo de intervenção direta, é possível também que o trabalho do terapeuta comportamental possa estar inserido no contexto de uma intervenção indireta. Quando, por exemplo, um terapeuta comportamental ensina os pais de uma criança a reagir de modo adequado frente às birras de seu filho, está atuando no contexto de uma intervenção indireta, ou seja, está capacitando pessoas a intervir sobre as variáveis que estão relacionadas aos eventos de interesse. Do mesmo modo, quando um terapeuta comportamental realiza descobertas sobre processos comportamentais e as comunica para a sociedade, seja em congressos ou em revistas científicas, também está realizando uma intervenção indireta.

Ao descobrir os componentes gerais da cadeia de comportamentos profissionais de um psicólogo, Botomé e Kubo (2003) criaram condições para caracterizar três modalidades básicas de atuação profissional do psicólogo. Além disso, ao caracterizar três modalidades básicas de atuação profissional do psicólogo, os autores criaram possibilidade para uma melhor localização do trabalho do terapeuta comportamental. Entretanto, o exame apresentado ainda não é suficiente para iniciar o processo de descoberta dos comportamentos que caracterizam a atuação profissional do terapeuta comportamental. Outros tipos de conhecimento já foram produzidos que possibilitam, por exemplo, a inclusão de diferentes dimensões da intervenção profissional do psicólogo. O exame dessas diferentes dimensões da intervenção profissional do psicólogo pode ser realizado em relação à atuação profissional no sub campo da terapia comportamental, constituindo também outro avanço na maneira de conceber o ensino e a atuação nesse sub campo.

3.3 As dimensões e os comportamentos que podem compor a construção das classes gerais de comportamentos profissionais do psicólogo

Os três tipos de intervenção descritos na Tabela 3.3 possibilitam localizar diferentes dimensões da intervenção profissional do psicólogo. Geralmente, a formação e atuação de um profissional são planejadas e realizadas considerando principalmente a dimensão “técnica”, ou seja, considerando instrumentos e práticas específicas que caracterizam um profissional. Outras dimensões, que não apenas a dimensão “técnica”, podem ser consideradas ao planejar a formação e atuação de um profissional. Numa elaboração de sugestões como “PROPOSTA DE MINUTA PARA AS DIRETRIZES CURRICULARES”, Botomé e Kubo (2001), em um trabalho realizado junto com coordenadores de cursos de Psicologia do Estado de Santa Catarina, propõem doze dimensões a serem integradas no processo de formação do psicólogo. A Tabela 3.4 contém a indicação das doze dimensões da formação profissional consideradas pelos pesquisadores e suas características principais, ou seu núcleo definidor principal.

Tabela 3.4

Dimensões da formação profissional e características principais da atuação situada em cada tipo de dimensão

DIMENSÕES DA

Outline

Documentos relacionados