• Nenhum resultado encontrado

II- Realização da Prática Profissional

1. Etapas de Estágio

1.2. Intervenção Supervisionada

A etapa de Intervenção Supervisionada decorreu entre o período de 3 de janeiro a 22 de março de 2018. Nesta fase, a estagiária iniciou as suas primeiras atividades de intervenção de forma mediada e supervisionada pela coordenação local. Este período possibilitou à estagiária o crescimento na autonomia e responsabilidades inerentes à formação da turma do sector agroalimentar.

Contributo Científico no SEMEAR Academia

Sendo a estagiária aluna atual do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa é uma mais-valia para a equipa poder enriquecer pesquisas com conhecimento científico atual, dando assim o seu contributo para uma intervenção mais inovadora e consciente das necessidades individuais de cada pessoa formada no SEMEAR, considerando novas estratégias e novos modelos de abordagens aos casos. Desta forma, este contributo era preparado para as reuniões de equipa técnica, onde a estagiária fornecia à equipa a sua pesquisa de conhecimentos teórico acerca da temática da reunião.

Programa de Colaboração no SEMEAR Mercearia

Neste período, tornou-se oportuno a criação de um programa de colaboração que desse resposta a antigos formandos que se encontravam naquela altura sem emprego ou sem um curso formativo, com poucos objetivos de futuro, muitos deles à espera de novas formações no SEMEAR Academia.

A estagiária durante o período de um mês foi responsável por identificar as tarefas necessárias com maior importância para o projeto SEMEAR Mercearia e de acordo com as competências das pessoas selecionadas para o programa, adaptar as tarefas de modo a que o sucesso, a qualidade e a produtividade fossem evidentes. Para isso, foram criados documentos de registo de tarefas, que permitiam o breve registo da tarefa, o resultado da mesma e o tempo necessário para a sua realização, criando deste modo um instrumento medidor do ritmo e qualidade do colaborador. Este instrumento de avaliação do desempenho prático foi bastante benéfico para a área da

trabalho diário de cada um dos colaboradores.

Este programa desenvolveu assim competências e valores, contribuindo simultaneamente para um avanço na produtividade do projeto SEMEAR Mercearia. De igual forma, foi impulsionado o papel da estagiária de Reabilitação Psicomotora e promovida a sua relação afetiva com toda a equipa SEMEAR, bem como o desenvolvimento profissional/pessoal pela realização desta atividade.

Programa de Pré-Estágio de Experiências Exploratórias

O Programa de Pré-Estágio de Experiências Exploratórias surgiu pela primeira vez no SEMEAR Mercearia no ano de 2018, sendo que a estagiária de Reabilitação Psicomotora apoiou na sua implementação através a construção de documentos de registo, de avaliação e de participação nas atividades (Anexo 2.2.).

Este programa de Pré-Estágio foi destinado apenas a uma formanda da turma do sector agroalimentar. Escolheu-se como local as instalações do projeto SEMEAR, para uma maior monitorização e acompanhamento técnico, permitindo assim a potencialização das capacidades da formanda, pelo que seria possível explorar todas as suas facilidades e dificuldades. Este aspeto permitiu o conhecimento da área profissional para a qual a formanda poderia ter mais sucesso a nível profissional, testando assim os fatores críticos para a realização da tarefa, fundamentais para a sua inserção profissional.

O Programa foi potenciado pela área da Empregabilidade da instituição, uma vez que numa fase mais avançada de formação, a promoção de experiências profissionais é essencial, e este programa torna-se uma mais valia para os formandos, uma vez que ainda é num contexto protegido e com alguma margem de aprendizagem com apoio técnico, sem que sejam “lançados” para uma empresa fora do apoio técnico individual e permanente.

O Programa de Pré-Estágio está dividido em vários níveis e pretendeu-se que no fim do estágio a formanda conseguisse realizar todas as atividades de forma autónoma e que completasse um dia inteiro de trabalho como se fosse um trabalho efetivo.

A estagiária foi elemento permanente neste processo, apoiando a equipa da empregabilidade na génese do Programa, na implementação e na Avaliação, elemento representante em reuniões, como técnica junto da área da empregabilidade e do projeto SEMEAR Mercearia.

em vários níveis, dependendo das tarefas executadas: consciencialização corporal, para a adequação de posturas de trabalho e de redução de esforço físico; role-playing de vendas de produtos, para uma maior disponibilidade corporal e adequação de vocabulário na venda ao consumidor; planeamento e organização, em todas as tarefas que necessitavam de uma organização de espaço e de planeamento de execução.

Transversalmente a todo o processo, as estratégias especificas de cada tarefa eram transmitidas à formanda, sendo que o método de demonstração era o mais utilizado na aprendizagem de cada tarefa, e progressivamente este foi retirado, para promover a memória de trabalho e adquirir todas as competências para a realização autónoma da tarefa.

Em suma, o Programa de Pré-Estágio beneficiou a formanda na sua preparação para o mercado de trabalho, pois trabalhou as suas áreas mais fracas e potencializar as suas áreas mais fortes pelo conforto e apoio da equipa técnica, adquirindo estratégias de postura e de conhecimento mais técnico essencial ao seu sucesso profissional.

Relativamente à intervenção da Estagiária, este Programa permitiu um maior pensamento crítico e uma maior liberdade de intervenção, bem como uma maior proximidade terapêutica com as necessidades dos formandos. E sobretudo, permitiu um maior conhecimento de identificação de fatores críticos intrínsecos ou extrínsecos ao formando para o seu sucesso na integração socioprofissional.

Documentos relacionados